Comfortably Numb - Maior brochada do Rock

    Autor Mensagem
    Plínio Pirovani
    Membro Novato
    # ago/13


    To ouvindo o The Wall aqui e refleti uma coisa:

    Existe uma grande quantidade de fãs que consideram o segundo solo dessa música o melhor da história do rock. De fato é um grande solo, porém sua "fodialidade" é proporcional ao tamanho da brochada que acontece quando terminam-o em fade out. Quem assistiu ao PULSE sabe como esse solo merece ser tocado e finalizado sem efeito de fade.

    Concordam?

    waltercruz
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Será que o solo nao termina em fade pra poder caber no disco? (Mesma razao eu acho pra Empty Spaces do disco ser a versao resumida, não a que acompanha a animacao Fucking Flowers no filme)

    sebber
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Plínio Pirovani
    waltercruz

    Concordo com vocês dois. Plínio levantou um ponto interessante, e também compartilho dessa opinião, e o Walter fez uma leitura de uma explicação possível, e bem plausível.

    Pode ser também que depois daquela fase de 73 (Dark Side) a 77 (Animals), que foi marcada por ter músicas grandes e também com solos grandes, eles tenha optado por fazer The Wall num formato diferente.

    Também vale apontar que Waters estava mandando geral ali, e pode ter limitado o destaque da guitarra em alguns momentos, mas acho que não, no disco tem muitos momentos memoráveis.

    Viajei... Valeu

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Plínio Pirovani
    eu adoro um fade! nao acho q isso tenha estragado nao!

    MMI
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    O solo é sensacional! Não é à toa que está entre os maiores da história.

    Como todo bom solo, tem começo, meio e fim, bem nítidos e marcantes e o fim acaba em fade, o que é muito bom. Não desmerece em nada e não vejo como uma broxada em hipótese nenhuma.

    No Pulse, ao vivo, a música já consagrada, pode brincar e prolongar, se dar ao luxo de meter um segundo solo de 5 minutos. Isso não cabe no original, não faz sentido e nem desmerece.

    juninholiveira
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    ja vi 2 versões live dessa musica e cada uma o Gilmour termina o segundo solo de um jeito diferente. Acho que é um dos melhores solos sem dúvida, mas deve ser por isso mesmo, pra caber no CD, e pro David ter uma liberdade maior no palco, improvisar o final. Eu não acho que a música tenha um final ja pronto.

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Não querendo reduzir o valor do tópico (mas reduzindo) esse mesmo artificio é aplicado na música Depois da Guerra do Oficina G3, na música o juninho termina-a com um solo e também acaba em fade-out, mas nos shows, quando a acaba a parte do solo que tá no CD, ele sempre faz diferente, e só repete na parte final pra dar um sinal pra banda finalizar junto. Acho que eles criam o pedaço que foi gravado e o final deixam para improvisação mesmo, deve ser essa a intenção. E pensando por um lado, deve ser bem legal ter uma música na qual no final você pode improvisar livremente.

    Julia Hardy
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Não souberam como terminar o solo. Daí, usaram esse recurso. Não é criativo, mas, enfim...

    Lelo Mig
    Membro
    # ago/13
    · votar


    Plínio Pirovani

    Fade é uma opção de finalização........muito usado e muito adequado em várias ocasiões.

    Problema algum nisso... existem trilhões de músicas assim.

    Plínio Pirovani
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    Deve ser que eles simplesmente acharam melhor assim.

    Acho plausível um dedo de Waters aí também: "Ta muito grande isso, o ouvinte vai trocar de musica se não terminar logo" hehe

    Mas acredito que se eles voltassem no tempo fariam o solo mais longo, Porque podemos perceber a ênfase que elas dão para o mesmo (e para a música) nas turnês após o The Wall. Na parte do solo "cortada" do álbum abre aquele globo espelhado, etc. Enfim... só cuspindo ideias

    fla3d
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Só pensa assim quem ouve a música sozinha, mas ela faz parte de um todo que é o disco inteiro, a música termina em fade pois é o fim da overdose que ele tem e começa uma nova piração da cabeça dele.
    É difícil ouvir uma música do the wall sozinha, por isso que no show ele acaba diferente.

    Plínio Pirovani
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    fla3d

    ok, mas isso não justifica o término em fade. O fim da overdose pode ser sem fade out. rs

    JJJ
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Estúdio é estúdio. Ao vivo é ao vivo.

    Solos "intermináveis" em discos de estúdio não tem nada a ver (pra mim, pelo menos).

    E fades ao vivo são meio esquisitos também...

