Ensino de Música nas Escolas

Autor Mensagem
Koisa
Veterano
# ago/08


Está nas mãos de todos nós um passo muito importante para a educação brasileira.

Em 2007 foi aprovado, no Senado, um projeto de lei que torna obrigatório o ensino de música nas escolas.

Este ano, o projeto de lei será discutido na Câmara dos Deputados.

A volta da educação musical nas escolas significará para milhões de crianças e jovens a construção de valores pessoais e sociais, além de um desenvolvimento maior cognitivo, psicomotor, emocional e afetivo.

Mas para que esse projeto vire lei você precisa fazer a sua parte. Conhecendo e ajudando a pressionar por essa aprovação. Participe.

O Futuro do Brasil vai aplaudir a sua contribuição.

"A educação musical escolar não visa a formação do músico profissional, mas o acesso à compreensão da diversidade de práticas e de manifestações musicais da nossa cultura bem como de culturas mais distantes."

Participe deste movimento!


Fontes:

Aqui: http://www.eagleinstrumentos.com.br/2008/int_noticia.asp?txtID=14

E Aqui: http://www.queroeducacaomusicalnaescola.com/index2.htm


Abaixo Asinado:

Aqui: http://www.abaixoassinado.org/abaixoassinados/428

B.Frusciante
Veterano
# ago/08
· votar


Infelizmente eu não terei a oportunidade de aprender música 'na escola', se fosse uns 10 anos atrás =/


Mas meus filhos e netos terão, e isto vai ser ótimo!

Lucas_fms
Veterano
# ago/08
· votar


Nas escolas públicas por ai não tem nem aula de matemática, geografia e história e vai ter de música? Duvido

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms
Nas escolas públicas por ai não tem nem aula de matemática, geografia e história


Sem exagera neh Bino..


B.Frusciante
Infelizmente eu não terei a oportunidade de aprender música 'na escola', se fosse uns 10 anos atrás =/


Mas meus filhos e netos terão, e isto vai ser ótimo!



Tambem pensei a mesma coisa, porem, o musico ira ser mais respeitado e deixará de ser "considerado vagabundo" pela sociedade..


fernando tecladista
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms
Nas escolas públicas por ai não tem nem aula de matemática, geografia e história e vai ter de música? Duvido
eu procuro ter pensamento positivo, mas as vezes também penso isso
por alguns anos isso será visto como superfulo, perda de tempo, sem importancia... até que se enquadre na cabeça do povo

se seguir a mesma sistematica de avaliação, imagina se alguém ficar de recuperação ou retido em música: média 8 em portugues, media 9 em matematica, 7,5 em história.... mas vai fazer a 6ª série de novo porque ficou com média 4 em música
absurdo?... em educação artistica e física pode porque música não? mas dúvido que alguem aplique isso
se não aplicar ninguém dá valor

TG Aoshi
Veterano
# ago/08
· votar


Lucas_fms
fernando tecladista
Ter um programa/currículo bom já são outros quinhentos, uma medida dessas é, sem dúvida alguma, um importante (e grande) primeiro passo!

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/08
· votar


Assinado.

Koisa
Veterano
# ago/08
· votar


Eu acho que no mínimo, o brasileiro deveria aprender o que é escala, som, os tipos de instrumentos que são usadas, como ocorre o som.. A história da música.. Ai sim, a cultura desse país seria bem melhor..

mão muito lenta
Veterano
# ago/08 · Editado por: mão muito lenta
· votar


vamo olhar... a idéia é boa...

mão muito lenta
Veterano
# ago/08
· votar


26633 visualizações e só 8224 assinaturas... o cara tá pedindo um monte de documento...

Carina K
Veterano
# ago/08
· votar



Nas escolas públicas por ai não tem nem aula de matemática, geografia e história e vai ter de música? Duvido


Concordo... estudo em escola publica, e sei q qdo tem alguma materia nova elas tiram algum horario de alguma q tinha antes(tipo de inglês), primeiro teriamos que melhorar o resto do ensino pra dar certo...

Nas escolas particulares até que dá certo...

Atomic
Veterano
# ago/08
· votar


nao sei se concordo muito com a ideia..

primeiro q eu tive musica na escola e era uma enrolacao braba,
ninguem aprendeu nada (e sendo obrigatorio vai ser pior ainda)

e segundo porque n da pra ensinar tudo pra molecada.. logo logo vao querer botar culinaria, informatica, artes e o escambal.. a molecada ja tem aula em excesso, se aumentar so vai criar mais materias q ninguem leva a serio


Carina K
Nas escolas particulares até que dá certo...

nem da.. eu estudei em escola particular :/

Faop
Veterano
# ago/08
· votar


Nas escolas particulares até que dá certo...

nem da.. eu estudei em escola particular :/


Depende, pode até dar certo se for um curso fora do horário de aula, mas se for pra tirar as outras matérias, até eu, que sou apaixonado por música não concordaria.

Carina K
Veterano
# ago/08
· votar


Atomic
Nas escolas particulares até que dá certo...

nem da.. eu estudei em escola particular :/


tbm jah estudei, tem algumas q dariam certo(akelas mais caras hehe), outras não..

Faop
Depende, pode até dar certo se for um curso fora do horário de aula, mas se for pra tirar as outras matérias, até eu, que sou apaixonado por música não concordaria.

concordo

supermulti
Revelação e Virtuose
Prêmio FCC violão 2008
# ago/08
· votar


Assinado.

Respondi a pesquisa também.

Adorei a idéia!

Black Fire
Gato OT 2011
# ago/08
· votar


o cara tá pedindo um monte de documento...
O único obrigatório é o CPF.

