Lula sanciona lei que obriga ensino de música na educação básica

Autor Mensagem
Guigster
Veterano
# ago/08 · Editado por: Guigster
· votar


...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Ricnach

Ou seja, foi uma medida muito correta que vai estimular sim o ensino musical no País.

É coisa boa, hein!

link paglon

oque ele tinha que fazer é disponibilizar instituições publicas que ensinem musica...e quem quiser fazer musica que que faça .

Isso já existe -> Centro de Estudos Musicais Tom Jobim, Conservatório Dramático e Musical de Tatuí, e várias outras...

BaNdAiD

Vcs estão esquecendo que não é todo mundo que quer tocar musica, fazer musica....Não espero que seja ensino de musica no sentido teórico, mas sim no sentido cultural...

Eu acho que a expressão certa nem seria Aula de Música mas, sim, Aula de Musicalização, o que é bem diferente....
Ou seja, a criança e o adolescente entenderiam a função social que a Música tem; conheceriam a vida e a obra de caras como Mozart, Bach, Chopin, Tom Jobim, Ari Barroso, etc.; iriam aprender a distinguir, ouvindo uma música, o oboé do fagote, o violino do violoncello; iriam aprender a cantar o hino nacional brasileiro inteiro; etc. (isso - o Conhecimento - a criança vai levar prá vida toda, além de formar o caráter dela).

Ou seja, o povo iria ficar muito mais esperto e inteligente - ao invés de ouvirem o Crew, iriam ouvir Travessia, do Milton Nascimento, ou cantarolar canções do Vanderli pela rua...

É praticamente uma revolução cultural, gente! Não se trata de fazer o cara virar músico mas, sim, um Cidadão mais consciente, porque a Música está ligada também às outras disciplinas, como Matemática, Física e História!

O negócio é lôco, gente!!!

PFOA

Com essa nova lei, a longo prazo, todos nós brasileiros só temos a ganhar!

Não tenha a menor dúvida disso! O meu medo é se o povo não abraçar a idéia!

El Musicista

senão, não haveria preocupação por exemplo com a aquisição de pianos p/ todas as escolas

O piano será útil, talvez, para aulas de canto, vocalização, para apresentações em datas festivas e comemorativas, para os alunos mais vocacionados e para os que quiserem, porventura, ficar ensaiando fora do horário de aula...

Seria ótimo. Outra coisa: os alunos vão ter que criar um espírito mais participativo, zelando pelos instrumentos e denunciando atos de vandalismo; o número de vigilantes e monitores nas escolas vai ter que ser dobrado para cuidar disso também...

pacificpoker

na minha escola sempre tive aula de musica... e sempre era uma varzia... q nem artes... nunca me interessei em nada, e ngm fez com que eu me interessasse......
fui me interessar por algum instrumento só depois de uns 2 anos que as aulas de musica acabaram

É sempre assim... Enquanto a coisa é apenas um hobbie é uma delícia, prazeroso e tal. Aí, quando ela se torna uma obrigação, se torna chata e enfadonha. Mas, obrigação é obrigação.

e eu estudo num colegio legal em são paulo... imagine a varzia que vai ser na escola publica...

Desculpe-me, mas isso que você teve não foi aula de Música - se chama "enrolação-enganação".

El Musicista

Percebe-se uma pequena deturpação da idéia da lei (na minha concepção) nessa pequena frase ki vc colocou...


Esse é o meu medo...

Mesmo assim, tenho certeza de que muitas crianças irão se beneficiar com esta lei, principalmente as mais carentes, interessadas e vocacionadas.

Tomara que os menos carentes, desinteressados e xaropes (sempre tem algum) não estraguem a vontade das crianças mais carentes, interessadas e iluminadas que vão querer realmente aprender...

Lucas_fms

Mas... vivemos num país em que as pessoas não sabem nem votar, nem pra que serve o voto, não sabem a diferença de um deputado para um vereador, não sabem a função de uma assembléia legislativa, não sabem os direitos e os deveres que elas tem. Não sabem os impactos que suas ações causam no ambiente, não entendem de cidadania nem de planejamento familiar E mais, não sabem ler direito, não entendem o que leem, não sabem somar, dividir, calcular uma porcentagem. Ou seja acredito que milhões de tópicos que estão na frente da diferença de um oboé para um fagote na escala de importância social.

