Autor |
Mensagem |
samuelcintra Veterano |
# dez/07
Bom estou abrindo este tópico para contribuir com o cifraclub em relação a este assunto, se você tem dúvidas poste aqui, se você pode contribuir para enriquecer o tópico seja bem vindo.
Escala maior e escala diatonica referense a mesma escala cuja estrutura de intervalos é (tom/tom/semitom/tom/tom/tom/semitom)
Escala, de um modo geral, pode ser qualquer sucessão de sons determinada intencionalmente dentro de uma *oitava.
Durante a história da música foram convencionadas diversas escalas que hoje nos servem como base para a composição de harmonias, melodias, improvisos, arranjos, estudo técnico ao instrumento etc.
Cada nota da escala é considerada um grau, a primeira nota é o primeiro grau, a Segunda nota é o segundo grau e assim por diante. Na escala maior cada uma das notas, ou graus, possuem um nome determinado, Iº-Tônica, IIº-Superônica, IIIº-Mediante, IVº-Subdominante, Vº-Dominante, VIº-Superdominante, VIIº-Sensível, VIIIº-Tônica.
você pode encontrar digitações simples para violão e guitarra neste link
http://www.scsproducoes.com.br/Escala_maior.html
|
DiegoNew Veterano |
# dez/11
· votar
Olá , eu estou começando a estudar Escalas agora !, Bem vou direto ao ponto Eu peguei o shape da escala de Dó em todo braço ( percebi que era de dó depois) aquela que o Gp5 mesmo fornece, tem algum jeito em que eu use esse mesmo shape em outras tonalidades? Agradeço a atenção
|
Aust Veterano |
# dez/11
· votar
Cara, acho que já existe um tópico destes... e o link não funfa.
|
DiegoNew Veterano |
# dez/11
· votar
hm =/ Vou dar mais uma olhada aqui no forum ... Obrigado aew =D
|
Aust Veterano |
# dez/11
· votar
Mas qualquer ajuda vale, posta mais umas coisas de escalas cara, diminuta, aumentada... não sei muito sobre essas dai.
|
FrodoPeludo Membro |
# abr/14
· votar
me ajudem,tem alguma relação entre escala diatonica e ciclo de quintas,eu achava que o ciclo de quintas servia pra saber as escalas na parada de tom,tom,semi tom...portanto pra escala diatonica me ajudem,é isso mesmo?
|