Internet: ajuda ou atrapalha o musico?

    Autor Mensagem
    joe_harris
    Veterano
    # out/07


    e ai? o q vcs acham???

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Depende, se o cara usa pra ampliar seus conhecimentos ajuda, agora se usa pra ficar o dia todo no orkut, msn e no forum ai é caso perdido!

    O problema da internet é que voce tem muita informação, algumas confiaveis, outras nem tanto e também que voce se distrai muito facilmente com uma outra coisa que nem era seu objetivo!

    Simonetti
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu acho que ajuda, cara.

    Da primeira vez que tentei estudar guitarra, eu tinha 12 anos. Nem se falava em internet, nem nada. Os manuais e tutoriais ou eram xerox ou revistinha de banca, ou então se fazia aulas.

    Hoje, passados mais de 20 anos, voltei a estudar música, e o volume de informação disponívei é gigantesco, e realmente ajuda.

    Por exemplo, o compartilhamento de informações que é feito aqui no FCC é muito benéfico, eu aprendo muito por aqui.

    Por outro lado, tem muito "ruído cinza", muita informação errada, e os novatos têm que ter o bom censo de sempre criticar a fonte ou buscar validação da informação, para não incorrer no erro de aprender algo errado.

    De forma geral, eu acho que só ajuda, e muito.

    joe_harris
    Veterano
    # out/07
    · votar


    I.Nosferatu
    e tem aqela das cifras tbm. hj quase ninguem mais tenta tirar um solo ou um riff d ouvido, pois ja tem ela pronta... a cifra ajuda mto, pra qem ta começando... mas qem fica o resto da vida nelas e não tira nenhuma musica nem pode ser considerado musico.

    Patys
    Veterano
    # out/07
    · votar


    dependo do uso que se faz dela.

    se o cara souber utilizar de todas ferramentas disponivel para seu conhecimento

    sim.

    John Arch
    Veterano
    # out/07 · Editado por: John Arch
    · votar


    Para quem tem um foco e um objetivo é fantástico pela quantidade de informações. Mas vc pode facilmente ficar estagnado. Explico. Antigamente vc não tinha a possiblidade de entrar no google e procurar uma tablatura, partitura, cifra de fulaninho. O q vc podia fazer? Recorrer a xerox de professores e colegas, ou então comprar revistas. Vc poderia, por exemplo, comprar uma revista q tinha uma única música do seu gosto pessoal. vc aprenderia ela e depois, pela falta de opção, acabaria aprendendo a tocar o resto das músicas da revista, possivelmente de outrtos gêneros, mtos dos quais vc nem gosta. O resultado era a variedade musical, aprenderia técnicas peculiares a cada estilo, etc.
    Hoje, se vc é um metaleiro, por exemplo, vc colocar "heavy metal guitar tabs" no google e vai ficar anos tocando milhões de músicas das suas bandas preferidas e, mto possivelmente, vai ficar totalmente estagnado nisso.
    É o meu ponto de vista.

    EDIT = em termos de teoria, eu já fiz diversas pesquisas na net e as únicas coisas realmente boas que eu consegui encontrar, principalmente mais de níveis mais avançados, são cópias de livros, em programas estilo e-mule. Logo, creio que os livros ainda são melhores.

    I.Nosferatu
    Veterano
    # out/07
    · votar


    joe_harris

    Isso é verdade, cifra, patche, e tem também o guitar pro, só não mama na vaca quem não quer hoje em dia, antigamente era cruel conseguir essas coisas, por outro lado voce tem um pessoal hoje que não tenta tirar nada de ouvido, só toca se tiver alguma das coisas acima... o que era mais que necessario antigamente era mandatorio, ou tocava de ouvido ou aprendia com alguém.

    Bleed
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Depende muito, na internet vc consegui muitas dicas e bons materiais para estudo como aqui no forum. Mais se nâo tomar cuidado acaba deixando o cara relaxado. Com esse grande acervo de tablatura e partitura acaba q muitos passam a pegar tudo mastigado é nâo se esforçam em treinar o ouvido pra poder tirar uma musica.

    Cypher
    Veterano
    # out/07
    · votar


    sim, com certeza.

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07 · Editado por: hard rock and roll
    · votar


    lógico q ajuda, o cara hoje pode ser auto-didata pela internet, o cara antigamente se virava, sem falar q vc pode divulgar sua banda, e pessoas de outros estados estão ouvindo sua música sem vc nem ter pisado lá nem lançado cd, o problema q tem muita merda na internet tb e faz com q o cara fique relaxado e tenha dificuldades em tirar músicas de ouvido

    baz
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Songbooks - acho que pra estudo até uns dois ou três anos atrás era difícil encontrar material, mas com os servidores tipo rapidshare e a publicação dos links em blogs você pode encontrar muitos songbooks, videoaulas, métodos e o caraio a 4.

    Eu sempre usei a internet pra conhecer bandas novas, mesmo não sendo do meu gosto, por curiosidade e necessidade. É claro que perco tempo com bobagens. Os dois extremos são péssimos. Creio que um músico (qualquer profissional de qualquer área) bitolado não irá muito longe.

    aindavou
    Veterano
    # out/07
    · votar


    treinar o ouvido? com o estudo das escalas e acordes diariamente acredito que o ouvido se "eduque" com o tempo. não precisa-se de horas massantes tentndo "advinhar".

    alem do que, musico, continua-se sendo: beethoven era completamente surdo no fim de sua vida.

