Nacional = Descaso! Qual sua justificativa?

Autor Mensagem
I.Nosferatu
Veterano
# jan/09 · Editado por: I.Nosferatu


Não é de hoje que tudo que se faz por aqui é tratado com descaso ao passo que tudo que vem dos EUA/Europa é tido como de melhor qualidade... O que leva a crer que brasileiro gosta de apreciar o quintal dos outros!

Não é só a musica que me refiro, mas também em produtos e produções... TAh não da pra negar que se copie e que seja melhor o original à copia, mas existe muita "copia" de qualidade nesse meio que merece tanto respeito e admiração quanto.

Por exemplo, alguns falam mal de algumas bandas, que fazem algo parecido com bandas que todo mundo gosta de fora (talvez por isso o som seja semelhante) só que com uma pitada nacional nas letras ou outro quesito, mas todo mundo mete o pau e diz que é uma bosta... mas prefere pagar 500 reais pra se divertir num show estranjeiro do que 50 num show nacional com bandas de qualidade e musicalidade semelhante... às vezes o show dos estranjeiros nem custaria tudo isso, mas voce conhece o jeitinho brasileiro...

Outro exemplo, um musico diz que os amplis ou qualquer produto da meteoro, staner, leson, ciclotron, LL, unic, Outros Hand Made, entre outros é uma porcaria, mas prefere pegar um quebra galho de marcas como Marshall, Boss, MXR, Mesa Boogie, Fender, , entre outras de produtos de linha barata que na realidade não tem nada de superior aos nacionais (além da marca), alguns até preferem comprar um made in china (e ainda alegam qualidade dos produtos) do que simplesmente investir num nacional....

A parte os preconceitos que todo mundo sabe que existe, e o valor comercial dos produtos, qual o beneficio real em mandar seus proventos para fora e esperar que os nacionais produzam "algo de qualidade" das nuvens???

kyo_ryo
Veterano
# jan/09
· votar


qual o beneficio real em mandar seus proventos para fora e esperar que os nacionais produzam "algo de qualidade" das nuvens???

Então eu tenho que comprar um produto ruim para depois esperar a empresa melhorar? Eu não sabia que o dinheiro que eu uso para comprar um produto era caridade para a empresa...

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


kyo_ryo

Não necessariamente o produto é ruim, veja bem os exemplos... mas não da pra esperar que o nacional produza algo com qualidade top (top no sentido de produto inovador, qualidade indiscutivel e coisas do genero) se não tem investimento em terreno nacional ou o que tem é subtraido devido ao "diz que... diz que..." que conhecemos! Veja bem, criei esse topico justamente por ler depoimentos de pessoas aqui do forum entre outros motivos mais abrangentes e alguns de hand makers que ofereciam seus produtos de qualidade e que devido à cabeça do mercado em preferir um segunda linha (de marca) ou made in china inferiores por exemplo, terem abandonado o ramo... voce acha isso benéfico?

L.A.M_Hard_Rock
Veterano
# jan/09
· votar


musica = Temos muita música de qualidade aqui, é só saber procurar...

produtos = Por mais bem feitos que sejam os "Made in Brazil" ainda estão longe dos tais importados, e qualidade é o que importa...

The Root Of All Evil
Veterano
# jan/09
· votar


A resposta está neste tópico:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/202692/

Com os brasileiros menosprezando a importância da teoria na música e até falando mal de quem estuda música.

Todos só querendo fazer música com o "sentimento", sem estudar, dá nessa obra que é menosprezada lá fora.

Eu estou me referindo majoritariamente às bandas de Rock do Brasil, com suas devidas exceções.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock

produtos = Por mais bem feitos que sejam os "Made in Brazil" ainda estão longe dos tais importados, e qualidade é o que importa...

Eu discordo de voce!

Principalmente quando o cara deixa de comprar um meteoro (não que seja o melhor) por exemplo, para comprar um stagg e mesmo quando se compra uma baixa linha das marcas famosas... Será que os nacionais são realmente piores que todos os importados? Será que realmente elas superam os nacionais??? Voce tem algum dado cientifico, experiencia em laboratorio que comprove isso?

