A prática de mais de um instrumento músical é favorável ao músico ?

    Autor Mensagem
    DiegoidBorba
    Membro Novato
    # jul/14


    Bom dia FCC, fui assíduo participante do fórum a uns 10 anos atrás, mas era um viciado em guitarra, naquele tempo nunca me passou na cabeça iniciar um novo instrumento.

    Recentemente parei pra pensar nisso, devido a uma forte atração por saxofone e piano, porém minha mente sempre dizia 'se você quer ser bom em algo, você tem que fazer apenas aquilo' um pensamento meio conservador, e quando se trata de um instrumento musical não sei se é bom ou ruim

    Gostaria de algumas opiniões de quem é, e não é multi-instrumentista aqui, acham que tocar mais de um instrumento é saudável para o músico, ou pode tirar o foco dele e fazer dele um músico superficial ?

    Filippo14
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    DiegoidBorba
    Ajuda muito, cada um tem uma forma especifica de pensar e tocar, devido a organizacao das notas no proprio instrumento, isso faz com que voce pense diferente em cada um deles. O legal eh saber se desenvolver bem nos dois e depois saber criar as mesmas frases de um no outro, isso te faz tocar diferente da maioria.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu acho que pra ser bom em um instrumento você deve dedicar uma boa parte do seu tempo a ele. Quanto mais instrumentos você quer dominar com excelência, mais tempo você vai gastar com isso e tirar de outras coisas.

    Por exemplo.

    Para chegar ao nível que você almeja na guitarra, é necessário um cronograma de, no mínimo, 3 horas de treino por dia.

    Se você quer adicionar o teclado ao seu arsenal em um nível próximo, serão mais 3 horas. Adiciona sax e são mais 3. No final do dia, você dedicou 9 horas para o aprendizado de três instrumentos nos quais você deseja ter uma execução excelente.

    E, apesar de não ser impossível, isso pode ser bastante cansativo e desestimulante.

    Você pode estudar dias alternados. Em um estuda guitarra, no outro piano e no outro sax. Mas aí você já perdeu rendimento em relação a estudar apenas um instrumento todos os dias.

    Pode também conseguir maestria em um e parar com ele até conseguir maestria em outro. Mas técnica é repetição e, quando voltar a executar o anterior depois de tanto tempo, com certeza não estará no mesmo nível de outrora.

    É complicado. Tem que dosar. E tudo vai depender do nível técnico ao qual você deseja chegar em cada um deles. E do quanto você está disposto em ceder o seu tempo pra isso.

    dibass
    Veterano
    # jul/14 · Editado por: dibass
    · votar


    Não conheço nenhum músico bom e excelente em seu instrumento que não toque outro.

    De todo modo, o aprendizado de um segundo instrumento favorece ao outro.
    A exemplo de mim, baixista, que aplico técnicas/rudimentos de bateria nos meus slaps, ou acordes e harmonização de violão, ou ainda Licks de guitarra em solos e coisas do tipo.

    Headstock invertido
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    dibass
    Licks.

    dibass
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Headstock invertido
    thanks!

    Casper
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Quanto mais diversidade, maior diversão, para o amador, claro.
    Mas o profissional, acredito eu, só se beneficia com o conhecimento.

    Jube
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu tenho meus 1 violão, uma guitarra e 1 teclado, o aprendizado de um complementa o outro, mas para ser bom mesmo, acho que o ideal é se dedicar a um deles. Eu resolvi me dedicar mais a minha guita e abandonei um pouco os treinos no teclado e as orquestras eu risquei do mapa.

    jprpfera
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    Eu treino guitarra já a um tempo...agora estou treinando :
    vocal, gaita, teclado e rola um violao nylon(que é uma pegada diferente de guitarra)

    unico que tenho dominio é a guitarra pois já tem uns 7 anos que toco, mas estou adorando aprender outros instrumentos.Requer um bom tempo do dia mas vale a pena!
    Espero voltar daqui 7 anos e ter dominio em todos, e já estar treinando outros instrumentos =D

    clebergf
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    DiegoidBorba

    Vai depender do tempo que vc tem para praticar.
    Com ctz um ajuda no outro, devido ao que o pessoal falou. Cada instrumento tem sua peculiaridade e dificuldade.

    Tbm toco guitarra e meu foco é ser bom em guitarra, porém também toco baixo e estou aprendendo teclado, mas nesses dois é ter uma noção e ir evoluindo em um ritmo bem mais lento q a guitarra.

    carlcarl
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    na maioria das escolas de musica(conservatórios,universidades e outros) o estudo do piano(independente do curso ou instrumento a ser estudado pelo aluno)faz parte do plano de estudos.
    no exterior quase 100% e no Brasil temos alguns lugares nos quais esta forma de ensino é praticada.
    quase todos os músicos extrangeiros(bateristas,percussionistas,guitarristas e outros)tocam piano alem de seus instrumentos principais.
    o estudo do piano facilita a compreensão do estudo de harmonia.
    alguns músicos nacionais que tocam piano alem do seu instrumento principal são:
    Léo Gandelman(sax),Serginho trombone(trombone),marcio Montarroyos(foi um excelente trumpetista),Augusto Arid(bateria),Eliane Salek(flauta),Marcos Ariel(no inicio da carreira era principalmente flautista) e muitos outros.
    é obvio que estes musicos decidiram desde a infância abraçar a musica como profissão e nesse caso o tempo dedicado é total,musica 25 horas por dia.kkkkkkk
    no meu modo de ver nada é proibido,se temos condições e tempo como foi citado pelo amigo clebergf,vamos experimentar outros instrumentos com certeza abrira novos horizontes.
    abçs

    GuitarristaDoNickEstranho
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    DiegoidBorba
    Sim.

    FBlues_rock
    Veterano
    # jul/14
    · votar


    carlcarl
    Fui em um show do Airismar do Espirito Santo, em que no meio da música, largou a guitarra, sentou no piano e seguiu o improviso. Não só sabia tocar, mas fez ótimo improviso.
    Para mim ele é um dos grandes mestres do improviso na guitarra do Brasil, imagino que tocar piano auxilie também nesse desenvolvimento.

    entamoeba
    Membro Novato
    # jul/14 · Editado por: entamoeba
    · votar


    Existem conhecimentos que servem a todos instrumentos e existem conhecimentos que só servem àquele que se pratica. Quando toco bateria, os movimentos que faço não me servem para desenvolver a coordenação nos dedos requisitada para tocar guitarra, mas, por outro lado, reforça as noções rítmicas que são exigidas por ambos.

    Em certos aspectos, a prática de um instrumento concorre com a do outro (já que o tempo para dedicar-se a elas é limitado). Em outros aspectos, elas se complementam. Isso vale, não só para instrumentos diferentes como para o estudo de técnicas e estilos diferentes em um mesmo instrumento.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a A prática de mais de um instrumento músical é favorável ao músico ?