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/07
    · votar


    eu que sou músico antes de existir internet
    tem o lado bom que você qualquer material em segundos, mp3, cifra, tablatura, midi, dicas de programação para a pedaleira XY ou timbres melhorados para o teclado WZ.....
    mas isso te deixa preguiçoso

    o lado melhor de antigamente é que se queria algo e não tinha em casa, tinha que ir na casa do outro amigo que tinha, ai tu tirava um som junto e colocava a conversa em dia e aproveitava pra ouvir o ultimo LP do fulano de tal, pra mostrar trabalho tinha que ter uma bandinha
    no meio dessa parte tu tinha que treinar mais o ouvido pra fazer o som certo, tocar junto com a música até sair
    tudos na cidade sabiam que você era musico: a mulher do xerox, o dono da banca, a dona da loja de LP de tanto K7 virgem que comprava

    hoje vejo muita gente com uma tecnica do carai** mas se fala pro cara faz um Sol M que eu vou cantar alguma coisa o cara entra em panico

    kiki
    Moderador
    # out/07
    · votar


    caramba, abriram um tópico quase igual esse uns meses atras... era tipo "a tecnologia ajuda ou atrapalha os musicos?". só que o cara chamava de tecnologia os computadores, o que é um erro. aqui ta mais preciso, a internet.

    mas ainda acho a pergunta muito vaga. é o mesmo que perguntar:
    "os livros ajudam ou atrapalham os musicos?"

    a internet é um meio de comunicação, de troca de informação. o bom uso depende do que se transmite por esse meio.

    agora, a internet permite uma ocmunicação que nunca existiu antes. qualquer um publica qualquer coisa. temos um monte de lixos (spams e semelhantes), mas temos muito material bom, como disseram os amigos acima.
    no geral, eu acho que ajuda muito sim. as pessoas tem mais acesso aos materiais, apostilas, songbooks. alem de poder conversar com gente entendida.

    Facchini
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Ajuda, no começo o músico tem acesso a muito mais informações que não conseguiria lendo ''jornais'' de música (caso autodidata), além da comunicação e interação com outros músicos e do fácil meio de divulgação do trabalho e aquisição de críticas, que ajudam no processo evolutivo de qualquer um, entretanto pode ser uma merda se não filtrar as informações direito...

    Dahrug
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Eu fui o único que interpretei no sentido da pirataria? também faz sentido, tem o lado de ajudar na divulgação, mas em compensação atrapalha muito na venda de CDs.

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Dahrug

    uma banda no brasil se for depender só de cd pra sobreviver se arromba, muitas lojas de cds aqui q eu era amigo do vendedor e dava pra ouvir uns cds de graça faliram, mas fazer o q, um cd original é caro pra kct

    Guitarrist
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Pra mim, ATRAPALHA, por dois motivos:

    Viciei em internet e passo muito mais tempo conectado, do que tocando.
    E aumentou minha GAS em 800.000%.

    Laranja-Olho
    Veterano
    # out/07
    · votar


    soh ajuda quando tah no underground...

    hard rock and roll
    Veterano
    # out/07
    · votar


    Guitarrist

    como disseram é de pessoa pra pessoa, e vc é uma pessoa q usa para o "mal", o mal, o mal, MUAHAHAAHAH(risada maléfica), enquanto navega na net ouça música q sente vontade de tocar

    Guitarrist
    Veterano
    # out/07
    · votar


    hard rock and roll

    hahahahahaw... é verdade, pior que qdo ouço música aí que aumenta a frustração, pq o vício maldito não te deixa "desconectar". ... hahaah.

    Carlos.jr
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    atrapalha e muito

    ivandeff
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Carlos.jr
    Ressuscitou legal hein kkk
    Mas já que o carinha aí em cima desenterrou um tópico antigo pacas (fazia 7 anos que não recebia postagens) eu vou dar a minha opinião a respeito do assunto.
    Depende muito de como você usa. Pra um músico iniciante ela pode ser muito útil, você encontra na rede várias videoaulas, songbooks, dicas, apostilas, cifras, partituras, etc, etc. É muito bom pro cara ir se desenvolvendo como músico. Depois que começa a ficar um pouco mais sério a internet serve pra ajudar a divulgar o próprio trabalho, uma divulgação que custaria uma grana que muitas vezes você não tem, e que sai totalmente (ou quase) de graça.
    O problema reside em você não utilizar ela em seu próprio favor. Se você gasta todo o seu tempo livre na internet em coisas não relacionadas a música e não se dedica nem um pouco a se aprimorar, aí ela vai te atrapalhar. Tudo vai da forma que você usa ela.

    Carlos.jr
    Eu vi em outro post você falando que está com problemas com o facebook e que isso está atrapalhando você na sua iniciação no mundo da música. A primeira coisa que você faz é excluir definitivamente a sua conta, pois isso pode ser doença, se ainda assim não conseguir se desvincular, procure orientação especializada.

    Flipe J.
    Membro Novato
    # ago/14
    · votar


    Carlos.jr
    Pode criar 1.000 tópicos reviver uns 2.000 postar 500 vezes no facebook nada disso vai resolver o seu problema.

    Fernando de almeida
    Veterano
    # ago/14
    · votar


    Carlos.jr
    COF COF COF ... quanta poeira ....

    Mas voltando ao tópico, a internet ajuda quem sabe usá-la com o devido propósito. Caso contrário pode atrapalhar.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Internet: ajuda ou atrapalha o musico?