Por exemplo... Cresci vendo bandas com stacks da marshall (como endorser) e (aquilo enche os olhos) apesar dessas bandas realmente usarem marshall em seus sons (são bandas americanas), algumas usam outras coisas na verdade (como a meteoro aqui) e o som em seus shows é sempre grande e vistoso ( inclusive algumas possuem produtos hand made ) e não é (literalmente) os amplis Marshall que produzem seu som!

Por outro lado, se os Meteoro e Staner entre outros feitos aqui, por exemplo, são tão de baixa qualidade, porque as empresas de sonorização e mesmo algumas que prestam serviços para tv dão preferencia à essas marcas (além do marketing evidente), voce não acha que outra empresa Americana pagaria um Cache maior??? E se são tão ruins porque o som sai legal no meio do evento? Afinal quer voce goste ou não são Meteoros, Staner ou outra marca nacional presente?? Vide programas da mtv multishow...

Ah! Aquilo ali é só marketing! Será, quer que eu entre em contato pra esclarecer???

Fora marcas conceituadas, se sou um hand maker e quero disponibilizar produtos de boa qualidade a baixo custo (porque sei da concorrencia chinesa e tambem da dificuldade do mercado nacional em si) será que voce vai valorizar meu produto? A menos que apareça divulgado por um guitar hero (de preferencia americano) creio que não, mesmo que a qualidade do produto seja inquestionavel voce vai preferir compra o chines, né....

The Root Of All Evil

Cara, juro que vou ler o conteudo do link que voce citou, mas não estou com cabeça agora, mas gostei do que voce postou...

Diino
Veterano
# jan/09
· votar


mas não da pra esperar que o nacional produza algo com qualidade top

porque nao?
só assim vao conseguir ganhar alguns clientes.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


L.A.M_Hard_Rock

Outra coisa, não que os profissionais que trabalham nessas empresas nacionais deixem a desejar (até porque tem seu merito...), mas com pessoas (povão) que estudam até a 8ª serie no maximo se é que estudam, e trabalham subordinadas e vivem querendo mostrar ostentação sem realmente poder suportar aquilo, ou mesmo conhecer a fundo, fica mais facil copiar o que os EUA/Europa propõem do que realmente ter uma visão critica/social do que aquilo tenha a ver com a realidade em si, e menosprezar o que é produzido aqui, seja determinado produto de consumo ou produto de cultura!

Se voce acha que comprar um produto de qualidade nacional é dar esmola à empresas ou microemprensas, eu não acho! E realmente ficaria feliz em ter tais produtos, mas pra voce o que se faz aqui não presta né, dai como vou argumentar com voce???

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Será que algum artista top, parrudo, grave em estudio com meteoro, warm music e afins? Será que algum guitarrista top aqui do brasil use em estudio algum pedal onerr e etc?

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Diino

Voce por acaso considera os custos envolvidos nessa empreita??? Expectativa é sempre bom... Voce por acaso conhece e testou os ultimos produtos das empresas nacionais???

Falar mal é facil quando se tem diversas empresas de milianos concorrendo a finco com as nacionais, dificil e vestir a camisa e dizer que isso ou aquilo é bom, já que voce tem que posar de top of the world...

Esclarecendo aqui tambem que não sou nenhum membro dessas empresas e tampouco algum handmade tentando se promover!

overlappingcircles
Veterano
# jan/09
· votar


sendo portugues, e conhecendo bem algumas partes do brasil como conheco, acho que o brasileiro (no geral) sofre um pouco do complexo de inferioridade. desvaloriza-se a si proprio e ao mesmo tempo é estranhamente xenofobo. o brasileiro tem na sua cultura uma riqueza enorme com raizes espalhadas pelos sete cantos do mundo, mas no entanto prefere renega-las fechando o seu espirito a coisas diferentes. podem-se, de certeza contar pelos dedos os membros deste forum que ja ouviram falar de Carlos Paredes, ou de Cesaria Evora, ou de outra figura que faca parte de vossa heranca cultural. mas no entanto fazem chegar ao topo do sucesso bandas como Calypso e afins sem sem sequer saber queos ritmos e ate os fraseados das guitarras do pobre chimbinha sao copiados da vossa heranca africana. reconhecam a vossa heranca cultural, reconhecam o vosso real valor e reconhecam a riqueza do vosso pais, que e um dos mais bonitos e ricos que existem!!

pronto, ja desabafei!!