Tudo bem, isso é verdade!

Já ouviu a música "Admirável Gado Novo", do Zé Ramalho? Pois é, o povo não conduz, ele é conduzido e induzido a acreditar naquilo que é bom prá ele...

Se o cara começar a ouvir direto, por exemplo, funk carioca, frequentar esses lugares, comprar cd's, etc, isso vai entrar na cabeça dele de um jeito que isso vai se tornar uma referência prá ele, não só em termos de estética musical, mas até de comportamento e modo de se vestir...

No entanto, se desde pequeno ele for induzido a ouvir Tom Jobim ou Charlie Parker, por exemplo, vai acontecer a mesma coisa...ele vai ser influenciado por isso, mesmo que de forma indireta...

A educação é uma coisa seríssima, cara! Às vezes, a pessoa nem percebe que está sendo manipulada ou induzida a comprar um produto, ou a fazer uma cirurgia plástica, ou a pensar de determinada forma, etc.

Isso tudo aí é chamado de "Inversão de Valores"!

O bagulho é lôco, tio!

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Falou e disse...

O negócio eh torcermos p/ ki realmente dê certo e estudarmos mtoo tbm...

O mercado d trabalho tah aih, abrindo as portas para nós...

A hora eh nossa!!!!!!!

Music for all the life, and for every life!!!!!!!

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Postei 2 interpretações minhas lá no fórum de violão, entituladas "Repertório de Violão I - Bourré (J. S. Bach)" e "Repertório de Violão II - Minueto (J. S. Bach)".

Por favor, dêem uma ouvida lá e façam seu comentário, apontamento, crítica, etc. dizendo o que acharam.

Abs.

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Tudo bem, isso é verdade!

Já ouviu a música "Admirável Gado Novo", do Zé Ramalho? Pois é, o povo não conduz, ele é conduzido e induzido a acreditar naquilo que é bom prá ele...

Se o cara começar a ouvir direto, por exemplo, funk carioca, frequentar esses lugares, comprar cd's, etc, isso vai entrar na cabeça dele de um jeito que isso vai se tornar uma referência prá ele, não só em termos de estética musical, mas até de comportamento e modo de se vestir...

No entanto, se desde pequeno ele for induzido a ouvir Tom Jobim ou Charlie Parker, por exemplo, vai acontecer a mesma coisa...ele vai ser influenciado por isso, mesmo que de forma indireta...

A educação é uma coisa seríssima, cara! Às vezes, a pessoa nem percebe que está sendo manipulada ou induzida a comprar um produto, ou a fazer uma cirurgia plástica, ou a pensar de determinada forma, etc.

Isso tudo aí é chamado de "Inversão de Valores"!

O bagulho é lôco, tio!


Concordo com isso tudo, só acho que o processo tinha que ser inverso!

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


Algumas informações, importantes, principalmente para os menos esperançosos.

Não sei se vocês já repararam que, seus avós ou bisavós, que provavelmente viviam no interior, ou tocaram um instrumento, ou alguém próximo da familia, por exemplo, descobri que minha bisavó tocava acordeón, e que minha tia-avó tocava piano, e que havia um piano na casa do meu bisavô...

E pensem, o brasil naquela época não tinha nem metade do PIB que tem hoje, como seria trazer um piano pra roça?!?!?

Conservatórios antiguíssimos, muita, mas muitas bandinhas em uma mesma cidade, cinema, etc...

Existiu um momento no Brasil, que mesmo com menos dinheiro existia uma cultura que se disseminava, e isto foi até a era vargas e Villa-Lobos, ai... adivinhem, adivinhem que entulhou os instrumentos, quem acabou com as bandas, com os investimentos na cultura?

Sim, a velha Ditadura...

Agora estamos retomando aquilo que era comum nos colégios, música e filosofia são os que mais sofreram acredito, e dinheiro minha gente, isto é o que não falta... nós somos a 6a maior economia do mundo, o sexto maior PIB, você têm noção do que é isto!?!?!?

