Dúvidas em Campo Harmônico

    Autor Mensagem
    Langraff
    Membro Novato
    # mar/22


    Eu estava tentando tirar a musica Angie, dos Stones pelo campo harmônico. Ai fui pela regra das escalas e do campo harmônico, para achar as notas e transformar em acordes menores e maiores. Porem eu nao achei o tom dela, depois pesquisei aqui e vi q ela esta na tonalidade de dó. Porem no campo harmônico de C so tem Em e Am e nao E ( mi maior) outra surpresa foi encontrar um Bb q nao tem no campo harmônico de Do. Enfim, realmente nao sao todas as musicas q seguem o campo harmônico ( eu diria q a maioria nao segue) alguem saberia explicar o pq disso? E pq colocam q é o tom de do, nao seriam mais outros tons? Obrigada desde ja.

    makumbator
    Moderador
    # mar/22 · Editado por: makumbator
    · votar


    Langraff

    Não há qualquer obrigação de uma música tonal seguir fielmente o campo harmônico da tonalidade da mesma. Como vc já descobriu, é comum não apenas ser feita modulação (que é quando o centro tonal é alterado dentro da mesma música, seja algo breve e mais sutil até modulações mais óbvias, como uma subida ou descida estanque de tom, meio tom, etc...) mas também há o que se chama de empréstimo modal, passagens harmônicas com cromatismo, substituições de acordes por clusters, etc.

    macaco veio
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    "Campo Harmonico nao existe" existe sim, o problema é que a extensão do campo é tão grande que deveria se chamar universo harmonico. O problema é que a maneira de analizar não é correta. Não se pode considerar campo harmônico de Do, campo harmõnico de Re, etc é campo harmônico de tudo. O modo certo de chamar é Tons vizinhos e seus relativos que é analizado essa vizinhança baseada na distância de seus acidentes (sustenidos ou bemois), Am tem a ver com Do porque tem os mesmos acidentes, ou seja, neste caso nenhum. Analizando os relativos (relativos são um tom maior que se relaciona com um tom menor em mesmo número de acidentes, tem que decorar quais são). Os vizinhos mais próximos de Do são o F (um acidente bemol) e G (um acidente sustenido) e os relativos de F é Dm e de G é Em. O Bb tem dois acidentes então é um vizinho um pouco mais distante de Do, já o E tem 4 acidentes e é um vizinho de Do bem mais distante. Enquanto maior a distância mais brusca fica a sonoridade da passagem musical. Cada combinação dá uma sonoridade que pode ser gravada na mente e aí se consegue identificar em qualquer música. Experimente por exempo C Gm (relativo de Bb) C e F (primeiro vizinho de C), porque esse Gm entrou aí se não está em campo nenhum! Porque é a mesma coisa de tocar C Bb C e F.

    ejames
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    Keith Richards escreveu a música enquanto estava numa clínica de reabilitação para se livrar da heroína, durante a crise de abstinência. Pensar em "regras" de campo harmônico não devia ser exatamente uma prioridade naquele momento.

    Langraff
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    makumbator
    Obrigada, agora vejo q realmente tenho q estudar mais. Como tenho dificuldade p tirar de ouvido ( ja fui melhor) eu achei, pelo o q se ve por ai q sabendo o campo harmônico conseguiria tirar muitas musicas... Mas estou é me lascando isso sim. Obrigada pela resposta.

    Langraff
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    macaco veio
    Eu coloquei o titulo de campo harmônico, porem nao foi, tinha q colocar mais palavras, entao baseada nessa musica, eu coloquei isso. Mas é como vc disse, campo harmônico de tudo. Eu ja me lasquei em umas do oasis q parece q tbm nao entram em nenhum tom, da Mano Negra tbm q é dificil achar da pra ver q em muitas eles fazem uma salada de tonalidades. Pra chegar nesse seu raciocínio eu vou ter q estudar muito! As relativas eu ate sei, pois dou aula do básico mesmo, porem achei q eram poucas músicas q nao respeitavam o campo harmônico, mas to vendo q realmente vou ter q treinar mais o ouvido! Eu lembrava da intro da Angie, ai eu fui caçando o campo harmônico e nao achei! Realmente fiquei muito decepcionada pois achei q ja estava avançando nos estudos. E se eu soubesse dois acordes conseguiria achar a tonalidade. Obrigada pela resposta e conhecimento!

    Langraff
    Membro Novato
    # mar/22
    · votar


    ejames
    Eu ja tentei fazer musicas sem obedecer as regras, e eu ate gostei do som, mas um amigo q era musico falou q nao fica bem. Agora to vendo. Acho essa musica perfeita como muitas outras q nao seguem o campo harmônico. Vou ter q realmente estudar mais pra tirar na orelhada! Rsrs obrigada pela resposta, treinarei o método Richards agora, rsrs

    JJJ
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: JJJ
    · votar


    Há que se entender a época em questão.

    Ninguém no contexto do rock de então pensava em campo harmônico ou modos gregos ou qualquer coisa teórica desse tipo*. Era tudo na base do "feeling" mesmo. Os caras aprendiam os acordes básicos maiores e menores, sétimas, quartas e no máximo umas nonas e fim de papo. O resto era inspiração e muita tentativa/erro.

    * exceção em relação aos tecladistas, que tinham alguma noção teórica, normalmente vinda de aulas de piano clássico.