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

Se voce fosse parrudo estaria aqui no forum?? Obviamente que não!
No que tange ao que um musico famoso use em estudio eu não sei... até porque não estou lá, mas em shows, vejo muito meteoro. staner e afins que não fazem feio (outras marcas e afins exceto da linha barata só em grandes eventos)... e se voce toca por ai sabe disso! Inclusive alguns programas de tv e sonorização utilizam tais aparelhos, se fosse apenas pela questão de marketing estariam desligados, mas não é o caso e tampouco fazem feio, que o diga alguns programas da mtv ou multishow... será que é preferivel ter um marshall segunda linha de bosta ou um stagg à um ampli modesto nacional seja ele handmade ou de marca???

Que voce goste e aprecie um marshall stack ou outro renomado ampli eu sei e não questiono isso, mas creio que voce entenda o topico em si, ou será que não???

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Se voce fosse parrudo estaria aqui no forum?? Obviamente que não!
Não estaria, mas o que o c* tem a ver com as calças?

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

Tudo, ela que esconde o c*, e muita gente tem medo de mostrar!

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Entendo cara. Sei sim de muitos profissionais que usam meteoros e etc. E tiram um baita som sim. A questão é que para isso eles estão recebendo (muitos que utilizam os aclamados marshall tb estão). Então, o cara está fazendo por dinheiro. No estudio é diferente, dai sim ele vai usar o que gosta. Aposto que tem muita gente que em show tem que usar marshall mas no estudio usa mesa/boogie. Outros usam peavey em show e no estudio usam randall. Pouco que ligo se no show tem um sonzão ou não, o que vale é o fato do artista ter confiança no produto, isso significa que ele é bom. Então, se o cara gosta mesmo do treco, vai ter em casa, no estudio e etc.
Não to falando que um é melhor que o outro, só estou dizendo que muitos só usam em show pq pagam bem, e tiram um bom som sim, mas não levam confiança no equip, pq em casa tem outra marca.
Essa é só minha opnião. E até nem acho a marshall a melhor marca de amps, e bem longe, todos aqui do forum sabe que antes de ter um stack marshall eu quero ter um fender twin tweed, um bassman, um super reverb e assim vai.

kyo_ryo
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Eu particularmente uso/usaria produtos nacionais sim, mas acho que esse problema cai em uma questão de concorrência. Mas, mesmo com as exorbitantes taxas impostas pelo governo, muitas vezes o importado chega mais em conta aqui. Semelhantes em qualidade e um mais barato que o outro; deveria eu escolher o nacional por uma questão apenas de patriotismo?

Mas não devemos também esquecer de empresas que realmente têm um reconhecimento. Grande exemplo disso é a Condor que muitas vezes é bem acolhida aqui no forum.

Estou longe de ser um profissional, que conta apenas com instrumentos top. Refiro-me a linhas "inferiores". Mas confesso que se tivesse dinheiro para uma compra de tal porte teria receio de comprar um produto top nacional, excetuando-se, é claro os handmades, acho que eles não se enquadram muito bem nesse contexto.

Entendo sua linha de pensamento mas acho ingenuidade achar que o mercado deve se adequar às empresas, quando o que deve acontecer é justamente o contrário.

overlappingcircles
Acho que mesmo inconscientemente somos dotados um pouco da "síndrome do gramado do vizinho é sempre mais verde"... hehehe

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

o que vale é o fato do artista ter confiança no produto, isso significa que ele é bom.

Sim, mas o que voce me diz se voce tem confiança no seu ampli (e trocentos dissessem o contrario) embora voce permaneça, afinal voce não é do tipo que muda de ideia com os ventos, isso denigre a imagem do seu produto e do trabalho que voce faz com ele... embora voce (independende de marca) ache o suficiente!

ó estou dizendo que muitos só usam em show pq pagam bem, e tiram um bom som sim

Será que sempre é assim?? Que haja marketing eu não duvido, mas e a prova irrefutavel que voce mesmo cita "tiram um bom som sim", isso não é pelo dinheiro ou apenas marketing, isso é sensivel, plausivel, paupavel, como disse à parte os preconceitos...

