Ruído pode ser musical?

    Autor Mensagem
    samuelcintra
    Veterano
    # nov/07


    Na minha opinião pode sim, só depende da sua "intensionalidade"

    http://www.scsproducoes.com.br

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    samuelcintra
    a distorção é um ruído, causado pela saturação do sistema de amplificação.

    Nasch
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    A coisa agora escancarou de vez!!!!

    :(

    Dogs2
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    O que é ruído?
    Se for som sem altura definida, percussão é ruído

    TheChaosSpirit
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    afff

    Fastturtle
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    ...

    samuelcintra
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Retirado do site http://www.scsproducoes.com.br/O_ruido.html

    Ruído, componente principal da música

    No capítulo anterior foi apresentado ao leitor uma lista de conhecimentos importantes que o estudante de música deve adquirir para tornar seu trabalho mais eficiente dentro do gênero, ou, gêneros musicais que pretende atuar. A intenção neste capítulo é apresentar um breve estudo sobre o "ruído", elemento constituinte da música, cuja utilização do termo é aplicado em detrimento ao uso do termo "som", por possuir uma carga mais genérica de significado, abrangendo desde o ranger de uma porta até o suspiro, passando pelo intrumento tradicional de música como coloca Florivaldo Meneses em em seu livro "Música Eletroacústica, estéticas e história", escolhi este texto por entender que, refere-se a uma prática musical do século XX, que, por sua vez, engloba, em seu conceito de "sons musicais", a totalidade da possibilidade sonora de maneira que poderei usa-lo como sendo o núcleo comum entre os componentes da composição musical, seja ela qual for.

    Características gerais do ruído

    Embora muitas vezes o termo "ruído" seja utilizado para identificar um som sem altura definida, que é o caso do "ruído branco" que contém, teóricamente, uma distribuição nivelada de todas as frequências, ou memo referir-se a ele como sendo algo desagradávél, sons repugnantes ou cosas do gênero, é impossivel aplicar tais conseitos sem que, de alguma forma, se arbitre a respeito, "seria mais correto afirmar que a música é feita de ruídos, visto que todo som é um ruído, mas nem todo ruído é, necessariamente, um som" diz Henry Barraud em seu livro "Para compreender as músicas de hoje", portanto, para este estudo, o ruído e o som serão considerados termos complementares.

    O estudo da propagação do som esta relacionado aos conseitos de "ondulátória" que possui como alvo de pesquisa a formação das ondas, tipos de ondas e suas caracteristicas. As ondas são classificadas em dois grupos; Ondas eletromagnéticas - produzidas pela vibração de cargas elétricas (não necessita de meio material para se propagar); Ondas mecânicas - oscilações de um meio elástico, portanto necessitam de meio material para existir. A onda sonora é uma onda mecânica, portanto, para existir, nessecita de um meio físico elástico.

    A maioria dos sons chega ao ouvido transmitida pelo ar, que age como meio de propagação, porém o ar não é o único meio para a transmissão do som, ondas sonoras podem ser propagadas atravéz de sólidos liquidos e gases. Os sons não se transmitem no vácuo, porque não há meio material para sua propagação. De uma maneira geral, os sólidos transmitem o som melhor que os líquidos, e estes, melhor do que os gases.Observe a tabela que apresenta a velocidade de propagação do som a 25°C.

    Velocidade (m/s)
    Ar 346
    Água 1498
    Vidro 4540
    Ferro 5200

    Robert Resnick e David Halliday no livro "Física, mecânica - acústica - calor" afirmam que, "As ondas mecânicas se caracterizam pelo transporte de energia atravéz da matéria, por meio de uma propagação uniforme e regular de uma perturbação, sem a correspondente movimentação da própria matéria.", "As ondas sonoras são ondas mecanicas logitudinais. Propagan-se nos sólidos, liquidos e gases. As particulas materiais que transmitem a ocilação vibram na própria direção da propagação.". O ser humano é capaz de ser impressionado por ondas mecânicas longitudinais com frequências desde 20 HZ (ciclos por segundo) até 20000 Hz, o que constitui a faixa audível. Frequências abaixo de 20 Hz são chamadas infra-sonicas e as de frequência superior a 20000 Hz, ultra-sonicas.

    Um som possui duração, intensidade, altura e timbre. A duração do som pode ser compreendida como sendo o período de tempo no qual uma fonte sonora emite vibrações com sulficiente energia para impressionar o ouvido, a intensidade é a quantidade de energia gasta para colocar o objeto em vibração. Uma onda sonora pode simples ou complexa, as ondas simples, denominadas senóides, possuem uma única frequência de ocilação enquanto ondas complexas são sistemas formados por uma frequência principal, mais grave, e várias outras, mais agudas com menor intensidade. A frequência principal de um som é o que chamamos altura. O matemático francês Jean Baptiste Fourier (1768 1830) organizou um método de analise , conhecido hoje como Análise de Fourier que consiste na demonstração onde qualquer forma de onda complexa Pode ser decomposta em suas ondas senoidais. A freqüência destas ondas senoidais que formam o espectro guardam uma relação numérica com a freqüência mais baixa da série que, por este motivo, é chamada de freqüência fundamental (f0). As demais freqüências, que forem múltiplos inteiros da freqüência fundamental, com valores iguais a 2f0, 3f0, 4f0, 5f..., são os tons harmônicos ou freqüências harmônicas denominadas f1, f2, f3, etc., grande parte dos sons que ouvimos são ondas sonoras complexas. O timbre é resultante da relação de intensidade entre a frequência formante e seus sons harmônicos, popularmente falando,o timbre é aquilo que destingue um som de outro com a mesma duração, intensidade e altura. Influenciam no timbre os materiais de que é constituído o objeto sonoro.

    Difração da onda sonora



    A difração é a propriedade que a onda sonora possui de contornar obstáculos.


    Reflexão da onda sonora



    A reflexão do som obedece às leis da reflexão ondulatória nos meios materiais elásticos. quando uma onda sonora encontra um obstáculo que não possa ser contornado, ela será refletida na direção contrária, a onda refletida estará em oposição de fase (sentido) com a onda incidente.

    A reflexão, por sua vez, determina novos fenômenos conhecidos como reforço, reverberação e eco. Esses fenômenos se devem ao fato de que o ouvido humano só é capaz de discernir duas excitações breves e sucessivas se o intervalo de tempo que as separa for maior ou igual a 1/10 do segundo. Este décimo de segundo é a chamada persistência auditiva.

    Enfim há ainda muito o que falar sobre o som e seu comportamento em diversas situações distintas, aqui nos interessa refletir sobre o que até aqui foi colocado, a música se utiliza desse material, o ruído, para elaborar seu discurso, conhecer um pouco sobre ele é importante para quem quer compor, independente do produto dessa composição.http://www.scsproducoes.com.br/O_ruido.html

    Space Ace
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    procurem sobre um estilo chamado harsh noise, ou entao procurem um artista chamado merzbow, isso é puro ruido lindo

    kiki
    Moderador
    # nov/07
    · votar


    samuelcintra
    vou esperar sair o filme.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Ruído pode ser musical?