Começar a compor músicas.

    Autor Mensagem
    eduardoaihara
    Veterano
    # abr/08


    Se alguém puder ajudar agradeço.
    Eu procurei no forum mas achei exatamente o que preciso.
    Bom, eu to tentando compor umas músicas, criei umas duas letras legais (pelo menos pra mim, xD) mas não consigo colocar uma melodia nela.
    Qual seria a melhor maneira de compor músicas ?
    Primeiro cria a melodia e depois a letra ?
    Ou primeiro a letra e depois a melodia ?
    Ou alguma outra ordem que alguém conheça ?
    outra coisa...
    Num conheço muito de teoria e não sei quais notas encaixar nas letras, tem alguma regra pra isso ?
    Ah, eu pretendo fazer as músicas só com PowerChord (power metal) pra isso tem regra tbm ?
    Já agradeço de antemão !
    Obrigado

    Luis Guitar
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    eduardoaihara
    Se alguém puder ajudar agradeço.
    Eu procurei no forum mas achei exatamente o que preciso.
    Bom, eu to tentando compor umas músicas, criei umas duas letras legais (pelo menos pra mim, xD) mas não consigo colocar uma melodia nela.
    Qual seria a melhor maneira de compor músicas ?
    Primeiro cria a melodia e depois a letra ?
    Ou primeiro a letra e depois a melodia ?
    Ou alguma outra ordem que alguém conheça ?
    outra coisa...
    Num conheço muito de teoria e não sei quais notas encaixar nas letras, tem alguma regra pra isso ?
    Ah, eu pretendo fazer as músicas só com PowerChord (power metal) pra isso tem regra tbm ?
    Já agradeço de antemão !
    Obrigado

    Então cara...
    Eu tambem faço algumas músicas...
    Tem gente que curte fazer primeiro a música, depois encaixar a letra, e gente que prefere ao contrário!
    Eu, pessoalmente, prefiro fazer a letra primeiro...
    Depois vc encontra um tom que fique legal pra vc, e vai montando as notas...
    Mesmo pra power chords vc tem que ter um certo "tom" pra ir levando a música, lógico que vai ter hpras que vc pode sair e talz, mas isso o lance eh vc estudar um pouco de teoria, ou ir fazendo até axar algo que te agrade...
    Pegue bastante músicas dos seus artistas preferidos, escute, toque, preste atenção, assim vc pode tirar algumas idéias!! =)

    nicida
    Veterano
    # abr/08
    · votar


    tanto faz compor a letra ou a parte instrumental primeiro...
    mas uma coisa é certa... a maior parte das vezes dá para saber se uma música foi composta a partir da letra ou a partir do instrumental;

    por exemplo:
    ACDC: jailbreak
    essa foi uma que o angus criou um riff, gosto e resolveu repetir a musica intera....


    Judas priest: love bites
    essa já foi composta pelo vocalista... da pra perceber que a linha vocal é mais elaborada e a guitarra acompanha a voz...


    se a letra vier primeiro, vai a partir da letra; se um riff chegar, construa a musica sobre ele, vai da situação!

    uma boa dica é já ir pensando na melodia da voz enquanto você compõe a letra, ou no mínimo utilizar algum padrão de métrica nos versos, já ajuda muito.
    a maior parte das pessoas acha mais fácil compor em versos rimados, mas isso é muito pessoal.

    tamahome
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    nicida
    perfeito!!

    eduardoaihara
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Valeu aí pessoal, entendi o que vcs passaram, mas agora me veio a dúvida.
    A Melodia de voz sabe ?
    Tem alguma coisa que posso fazer pra ajudar a criar ela ou melhorar...na verdade meu maior problemas está nela.
    É mais fácil fazer por partes ou compor td de uma vez ?
    Obrigado.

    Ricnach
    Veterano
    # mai/08
    · votar


    Existem outros topicos com este assunto, "Como compor?"

    San pa
    Veterano
    # jun/08
    · votar


    Não adianta uma melodia legal se a letra não fizer sentido...então independente da ordem, pense bastante..
    se estiver amando ou detestando algo/alguém faz uma música...sempre dá certo!!!!
    qnd conseguir entra em contato.. http://soulsan.zip.net/

    RMiranda
    Veterano
    # mai/09
    · votar


    eduardoaihara
    Se alguém puder ajudar agradeço.
    Eu procurei no forum mas achei exatamente o que preciso.
    Bom, eu to tentando compor umas músicas, criei umas duas letras legais (pelo menos pra mim, xD) mas não consigo colocar uma melodia nela.
    Qual seria a melhor maneira de compor músicas ?
    Primeiro cria a melodia e depois a letra ?
    Ou primeiro a letra e depois a melodia ?
    Ou alguma outra ordem que alguém conheça ?
    outra coisa...
    Num conheço muito de teoria e não sei quais notas encaixar nas letras, tem alguma regra pra isso ?
    Ah, eu pretendo fazer as músicas só com PowerChord (power metal) pra isso tem regra tbm ?
    Já agradeço de antemão !
    Obrigado
    Então cara...
    Eu tambem faço algumas músicas...
    Tem gente que curte fazer primeiro a música, depois encaixar a letra, e gente que prefere ao contrário!
    Eu, pessoalmente, prefiro fazer a letra primeiro...
    Depois vc encontra um tom que fique legal pra vc, e vai montando as notas...
    Mesmo pra power chords vc tem que ter um certo "tom" pra ir levando a música, lógico que vai ter hpras que vc pode sair e talz, mas isso o lance eh vc estudar um pouco de teoria, ou ir fazendo até axar algo que te agrade...
    Pegue bastante músicas dos seus artistas preferidos, escute, toque, preste atenção, assim vc pode tirar algumas idéias!! =)


    Eu faço letras e gostaria de saber se alguém possa fazer as melodias para mim... Vou postar uma aqui.. vlw....

