Autor |
Mensagem |
davistome Veterano |
# jan/09
Pessoal estou aprendendo a tocar teclado, estou estudando campo harmonico, minhas duvidas são: Nos exemplos usarei o campo harmonico de D(Ré) ok?
1 - Para formar o campo harmonico de D eu tenho a seguinte formula
M m m M M m Dim D Em F#m G A Bm C#o
conversando com um amigo que toca violao pra caramba ele nao usa o ultimo acorde Dim (C#o), ele coloca menor (C#m), mas todas as revistas que eu leio ensina Diminuto. Por que quem toca violao e guitarra nao sua Diminuto e sim Menor na formacao do ultimo acorde? Esta correto?
2 - Sabendo que o campo harmônico de D so tem os acordes acima (seguindo a formula) porque posso incluir em musicas neste tom (D) o acorde D/F#, eu citei um so exemplo mas sei que milhares de notas podem ser inseridas neste tom. Como se chama isso?, como sei que nota posso acrescentar em um determinado tom?
Obrigado! davistome@gmail.com
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Por que quem toca violao e guitarra nao sua Diminuto e sim Menor na formacao do ultimo acorde? Esta correto?
O acorde do VII grau é menor com a quinta diminuta. A tríade é chamada de diminutamas quando falamos em tétrades (acrescentando a sétima) ele é chamado também de meio diminuto (m7b5) para difernciar do acorde diminito onde a sétima é diminuta também.
2 - Sabendo que o campo harmônico de D so tem os acordes acima (seguindo a formula) porque posso incluir em musicas neste tom (D) o acorde D/F#, eu citei um so exemplo mas sei que milhares de notas podem ser inseridas neste tom.
O acorde D/F# nada mais é que o acorde de D onde se coloca a terça no baixo (mais grave). Isso se chama inversão de acordes. Não é uma nota acrescentada.
|
davistome Veterano |
# jan/09
· votar
mjcmello obrigado pela atenção!
a resposta da 1 pergunta nao entendi muito bem, me desculpe pois estou aprendendo ainda e ficou um pouco confuso!
a segunda eu entendi obrigado
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
a resposta da 1 pergunta nao entendi muito bem, me desculpe pois estou aprendendo ainda e ficou um pouco confuso!
Para formar acordes você precisa conhecer os intervalos. Estes acordes podem ser de 3 notas (tríades), 4 notas (tétrades) ou mais notas. Quando se fala em campo harmônico geralmente estamos falando de tétrades.
Mas vamos lá. Você citou o campo harmônico de D maior com tríades. Uma tríade maior é formada pela tônica, terça maior e quinta justa.
Ex: D - é formado pelas notas D (Tônica) / F# (terça maior) / A (quinta justa)
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
A tríade menor é formada pela tônica, terça menor e quinta justa.
Ex: Em - notas E (tônica) / G (terça menor) / B (quinta justa)
continua ...
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Já a tríade diminuta é formada pela tônica, terça menor e quinta diminuta
Ex C#o - Formada por C# (tônica) / E (terça menor) / G (quinta diminuta)
Quando acrescentamos a sétima a este acorde, estamos incluindo o B ( que é uma sétima menor ). Então o acorde passa a ser C#m7(b5) ou seja menor com sétima e quinta diminuta, ou meio diminuto.
Se ao invés de colocarmos o B, colocarmos o Bb, a sétima passa a ser diminuta. Entendeu?
|
davistome Veterano |
# jan/09
· votar
Sim entendi..........mas a duvida mesmo é os livros de teclado dizem uma coisa e os caram que tocam violao, guitarra dizem outra todos nos estamos certos?.....o ultimo acorde pode ser diminuto e menor?
Obrigado novamente!
|
Thyagw Veterano |
# jan/09
· votar
Eu acho que o certo é ser diminuto mesmo Mas vamos dizer que os acordes diminutos sao um pouco "exoticos", e para tocar violao popular acaba ficando como ja disse, exotico Alem disso, acordes diminutos sao muito pouco usados na musica popular em geral, e os acordes menores sao bem proximos dos diminutos, mudando somente a 5ª
Triades: Menor - T 3m 5j Diminuto - T 3m 5dim
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
o ultimo acorde pode ser diminuto e menor
O que caracteriza o acorde ser menor é justamente a presença da terça menor. Portanto ele é menor. Porém, a quinta dele é diminuta. Por isso ele leva esse nome diferente.
