CAMPO HARMONICO!!!!

    Autor Mensagem
    Gab
    Veterano
    # fev/04


    Saca Soh... OS acordes São Formados por terças sobre terças, correto? No Campo Harmonico de C , por Exemplo, Os Acordes Seriam: C Dm Em F G Am Bm5-/7. Os Graus II, III e VI Seriam Menores.Então , para acharmos o acorde, comessariamos achando a terça menor da nota, tendo como exemplo E. Entao A terça menor de Mi É "G". Para Achar A Quinta de um acorde, é so achar a terça da Terça, correto? Mas no caso, iriamos achar a terça maior , correto? Que é "B". Mas se eu quero achar a quarta nota de um acorde, que terça eu preciso achar, a maior ou a menor? E no campo harmonico menor, vajam se eu estou correto, os acordes menores seriam do I,IV e V graus , e o II Grau seria meio diminuto correto?Isso valeria para qquer escala menor ou so para a natural?

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Gab

    É exatamente isso. Se você fosse colocar numa pauta tudo isso você iria perceber que os espilhamentos de terças como você demonstrou acontece assim:

    Se a tua tônica está sobre a linha, tudo o que tiver sobre as linhas acima será um intervalo ímpar (3ª, 5ª, 7ª, 9ª) e o que estiver nos espaços serão intervalos pares (2ª, 4ª, 6ª, 8ª). Isto ocorre dentro de uma oitava, acima disso a coisa inverte, mas mantendo a mesma regra.

    É lógico que se a sua tônica estiver entre as linhas, o que estiver acima e entre as linhas serão intervalos ímpares também e sobre as linhas os pares.

    Não sei se consegui expressar com essas palavras, porque aqui não dá pra postar uma partitura.

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    A outra dúvida em relação aos acordes menores:

    Você também está certa na sua explicação. O que ocorre é que na escala menor natural os graus I,IV e V muda quando for usar uma menor harmônica ou melódica. Uma nota diferente na escala muda todos os outros. Experimente montar um campo harmônico menor harmônico (que só muda uma nota). Daí você vai ver uns acordes diferentes do menor natural. Isso te possibilita emprestar um acorde de um campo para o outro, deixando a sua composição menos modal.

    Gab
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    LeandroPanucci, so uma coisa... Saca Isso:(meu enter num ta funcionando)Triades(terças sobrepostas)


    Acordes Maiores-> Tonica, terça maior, terça menor.

    Acordes Menores-> Tonica, terça menor, terça maior.

    Acordes Meio-Diminutos-> Tonica, Terça Menor, Terça menor. Nesses casos , as setimas de que acordes seriam menores ou maiores? e cara, num sei usar pauta e partitura, tava até tentando aprender , mas num faç aula dae complica, mas valeu:)

    Gab
    Veterano
    # fev/04
    · votar


    Tava lendo denovo sua explicação e entendi o seu ponto, mas essas terças quintas setimas e nonas, seriam menores ou maiores? Essa é a minha duvida!

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Gab

    Os acordes meio-diminutos têm a sétima menor (por isso são chamados de meio-diminutos). O acorde diminuto tem a sétima diminuta (bb7) que é equivalente a uma 6ª maior (na prática), a 6ª é menor e a 9ª também.

    Pensa assim, os acordes maiores são formados por uma terça maior e uma menor. Os acordes menores são ao contrário, uma terça menor e uma maior. Os acordes aumentados são formado por duas terças maiores e os diminutos por duas terças menores (tô falando de terças sobrepostas).

    O acorde do sétimo grau só é diminuto queando é feito em tríades (pois oculta a sétima). Quando este vira uma tétrade a sétima aparece. Como é sétima menor então o acorde é VIIm7(b5).

    É bom pelo menos conhecer as notas na pauta. As divisões de tempo são outra história e tem de ter muita determinação pra aprender só. Mas as notas na pauta serve pelo menos pra te ajudar a compreender melhor os campos harmônicos, formação de acordes, harmonia quartal, etc... estude pelo menos as notas na clave de Sol que você já vai dar um grande passo!.....;-)

    LeandroP
    Moderador
    # fev/04
    · votar


    Vamos por partes (como diria o Jack):

    pegamos um campo harmônico de Dó em tétrades:

    | C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) |

    Todo acorde maior tem estes intervalos:

    T, 2(9), 3, 4(11), 5, 6(13), 7M

    E o menor:

    T, 2(9), b3, 4(11), 5, b6, 7

    Qualquer alteração que você encontrar em outros acordes será a sua caracteristicas. Vamos ver um Ré Dórico:

    D, E, F, G, A, B, C

    Observe os intervalos e compare com o modelo menor que postei acima. A única diferença está na 6ª. Este acorde por ser menor deveria ter uma sexta menor. Como a sexta encontrada é a maior então esta é a característica do Dórico, logo:

    Dm6

    Pegamos agora um Fá Lídio:

    F, G, A, B, C, D, E

    Se você comparar vai ver que existe uma quarta aumentada e não uma quarta natural como segue o modelo maior (obs.: não confunda quarta aumentada com quinta diminuta, na prática pode ser a mesma coisa, mas em análise harmônica a coisa muda e muito).

    Logo este Fá pode ter uma tensão diferente: F(#4)... este você pode chamar de Fá Lídio.

    Agora baseado no modelo maior e menor procure encontrar as características de outros acordes: Mi Frígio, Sol Mixolídio, Si Lócrio.

