Paralelos Entre Gerações do Rock Internacional e Nacional

Autor Mensagem
Gugarock
Moderador
# out/07 · Editado por: Gugarock


Olá Pessoal!

Gostaria que vocês traçassem paralelos entre todas as gerações do rock and roll. Opinem de maneira que expresse claramente: as diferenças, os prós e os contras da musicalidade de cada geração.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


anos 60 até 80: música de qualidade, artistas talentosos, influenciaram tudo q for banda boa q vc já ouviu de rock n roll e variações, era do hard rock, rock n roll com rock experimental nos anos 60(beatles, jimi hendrix), lado ruim... ... ... ...., tem um, a maioria acabou!!!

anos 70,80,90: punks mais ouvidos nos anos 80 e 90 tendo como maiores percussores sex pistols, ramones e the clash, a "atitude" tomava conta dos jovens, letras q "horrorizavam" os conservadores e que mandavam o mundo se f(*), anos 80 também foi o auge do heavy metal

anos 00: hc e emocore(estilos sem noção e sem qualidade musical) tendo como representantes atuais nx zero(ruim), cpm22(ruim também) my chemical romance(terrível), pitty(tosca, e muito ruim), for fun(ruim), e muitos outros q são muito ruins

teve tb o rock brasileiro, a época da música boa no brasil, anos 80-90, com legião urbana(punk tb) (1982-1996), kid abelha (1981-hoje) banda de pop/rock, barão vermelho(1981-hoje)...

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Bem, eu realmente só posso opinar sobre aquilo que vivenciei, que foram as Decadas de 80-90- e os anos 2000


Sobre as outras, seria apenas achometro, ou algum texto by google.



Para começar, eu realmente acho que essa "diferença" entre periodos, é algo que é imposto pela critica especializada, que quando descobre algo diferente, coloca aos olhos de todos como se fosse revolucionário.


Acho que foi exatamente isso que caracterizou a quase extinção do hard rock farofa no final dos anos 80, e o surgimento do que convencionalmente pasou-se a se chamar de grunge.

Não só o hard rock foi extinto, como tambem o grunge não nasceu naquele disco do nirvana. Muito pelo contrário, a maioria das bandas que nos foram vendidas como se fosse um "novo estilo", tinham as mesmas influencias das que estavam no top, citando como exemplo, o soundgarden soava muito semelhante a qualquer banda de hard rock dos anos 80, e nem por isso deixou de ser rotulada de grunge, obviamente para vender mais.

Depois posto mais, vou almoçar.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder

se o by google foi pra mim eu nem abri a página do google, fui eu msm quem fez, com a ajuda da wikipédia pra ver a década de auge e as idades das bandas, queria ter presenciado os anos 70 até hoje, a época da música boa...

Gugarock
Moderador
# out/07
· votar


Para conhecermos o trabalho de uma determinada geração, não precisa exatamente ter vivido nela. Basta pegar os discos dos pais e ouvir e então formar uma opinião. =)

Patys
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
com a ajuda da wikipédia pra ver a década de auge e as idades das bandas, queria ter presenciado os anos 70 até hoje, a época da música boa...

hauahuahauahauhauahauaahu

roubou a minha fonte.

tava pesquisando ai =/

Patys
Veterano
# out/07 · Editado por: Patys
· votar


Gugarock
Para conhecermos o trabalho de uma determinada geração, não precisa exatamente ter vivido nela. Basta pegar os discos dos pais e ouvir e então formar uma opinião. =)

mas convenhamos que quem viveu determinada geraçao tem uma opiniao mais precisa

=)

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Patys

enorme banco de dados tem q wikipédia, tem nele a história de qq banda

Gugarock

correto, no caso foram cds do meu irmão mais velho

Gugarock
Moderador
# out/07 · Editado por: Gugarock
· votar


"com a ajuda da wikipédia pra ver a década de auge e as idades das bandas, queria ter presenciado os anos 70 até hoje, a época da música boa..."


Sem ter presenciado, você sabe que a musicalidade é boa =) imagina se estivesse lá?! Concordo contigo que quem vivenciou tem um panorama melhor, mas quem pesquisa e vai fundo consegue formar uma opinião bem coerente. É como se fosse o trabalho de um historiador =).

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


Gugarock

eu não pesquiso a fundo, só sou um estudante vagabundo q leio a história dos beatles e led zeppelin em tudo q é site, e num canso de baixar música e procurar banda boa anos, 60 e 80, mas pra mim, nenhum músico da atualidade, guitarrista, cantor, baixista, baterista, nenhum da atualidade tem a qualidade dos músicos de antigamente

Patys
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
enorme banco de dados tem q wikipédia

é esse o problema..

dei uma pesquisada lá..depois parei...

eu ia resumir e tals.. mas ai teria que ter estudo ele de ponto a ponta.

mas minha opinião nao é muito diferente da sua não.


tem nele a história de qq banda

nao digo que tenha de aquluer banda..
pois ja procurei nele um tmepo atras algumas coisas de umas bandas nao muito conhecida e tasl. e nao encontrei.
mas tem um enorme acervo memso.

