Música mais complexa: Comfortably Numb ou Júlia?

    Autor Mensagem
    o filósofo
    Veterano
    # fev/08


    Estava a escutar as duas músicas e queria saber o comentário de vocês. Também é um forma de dissecar realmente uma música, independente do gosto musical. Vamos dissecar estas duas músicas para servir de modelo. Nas discussões falta ir mais profundo na análise musical. A gente até aprende sendo mais análitico. Vamos lá!

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    o filósofo
    É... realmente você quer mesmo filosofar sobre Pink Floyd x Pink Floyd rsrsrssrs

    Hummmm... JULIA é mais psicodélica com aquela flauta transversal e ressalta os antigos modos e recursos de gravação usados. Acho mais 'acústico' que a outra. Acho que ambas têm estruturas musicais bem diversas! Comparando-as, certamente a complexidade musical estrutural é mais acentuada na primeira. É ainda característico repetições de partes das músicas, na minha opinião, peculiar ao psicodelismo, mas a primeira está mais solta e modernizada! PINKFLOYDIANAMENTE é isso, acho!

    Aí, pra quem não as conheça (há quem não as conheça aqui no FCC, há uma galerinha aí também):

    http://www.youtube.com/watch?v=YQWszrZHBPI

    x

    http://www.youtube.com/watch?v=ed0fHvLkYVw

    CURIOSIDADE: Todas as vezes que ouço a primeira, minha esposa diz que é muito triste e que fica triste ao ouvi-la! Música mexe mesmo, né? Em especial esta que tem um solo de guitarra elaboradíssimo, linda mesmo!

    Curly
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    acho que o cara aí tá falando de "Julia" dos beatles

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    Curly, então se for JULIA dos Beatles, aí o 'FILOSOFAR' muda radicalmente... rsrsrs sei que ele não quer COMPARAR, mas, talvez fique na mesma, pois ambas sao bem distintas:

    http://www.youtube.com/watch?v=V5A2IAgyQEg

    Comfortably Numb ou Júlia

    has4
    Veterano
    # fev/08 · Editado por: has4
    · votar


    'OU' sugere alternatividade, então, na verdade talvez ele queira que escolhamos uma para 'dissecá-la' (comentando é óbvio rsrss)

    Vamos dissecar estas duas músicas para servir de modelo. Nas discussões falta ir mais profundo na análise musical. A gente até aprende sendo mais análitico

    Mas continuo achando que JULIA (Beatles) e JULIA DREAMS (floyd) daria uma discussão comparativa interessante, e olha que nem chegamos em 'ANA JULIA' rsrsrss

    AGORA, de tudo, se for por COMPLEXIDADE (comparativa: Qual a mais complexa?), aí, não há quaisquer dúvidas, né, galera?

    toty
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    juro que li ana julia!!! eu ja ia falar merda!!!!

    o filósofo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Galera, estava me referindo a Comfortably Numb e Julia dos Beatles. "Dissecá-las" no sentido de dizer qual tem mais acordes, melhor harmonia, melodia e outros quesitos musicais. Por que uma é mais complexa do que a outra em harmonia, por exemplo. Fazer um estudo técnico.

    james_the_bronson
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    melhor harmonia

    Ai meu saco...

    TaylorBass
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    james_the_bronson
    Zoa não, o cara é filósofo

    o filósofo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    James_the_bronson, não entendi o "ai meu saco". Exponha uma idéia de forma articulada. Não seja monossilábico. Senão você fica parecendo o Charles Bronson que só dizia poucas palavras em seus filmes.

    zegotinha
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Nunca escrevi nada por aqui [sempre postei mais no forum de contrabaixo] mas vou arricar um palpite.

    Achei a o som dos Beatles com uma HARMONIA mais interessante e atrativa, que se revesa entre momentos de alegria e passagens por acordes menores que encantam bastante também, principalmente pela queda que tenho em ouvir Radiohead. É uma música que mesmo sendo feita basicamente por voz e violão consegue prender a sensibilidade e a atenção até o final. Lembrando também que era uma música que eu nunca tinha escutado.

    Já a comfortably numb sempre me atrai pela HARMONIOSIDADE entre as ideias de cada instrumento, mesmo as diferentes melodias da músca sendo menos marcantes que a música Júlia. Por exemplo, no DVD live in concert do David Gilmour, acho incrivel como soam bem na música aquela "subida" do coral e o "string" feito pelo piano e cello.

    É isso...abraço!

    Julinha---pink floyd
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    todas músicas com julia no nome são lindas, claro...

    hahaha

    o filósofo
    Veterano
    # fev/08
    · votar


    Zegotinha, artigo incrível. Gostei do seu comentário. Ateve-se apenas à técnica, sem zombaria. Continue assim. Você constratou bem a diferença de harmonia entre uma música e outra. A contradição é o motor do pensamento. Embora quantidade não seja sinônimo de qualidade, qual música tem mais acordes para violão ou guitarra?

    Bolo de laranja
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    todas músicas com julia no nome são lindas, claro...

    Concordo,inclusive vc é linda demais também....

    \o/\o/

    X -hide -X
    Veterano
    # ago/08
    · votar


    Julinha---pink floyd
    Bolo de laranja
    todas músicas com julia no nome são lindas, claro...

    Concordo,inclusive vc é linda demais também....

    \o/\o/


    =')

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Música mais complexa: Comfortably Numb ou Júlia?