    PS.: O Eólio segue o modelo menor e o Jônio é o modelo maior.

    mic
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    ALGUEM PODE ME AJUDAR A FAZER O CAMPO HARMONICO DE RE, MI, FA, SOL, LA SI?
    TÔ APANHANDO PRA CARAMBA!!!!
    PODE ENVIAR RESPOSTAS PRA: micbel7@hotmail.com
    VALEU GALERA!!!

    Drinho
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    mic


    | C7M | Dm7 | Em7 | F7M | G7 | Am7 | Bm7(b5) |

    respeita essa regra a partir do tonico para tds as tonalidades

    falando em tétrades fica desse jeito, se for triade basta tirar o 7

    Bero Vidal
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Gab
    OS acordes São Formados por terças sobre terças, correto?

    Nem tanto. Existem acordes suspensos (4ªs) e Acordes de sexta e os acordes Napolitanos, que é um pouquinho mais complicado, e que não estão de terça em terça.

    Só estaria correto se você considerar apenas os acordes simples de uma escala diatônica.

    Bero Vidal
    Veterano
    # mar/06
    · votar


    Outra coisa. Acorde sus (4ª) é uma coisa e acorde de 11ª é outra. Da mesma forma do acorde de 6ª e 13ª. A função harmônica depende muito do contexto melódico. Quando usamos a 4ª, eliminamos a terça. Geralmente a 4ª é resolvida na 3ª e o acorde de 6ª dispensa a 5ª. São muito parecidos, mas é bom estarmos cientes disto: Da tônica até a sétima estamos trabalhando apenas com o contexto harmônico. A partir daí, o contexto melódico é fator preponderante.

    Didioz
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    Estou com uma dúvida:
    Estive analisando estas duas músicas do Oasis:
    Champagne Supernova
    Supersonic
    A primeira está configurada no tom de D, e a segunda em A. Porém, ambas apresentam algo em comum que ainda não conseguir compreender.
    Nas duas músicas o acorde referente ao grau II, aparece maior, quando naturalmente, são menores.

    Fiquei confuso com isso, e gostaria de compreender o que ocorre nestes casos?

    krixzy
    Veterano
    # out/16
    · votar


    Didioz
    Estranho mesmo, talvez seja um "erro proposital" pra causar alguma tensão na música, mas vamos aguardar a galera mais entendida responder pra gente.

    LeandroP
    Moderador
    # out/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    Didioz

    Não conheço a música pra analisar com excelência, e também não tenho tempo agora. Mas posso te dizer que nesses casos ocorre modulação pra tonalidade paralela (maior / menor) ou tonalidade vizinha (número de acidentes na escala). Por exemplo, imagine a tonalidade de Sol maior. As tonalidades vizinhas ao Sol maior são Dó maior ou Ré maior. Isso porque a escala de Sol maior só tem um # (F#). A escala de Dó não tem nenhum acidente e a escala de Ré maior tem dois # (o mesmo F# da escala de Sol maior e o C#). Como a diferença é apenas um acidente, é comum o uso de tonalidades vizinhas, quebrando a expectativa (sem ofender o ouvido), como o "erro proposital" mencionado pelo colega krixzy.

    MattSantos
    Membro Novato
    # out/16
    · votar


    As tonalidades vizinhas ao Sol maior são Dó maior ou Ré maior. Isso porque a escala de Sol maior só tem um # (D#). A escala de Dó não tem nenhum acidente e a escala de Ré maior tem dois # (o mesmo F# da escala de Sol maior e o C#)

    Boa explicação amigo. Eu não sabia disso. Só pra corrigir, Sol maior só tem um acidente que é F#. Sei que só foi um erro de digitação, por que depois você digitou correto nos acidentes de D.

    LeandroP
    Moderador
    # out/16 · Editado por: LeandroP
    · votar


    MattSantos

    Bem observado! Editei aquele D# que realmente digitei errado. Valeu ;)

    rsf
    Veterano
    # out/16
    · votar


    imagina esses "maluco" em uma mesa de bar com suas quartas diminutas e quintas aumentadas...Acordes suspensos, acordes napolitanos.
    Como esses caras ainda não descobriram a cura do câncer?

    "acorde napolitano"?

    ROo
    Veterano
    # out/16 · Editado por: ROo
    · votar


    Didioz
    Na Champgnat Supernova provavelmente, porque eu não ouvi a música, o E, que seria o IIº de D, está funcionando na passagem como Vº de A, como preparação. Normal. Na Supersonic, os acordes provavelmente são tocados como power chord, sem terça, então, não configura maior ou menor.

    Esse 1º caso ocorre bastante. Procure sobre dominantes secundárias. Um exemplo, expandindo para tétrades, mas mantendo a tonalidade do primeiro caso: A tonalidade é D7M. O A7 é Vº de D7M, sendo que nessa tonalidade o IIº é menor, ou seja, Em7. Mas é comum jogarmos um E7 como preparação para Vº de D7M, o A7. Há várias outras possibilidades, como jogar um Bm7 (IIºm de A) e um E7 para resolver em A, ou já um A7 pra conduzir para D. Enfim... as músicas não seguem estritamente a cartilha do campo harmônico, a tonalidade "dança" por tons vizinhos, como o LeandroP disse ou até por tons mais longínquos (veja a harmonia de Giant Steps do Coltrane, por exemplo) dependendo do encadeamento das vozes.

    rsf
    É um tipo de cadência harmônica tonal que utilizamos, geralmente, precedendo a dominante. São feitos, geralmente, na primeira inversão, por isso o amigo há 10 anos disse que não seguiam a montagem de terças sobrepostas.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a CAMPO HARMONICO!!!!