Underground 2008 - Absurdo.

Autor Mensagem
mum
Veterano
# nov/08


Falae galera!
Venho aqui para expressar minha indignação com o que vem ocorrendo na cena Underground (por minha experiência falo do hardcore, nao sei como andam as outras cenas).

Para quem nao sabe como funciona o Underground de hardcore, é mais ou menos assim:

Uma banda conhecida e de sucesso vai tocar. O produtor do show precisa levantar dinheiro para bancar o cachê dos artistas e os seus custos. Solução? contratar bandas menores para vender seus ingressos.

Ou seja, vamos supor, Nxzero vai tocar na minha cidade, entao o produtor contrata 15 bandas locais com 30 minutos de palco cada uma, e cada uma vendendo 30 ingressos a 15 reais, por exemplo, o que geraria um montante total de 6750 reais (fora os ingressos vendidos por fora, propagandas, etc).
Além disso, a banda que vendesse mais ingressos, tocaria em um horário mais próximo à banda principal, ou seja, tocaria no horario que a casa estaria mais cheia)

Ok, agora vamos ao desabafo:
Estava aqui a trabalhar, quando sobe uma janelinha no meu MSN:

BANDAS PARA TOCAR COM FRESNO!

Minha banda acabou de gravar um single novo, seria uma ótima oportunidade de divulgar tocando com Fresno. Certeza que daria casa cheia.
Fui conversar com o produtor para saber como funcionaria (esperando que ele me desse uma quantidade x de ingressos).

Ele simplesmente me passou uma tabela de preços, onde tinha uma relação horario x preço. Funcionava assim: Voce paga um valor pre-estabelecido pelo produtor dependendo do horario que você tocar. este valor aumente de acordo com o horario que a banda tocar. Quanto mais tarde mais caro. E nisso nao havia venda de ingressos, a banda deveria tirar a grana do próprio bolso.

ABSURDO!!!

Conversei com o cara, falei que simplesmente era um absurdo, que um dia as bandas nao iriam aguentar pagar esse valor absurdo que eles impunham. ele me disse que colocou o nick para fazer um teste, só pra ver o que as bandas iam falar, e eu disse que é assim mesmo que funciona, se ninguem fala nada nada acontece.. e inclusive, alem de ninguém falar nada, ainda pagam para isso.
Com isso, o cara me fez uma condição especial de pagamento hehehe, olha a tabela que ele me mandou:

01 12:00 05(ingressos) + R$200,00
02 12:30 10 + R$200,00
03 13:00 15 + R$200,00
04 13:30 20 + R$200,00
05 14:00 25 + R$200,00
06 14:30 30 + R$200,00
07 15:00 30 + R$200,00
08 15:30 35 + R$200,00
09 16:00 35 + R$200,00
10 16:30 40 + R$200,00
11 17:00 45 + R$250,00 + destaque pequeno (flyer)
12 17:30 50 + R$250,00 + destaque pequeno
13 18:00 55 + R$250,00 + destaque médio
14 18:30 60 + R$250,00 + destaque médio
15 19:00 65 + R$250,00 + destaque médio
16 19:30 70 + R$250,00 + destaque médio
17 20:00 R$1000,00 + Destaque grande
18 20:30 R$1500,00 + Destaque grande
19 21:00 R$2000,00 + Destaque foto
20 21:30 Restart
21 22:00 Fresno
Ingressos R$20,00


Ou seja... se eu quiser tocar no primeiro horario eu tenho que vender 5 ingressos ($100, e tirar 200 reais do meu bolso (para tocar com a casa vazia!!!)
Se eu quiser tocar antes de uma banda contratada por eles, eu tenho que pagar 2000 REAIS. TRINTA MINUTOS DE PALCO, DOIS MIL REAIS. Sem vendagem de ingresso, esse dinheiro nunca mais vai voltar pro meu bolso. Os caras vao ganhar uma grana em cima das bandas que tocarem antes e vao vender ingressos, em cima da banda que vai pagar literalmente para tocar, e em cima das pessoas que comprarem ingressos por fora. Absurdo.

