Como cadastrar o nome de uma banda

Autor Mensagem
Alex Custódio
Veterano
# out/08

Salve, Salve galera!!!
Alguém sabe me dizer como faço para cadastrar o nome de uma banda para ter os direitos autorais do nome? Gostaria de saber também se existe alguma forma de fazer uma consulta dos nomes de bandas cadastradas através de algum site ou orgão.
A que possa me ajudar
Muito obrigado

Midwayz
Veterano
# out/08
· votar

up tbm quero saber.

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar

tambem quero saber

Alex Custódio
Veterano
# out/08
· votar

hahahahaha
nuca pensei que fosse tão difícil obter esta informação
mais duas pessoas na dúvida
Ai galera
Ajude-nos!!!!

Diino
Veterano
# out/08
· votar

tb quero saber

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08 · Editado por: Prof. Grosélio
· votar

Os grupos músicais que desejam ter a propriedade do nome ou logomarca que utilizam devem requerer o seu registro no INPI (Instituto Nacional de Patente Industrial)
O representante da banda (pessoa física) deve comparecer ao INPI com o CPF e carteira de músico (OMB). Se o representante for pessoa jurídica, deverá levar contrato social e CNPJ. Devem ser apresentados documentos originais e cópias autenticadas. Deverá fazer uma busca prévia na página do INPI na internet para certificar, se a marca já não está registrada.

A taxa do pedido de registro fica em R$ 195,00 para pessoa física.(Não sei se teve algum reajuste esse ano)
A marca passa ser propriedade do requerente.
Se todos os integrantes da banda quizerem ter a propriedade do nome, deverão fazer um contrato particular de cessão de direitos e registrá-lo em cartório.
www.inpi.gov.br
Um abraço

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

Opa Prof. Rosélio Araujo =)
o que seria esse "carteira de músico (OMB)"?

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

Paulo Frusciante
o que seria esse "carteira de músico (OMB)"?

A carteira da Ordem dos Músicos do Brasil.
www.ombmg.org.br
Um abraço

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

no caso se eu fosse registrar o nome de uma banda eu teria que ter um cadastro nesse site ai e levar cpf etc?

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

Ah ja entendi como funciona.
pra se ter uma carteira da Ordem dos Músicos do Brasil você tem que se submeter a um teste, dependendo do tipo de carteira que pode ser Musico Pratico ou Musico Profissional. não precisa saber muita coisa para prestar o exame. a diferença do tipo de carteira esta nos exames. no primeiro (musico pratico) o professor avalia as habilidades do musico no seu instrumento. no segundo (musico profissional) é necessario saber teoria e solfejo. para quem possuir a carteira, tem uma anuidade de +ou- 80 reais. tendo essa carteira voce pode se cadastrar nesse site que o Prof. Rosélio Araujo passou, e tendo esse cadastro que voce pode registrar o nome da banda.

é isso Prof Rosélio Araujo? dei uma pesquisada e foi o que eu descobri. esta certo?

slipjfa
Veterano
# out/08
· votar

e eu não posso ter os direitos sobre o nome da minha banda se não tiver carteirinha de músico?

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar

Faço a mesma pergunta, tem que ter obrigatoriamente essa carteirinha e pagar essa anuidade pra ter direito sobre um nome q eu criei?

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

pelo que eu entendi não. você só tem direito se voce registrar, assim como uma musica propria. vai ser mó saco dar toda essa volta só pra registrar o nome da banda. o Prof Araujo talvez saiba de mais alguma coisa.

Motoboy From Hell-SDMF
Veterano
# out/08
· votar

Paulo Frusciante

Poxa cara...mas, eu acho que registrar um nome de banda teria que ser como registrar uma marca, um nome de empresa...!

Eu já tive aula sobre isso na faculdade, em que tivemos que criar uma empresa e registrar o nome dela. Ae tem um site com varios segmentos *tipo, alimenticio,esportivo, roupa, puteiro, o q for*, ae por exemplo, vc tem uma marca de estrato de tomate. Vc registra no alimenticios, e paga uma anuidade. Mas se alguem quiser fazer uma marca de camisinha com o mesmo nome da tua marca de estrato de tomate, pode tranquilamente. sacou? ahahah
era +- isso!!

