Você nota o baterista no fundo do palco?

Autor Mensagem
Sab_Ian
Veterano
# jun/08 · Editado por: Sab_Ian


Sou baterista e esse fim de semana passado fui à um show de um amigo que é vocalista. A banda dele é composta por 4 integrantes: dois guitarras, um baixista e um batera. É claro que eu, como baterista vou prestar atenção mais para a parte baterística da música e vou ficar reparando no modo como o batera toca. Mas, derrepente, no meio do show, reparo que não estou dando à mínima para o baterista e estou curtindo o show normalmente como um "não músico", que repara no vocalista apenas.
Eu esqueci que tinha baterista!!!! Ou seja, se ele fosse um sequenciador midi de teclado eu nem repararia acho.

Creio que é normal, se você é baterista, prestar mais atenção no batera da banda ou no groove criado pelo mesmo, mas, vocês (sendo ou não bateristas) reparam no baterista de uma banda quando há uma apresentação? Os caras da minha banda sempre falam: "-Batera tem que ficar no fundo mesmo e que se dane." Ia ficar estranho um batera na frente dos outros músicos, mas não podia ter destaque um pouquinho maior não?
Pô, eu mostrei para um amigo meu uma música do Brett Garsed (Subway) que tem um solo muito louco do Virgil Donatti e o cara falou só um simples legal. Eu pirei, achei muito louco, muito foda, e o cara falou legal.
O que vocês acham, batera tem que ficar no fundo mesmo e ser ignorado ou vocês acham que o batera deve aparecer mais e mostrar que pode tanto como um guitarrista?

Koisa
Veterano
# jun/08
· votar


É um SACO!! Assistir um show do lado de um baterista, o cara fica te cutucando toda hora pra falar de alguma frescura que o baterista fez.. ¬¬

TG Aoshi
Veterano
# jun/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Não importa se é batera, dependendo do instrumentista não tem o que prestar muita atenção mesmo...

Esse negócio do batera sempre aparecer depois de outros músicos, também é muito relativo, não é todo estilo musical que predomina este tipo de situação. Num fusion o batera "aparece" tanto quanto, um guitarrista ou um saxofonista.

Pô, eu mostrei para um amigo meu uma música do Brett Garsed (Subway) que tem um solo muito louco do Virgil Donatti e o cara falou só um simples legal. Eu pirei, achei muito louco, muito foda, e o cara falou legal.

Bateria tem um diferencial também, não é um instrumento melódico igual piano, guitarra, etc... Geralmente, quem tá acostumado ouvir (e tocar tbm) os instrumentos "melódicos", as vezes sofre pra escutar um solo de batera. Tenho certeza que se vc mostrar um vídeo solo do Max Roach aqui, mtos vão chamar o gênio de retardado.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Koisa

É um SACO!! Assistir um show do lado de um baterista, o cara fica te cutucando toda hora pra falar de alguma frescura que o baterista fez.. ¬¬

Mas isso serve pra qualquer músico. Estou com um guitarrista do meu lado. O cara no palco sola e eu já até fico esperando algum comentário depois que o solo acabar.

shoyoninja
Veterano
# jun/08
· votar


pode o que?

Nao se esqueca que eh uma banda, nao uma demonstracao de habilidades. Nao eh um circo.

O baterista tem sua funcao e qdo ele a cumpre bem, mesmo que ng repare nele, o publico gosta.

E msm assim tem mto batera que eh a atracao principal de suas bandas.

nicida
Veterano
# jun/08
· votar


eu só percebo que o batera tá lá quando ele faz um solo ou um riff foda...

mas é que na maioria das vezes, os ritmos soam parecidos a ouvidos leigos e acabam não ficando tão marcantes...

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


TG Aoshi

Bateria tem um diferencial também, não é um instrumento melódico igual piano, guitarra, etc... Geralmente, quem tá acostumado ouvir (e tocar tbm) os instrumentos "melódicos", as vezes sofre pra escutar um solo de batera.

Exatamente. Já que a bateria é um instrumento não melódico é muito fácil identificá-la em uma música, já que é o unico instrumento que marca o tempo.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja

Nao se esqueca que eh uma banda, nao uma demonstracao de habilidades. Nao eh um circo.

Sim, mas prova disso é que quando o batera erra quase ninguém percebe. Quando o guitarrista erra, todos percebem porque estão em sua maioria atentos aos guitarristas. Vocal também. Errou? Descola um guarda chuva para os tomates!

O baterista tem sua funcao e qdo ele a cumpre bem, mesmo que ng repare nele, o publico gosta.

Sim, mas se não tivesse baterista ou não, tanto faz para muitos. Poderia ser um DJ fazendo o beat que o povo também não ia ligar.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


nicida

mas é que na maioria das vezes, os ritmos soam parecidos a ouvidos leigos e acabam não ficando tão marcantes...

