Rick Wakeman plagiou trechos do Journey?

    Autor Mensagem
    Zuricow
    Veterano
    # nov/07


    Seguinte galera....

    Tava ouvindo o album do Rick Wakeman "Journey to the Center of the Earth" com meu pai (pianista clássico) outro dia e ele disse que o Rick Wakeman plagiou trechos do album de outros autores da música clássica.

    Pesquisei na Internet e não achei muita coisa, mas ouvi mais atentamente a uns trechos em especial. Pra quem conhece musica clássica o trecho do vídeo abaixo soa bem familiar. (a partir de 1:20 do vídeo)



    O trecho é muito semelhante com uma obra de Edwart Grieg "In the Hall of The Mountain King", apenas o que muda é a ultima nota do segundo compasso, vejam:



    Além dessas existem outras que eu não consegui identificar, + meu pai disse que o Wakeman declarou ser responsável pela composição TOTAL de sua obra, o que na época rendeu muitos problemas e a mídia "caiu em cima dele".

    Eu não sei juridicamente como um plágio é identificado + sempre achei o Wakeman um excelente tecladista, tanto pelas suas composições, carreira no Yes, habilidade , etc.
    Não deixo de ser fã dele por causa disso. (apesar de que ele podia ter deixado alguma citação se tivesse se inspirado nesses autores)

    Então o que vcs acham? E alguem que conheça outros trechos "supostamente plagiados" poste aki...

    VLW...

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Em geral, muitos músicos progressivos utilizam de trechos de música erudita (mais a clássica). Não considero plágio, mas sim uma interpretação alternativa.

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Pseudonimum
    · votar


    Post duplo.

    Pseudonimum
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Desculpa, não tinha lido o que você escreveu.

    Então, o cara é um puta sacana.

    Bico
    Veterano
    # nov/07 · Editado por: Bico
    · votar


    Depois de 70 anos da morte do autor, as obras caem em domínio público e qualquer um pode rescrever, alterar, criar continuações, etc..
    Deve ser oq já aconteceu no caso desses compositores de quem ele supostamente plageou.

    Pelo meu ponto de vista não acho q seja algo do tipo: "noh! o cara plageou!!!" ... mas sim de uma referência/releitura dele, explicitando suas influências.

    E acho q ele não deve ter comentado sobre isso pra não focarem em desmerecer o trabalho dele. Pq se ele chegasse e falasse q se apropriou de trechos de obras clássicas, teria boas chances do disco ficar com um estígma de remix de músicas clássicas ou algo do tipo, haha!

    old steel
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Olha,é bem possível.

    Tekila
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    é oq nosso amigo disse, nesse caso não é plagio pois rick wakeman intencionalmente quis colocar um trecho da obra de Grieg como referência

    por exemplo, os caras do dream theater copiaram o refrão de uma música (never enough creio) da banda MUSE. copiaram mesmo, mas a idéia é homenagear o artista , e nao plagia-lo

    MontanhaSong
    Veterano
    # nov/07
    · votar


    Bem....me parece ser um caso explícito de uma citação do Wakeman a uma referência....ele certamente gosta da obra de Grieg...e a citação é tão explícita que nem sei se ele realmente se deu ao trabalho de negar...se o fez...é burro prá cacete....mas citações não são novidades no meio musical...assim como em nenhuma outra forma de expressão artística...artistas com frequência fazem referências às suas influências...e isso prá mim passa longe de "plágio"...na musica popular então, isso é prá lá de comum...exemplo "doméstico" de uma mesma citação musical....Gilberto Gil , no disco "unplugged", faz em "Realce" uma citação expressa a "Day Tripper" dos Beatles....Nando Reis faz citação da mesma "Day Tripper" no baixo de "Televisão" dos Titãs....Isso é plágio? Na minha opinião....de jeito nenhum....é homenagem....
    Abraços...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Rick Wakeman plagiou trechos do Journey?