O governo deu um passo, agora nós nos formamos, quando a coisa voltar a congestionar, brigamos denovo e exigimos mais faculdades (mas na verdade já houve ampliação, pelo menos aqui em MG) e assim em diante, até que tenhamos verba, como antigamente, para por um piano no teatro do colégio, é um passo de cada vez, mas a direção é esta sim!

(Uma pequena correção, Fernando Henrique é do PSDB, e não PMDB!)

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


Ricnach
Bem lembrado, a zona do ensino de música, sociologia e filosofia é culpa da ditadura. Meus professores mais antigos sempre diziam que nos colégios sempre tinham aula de música (que era mais pra musicalização - o que acredito que vai acontecer aqui com essa lei) e aprendiam a ler partituras básicas nessas aulas, cantar corretamente o hino nacional e outros hinos, como o da Bandeira, por exemplo.

Acho uma boa iniciativa. Se bem formalizada, em uns 10 anos dá pra começar a experimentar por em prática aulas como nos EUA, onde as turmas montam pequenas orquestras, bandas, fanfarras etc. Esse é o caminho, a meu ver.

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti
Ou seja, o povo iria ficar muito mais esperto e inteligente - ao invés de ouvirem o Crew, iriam ouvir Travessia, do Milton Nascimento, ou cantarolar canções do Vanderli pela rua...

É praticamente uma revolução cultural, gente! Não se trata de fazer o cara virar músico mas, sim, um Cidadão mais consciente, porque a Música está ligada também às outras disciplinas, como Matemática, Física e História!


Acorda galera, o pessoal não aprende nem redação, vai aprender musica??

A questão do ensino envolve muito mais coisa do que a materia...

El Musicista
Veterano
# ago/08 · Editado por: El Musicista
· votar


BaNdAiD

A questão do ensino envolve muito mais coisa do que a materia...

Como eu jah disse anteriormente, a música nas escolas tem ki trazer na bagagem mtaaa coisa ainda... Uma pedagogia de ensino e integração, integração entre as outras disciplinas... Conscientização de pais, professores, alunos, a respeito de sua importância... Realmente... Eh mtaa coisa...

Música nas escolas deve ir mtoo além do ki ousamos imaginar, ou senão, cairá por terra, ficará em segundo plano, como aconteceu comigo qdoo eu estudava educação artística (digo isso por mim, não sei por v6)...

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


El Musicista
Música nas escolas deve ir mtoo além do ki ousamos imaginar, ou senão, cairá por terra, ficará em segundo plano, como aconteceu comigo qdoo eu estudava educação artística (digo isso por mim, não sei por v6)...

Já tive péssimas aulas de eduação artistica. Mas já tive tambem essa materia por 1 ano em uma escola de segundo grau, que foi muito boa!

Sou pessimista qto ao brasileiro, e acho q vai ser como qq outra materia. Em algumas escolas, vai ter um ensino melhor, e no resto vai ser ruim.

El Musicista
Veterano
# ago/08 · Editado por: El Musicista
· votar


BaNdAiD

Kraaaaa... Hj li no Jornal da minha cidade sobre essa lei...
Foi matéria d capaaaaa, rendeu uma página inteiraaaa...

Entrevistaram alguns musicistas e professores universitários de Música... As expectativas são as melhores possíveis... Apesar disso, eles são unânimes em ressalvar ki jah havia passado da hora deles terem assinado essa lei (ki há mais d 02 anos estavam lutando para ki fôsse aprovada), ki eh necessário mtaa mudança no ambiente físico das escolas, materiais, etc., ki não pode ser uma disciplina ministrada por kualker profissional, ou seja, ki tem ki haver formação específica do profissional qtoo a isso (o ki naum foi aprovado nesa lei). Estou confiante! Espero ki seja meu próximo emprego... Cansei d área adminstrativa e telefones na minha orelha...

Música!!! Por toda a vida!!!

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


ki tem ki haver formação específica do profissional qtoo a isso
Curso de Licenciatura em Música.