Ahaaaaaa. Está aqui uma prova de que os bateras são muitas vezes um mero acompanhamento.

TG Aoshi
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian
Ahaaaaaa. Está aqui uma prova de que os bateras são muitas vezes um mero acompanhamento.

heiuoheoaiu!
O problema mtas vezes está nos ouvintes e não no "mero acompanhamento"...
Do mesmo jeito que mtos encaram um baixista ou uma guitarra rítmica...

TG Aoshi
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian
Mas convenhamos, tem batera que a gente até sofre pra escutar. O cara não passa energia nenhuma, tá lá simplismente pra preencher um vazio da música.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


TG Aoshi

Mas convenhamos, tem batera que a gente até sofre pra escutar. O cara não passa energia nenhuma, tá lá simplismente pra preencher um vazio da música.

Poxa, então diga para nós bateristas o que vocês acham que falta em um baterista para ser notado no palco pelo menos.

TG Aoshi
Veterano
# jun/08 · Editado por: TG Aoshi
· votar


Sab_Ian
Pô, mas eu toco um pouco de batera! XP

Como já disse, o problema não está na maioria dos bateristas, e sim na cabeça de quem ouve...
Não dão a mínima nem pra uma guitarra rítmica, muito menos pra um baixo, imagine então pra uma batera!

Chespirito
Veterano
# jun/08 · Editado por: Chespirito
· votar


Eu já toquei bateria num casamento. Era tudo filmado só q quando eu vi o vídeo do casamento, tive a noção duma baita decepção. A minha banda apareceu no vídeo com o guitarrista, contrabaixista, violão, sax. E a bateria tbm mostrou, mas eu no máximo só apareci o braço quando tava batendo o prato.

Lamentável!!!

Rafael do Baixo
Veterano
# jun/08
· votar


Eu noto qualquer músico que esteja tocando em um palco,mesmo cara ficando quieto na dele num canto do palco.

Na minha opinião um músico não precisa fazer macaquices pra querer aparecer,basta ele fazer bem a sua parte na estética/estrutura sonora da banda que ele vai aparecer(sendo virtuoso ou não).

Porém muitos dos leigos em música,só notam algum músico que não seja vocalista/guitarrista/violonista ou algum macaco malabarista,se esse cara errar algo feio mesmo em alguma música.

Creio que é normal, se você é baterista, prestar mais atenção no batera da banda ou no groove criado pelo mesmo

Isso até certo ponto é normal,pois você já está acostumado ao som do instrumento,sabe suas técnicas de execução e conhece os timbres que ele pode oferecer,acaba que com isso tudo você passa a absorver algo vendo o outro músico tocando.

Mas isso de ficar prestando mais atenção em um músico no palco,pode acabar se tornando algo muito ruim,pois você não vai prestar atenção em toda a banda,perdendo assim muitos detalhes das músicas,fora que fazendo isso é muito comum a vaidade começar a falar mais alto (principalmente em amadores e iniciantes),o que faz você querer caçar erros e falhas do outro instrumentista,ou até ficar secando o cara pra ele errar,isso acontece de forma involuntária até e deve ser evitado.

J. Luiz
Veterano
# jun/08
· votar


Eu costumo notar as "vocalistas", mas quando não tem uma no palco eu só curto a música e fico de olho ao redor.
Quero lá saber o que foi que o fulano fez ou deixou de fazer.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Rafael do Baixo

Mas isso de ficar prestando mais atenção em um músico no palco,pode acabar se tornando algo muito ruim,pois você não vai prestar atenção em toda a banda,perdendo assim muitos detalhes das músicas,fora que fazendo isso é muito comum a vaidade começar a falar mais alto (principalmente em amadores e iniciantes),o que faz você querer caçar erros e falhas do outro instrumentista,ou até ficar secando o cara pra ele errar,isso acontece de forma involuntária até e deve ser evitado.

É verdade. Esse lance de ficar caçando erros, vaidade e tudo mais eu tinha quando estava começando na batera. Mesmo depois de uns 4 anos e meio eu ainda tenho uma pontinha disso. Mas eu percebo quando começa a atacar esse lado vaidoso tosco.
Agora eu vejo o outro músico como um cara que possui identidade própria e que toca daquela tal maneira porque é isso que o torna diferente dos outros.

Sab_Ian
Veterano
# jun/08
· votar


Chespirito

Eu já tocei bateria num casamento.

Que muito louco, não foi sua primeira apresentação, foi?
O que eu tenho certeza é que em um casamento as pessoas nem ligam para a banda e sim apenas para o vocalista que as anima.

shoyoninja
Veterano
# jun/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Sab_Ian
Ah mas isso tudo depende da situação, do público, do tipo de música.

Por exemplo, num show do Dream Theater, TODO mundo vai reparar no que o Portnoy faz ou deixa de fazer. Num show do Rush, a mesma coisa.