Patys
Veterano
# out/07
· votar


nenhum da atualidade tem a qualidade dos músicos de antigamente

é pq as influencias de muitos deles ja sao outros, infelizmente.

LuizJu88
Veterano
# out/07
· votar


nenhum da atualidade tem a qualidade dos músicos de antigamente
Nem consigo/posso concordar com isso não...
Acho que os músicos de diferentes periodos são diferentes...mas qualidade musical é um conceito mto subjetivo pra eu poder dizer qual é melhor que qual...

LuizJu88
Veterano
# out/07
· votar


enorme banco de dados tem q wikipédia, tem nele a história de qq banda
Mas tem q tomar cuidado que wikipedia tem mta coisa errada também...é sempre bom conferir em outros locais =]
Wikipedia é otimo mas deve ser usada com cautela...e de preferencia confirmar em alguma fonte mais confiavel depois...

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Gugarock

A música aera realmente excepcional, contudo os meios de divulgação praticamente não existiam, então para saber o que havia de novo tinha que ir as lojas de discos (Vinil no caso) e ficar passando os discos para ver os lançamentos. Além do que vc precisava ser bem amigo do cara da loja, para poder ouvir os discos, que eram caros pracaralho, e não era possível comprar tudo o que vc queria.

jimmy vandrake
Veterano
# out/07 · Editado por: jimmy vandrake
· votar


Eu comecei a curtir rock em 1977, ainda peguei algumas coisas alucinantes, por exemplo, The song remains the same, Led Zeppelin no cinema, tem idéia do que é isto ?
Na mesma época passava Rocky um lutador, e a moda estava mudando das calças Boca Sino para Calças justas na canela e sapatos de bico fino, junto com Saturday Night Fever, (Os embalos de Sábado a noite). Quem era roqueiro na época queria incendiar as discotecas (Esse nome é foda), mas na esteira do seu tópico Pode crer, bicho que a música era arte e inovação, pura magia.

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


LuizJu88

a wikipédia já é a fonte de confirmação q eu uso pra tirar questões duvidosas em outros sites..., mas na minha definição aí eu usei a wikipédia só pra ver a idade das bandas e a época do auge dos estilos, como já disse nesse fórum, e o resto eu q disse por conta própria, com a experiência do rock n roll e meu pai e meu irmão mais velho me passaram, meu irmão respira rock n roll, meu pai não vive sem, e sem rock n roll e internet seria um fudido q iria acreditar na mtv e na globo

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
Gugarock

Não fiz referencia alguma a ninguem, a não ser eu mesmo. Estava falando sobre o comportamento do mercado da musica, não sobre o trabalho das bandas. Vcs viram ironia onde não tinha.

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


Mas enfim, a discussão tomou um rumo bem diferente do proposto, ou não?

Quando voltarem a discutir sobre o tema, retorno.

hard rock and roll
Veterano
# out/07 · Editado por: hard rock and roll
· votar


Ed_Vedder
ata, te interpretei errado então, dê sua opinião sobre o próposito do tópico, pq é outro alguém q tem q voltar?, volta aí vc msm

LuizJu88
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll
Vc ta caçando pelo em ovo...só disse pra tomar cuidado com informações da wikipedia...ja q qualquer um pode ir la e alterar os artigos...
Minha opinião sobre o topico ja foi dada, mas se quiser eu repito:

Acho que os músicos de diferentes periodos são diferentes...mas qualidade musical é um conceito mto subjetivo pra eu poder dizer qual é melhor que qual...

E se quer saber acho um saco esse saudosismo com que tratam bandas antigas(de certa forma até entendo, ja q assim como muitos queriam a volta dos anos 70/80 da musica meu pai por exemplo quer a volta dos anos 50/60 e sempre vai ser assim, no futuro aposto como vai ter gente dizendo que os anos 90/00 é que foram bons)...não posso mentir que a maioria das minhas bandas favoritas são dos anos 70/80, mas a música mudou, então vamos conviver com isso...e tem muita coisa boa por ai...basta procurar...sinceramente não acredito que musicos do passado sejam melhores(ainda mais exageradamente como costumam dizer) que os musicos de hoje
Tem bandas que se eu falar que acho que são boas por aqui vão me apedrejar em praça publica mas enfim....whatever...não posso fazer nada

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


hard rock and roll


Cara, dei uma pincelada lá, escrevi três paragrafos expondo minha opinião, mas o que ganhou destaque foi o trecho menos importante hahaha...