E as vezes ainda fico a imaginar que seria impossível organizar um boicote a um evento desses, porque se eles colocam esses valores, é porque sempre tem alguém disposto a pagar.

Enfim, desculpem o post grande, foi apenas um desabafo. Está cada vez mais difícil mostrar seu trabalho. Cada vez sugam mais o nosso sangue.


Sei la, valeu a atenção de quem teve paciencia de ler hehehe!

falou!

Fernando de almeida
Veterano
# nov/08
· votar


mum

ISSO É UMA VERGONHA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Dark Fallen Angel
Veterano
# nov/08
· votar


Puts, que merda.

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


mum
Bom, o cara tá vendendo o espaço no show, como uma editora vende espaço em revista, ou como uma rádio vende espaço na programação (o famoso jabá)... É questão de publicidade... Apesar de não concordar, não vejo como algo do outro mundo... Isso já existe há mto tempo!

mum
Veterano
# nov/08
· votar


concordo que ja existe, e é o ganhapão dos produtoes, mas acho que algo deve ser feito, cada vez estão explorando mais!

mum
Veterano
# nov/08
· votar


nao sou nenhum revolucionário eheheh, mas sei la.. deve ter algum jeito de mudar isso... como eu disse, boicotar está fora de cogitação!

wppereira
Veterano
# nov/08
· votar


mum
Cara, são os ideais capitalistas penetrando o underground...tudo está perdido!!! heheheh

mum
Veterano
# nov/08
· votar


hahaha, é, e ainda vc para pra pensar:

cheio de bandinha querendo ser punk-nao-tomo-coca-nem-vou-no-mc por ai, e na hora de pagar pra tocar tao tudo dentro hehehe... ah, fora as vendas de cd.
na verdade acho que se fosse pegar pra consertar ia ter que fazer uma reforma geral hehehe

Abigobaldo
Veterano
# nov/08
· votar


é, os caras podem fazer o que quiser, pq tão fazendo o evento =P

mas realmente é uma puta de uma sacanagem, isso é falta de consideração com as bandas...

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


mum

a solução é tu te foder fazendo musica boa, tentar crescer e fazer com que esse mesmo fdp pague pra vc tocar.
;)

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Diino
A questão é:

O que vai fazer o cara me contratar ou nao, é o meu show ser bom ou nao hehehe.
Se eu nao pagar eu nao faço show, se eu nao fizer show eles nao me veem tocar, entao.... hehehe

Ainda bem que desisti de fazer sucesso faz tempo! tem que ralar muito! Musica pra mim hoje é apenas hobby, nao tenho condições de tentar viver apenas dela.

Soulface
Veterano
# nov/08
· votar


Em outras palavras, iss se chama "jabá".

Eu não sei pra q tanta indignação pra uma coisa q já acontece há décadas.

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Eu sei que acontece a anos.. toco no underground há alguns anos. também. Mas antes esse jabá nao era tão prejudicial às bandas, hoje o que rola eu acho tremenda falta de respeito. Você paga pra tocar 30 minutos em um lugar, e se reclamar ainda leva um chute do produtor do evento hehehe... Sei lá, como eu disse, enquanto houver gente para bancar isso, vai continuar acontecendo.

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Alias, de curiosidade, alguem ai sabe quanto custa um jabazinho pra tocar uma musica na 89, só pra comparar com o valor do show pra 700 pessoas que eu citei acima?

Diino
Veterano
# nov/08
· votar


mum
mas capaz que nao tem festivais independentes ai?
tudo é pago?

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Diino

Rolavam... com venda de ingressos a baixo custo, só pra ajudar a bancar o evento mesmo (coisa de 3 a 5 dinheiros por ingresso). O problema é que como nao tinham bandas de grande expressão ninguém se interessava em ir. Quem ia era o publico pequeno das pequenas bandas independentes, que viam a banda tocar e iam embora, o que faziam dos eventos fiascos.

Vc é de onde? como é a cena ai?

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


mum

Cara, tocar com o fresno e o NX0, e falar que é "underground" é foda!