    Não vá embora

    É bom está com você
    Sentir esse prazer
    De ti ter
    Esta aqui
    Perto de ti
    E ver você sorrir
    Beijar-Te e sentir
    O seu carinho em mim
    Bem assim bem assim
    O tempo é curto e você tem que ir
    Isso me deixa triste
    E eu não vou resistir
    E vou dizer para você não partir
    E vou te falar assim
    Não vá embora
    Não agora não
    Que si não meu coração
    Morre de solidão
    Eu preciso te amar
    Mais o tempo cisma de passar
    Porque de segunda a sexta feira
    É correria é correria é correria
    E temos que trabalhar
    Mas você é minha alegria, alegria
    Minha companhia, companhia
    Eu tenho que ti namorar
    Mais o tempo cisma de passar
    Mais eu preciso ti amar
    Então não vá embora
    Não agora
    Vamos namorar
    Até o dia clarear
    E sentir essa sensação
    No êxtase nos levar
    Essa paixão
    Que nos deixa a delirar
    Com essa força que nos liga
    Então vou pedir mais uma vez para o tempo parar
    Para o nosso tempo não se acabar


    (Raphael Miranda)

    Gi do Surf
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    OLÁ PESSOAL TUDO BOM ENTÃO É O SEGUINTE EU QUERIA SABER COMO EU FAÇO PARA EU COMPOR UMA MUSICA..É PORQUE ASSIM NA VERDADE EU JA FIZ DUAS MUSICAS.. MAIS ASSIM EU FIZ A LETRA COLOQUEI A MELODIA E FUI ENCAIXANDO ESSA MELODIA COM ALGUMAS NOTAS DO VIOLÃO..MAIS A MINHA DUVIDA É...SERÁ QUE DEPOIS DE EU FAZER A MELODIA EU POSSO JA IR COLOCANDO AS CIFRAS OU EU TENHU ALGU PROCEDIMENTOS ANTES PARA FAZER?

    GRATA GIOVANNA

    Gi do Surf
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    OU NÃO TEM NENHUM PROBLEMA CADA UM FA DO JEITU QUE SABE E ACHA MELHOR... COMO QUE É ISSO COMO FUNCIONA?

    Gi do Surf
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    OLÁA BOA NOITE PESSOAL.. EU QUERO SABER SE ALGUEM CONHECE ALGUM LIVRO DE TEORIA QUE ENSINA A COMPOR MÚSICAS? PARA EU TER ALGUMA BASE..
    E QUERO SABER TAMBEM SE PARA DAR AULAS DE VIOLÃO É PRECISO TER EXATAMENTE A FACULDADE? OU NÃO?
    ALGUEM POR FAVOR PODE ME AJUDAR?

    Gi do Surf
    Veterano
    # dez/12
    · votar


    OLÁA BOA NOITE PESSOAL.. EU QUERO SABER SE ALGUEM CONHECE ALGUM LIVRO DE TEORIA QUE ENSINA A COMPOR MÚSICAS? PARA EU TER ALGUMA BASE..
    E QUERO SABER TAMBEM SE PARA DAR AULAS DE VIOLÃO É PRECISO TER EXATAMENTE A FACULDADE? OU NÃO?
    ALGUEM POR FAVOR PODE ME AJUDAR?

    Lavos
    Membro Novato
    # set/13 · Editado por: Lavos
    · votar


    RMiranda
    Gostava de ajudá-lo, diga-me o que é que acha de utilizar as notas G; C; F; E; A; E7 e A.
    Acho que ficaria perfeita sua musica.

    JJJ
    Veterano
    # set/13 · Editado por: JJJ
    · votar


    Lavos

    9 anos, tá galera. Pega leve aí!

    Garoto, deixa eu te dar uma dica: dá uma olhada na data que o pessoal escreveu. Se for há muito tempo (mais de um ano), melhor deixar pra lá...

    O RMiranda escreveu isso há mais de quatro anos. Já deve ter arrumado acordes.

    Abraço!

    Thiago Livgren que toca mais ou menos
    Membro Novato
    # set/13 · Editado por: Thiago Livgren que toca mais ou menos
    · votar


    eduardoaihara
    Eu costumo fazer a letra primeiro, criando a melodia simultaneamente na minha mente (ué??), e guardo a melodia na memória até eu criar coragem de fazer a música em si (não sei como eu consigo), e então eu faço o arranjo de todos os instrumentos no PC, e tento reproduzir a linha vocal no meu pseudo-Guitar Pro, fazendo com que a melodia saia um pouco diferente do imaginado. Então eu deixo a música no PC até eu criar coragem de gravar e postar aqui (o que não aconteceu ainda).

    Edit: cara, nem vi que ele tinha sido upado erroneamente... foi mal.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Começar a compor músicas.