Ed_Vedder
Veterano
# out/07
· votar


LuizJu88
E se quer saber acho um saco esse saudosismo com que tratam bandas antigas(de certa forma até entendo, ja q assim como muitos queriam a volta dos anos 70/80 da musica meu pai por exemplo quer a volta dos anos 50/60 e sempre vai ser assim, no futuro aposto como vai ter gente dizendo que os anos 90/00 é que foram bons)...não posso mentir que a maioria das minhas bandas favoritas são dos anos 70/80, mas a música mudou, então vamos conviver com isso...e tem muita coisa boa por ai...basta procurar...sinceramente não acredito que musicos do passado sejam melhores(ainda mais exageradamente como costumam dizer) que os musicos de hoje
Tem bandas que se eu falar que acho que são boas por aqui vão me apedrejar em praça publica mas enfim....whatever...não posso fazer nada



Eu concordo de certa forma, esse "saudosismo" gera muitas injustiças, os anos 90 trouxeram bandas muito boas e tão inovadoras quanto qualquer banda "fodona" dos anos 70. Mas enfim, ja desisti e argumentar sobre isso, talvez daqui uns 10 anos começem a valorizar mais...

hard rock and roll
Veterano
# out/07
· votar


LuizJu88

apedrejar em praça pública tb não, quem sabe esculhambar no fórum, e entendi aí o negócio da wikipédia agora, mas por enquanto o q eu vejo na wikipédia(a maioria das coisas q vejo) não é muido diferente do q tem em outros lugares, por enquanto e vc é um exemplo q não precisar ser fanático pelos anos 60 até 90 para curtir bandas dessa época

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Ed_Vedder

Vc tem razão em algumas coisas, o lance do saudosismo por exemplo,só pode existir para quem viveu naquela época, caso contrario não dá.
Quanto ao fato de term bons caras fazendo musicas atualmente, até tem, mas certamente não como há anos atrás, por ex 50,60,70,e 80. Agora viver infeliz por causo disto tbm não dá.
É fato, os músicos das décadas passadas eram mais competentes mesmo, mas tbm não dá para parar no tempo, The Show must go on.

Gugarock
Moderador
# out/07
· votar


Não sei se alguém por aqui concorda comigo, mas desde a década de 90 em diante eu sinto que sobra tecnologia e falta criatividade na musicalidade das bandas. O Pink Floyd, por exemplo, demorava quase um ano para gravar um disco e atualmente com uma semana tá tudo prontinho e sendo pirateado na internet. Há quem diga que a velocidade com que as coisas acontecem e os padrões do mercado fonográfico comprometem no talento. Seria essa afirmação coerente? Ou seria um certo comodismo dos músicos?

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Há quem diga que a velocidade com que as coisas acontecem e os padrões do mercado fonográfico comprometem no talento. Seria essa afirmação coerente? Ou seria um certo comodismo dos músicos?


O que acontece é que a palavra mercado é bem sujestiva, estamos no alge do capitalismo e o que as gravadoras querem é dinheiro, então o negócio é entrar rápido com produtos de consumo rápido faturar e sair fora. O que aconteceu na década de 70 aconteceu e pronto, acabou, ta na hora de coisas novas, não importa se são tão boas ou não, é a fila que está andando. . .

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


Alias, na atualidade existe o Oasis fazendo uma sonzeira, pura competencia, há quem não goste e prefira dizer que não existe boa música.
Quantos daqui conhecem Balck Crowes ? muito poucos, outra puta sonzeira estilão anos 70, é o mesmo caso. Quem não pesquisa ou não conhece e é alheio ao que esta acontecendo vai ficar nessa mesmo.

old steel
Veterano
# out/07
· votar


Ocorre que os anos 60 e 70 foram os anos mais criativos da história da música,em função das bandas não terem tanta influência das gravadoras,que não tinham o poder econômico que possuem hoje.Basta imaginar se hoje seria possível o surgimento de bandas como Zeppelin,Pink Floyd,Purple,ets.,que tinham o atrevimento de gravar núsicas de 20 minutos ou mais.Tudo isso tolhe a criatividade porque voce fica atrelado a uma série de limitadores.As vezes aqui no forum a gente ve algumas reclamações de que não surge nada de bom.A fonte de pesquisa somente de anos 60 e 70 é tão rica,que somente eu eu minhas pesquisas já somo quase 90000 músicas de bandas diversas somente desta época.Esses dias postei um vídeo genial de um guitarrista chamado Pat Travis,que teve 2 acessos.Ridículo para um fórum que se diz de músicos ou simpatizamtes.Roqueiro mesmo é bicho em extinção.Cabeludo que conheçe um par de guitarristas fritadores,e nada mais,não considero nem músico,nem roqueiro.Alguém citou acima como bandas de Rock brasileiro a Legião,Capital etc...Com todo o respeito esses caras não são roqueiros brasileiros.Rock nacional é Made in Brazil,Patrulha do Espaço,Peso,Casa das Maquinas,Tutti Frutti,Terço,Bixo da Seda,para citar os que tem alguma discografia ascessível.Anos 80,90,00,lixo industrial,com todo o respeito a quem curte,mais é minha opinião.

Gugarock
Moderador
# out/07 · Editado por: Gugarock
· votar


jimmt vandrake
eu conheço Black Crowes e considero eles ao lado do Gov't Mule, a maior banda de rock da década de 90.

Old Stell concordo plenamente com quase tudo que você disse. Discordo no seu posicionamento sobre a década de 80.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Paralelos Entre Gerações do Rock Internacional e Nacional