Você falou em substituir o batera por um DJ, depende muito da situação. Uma banda nova que queira inovar fazendo isso pode muito bem fazer, questão de gosto. Agora se você for assistir um show do Whitesnake ou Megadeth e ao invés de batera for um DJ... Vc acha que o público não vai notar?

É tudo muito relativo.

Posso falar por mim, eu presto atenção sim. E acho que bom baterista é aquele que não TENTA ficar aparecendo no meio da música, ele simplesmente aparece, viradas bem feitas, tudo bem encaixado, dinâmica bem trabalhada, feeling, etc... Resumindo ao invés de ficar se mostrando ele toca a música.

james_the_bronson
Veterano
# jun/08
· votar


No show do Megadeth eu realmente olhei pouquinho para o baterista. E quando olhei, foi porque lembrei que nem tinha reparado no cara ainda...

_BLACKMORE_
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian

Acho q tu teve um momento de dessestress ... ou pelo menos começou a ver a banda como um todo, não um músico apenas.
quando eu fazia trabalhos de roadie com a banda king bird eu comecei a entender um pouco isso, não ficar bitolado apenas na guita (por ser o instrumento que arranho) mas eu de certa forma fui aprendendo a avaliar todo um conjunto a respeitar e saber formar opniões sobre os músicos, sobre as músicas, sobre a banda como um todo.

abrax!

BaNdAiD
Veterano
# jun/08
· votar


Nao se esqueca que eh uma banda, nao uma demonstracao de habilidades. Nao eh um circo.

Exatamente...se a banda for boa, vc só vai notar o que eles querem q vc note! Um solo de guitarra, uma melodia, uma virada de bateria....
Tudo deve ser feito p contribuir com a musica como um todo...

Por isso q virtuosismo pode ser extremamente chato...

shoyoninja
Veterano
# jun/08 · Editado por: shoyoninja
· votar


Sab_Ian
De minha parte, comecei a prestar mais atenção mesmo quando sentei na bateria e comecei a aprender o básico do básico. Aí eu vi como era o drama, e como é da hora tmb hehe.

Mas vida de baterista é assim né? A não ser que sua proposta seja destacar a bateria, aí a coisa muda. Nada te impede de montar sua batera na frente do palco e só tocar as quebradeiras hehe, eu sou um que até gostaria de ver, mas e o resto do povo?

Por falar no próprio Megadeth, um exemplo de destacar a bateria em alguns pontos é a Trust. Se ninguém olhar pro batera naquela introdução nada vai fazer olhar hehe.

jimmy vandrake
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian
Ou seja, se ele fosse um sequenciador midi de teclado eu nem repararia acho.

Ao contrario aí que vc repararia, e ainda ia achar uma Bost* de ver uma banda sem baterista.

mão muito lenta
Veterano
# jun/08
· votar


se o batera for um keith moon, neal peart, o bonzo... fico muito tempo ouvindo a música só prestando atenção na bateria... no palco, é o músico que eu presto mais atenção depois do guitarrista.

fernando tecladista
Veterano
# jun/08
· votar


não dá pra disputar detaque com vocal e guitarra solo
a não ser que tal música chame a atenção para você
pra baterista nem precisa de solos mirabolantes tocar "Rock and Roll" do Led Zeppelin já chama atenção
mas querer ser notado quando se toca " Have you ever seen the rain" é impossivel

james_the_bronson
Veterano
# jun/08
· votar


shoyoninja
Por falar no próprio Megadeth, um exemplo de destacar a bateria em alguns pontos é a Trust. Se ninguém olhar pro batera naquela introdução nada vai fazer olhar hehe.

É verdade. Apesar que é possível ignorar ele se os outros caras da banda estiverem no palco puxando palmas...

Tô Ligado
Veterano
# jun/08 · Editado por: Tô Ligado
· votar


acho q o batera tem q ficar no fundo mas em cima de um tablado bem mais alto ..........como o cara do iron maden..........daí sim vai ganhar destaque.........eh bom tbm fazer umas firula e meio que dançar tocando.........

Luiz Rhoads
Veterano
# jun/08
· votar


james_the_bronson
No show do Megadeth eu realmente olhei pouquinho para o baterista. E quando olhei, foi porque lembrei que nem tinha reparado no cara ainda...

Eu só olhei pro Shawn Drover no show uma hora que ele levantou e tocou um tempinho em pé, ahushaushaushau.

E quando ele veio à frente do palco, nos agradecimentos.

Chespirito
Veterano
# jun/08
· votar


Sab_Ian

Que muito louco, não foi sua primeira apresentação, foi?
O que eu tenho certeza é que em um casamento as pessoas nem ligam para a banda e sim apenas para o vocalista que as anima.


É a 1ª vez sim, mas ñ fiquei nervoso ñ!!! Mas o pior é q o cinegrafista cortou parte da música q foi executada só pra destacar + o noivo & a noiva. Barbaridade!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você nota o baterista no fundo do palco?