Autor |
Mensagem |
patti Veterano |
# jul/07
Olá pessoal,
Alguém saberia me dizer como executar um staccato na música? A teoria diz que ele indica que o som deve ser articulado e seco. Como seria isso na prática? UM som curto e bem separado do som seguinte?
Obrigada
Patty
Ah, quero executar na flauta doce.
|
CheshireCat Veterano |
# jul/07
· votar
Como seria isso na prática? UM som curto e bem separado do som seguinte?
sim, no piano é assim... você toca a nota e tira o dedo rápido, é como se desse um "pulinho"...
de flauta doce eu não entendo, mas digitando no google eu encontrei isso, talvez o site seja de alguma utilidade pra você:
"staccato - O sopro é totalmente interrompido pela língua entre uma nota e a próxima. Em muitos casos o músico articula a língua como se dissesse tá-tá-tá. No stacato duplo, usado em passagens muito rápidas, o músico articula como se dissesse tá-ca-tá-ca."
fonte
daqui a pouco aparece alguém e te explica melhor, mas espero ter ajudado em alguma coisa =)
|
patti Veterano |
# jul/07
· votar
Gente,
aproveito para perguntar se o staccato reduz o valor da nota, já que gera uma "pausa" entre a nota e a seguite.
Grata.
|
CheshireCat Veterano |
# jul/07
· votar
patti
aproveito para perguntar se o staccato reduz o valor da nota, já que gera uma "pausa" entre a nota e a seguite.
sim, como você perguntou na prática, imaginei que soubesse que, na teoria, staccato(do italiano "destacado") é o nome do ponto de diminuição... Ele diminui metade do valor da nota em que é colocado...
Por exemplo:
semínima com staccato = colcheia + pausa de colcheia
colcheia com staccato = semicolcheia + pausa de semicolcheia
|