Autor |
Mensagem |
davistome Veterano |
# jan/09
Pessoal estou aprendendo a tocar teclado, estou estudando campo harmonico, minhas duvidas são: Nos exemplos usarei o campo harmonico de D(Ré) ok?
1 - Para formar o campo harmonico de D eu tenho a seguinte formula
M m m M M m Dim D Em F#m G A Bm C#o
conversando com um amigo que toca violao pra caramba ele nao usa o ultimo acorde Dim (C#o), ele coloca menor (C#m), mas todas as revistas que eu leio ensina Diminuto. Por que quem toca violao e guitarra nao sua Diminuto e sim Menor na formacao do ultimo acorde? Esta correto?
2 - Sabendo que o campo harmônico de D so tem os acordes acima (seguindo a formula) porque posso incluir em musicas neste tom (D) o acorde D/F#, eu citei um so exemplo mas sei que milhares de notas podem ser inseridas neste tom. Como se chama isso?, como sei que nota posso acrescentar em um determinado tom?
Obrigado! davistome@gmail.com
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Por que quem toca violao e guitarra nao sua Diminuto e sim Menor na formacao do ultimo acorde? Esta correto?
O acorde do VII grau é menor com a quinta diminuta. A tríade é chamada de diminutamas quando falamos em tétrades (acrescentando a sétima) ele é chamado também de meio diminuto (m7b5) para difernciar do acorde diminito onde a sétima é diminuta também.
2 - Sabendo que o campo harmônico de D so tem os acordes acima (seguindo a formula) porque posso incluir em musicas neste tom (D) o acorde D/F#, eu citei um so exemplo mas sei que milhares de notas podem ser inseridas neste tom.
O acorde D/F# nada mais é que o acorde de D onde se coloca a terça no baixo (mais grave). Isso se chama inversão de acordes. Não é uma nota acrescentada.
|
davistome Veterano |
# jan/09
· votar
mjcmello obrigado pela atenção!
a resposta da 1 pergunta nao entendi muito bem, me desculpe pois estou aprendendo ainda e ficou um pouco confuso!
a segunda eu entendi obrigado
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar