!!!MUSICA ELETRONICA!!!

Autor Mensagem
Hambo
Veterano
# jun/14
· votar


Vi que ninguém falou do Madeon por aqui ainda, fica a dica. O cara começou a fazer sucesso com uns 16 anos e já fez pareceria inclusive com artistas maiores como a Lady Gaga. Acho demais o trabalho do cara, interessante notar que ele não usa CDJ, só Launchpads da Novation. Seguem algumas músicas:




A primeira é um cover meu, o mashup que mostrou o cara pro mundo. A segunda é uma composição 100% própria dele que fez inclusive parte da trilha sonora do Fifa (13 se não me engano).

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Diga-se que muitos Dj's da década de 90 usavam isso... Agora que é tendência apenas usar CDJ e mixer, se passou a chamar de Dj o playboy que baixa músicas da web, e dá play e os "compositores" de produtores...

Veja uma reportagem pra lá de buena, do começo dos anos 90... (As outras 3 partes não falam disso, falam de rock em sua quase totalidade, mas são igualmente válidas)



Hambo
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Pelo que eu ando vendo por ai daqui a pouco só vai ter Macbook (em 90% das vezes simplesmente pra dar um ar profissional) e ipad na mesa dos DJ's de maneira geral, sejam eles DJ's mesmo ou apenas o boy que monta a playlist.

Até onde eu sei o CDJ, como o nome ja diz, foi criado na intenção de ser um pick-up para cds, antes do advento dos notebooks e pendrives, galera levava a caixa de CDs da mesma forma que levavam a caixa de discos antigamente, obviamente a praticidade do pendrive derrubou tudo isso. Acredito que não demore pra cair em desuso total por 90% dos usuários devido ao fato do Scratch estar meio esquecido nos dias de hoje (pode ser impressão minha). Acho que se não fosse o Serato e softwares semelhantes o CDJ já teria ido pro saco, salvo pra galera mais saudosista ou o pessoal que curte hip hop, funk (tanto o americano como o nacional) e afins.

Sobre os controladores MIDI como o Launchpad que usei no vídeo, eles evoluíram muito junto do Ableton. No caso do Launchpad ele faz a função utilizada pelos funkeiros da reportagem e muitas outras. Estou com o meu à 3 dias, mas pesquisei bastante antes de comprar, cada vez que eu fuço mais eu chego a conclusão de que as possibilidades são infinitas, o negocio praticamente não tem limitações. Acredito que só não caiu muito no gosto dos DJ's ainda por ser complicado de programar e por ser algo relativamente novo (lançado em 2009), acho uma mão na roda principalmente pra quem produz uma vez que é 100% compatível com Ableton e Fruity Loops, além de ser compatível com outras DAWs também. Ele também permite uma utilização 100% livre para performances ao vivo com equalizador em tempo real e tudo.

Desabafo a parte meu:
Vejo o numero crescente de metidos a DJ, o que contribui para a ideia de que DJ não é músico e música eletrônica também não é música. Outro dia fui num pub conceituado aqui de BH onde passam cerca de 300 pessoas por noite cada uma com consumo mínimo de uns 30 reais, e tinha "DJ" tocando lá que não sabia fazer uma transição, contar tempo, nada. Amigo meu que organiza eventos falou que é difícil cobrarem menos de R$400,00 pra tocar uma noite e TODOS exigem CDJ 2000 nexus, coisa que obviamente o cara não deve saber nem ligar. É osso...

Caceta, escrevi uma bíblia, desculpa galera! =P

gpeddino
Veterano
# jun/14
· votar


De fato, música eletrônica não é necessariamente dançante.

Um dos shows mais fodas que eu vi no Sónar 2012 foi o Ryuichi Sakamoto (músico erudito, compositor de trilhas sonoras) com o Alva Noto (músico da área eletrônica-ambient e artista visual). Foi uma experiência incrível.



Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Hambo

Até onde eu sei o CDJ, como o nome ja diz, foi criado na intenção de ser um pick-up para cds, antes do advento dos notebooks e pendrives, galera levava a caixa de CDs da mesma forma que levavam a caixa de discos antigamente, obviamente a praticidade do pendrive derrubou tudo isso.

Nem todos dominam o nome "pickup", por isso postei CDJ (mais usual hoje). Lamento dizer, mas os simples Pionner 200 já tem entrada para pendrive...

Amigo meu que organiza eventos falou que é difícil cobrarem menos de R$400,00 pra tocar uma noite e TODOS exigem CDJ 2000 nexus, coisa que obviamente o cara não deve saber nem ligar.

Tá barato... A maioria dos caras aqui cobra 500 em diante. Cheguei numa média de 800. Mas sem hora pra parar de dar play na música.

Quanto ao seu PAD, EU não vejo utilização hehe Mas não sou DJ...

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Caro Hambo:

As "facilidades" digitais acabaram por banalizar muitas
atividades humanas, e o DJ é uma delas. O principal
valor, que é fundamental e intransferível (o conhecimento
musical), ficou em segundo plano faz tempo.

Triste.

waltercruz
Veterano
# jun/14 · Editado por: waltercruz
· votar


Hambo

O workflow com traktor é semelhante a ter duas pickups dentro do computador. Eu acho interessante. Não vejo porque ser purista em relação a isso.

Essas CDJs da Pionner leem as tags do rekordbox (http://rekordbox.com/?lang=pt) com esse software vc pode definir cue points, loops e outras coisas que já ficam definidos no arquivo. Então, em princípio, bastaria apenas levar o seu pendrive.

Ismah
Quanto ao seu PAD, EU não vejo utilização hehe Mas não sou DJ...

Tem muita utilização, e inclusive pode sair bastante do formato de DJ com duas pickups. É o caminho para se começar a fazer um Live P.A. :)

waltercruz
Veterano
# jun/14
· votar


Skinnerbox Hands. Adoro isso aqui!



cafe_com_leite
Veterano
# jun/14
· votar


gpeddino
É fera esse trampo do Sakamoto com o Alva Noto (não sei quase nada a respeito, mas to falando hehehe). Ouvi uma música deles num tópico de rincha de esquerda e direita no OT e fiquei hipnotizado com aquele som.

Hambo
Veterano
# jun/14
· votar


Ismah
Lamento dizer, mas os simples Pionner 200 já tem entrada para pendrive...
Sei muito pouco sobre CDJ's, olhei rapidamente no wikipedia aqui, aonde está claramente escrito que a primeira CDJ a ter entrada usb foi a 400 lançada em 2007. Se considerarmos que a Pioneer iniciou a linha de CDJ's nos meados da decada de 90 e que o pendrive só se popularizou em meados dos anos 2000. Desta forma, me parece que a Pioneer se adaptou a tendencia.

waltercruz
Então, em princípio, bastaria apenas levar o seu pendrive.
Hoje em dia sim, sem duvidas. Mas já ouvi bastante, inclusive da galera das antigas, que a ideia inicial do CDJ era você levar seu porta-cd (isso ainda existe?) com os CDs de sua escolha.
A propósito, belo vídeo!

Enfim, galera. Desculpe a insistência no assunto é que eu realmente fiquei confuso agora. Sempre tive pra mim que uma CDJ nada mais era que um pickup pra CD que devido a tendencia de mercado adotou a entrada USB e acabou exercendo as mesmas funções que originalmente foram pensadas para CDs em pendrives. Se puderem explicar eu agradeço =)

waltercruz
Veterano
# jun/14
· votar


Hambo
Sim, sim, existe sim. Existe muito DJ que carrega seus cases de CD por aí. E vai continuar existindo por um bom tempo.

Mas só a possibilidade de ter as paradas num pendrive, ou num computador, se pensar na quantidade de arquivos que se pode levar, eu acho uma vantagem imensa.

Mas é claro, o importante é acima de tudo ter boas músicas. Eu comecei a acompanhar isso bem recentemente, mas vejo depoimentos de DJs por aqui que compravam vinis importados, tinham de ligar interurbano para ouvir um trecho da música no telefone, e esperavam semanas ou meses para esperar o disco chegar... para descobrir que as vezes o som não era tão bom quanto vc supunha. Deve ter sido uma época divertida.