Isso é padrão tanto para quem toca guitarra / violão quanto para quem toca teclado.
Como você faria esse acorde no teclado? Você tocaria as notas C# / E / G. Na guitarra é a mesma coisa.
Porém, se eu fosse tocar C#m eu tocaria C# / E / G#. O que não é a mesma coisa. Esta diferença de meio tom na quinta pode embolar se o teclado fizer uma coisa e a guitarra fizer outra. A teoria é a mesma para todos os instrumentos.
|
mjcmello Veterano |
# jan/09
· votar
Mas vamos dizer que os acordes diminutos sao um pouco "exoticos", e para tocar violao popular acaba ficando como ja disse, exotico
Não confunda as coisas. Estes acordes não tem nada de "exótico". Ele funciona com um acorde dominante. Se você tocar um A7 na escala de D (que é a do exemplo) você vai estar fazendo exatamente esta tríade diminuta C#o porém adicionando a nota A no grave. O que tem de "exótico" nisso?
Alem disso, acordes diminutos sao muito pouco usados na musica popular em geral, e os acordes menores sao bem proximos dos diminutos, mudando somente a 5ª
Justamente por esse fato eles são bem diferentes e não podem ser substituídos um pelo outro. Como eu disse acima, você pode substituir ele pelo V7 da escala. Aí sim não vai dar problema.
|
Didioz Membro Novato |
# out/16
· votar
Estive analisando as duas músicas do Oasis citadas nos títulos conforme os links abaixo: Champagne Supernova Supersonic A primeira está configurada no tom de D, e a segunda em A. Porém, ambas apresentam algo em comum que ainda não conseguir compreender. Nas duas músicas o acorde referente ao grau II, aparece maior, quando naturalmente, são menores.
Fiquei confuso com isso, e gostaria de compreender o que ocorre nestes casos?
|
sandroguiraldo Veterano |
# out/16
· votar
Didioz Pelo que consegui perceber as 2 estão no tom de A...
|
soruji Veterano |
# out/16
· votar
Didioz
O que acontece nesse caso é o chamado Dominante Secundário (ou Dominante Auxiliar), que nada mais é do que um acorde dominante que não resolve na tônica.
No caso do segundo grau, especificamente, nós chamamos de dominante da dominante, ou seja, esse acorde é dominante do dominante de A.
Dominante de A => E7 Dominante de E7 => B7
|
LeandroP Moderador |
# out/16
· votar
Didioz
Deixei um resposta à sua dúvida em outro tópico:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/35480/#9208203
Dica sobre o fórum:
É para usar a busca e não criar tópicos repetidos. Ok! Sua dúvida se relaciona ao assunto "campo harmônico" e existem alguns tópicos sobre o assunto.
Você teve o seu tópico fechado e por conta disso postou em mais de um tópico relacionado. Ocorre é que depois fica difícil pra você mesmo acompanhar o debate. O segredo é ter paciência, e se ninguém lhe respondeu no mesmo dia, você pode dar um "up" no tópico pro pessoal poder visualizar.
Não me leve a mal por dizer isso. É apenas uma dica pra que você possa tirar melhor proveito do fórum.
|
Filippo14 Veterano |
# out/16
· votar
Supersonic - Muda de tom no meio, fica em E maior e depois vai para A maior
O F#5 não é maior. É apenas uma nomenclatura para powerchord (bicorde). Esse acorde tema ausencia da 3ª, por isso que vem escrito dessa forma
Champagne - musica está em D maior, o Asus da para perceber que é um V grau dominante pelos baixos dele, que passam por um g.
Realmente o E aparece maior e devia ser menor, 'as isso é explicado por emprestimo modal, nada além disso. Ele pega emprestado esse E maior do campo de D lídio, muito proximo do D jonio, funciona muito bem por sinal
Abraço
|