Embora todos queiramos ter os aparelhos ou mais do que voce citou, e ai voce já ta tocando num algo mais, que seria exigir muito pra pouco dado em troca, será que num nivel pau a pau os produtos nacionais levam realmente desvantagem???

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Aqui tem coisa boa sim, a landscape faz umas fontes que são um tesão, coisa de primeira, que eu gostaria de ter (não tenho dinheiro no momento hehehhe). Infelizmente os pedais eu nunca testei, e raramente escuto falar de algum, então fica complicado comprar algo que vc nunca ouviu nada a respeito.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
será que num nivel pau a pau os produtos nacionais levam realmente desvantagem???

Acho que nesse caso levariam vantagem sim. Se a unica diferença entre eles fosse que um é feito nos EUA, e o outro no Brasil, o pessoal (eu pelo menos) ia optar pelo nacionar. Mas isso sendo mesmo preço, mesma qualidade e talz. Tem gente que não liga, mas eu considero bastante a confiança pela marca, um bom site, informações organizadas, um linha bem planejada e etc.
Mas pau a pau, eu iria preferir o feito aqui, até pela facilidade em assistencia tecnica e etc

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


kyo_ryo

muitas vezes o importado chega mais em conta aqui. Semelhantes em qualidade e um mais barato que o outro; deveria eu escolher o nacional por uma questão apenas de patriotismo?

Logico que não, mas os produtos que chegam mais em conta aqui são quais??? Os chineses! Porque os de marca da mesma categoria são a mesma coisa ou pouca coisa diferente!

Grande exemplo disso é a Condor que muitas vezes é bem acolhida aqui no forum.

Sim, entre outras, ainda bem... isso significa que há produtos de qualidade!

Entendo sua linha de pensamento mas acho ingenuidade achar que o mercado deve se adequar às empresas, quando o que deve acontecer é justamente o contrário.


Cara, quem dera fosse realmente ingenuidade minha... e não acho que o mercado deva se adequar às empresas.

Exceto quanto alguns produtos que não há como concorrer no ambito nacional (e são os mais enfatizados nos debates por aqui) em produtividade, por outro lado alguns podem ser suprimidos satisfatoriamente pelos nacionais, que não haveria perca alguma, mas não é o que acontece, e o porque é sobre o que este topico fala.

kyo_ryo
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Concordo, os baratos são os chineses! Aí acho que está um problema para as empresas brasileiras: manchar seus nomes com produtos chineses de qualidade duvidosa. Mas se não se prestarem a isso não conseguem concorrer em todos os segmentos. Existe, por exemplo, aquelas Tagimas que são recomendadas, exatamente as Made In Brazil. Ou seja, o que fazemos aqui, aqui mesmo, não é ruim, longe disso.

Difícil é impor aos consumidores que temos qualidade aqui, não precisamos ir buscar tão longe...

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


Alguem fala ai um wah wah profissional fabricado em serie no brasil....

shoyoninja
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Acredito que sejam muitos fatores e situações diferentes.

Equipamentos são comprados com os mais variados objetivos. Há quem compre para ter status, há quem compre porque precisa de determinado equipamento para que o mercado o aceite e há quem compre porque realmente precisa... E mesmo no último caso não são muitas as opções de produtos nacionais que atendam bem.

Você citou os amplis meteoro. Tenho um Volcano 50W. É um bom projeto de ampli, tem um estágio de saída muito bom e um pré aceitável (com uma válvula de enfeite), porém a qualidade da construção é ruim. Precisei abrir o meu e refazer a solda de um aterramento que estava solta. O alto-falante que vem com o ampli também é fraco. Troquei também o alto-falante e tenho um belo amplificador no estúdio do qual não pretendo me desfazer.

Agora você me desculpe, mas se alguma indústria nacional esperar pelo meu incentivo para começar a fazer produtos de qualidade, vão morrer de fome.

Por exemplo esse pessoal aqui:

http://www.odery.com.br/index.html

Será que alguém tem algum preconceito em comprar um produto deles?

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


Dark Fallen Angel

Cara. eu sou o menos indicado de falar sobre wha, até porque não gosto desse efeito, mas poderia lhe indicar uma mesa de baixo custo nacional, Unic modelos até 12 canais (de acordo com sua necessidade), para pequenos eventos e ensaios, tem melhor som que as behringer (chinesas por excelencia), e ainda tem corpo metalico bom pra evitar interferencias... mas behringer é mais conhecido né? Compre uma e sinta o som abafado que ela te proporciona...

