Staccato na prática

    Autor Mensagem
    patti
    Veterano
    # jul/07


    Olá pessoal,

    Alguém saberia me dizer como executar um staccato na música? A teoria diz que ele indica que o som deve ser articulado e seco. Como seria isso na prática? UM som curto e bem separado do som seguinte?

    Obrigada
    Patty

    Ah, quero executar na flauta doce.

    CheshireCat
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Como seria isso na prática? UM som curto e bem separado do som seguinte?
    sim, no piano é assim... você toca a nota e tira o dedo rápido, é como se desse um "pulinho"...

    de flauta doce eu não entendo, mas digitando no google eu encontrei isso, talvez o site seja de alguma utilidade pra você:
    "staccato - O sopro é totalmente interrompido pela língua entre uma nota e a próxima. Em muitos casos o músico articula a língua como se dissesse tá-tá-tá. No stacato duplo, usado em passagens muito rápidas, o músico articula como se dissesse tá-ca-tá-ca."
    fonte

    daqui a pouco aparece alguém e te explica melhor, mas espero ter ajudado em alguma coisa =)

    patti
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    Gente,

    aproveito para perguntar se o staccato reduz o valor da nota, já que gera uma "pausa" entre a nota e a seguite.

    Grata.

    CheshireCat
    Veterano
    # jul/07
    · votar


    patti
    aproveito para perguntar se o staccato reduz o valor da nota, já que gera uma "pausa" entre a nota e a seguite.

    sim, como você perguntou na prática, imaginei que soubesse que, na teoria, staccato(do italiano "destacado") é o nome do ponto de diminuição... Ele diminui metade do valor da nota em que é colocado...
    Por exemplo:
    semínima com staccato = colcheia + pausa de colcheia
    colcheia com staccato = semicolcheia + pausa de semicolcheia

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Staccato na prática