Se fosse underground mesmo, tava tocando gratis!!
Quer tocar com os "manés da vez", paga!



ps: Não concordo com a cobrança do jaba, mas tb nunca iria querer tocar no mesmo palco que essas bandas, ainda mais pagando!!

mum
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD
Essas bandas estão hoje no mainstream, mas a 2 anos atrás estavam no underground. E elas que faziam lotar os shows.

E pode pesquisar, qualquer festival underground que rola atualmente, se quiser ser um sucesso, tem que ter uma banda dessas, senão nao lota de público.
O cenário que estou falando é underground mesmo, pois tocam apenas bandas independentes. E a chance de divulgarem seu trabalho é nesses shows.

BaNdAiD
Veterano
# nov/08
· votar


mum

Eu entendo, e o que eu acho é que as bandas "underground" hoje em dia estão muito acomodadas (geração internet). Poucas são as que se unem e organizam seus próprios eventos. Poucas correm mesmo atrás...

Show do Fresno/NX0 é chande de mostrar material? Talves, se vc tocar imediatamente antes/depois deles. Fora isso, não vale a pena!

Pq vc num junta com as outras bandas e organizam um motim contra esse show? Se ninguem pagar pra tocar, eles param de cobrar...ou pelo menos diminui o preço!! huehuehuehe

Abraços!!

erico.ascencao
Veterano
# nov/08
· votar


mum
Por isso que eu odeio essas porras de festivais. Pra quê ir nessas merdas pra ver uma banda tocar 30 minutos, ou então pra ver 1567849203 bandas iguais tocarem?

Rodrigues
Veterano
# nov/08 · Editado por: Rodrigues
· votar


Quando eu li hardcore underground eu imaginei algo como brujeria, mas fresno underground é meio forçar a barra né?
Quanto ao assunto do tópico, aqui em bh é a mesmissima merda, outro dia mesmo um colega me falou que tem que tirar dinheiro do bolso pra poder tocar, exatamente como está escrito no tópico. Ele só não me falou os valores exatos, e olha que não ia ter nenhuma banda grande no show. achei que essa palhaçada só rolava no meio metal...

mum
Veterano
# nov/08
· votar


BaNdAiD
Eu entendo, e o que eu acho é que as bandas "underground" hoje em dia estão muito acomodadas (geração internet). Poucas são as que se unem e organizam seus próprios eventos. Poucas correm mesmo atrás...

Concordo com você, todas as bandas esperam vir tudo mastigado. Uma vez conversei com o pessoal da minha banda: "e ai, vamos organizar uns eventos? seria bom pra divulgar nossa banda e tal"
Ouvi um NÃO unanime hehehe. É difícil conciliar musica, trabalho, faculdade, namoro, familia.....

Show do Fresno/NX0 é chande de mostrar material? Talves, se vc tocar imediatamente antes/depois deles. Fora isso, não vale a pena!

Exato! Mas para isso tenho que desembolsar 2000 pratas! Ao meu ver nao compensa... compensa mais pagar jabá pra um radio, muito mais gente vai te ouvir!

Pq vc num junta com as outras bandas e organizam um motim contra esse show? Se ninguem pagar pra tocar, eles param de cobrar...ou pelo menos diminui o preço!! huehuehuehe

O foda é combinar isso com TODAS as bandas de São Paulo e reginão. Impossível, como eu disse acima.. não tem como as bandas boicotar um evento desses.

erico.ascencao

Por isso que eu odeio essas porras de festivais. Pra quê ir nessas merdas pra ver uma banda tocar 30 minutos, ou então pra ver 1567849203 bandas iguais tocarem?

Normalmente é o que acontece.. várias bandas tocando a mesma musica desde as 12:00 até as 19:00 e depois a banda principal toca 40 minutos hehehe.

Mas as vezes aparece alguma coisa diferente... Bandas originais e tal!

Abraços!

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Quando eu li hardcore underground eu imaginei algo como brujeria, mas fresno underground é meio forçar a barra né?

Disse hardcore pq todas bandas de "hardcore" (que hoje não é tao hardcore assim.. ta mais pra pop rock, mas o pessoal chama de emocore) que querem divulgar o seu som tentam tocar com essas bandas.