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


Ken Himura

Curso de Licenciatura em Música.

Imagino ki seja isso msm...

E p/ kem eh Bacharel??? Como ficaria???

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


El Musicista

Pois é, eu já tenho uma visão contrária à da maioria dos musicistas. Pra mim, o curso deve voltar-se para o ensino da musica de forma cultural, e não teorica.
Acho importante ensinar umas bases, como as notas musicais e formação de acordes, mas aprofundar mais é ruim.

Não é todo mundo que quer aprender intervalos, modos e outras coisas. Forçar o ensino teórico só vai fazer com que musica seja mais uma materia chata para a maioria dos alunos...

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD

Intaum... Mas eu axo ki vai haver tanto o ensino teórico e prático qdoo o ensino cultural...
E o ki vc falou eh meio relativo...
Tem alunos ki naum kerem aprender a parte cultural da Música, mas c ligam em teoria e prática musical...
Mais ou menos o contrário ki vc falou...
Tem gente ki vai odiar essa matéria...
Mas tbm naum tem gente ki detesta língua portuguesa, matemática, geografia e por aih vai??? E não tem ki estudar do msm jeito???

Echo Delta
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD

Acorda galera, o pessoal não aprende nem redação, vai aprender musica??

A resposta é NÃO !!! Lamento muito...

O otimismo do pessoal é sincero, mas injustificado...

Ali na frente, quando ficar evidente q essa "nova lei" não alcançou os resultados práticos "desejados(?)", basta inventar novas leis para renovar as esperanças... hehehehe

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


Echo Delta

Kraaaa... Sou um ilusionáriooo, sou um sonhador, sei lah o ki eu sou...
Mas eu vejo a Música nas escolas como um fator motivador ao estudo, à boa educação...

Tah td bem... As pessoas podem não saber escrever uma redação...
Mas se sempre nós formos ficar nos lamentando dessa forma, d ki o povo naum sabe nem escrever redação, ki naum sabe votar, etc. aih a coisa naum anda, ficaramos reclamando ki o governo eh isso, akilo sempre e sempre, e ficaremos d braços cruzados vendo a banda passar...

Naum tô defendendo governo ou koisa alguma, mas c existe algo ki presta ki foi realizado nesse governo foi o tal do PROUNI (me graduei em ADM por causa desse programa) e a retomada da educação nas escolas.

Tem ki partir d nós... A hora eh nossa, nós ki somos músicos... Podemos revolucionar a educação (desde ki keiramos isso)...
Além d ser um tapa na kraaaa p/ kem axa ki músico eh vagabundo, ki naum tem o ki fazer, ki naum existe campo p/ trabalhar em música... O músico será respeitado como professor (se bem ki professor ainda tem ki ser mtoo mais respeitado pelo trabalho ki faz)...

Sou um ilusionário, sou um sonhador... Mas axo ki nossa hora chegou...
A hora d estudarmos, sairmos do nosso comodismo, buscar nosso lugar ao sol na sociedade, kebrando inúmeros paradigmas a respeito da profissão do músico e do ensino público...

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


El Musicista
Mas tbm naum tem gente ki detesta língua portuguesa, matemática, geografia e por aih vai??? E não tem ki estudar do msm jeito???

O dia que eu tiver que estudar musica por obrigação vai ser o dia mais triste da minha vida...

Echo Delta
Ali na frente, quando ficar evidente q essa "nova lei" não alcançou os resultados práticos "desejados(?)", basta inventar novas leis para renovar as esperanças... hehehehe

Não existe lei capaz de mudar, por si só, a mentalidade de um povo. Isso que vc "propos" é tampar o sol com a peneira, coisa q se tivesse nas olimpiadas, o brasil seria campeão absoluto!

El Musicista

Cara, infelizmente temos que confrontar nossas esperanças com a realidade...e a realidade do ensino é muito dificil.

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


BaNdAiD

Acorda galera, o pessoal não aprende nem redação, vai aprender musica??

Aprendem redação sim!

Os que querem aprender aprendem, tiram notas ótimas e continuam assim, inclusive mais tarde, quando vão para a faculdade!