    Lelo Mig
    Membro
    # mar/22
    · votar


    Langraff

    "mas um amigo q era musico falou q nao fica bem."

    Falou bosta!

    makumbator
    Moderador
    # mar/22
    · votar


    Tomei a liberdade de alterar o título do tópico, para ficar mais condizente com a pergunta feita no primeiro post.

    JJJ
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    makumbator

    Pô, acabou com o click bait do tópico... kkkkkkkkk

    makumbator
    Moderador
    # mar/22
    · votar


    JJJ

    Hahaha! Estou manipulando os algoritmos!

    LeandroP
    Moderador
    # mar/22
    · votar


    Não existe modulação nesta música.

    O acorde E7 é o Vº grau (dominante) do acorde Am. Portanto ele natural à tonalidade. Os demais acordes são o Gsus4 e G. Ou seja, é um Sol maior com a 4a substituindo a 3a do acorde (por isso o nome sus4) e depois o mesmo efeito com o acorde de F, sendo um Fsus4 e F. Embora o acorde Fá maior tenha a 4a aumentada na tonalidade menor natural, o compositor preferiu aplicar o mesmo efeito que aplicou sobre os acordes Gsus4 G e depois Fsus4 F. Eu já vi escrito Bb e F, mas não tenho certeza que o baixo seja Bb também, o que me faz imaginar se tratar de um acorde Fsus4 mesmo. E o resto é uma caída de C pra Am passando pelo G/B. Depois no fim da música você tem um chorus que fica tocando Dm e Am.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    JJJ

    * exceção em relação aos tecladistas, que tinham alguma noção teórica, normalmente vinda de aulas de piano clássico.


    JJJ

    Me lembrou essa piada:
    O arranjador disse pro pianista: – É lá menor com 7ª e 9ª menor.
    E o pianista virou pro guitarrista: – É lá menor.
    E ele falou pro baixista: – É lá.
    O baixista falou pro baterista: – É samba.
    O baterista vira pro percussionista: – Vai preenchendo…
    kkkk


    O resto era inspiração e muita tentativa/erro.

    Também acredito que eles ouviam bastante discos, de onde tiravam progressões, etc.

    JJJ
    Veterano
    # mar/22
    · votar


    mgustavo72

    É por aí mesmo... kkkkkk

    mgustavo72
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    LeandroP

    Também interpretei o E7 como dominante de Am, porém o Bb me pareceu subdominante de F, conforme comentário do macaco veio sobre tons vizinhos. Também acredito que o Bb pode ser de empréstimo modal, no caso, bVII de Cm.

    É engraçado que sempre que ouvia essa música imaginei que fosse de alguma banda dos anos 80, como Journey, rs rs.
    Ouvi algumas versões da mesma na internet mas ainda não analisei a progressão harmônica. : /
    * porém dei uma olhada no site Cifra Club para ver os acordes.

    makumbator
    Moderador
    # mar/22
    · votar


    mgustavo72
    É engraçado que sempre que ouvia essa música imaginei que fosse de alguma banda dos anos 80, como Journey, rs rs.

    É, parece mesmo uma baladinha que poderia ter sido escrita pelo Journey. Boa observação.

    LeandroP
    Moderador
    # mar/22
    · votar


    mgustavo72

    Também acredito que o Bb pode ser de empréstimo modal, no caso, bVII de Cm

    Eu entendo como um Fá maior com a 4a justa substituindo a 3a maior, produzindo o mesmo efeito sonoro do acorde anterior (Sol com 4a justa). Eu não percebo a nota Bb no baixo encabeçando um acorde Bb. É só um efeito pra mim.

    Am - E7 E/G# - Gsus4 - Fsus4 F - Csus4 C - G/B - Am etc

    Drinho
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Pra mim E7 é V de Am e Bb foi emprestado de Cm, mas tudo bem, sempre costumo errar nessas coisas...

    :(

    Insufferable Bear
    Membro
    # mar/22
    · votar


    Se Bb é emprestado, como se determina se ele é emprestado de Cm ou de F?

    Drinho
    Veterano
    # mar/22 · Editado por: Drinho
    · votar


    Insufferable Bear

    Eu pensaria em Cm porque é homônimo de C e esse tipo de empréstimo entre campos irmãos maiores e menores é meio comum no mundo… sei lá… tô chutando…

    Isso se de fato for Bb, eu nem ouvi a música…

    Segundo o LeandroP esse Bb na verdade é um Fá, aí nem emprestou nada.

    mgustavo72
    Membro Novato
    # mar/22 · Editado por: mgustavo72
    · votar


    LeandroP

    É verdade, grato pela resposta!
    Venho ouvir com atenção, conhecia a música apenas por ouvir no rádio!


    Insufferable Bear

    Ia responder o mesmo que o Drinho, referente aos modos homônimos. Vi esse assunto em um vídeo do Nelson Faria (sobre acordes de empréstimo modal). Se interessar:
    Harmonia Funcional aula 9 - ACORDES DE EMPRÉSTIMO MODAL - Nelson Faria

    Porém para saber a diferença de um Bb emprestado de F ou Cm eu pensaria na melodia, por ex., se tiver a nota A ou Ab pode indicar de qual tom foi emprestado.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Dúvidas em Campo Harmônico