Bog
Veterano
# nov/08
· votar


mum

É a lei da oferta e da procura. Se os caras colocam condições assim e há quem pague, eles lucram, e quem divulga a sua banda pensa que lucra também. Eles estão vendendo o produto "espaço", e se há procura, vão continuar vendendo.

O mesmo raciocínio se aplica olhando do lado oposto. Se a tua banda dá dinheiro, é procurada, se é procurada, pode cobrar mais. Se tua banda não é procurada, entra com custo negativo (lucro) para o dono do negócio. Se o dono quer isso e a banda paga, não está "errado". Só é mané, é feio, mas errado não é.

Por isso, se você realmente acha que o underground tá feio, talvez seja a hora de propor uma alternativa. Enquanto houver gente pagando para tocar com a banda da moda, vai ter gente vendendo vaga para tocar com a banda da moda.

Mas como bem lembraram, tocar com Fresno e NxZero não é exatamente underground. Underground era eu tocando em bares obscuros de Tokyo, hahahahaha. O mais legal desses lugares era que todo mundo ali estava pela diversão, conheci gente legal, conheci bandas legais, e o dono do lugar lucrava só com o pessoal levando os amigos e bebendo lá mesmo. Às vezes, não ter uma estrelinha no palco é uma vantagem...

Rodrigues
Veterano
# nov/08
· votar


mum
Disse hardcore pq todas bandas de "hardcore" (que hoje não é tao hardcore assim.. ta mais pra pop rock, mas o pessoal chama de emocore) que querem divulgar o seu som tentam tocar com essas bandas.

Agora eu entendi

mum
Veterano
# nov/08
· votar


Mas como bem lembraram, tocar com Fresno e NxZero não é exatamente underground. Underground era eu tocando em bares obscuros de Tokyo, hahahahaha. O mais legal desses lugares era que todo mundo ali estava pela diversão, conheci gente legal, conheci bandas legais, e o dono do lugar lucrava só com o pessoal levando os amigos e bebendo lá mesmo. Às vezes, não ter uma estrelinha no palco é uma vantagem...


O problema é que eu não vejo isso acontecendo com bandas que tocam músicas próprias, aqui em São Paulo!

Johnny Favorite
Veterano
# nov/08
· votar


Manda tomar no cu porra!

Luiz Almeida
Veterano
# nov/08
· votar


mum
BANDAS PARA TOCAR COM FRESNO!
Teriam que me pagar para eu estar lá, tocar já seriam outros 500.
um dia as bandas nao iriam aguentar pagar esse valor absurdo que eles impunham....alem de ninguém falar nada, ainda pagam para isso.....porque sempre tem alguém disposto a pagar.
Enquanto isso acontecer a tendência é piorar! É como o mercado de auto-peças (roubadas) usadas, enquanto tiver procura, terá roubo.
O problema é que eu não vejo isso acontecendo com bandas que tocam músicas próprias, aqui em São Paulo!
Tem coisa errada aí!

guitarg3
Veterano
# nov/08
· votar


eh nesse esquema assim mesmo.. tem q vender convite pra tocar em show.. fora q ce tem q confiar no produtor.. ce da metade da grana antes do show pra pega os ingressos.. se por algum motivo nao rola o show e o produtor eh cuzao ele some com seu dinheiro e dps ce tem q fica emplorando pra ele devolve.. eu ate criei um topico procurando alguma soluçao para isso
http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/197386/

e a cena underground nao existe hj em dia mais.. qnd bandas undegrounds se reunem pra toca nao da qse ngm nos shows.. qnd tem uma bandinha mais famosinha q toca na tv e nas radios enxe de gente o lugar.. e ae as bandas q querem mostrar seu trabalho tem q tira grana do bolso ou vende uma kacetada de convites pra poder tocar sabe-se la que horas.. se vc for um azarado ce toca qnd a casa abre.. ou seja pra ninguem

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


mum

Qual o nome da casa de show em que surgiu essa proposta? Se for na Tribe, é um abuso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Underground 2008 - Absurdo.