    Então, cada coisa em seu lugar, nesse caso. Fade no The Wall, final "triunfal" no Pulse...

    nick33omori
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Hora de dar minha opinião nessa discussão...

    O fade-out dessa música na minha opinião não atrapalha, na verdade, até ajuda a poder continuar o álbum. Imagina se tivesse esse final "triunfal" na versão de estúdio, como eles conseguiriam encaixar a próxima música (que é relativamente calma) depois de uma porrada dessas, não se esquecendo que eles tentam fazer com que as músicas sejam contínuas no álbum.

    Vou deixar aqui outro exemplo que, suponho eu, será ainda mais brochante. Ouça a música "Pigs(Three Different Ones)", do álbum Animals, e também a música "Sheep", do mesmo álbum, para você ver dois fade-outs na parte mais porrada da música.

    sebber
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    nick33omori

    Já eu acho os fades do animals bem colocados, parece ser mesmo uma questão de gosto, onde não existe certo nem errado.

    Somente para colocar mais um elemento curiosos na discussão: comfortably numb é a última faixa do lado 3 (disco 2, no vinil). Pode ser que para fechar o tempo que a mídia permite tiveram que optar entre fazer um final "forçado" ou o fade.

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Plínio Pirovani

    Pior que é.... a versão do solo no P.U.L.S.E. e no Delicate sound of thunder é mais fodástica na minha opinião.

    nick33omori
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    sebber
    Eu também acho bem colocados, só estou exemplificando mesmo outros fades e como eles podem ou não(depende da opinião pessoal, eu considero como um dos melhores elementos de edição) incomodar o ouvinte.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # ago/13 · Editado por: Vitor_Jungle
    · votar


    A música acaba em fade sim, mas para quem já ouviu The Wal de cabo a rabo sabe que sempre a música seguinte começa com o finalzinho da anterior, achei isso Genial!

    E o solo 2 do Comfortably Numb para mim ta entre os 5 melhores, ao vivo é ainda melhor!

    Dizer o que de um cara fodástico como o Gilmour haha...

    edman
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Plínio Pirovani

    No meu caso eu acho o final da musica broxado por que conheci primeiro a versão do PULSE .
    Na verdade foi no PULSE que conheci o Pink Floyd antes eu só conhecia "A Música do Helicóptero" hehehe

    Pé de chinelo
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Vitor_Jungle

    quem já ouviu The Wal de cabo a rabo sabe que sempre a música seguinte começa com o finalzinho da anterior, achei isso Genial!

    Assim como o dark side of the moon, the division bell! marca registrada do PF

    Julia Hardy
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Tudo bem. O The Police também não sabia acabar uma música e usava esse recurso. Faz parte.

    Vitor_Jungle
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Pé de chinelo
    Sim, por isso o do fade no final das músicas o que para mim só deixou os álbuns mais geniais XD

    Plínio Pirovani
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    edman

    Exatamente como aconteceu comigo. Deve ser esse o motivo da "decepção" com a versão de estúdio. Quando eu ouvi pela primeira vez foi maior, agora já gosto muito dela também.
    ----------------------
    agora... outra "porrada", além de Comfortably Numb, é High Hopes do P.U.L.S.E... incrível.

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    Eu vejo o fade como uma forma de acabar a música fazendo com que ela fique na cabeça...ela vai sumindo aos poucos, mas a harmonia costuma ser constante, repetitiva, seja no caso de um fade out com solo de guitarra ou um fade out em um refrão cantado...a coisa pega mesmo...
    pra mim, é bem simples:
    ao compor uma musica, se vem uma ideia boa na cabeça pra terminar a musica, blza! se só vem ideia porca, forçada, fade out e pronto!
    no caso de Comfortably Numb, os caras são bons...terminam bem qualquer musica em qualquer momento...então sem duvidas, deve ter havido bons motivos pra terminar em fade na versão do album!

    cafe_com_leite
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    ALF is back
    os caras são bons...terminam bem qualquer musica em qualquer momento...então sem duvidas, deve ter havido bons motivos pra terminar em fade na versão do album!
    Nem sempre, estava vendo uns documentários de bandas antigas (inclusive Pink Floyd), as vezes uma coisa que você acha que tem um puta significado, quando vai ouvir os caras falando, não tem nada de mais.

    ALF is back
    Veterano
    # ago/13
    · votar


    cafe_com_leite
    verdade! vide bohemian raphsody! tem um video do making of da musica...puts cara...ao mesmo tempo q é simples e foda, é broxante! kkkk

    Plínio Pirovani
    Membro Novato
    # ago/13
    · votar


    cafe_com_leite

    Passa o nome do documentário, por favor!!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Comfortably Numb - Maior brochada do Rock