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09 · Editado por: Dark Fallen Angel
· votar


Isto é o que pode ser chamado de "pergunta sem resposta".
Devemos ser realistas, o mundo não é a maravilha que nós gostariamos. Eu queria um empresa fodona no brasil. Uma não, varias. Poder sair me gabando que meu sei lá o que é "made in brazil". Meu sonho é ter uma empresa, que fosse referencia em qualidade, organização e respeito ao cliente, Uma PRS, Keeley, Mesa/Boogie. Mas isso é inviável, pois existe muita concentração de renda, uns tem pouco (impossivel montar uma empresa) e poucos tem muito (podem montar 5 empresas e passear pela cidade de ferrari conversível. Infelizmente estou na primeira categoria, então.... fico no aguardo. hehe

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


I.Nosferatu
Sim, já ouvi falar de mesas nacionais muito melhores que as behringer. E posso citar outros produtos nacionais muito bons, como cases, fontes, pedalboards e etc, mas em varias categorias estamos perdidos.

Paul Young
Veterano
# jan/09
· votar


Acho que tu ta sendo meio radical.


qual o beneficio real em mandar seus proventos para fora e esperar que os nacionais produzam "algo de qualidade" das nuvens???

Porra, eu quero comprar o produto, não ser sócio da empresa.

Dark Fallen Angel
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja
Por exemplo esse pessoal aqui:

http://www.odery.com.br/index.html

Será que alguém tem algum preconceito em comprar um produto deles?

Não entendo nada de bateria, mas essa empresa me passou confiança, e se eu testasse em uma loja e gostasse, compraria sim.... Mas repito, não entendo NADA de bateria.

Blackus
Veterano
# jan/09
· votar


apesar dessas bandas realmente usarem marshall em seus sons (são bandas americanas),
Viu, não é só a gente gosta dos produtos estrangeiros, afinal, MArshall nos EUA só pode ser importado.

I.Nosferatu
Veterano
# jan/09
· votar


shoyoninja

mesmo no último caso não são muitas as opções de produtos nacionais que atendam bem.

Sim, não temos realmente um avanço tecnologico que propicie satisfação em todas as areas, tanto que disse salvo em alguns casos... porém retornando a realidade:

Tenho um Volcano 50W. É um bom projeto de ampli, tem um estágio de saída muito bom e um pré aceitável (com uma válvula de enfeite), porém a qualidade da construção é ruim. Precisei abrir o meu e refazer a solda de um aterramento que estava solta. O alto-falante que vem com o ampli também é fraco.

Quais outros amplis que concorrem com seu volcano? Digo logo que não sou expert nisso... Mas que levem vantagem no preço que voce pagou e lhe proporcione algo melhor ou mais que voce conseguiu com ele?

Agora você me desculpe, mas se alguma indústria nacional esperar pelo meu incentivo para começar a fazer produtos de qualidade, vão morrer de fome.


Nisso eu tenho que concordar, se oferece um produto ou serviço, um minimo de qualidade ou satisfação deve ser assegurada... embora o assunto não se trate disso!

Dark Fallen Angel

Isto é o que pode ser chamado de "pergunta sem resposta"

A resposta eu conheço, não é bem isso!

Devemos ser realistas, o mundo não é a maravilha que nós gostariamos.

Sim, e de posse da realidade procurar mudá-la mesmo que seja em si mesmo!

Eu queria um empresa fodona no brasil. Uma não, varias. Poder sair me gabando que meu sei lá o que é "made in brazil". Meu sonho é ter uma empresa, que fosse referencia em qualidade, organização e respeito ao cliente

Será??? Será que voce não seria o primeiro a detonar? Ou se fosse sua empresa não seria a primeira a ser detonada, mesmo que injustamente? Unica e exclusivamente por ser nacional? Será que a concentração de renda que voce fala não se enconta na mão dos mesmos que te vendem um marshall sorrindo (como se fosse a sogra dizendo que voce terá a filha) que não vale um staner (que pode ser até melhor que a filha)???

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Nacional = Descaso! Qual sua justificativa?