Sharper
Veterano
# ago/08
· votar


Obrigação??? O aluno vai ser obrigado a estudar música???

Por isso q esse país não anda. Lei demais obrigando e proibindo o que não deve.

AlexB
Veterano
# ago/08
· votar


Eu tive música na escola pública, e confesso que não foi uma boa experiência, na minha opinião a flauta doce era usada como instrumento de tortura. Acho que se fosse incluido música na escola o enfoque deveria ser mais de apreciação e conhecimento do que de instrumento e partitura, tem que ser mais pela cultura do que pela proficiência, como o "KOISA" disse acima"Eu acho que no mínimo, o brasileiro deveria aprender o que é escala, som, os tipos de instrumentos que são usadas, como ocorre o som.. A história da música.. Ai sim, a cultura desse país seria bem melhor..".
Se futuramente o aluno pegasse gosto pela coisa poderia ter cursos opcionais, se não a cultura básica é sempre divertida. É engraçado ver quão mais revolucionário e inovador foi o "quadrado"Beethoven comparado com bandas populares atuais.
Mas como disseram acima, se Língua portuguêsa e matemática são obrigatórios e indispensáveis e a situação é esta que vemos, o que será da música, tenho até medo.
Abraço,
Alex

kinhoBram
Veterano
# jan/11
· votar


Alguem tem alguma informação a respeito?

Parece que esse ano já é obrigatorio o ensino de musica em todas as escolas publicas e privadas de ensino fundamental

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


Eu acho que ao invés de ser obrigatório, deveria funcionar como uma atividade a parte, sabe? Implantar aula de música, mais sem ser obrigatório. Aqui na escola tem dois grupos só:
Jogos internos;
Banda do 7 de Setembro(barulho). Só.

Eu voto pra criarem um grupo de música.
Sabe, com uma turma tocando rock(leve e pesado), outra na "música popular"(precisa, senão é negado), outro com música cultural, um pra cultura estrangeira(Não vale USA e inglaterra).
Todas as outra matérias seriam complementadas.
Pena que este é meu último ano ;(
*sniff, sniff*

Que tal um clube de música?
(K-on Detected rsrs)
Tá, muito esquisito já...
Paro por aqui

Filhada
Veterano
# jan/11
· votar


Sharper
Pulei seu post!
Mal da ditadura,IMO.
Eu posso ter falado bam, mas um detalhe:
Sou completamente contra qualquer coisa forçada. Inclusive música.

Sessão casos de Salvaterra-----------
"Era uma vez" uma professora que foi afazer uma especialização em música. Ela leciona arte.
Agora ela insiste que o ser humano é um burro se não souber o que é um compasso, quer que todos os alunos decoram regras e mais regras, pois isso está "construíndo um cidadão melhor".
Bem, se for pra ser assim, mais uma razão pra se virar músico indie kkkkk

rhoadsvsvai
Veterano
# jan/11
· votar


sou a favor de aulas de musica na escola (nao musica em si mas musicaliza;ao)

porem ,o grande problema do curriculo medieval do mec ,eh querer meter um monte de conhescimentos sem nada a ver com o outro pelo rabo do aluno entao digo que o certo seria por musica como materia OPICIONAL .

Tamehiro
Veterano
# jan/11
· votar


FU, queria ter aula de música, pelo menos pra saber como é que eles ensinam e se pá saber mais que o professor, na boa tem uns professores aqui que meu colégio contrata que pelamor, ainda mais se tivesse música, mas tô indo pro primeiro do EM esse ano!

damiusc
Veterano
# jan/11
· votar


"A perspectiva da individualidade do ser humano a cada instante se torna maior, por sua cultura, etnia, religiões, idade, bem como tantos outros fatores influenciam para que a personalidade de uma pessoa seja restritamente única, fato este que faz com que a divisão e a exclusão social se tornem presente em nosso meio; ainda mais quando se refere às crianças nas escolas. Surge então, como fator essencial à educação, a músicalização infantil, a qual tem um poder ilimitado de desenvolvimento e de inclusão social."

Esse é um fragmento de um artigo que escrevi a respeito de musicalização infantil.

Só quem trabalhou e acompanhou crianças de 0 à 7 anos com a músicalização notam o real desenvolvimento psicomotor, cognitivo, desenvolvimento da sua oralidade, enfim a influência e a necessidade de crianças na educação infantil terem esse trabalho de musicalização.

PedroGuit
Veterano
# jan/11
· votar


A qustão é como vao ser as aulas, eu tenho aula de musica na escola, mas o professor so fala de estilos e teoria basica, e so quem ja sabe o que ele vai falar presta atenção!

damiusc
Veterano
# jan/11
· votar


Na educação infantil, 0 à 6 anos vai ser trabalhado atividades de desenvolvimento lúdico, cognitivo, psicomotor, etc. através de atividades musicais.
Para os outros teoria e princípios musicais. Provavelmente aprenderão flauta doce.

and92272
Veterano
# fev/12
· votar


Boa tarde pessoal!

A matéria de música será implantada esse ano nas escolas, mas será apenas opcional? (Tipo. só vai fazer quem quiser) ou será obrigatória (Tipo português)?

Dave Mustarda
Veterano
# fev/12
· votar


Até onde eu saiba será obrigatório,mas eu não tenho certeza '-'

and92272
Veterano
# fev/12
· votar


é, eu também estou em dúvida...
Será que alguém daqui sabe, por favor?

and92272
Veterano
# fev/12
· votar


Ninguém?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ensino de Música nas Escolas