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

seria bem mais facil se fosse assim.
pouts, pensa na volta toda. vc tem que fazer uma carteirinha pra ser considerado como musico, depois usar essa carteira pra fazer um registro num site, pra depois ir com esse registro, essa carteira, e seu CPF registrar o nome. =/
Mas se for isso mesmo, fazer o que =/

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

Paulo Frusciante
Ah ja entendi como funciona.
é isso Prof Rosélio Araujo?

É isso.

Prof. Grosélio
Veterano
· votar

Motoboy From Hell-SDMF
slipjfa
e eu não posso ter os direitos sobre o nome da minha banda se não tiver carteirinha de músico?

Como pessoa física, voce só consegue resgistrar uma banda (de música, é claro) se voce for filiado à OMB. Então não haverá direito sobre a sua banda, porque voce não vai conseguir registrar sem a carteira da OMB.

Prof. Grosélio
Veterano
· votar

Paulo Frusciante
pouts, pensa na volta toda. vc tem que fazer uma carteirinha pra ser considerado como musico,

Não para ser considerado músico. A carteira da OMB é único documento com fé pública que prova que voce é músico.

depois usar essa carteira pra fazer um registro num site

Para fazer site ou colocar qualquer coisa em qualquer site, não precisa de carteira de especie alguma.

carteira, e seu CPF registrar o nome. =/

Isso. Já entendeu. E não tem outro caminho. Pelo menos eu não conheço outro.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

Motoboy From Hell-SDMF
Mas se alguem quiser fazer uma marca de camisinha com o mesmo nome da tua marca de estrato de tomate, pode tranquilamente. sacou? ahahah

resumindo é por aí. Como banda de axé, forró, rock, e etc...etc... são consideradas banda de música, nunca haverá 2 bandas registradas com o mesmo nome.
Um abraço

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

slipjfa

Como pessoa jurídica sim, como pessoa fisica não.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

Paulo Frusciante
tendo essa carteira voce pode se cadastrar nesse site que o Prof. Rosélio Araujo passou, e tendo esse cadastro que voce pode registrar o nome da banda.

Voce não precisa se cadastar no site da OMB, para resgistrar sua banda. Até porque o seu resgistro no site é automático, assim que voce tira sua carteira, seu nome já vai aparecer lá. Mas isso não tem qualquer influencia quanto ao registro de banda.

nyurig3
Veterano
# out/08
· votar

Prof. Rosélio Araujo
entendi agora
mas tanto faz carteira de musico pratico ou profissional para ter direito a registro de banda? como funciona o processo para aquisição da carteira? tem que saber tocar muito bem?

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

ah entendi.
pelo que entendi pra tirar a Carteira de Musico Pratico naum precisa saber muito naum. falaram que é até facil os testes. ja a Profissional vc tem que manjar de teoria e solfejo.
acho que qualquer carteira serve pra registrar o nome da banda.

felippecg
Veterano
# out/08
· votar

É verdade que com essa carteira quem a possue entram em shows sem pagar nada ?

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

num ouvi falar nada disso. O_o
mas se for verdade eh melhor ainda xD

felippecg
Veterano
# out/08
· votar

tem um colega meu que disse isso.. e ele tem essa tal carteira e entra em shows de graça...

Paulo Frusciante
Veterano
# out/08
· votar

nossa ki legal!
deixa o Prof. Rosélio Araujo entrar de novo que ele deve saber de mais detalhes, to começando a ficar com vontade de tirar essa carteira ja que penso em seguir profissionalmente na musica

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

nyurig3
mas tanto faz carteira de musico pratico ou profissional para ter direito a registro de banda?

Não existe diferença, quanto a direitos e deveres. Resumindo, é a mesma coisa.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

felippecg
É verdade que com essa carteira quem a possue entram em shows sem pagar nada ?

Não é uma regra. Tem vários artistas que deixam os músicos entrarem em seus shows sem pagar ou se paga a metade.
Como eu disse. Não é regra.

Prof. Grosélio
Veterano
# out/08
· votar

Paulo Frusciante
pelo que entendi pra tirar a Carteira de Musico Pratico naum precisa saber muito naum.
acho que qualquer carteira serve pra registrar o nome da banda.

Qualquer uma das duas prova que voce é músico.
Quanto ao teste para a carteira de músico prático, é simples. Se voce sabe tocar bem o instrumento para qual vai fazer exame.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Como cadastrar o nome de uma banda