Hoje em dia a Native Instruments lançou um controlador chamado F1 e estão apostando num formato chamado remix sets, onde vc compraria além da música ela meio 'dividida': beats, baixo, synth, voz e poderia usar as partes em separado no set. Ainda não vi ninguém usando isso, contudo.

http://www.native-instruments.com/en/products/traktor/dj-accessories/b ags-cases-and-control-media/traktor-remix-sets/free-remix-sets/

Casper
Veterano
# jun/14
· votar


Caro waltercruz:

Acho que pareceu que sou purista, mas não sou.
Realmente acho que o conteúdo é muito mais
importante que o meio que o carrega. Vinil, cassete, CD,
pendrive, wifi, não interessa. O que interessa é o
alto falante vibrando.

GUSGUS - Add This Song
Aprecio bastante.



e um clássico, quem não conhece conhecer,
e quem conhece relembrar:



Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Hambo

Acabei conhecendo, pq o proprietário da sonorização que trabalhei o segundo semestre do ano passado, era DJ e louco por CDJ's... Realmente errei a numeração, peço desculpas.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


waltercruz

Quis dizer que como músico, eu não vejo a aplicação do PAD em algo útil pra mim (só se for forrozeiro, pra disparar vinhetas)

Antoine Roquentin
Membro
# jun/14
· votar


pub conceituado aqui de BH onde passam cerca de 300 pessoas por noite cada uma com consumo mínimo de uns 30 reais, e tinha "DJ" tocando lá que não sabia fazer uma transição, contar tempo, nada

nome do estabelecimento, por favor.

Ismah
Veterano
# jun/14
· votar


Bordel :P

Hambo
Veterano
# jun/14 · Editado por: Hambo
· votar


Ismah
Sem problemas, cara!

Antoine Roquentin
Major Lock.

Antoine Roquentin
Membro
# jun/14
· votar


Hambo

ahahahahaha 20 anos e indo na major? queria o que?

Hambo
Veterano
# jun/14
· votar


Antoine Roquentin
Galera animou de ir lá porque o baterista de uma das bandas é namorado de uma amiga nossa. Tinha muita moça arrumada ali, arrependi de ter ido não, até porque a banda do cara (namorado da minha amiga) é bacaninha e olha que eu não sou fã de indie hahaha

Sobre o tópico:
De qualquer maneira fiquei abismado como que uma casa que fatura o que eles devem faturar ali teve a cara de pau de pagar um moleque que nem contar tempo sabia, fiquei com a impressão que até eu, que nunca mexi de verdade numa CDJ, faria melhor.

Rock With Salad
Veterano
# ago/14
· votar




Massa bagarai

Antoine Roquentin
Membro
# ago/14
· votar




Casper
Veterano
# set/14
· votar


Ricardo Villalobos:



waltercruz
Veterano
# set/14
· votar


Porra Villalobos é clássico. Eu tinha o hábito de ouvir Dexter em repeat, mas agora sou uma pessoa de mente sã.

waltercruz
Veterano
# set/14
· votar



Uma paçoquinha pra quem adivinhar que banda famosa usou isso aqui. (Mais fácil se eu falar que o Jon Hopkins foi o produtor deles).

Casper
Veterano
# set/14
· votar


Coldplay - Midnight

Pode mandar a paçoquinha coberta com Nutella.

cafe_com_leite
Veterano
# set/14
· votar


Achei legal isso aqui:



Essa música é sensacional:



E curti também essa aqui do Massive Atack que eu nem sei se é música eletrônica, mas é algo do tipo:



cafe_com_leite
Veterano
# set/14
· votar


To ouvindo esse último vídeo que o Rosquetim postou e é um misto de alegria com frustração, porque ao mesmo tempo que eu gosto do que estou ouvindo, descubro que alguém pensou antes de mim uma ideia que eu tinha em mente e que achava totalmente original. Esse som dissincronizado é muito bom velho.

cafe_com_leite
Veterano
# out/14
· votar


Mais um som que achei bom:





waltercruz
Veterano
# out/14
· votar


Um tipo de eletrônica que ainda não apareceu por aqui: as coisas da Brainfeeder (Flying Lotus, Lapalux)

https://soundcloud.com/lapalux/movement-i-ii-iii



Um dos meus clipes favoritos:



Charlizard
Membro Novato
# out/14
· votar


Vou comentar besteira, mas meu deus como é divertido ler as postagens de 2003-2008 por aí.

A galera escrevia em uma linguagem muito doida cara, se liga nisso:

"sen tem nem d rock pq vai t d mmusica eletronica?"

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a !!!MUSICA ELETRONICA!!!