Os que não aprendem, geralmente, são os zueiros e baderneiros, que não querem nada com nada e só entram na sala de aula prá atrapalhar os que querem aprender.

BaNdAiD
Veterano
# ago/08
· votar


supermulti

Qdo vc tinha 15 anos, vc nunca zuou na sala??
Essa visão é bem maniqueista! Vc nunca teve uma aula que era um saco???

esqueceu de como é ter 15 anos??

Echo Delta
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD

"O dia que eu tiver que estudar musica por obrigação vai ser o dia mais triste da minha vida..."

Waalllll!!!

Essa frase vale ouro... matou a charada!!! Valeu!!!

O resto é conversa fiada... (sorry, folks)

Fui...

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


BaNdAiD

Qdo vc tinha 15 anos, vc nunca zuou na sala??

huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

Essa visão é bem maniqueista!

huahuahuahuahuahuahua

Vc nunca teve uma aula que era um saco???

huahuahuahuahuahuahuahuahua

esqueceu de como é ter 15 anos??

huahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahuahua

Chespirito
Veterano
# ago/08
· votar


por favor, não vamos ficar discutindo poltica!

O Lula é o cara...


... de pau!!!

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Echo Delta


Percebo que as opiniões pessimistas estão muito baseadas em uma experiência particular no ambiente de ensino.

Eu tenho experiência de dar aula para crianças em uma favela em Belo Horizonte, dei curso de pós-graduação em educação musical em Visconde do Rio Branco e o que vejo não é o que vocês estão falando, existe muito interesse e progresso, alguns se interessam por questões teóricas, outros mais pela prática, mas o que vejo é que o brasileiro é musical e possui tradição, não é muito difiícil ensinar musica não.
O mais dificil é trabalhar com coral, mas nos instrumentos!!! a famigerada flauta doce era o bem mais supremos das crianças...

Acho muito fácil e gratuito falar mal do Brasil e do Brasileiro, seguir o que algum seguimento da sociedade quer pintar do Brasil, mas esta não é a nossa realidade, as pessoas que trabalham com educação é quem sabem qual é a realidade das salas de aula e o que é possível fazer.

A sociedade brasileira demanda maior educação musical sim, e na minha opinião não importa se serão musicos eruditos ou populares, o que importa é dar ferramentas para a criação musical destas crianças.

Ricnach
Veterano
# ago/08
· votar


* Não apenas a criação, mas também a percepção, fruição musical, temos que ter não apenas músicos, mas também um público capaz de reconhecer bons musicos..

El Musicista
Veterano
# ago/08
· votar


Ricnach

Falou e disse...

Naum estou sozinho na luta por uma educação decente...

Guigster
Veterano
# ago/08
· votar


BaNdAiD
Você estuda mais de 10 anos de matematica para virar "matematico" ou fisica para virar um "fisico"?

Acredito que não, mas aposto que essas materias (ou outras) possam ter te despertado para sua vocação, como a historia me desperto para estudar direito!Não uso mais materias como quimica e etc...

Então aulas de musica não serão para formar músicos, mas pelo menos para tentar despertar esse interesse essa paixão em muitos jovens!

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


El Musicista
Bacharel não pode dar aula, tem que fazer licenciatura.

Ken Himura
Veterano
# ago/08
· votar


O dia que eu tiver que estudar musica por obrigação vai ser o dia mais triste da minha vida...
Faço isso todo dia e não me sinto nem um pouco triste cara, isso é muito subjetivo.

Então aulas de musica não serão para formar músicos, mas pelo menos para tentar despertar esse interesse essa paixão em muitos jovens! (2)

Patrick Simmons
Veterano
# ago/08
· votar


Achei otimo isso é um incentivo aos alunos, imaginem com esse tipo de coisas aparecerao Novas Bandas no Brasil! É quenem no esporte por que os paises europeus de 20 milhoes de pessoas tem mais medalhas que o Brasil agora, por que la tem esse tipo de incentivo em Musica, Esporte etc...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Lula sanciona lei que obriga ensino de música na educação básica