Os compassos: qual o efeito na música?

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar

tom_delonge182
hiuahuahaua Chaves!!!! \o/

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar

Dogs2
Pergunta pra ela
eu me limitei a responder a pergunta dela.

Vai deixar de ter acento a cada duas batidas, e será a cada quatro...

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar

Dogs2

Faltou responder a minha:

O que pode mudar e o que não pode mudar para fazer esse encaixe???

Mega
Veterano
# jul/07
· votar

É complicado dizer teoricamente como a mudança de compasso afeta uma música, mas eu já pedi pro meu professor tocar uma música num 6/8 e depois a mesma em 3/4, e a diferença é absurda

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar

james_the_bronson
Eu respondi sim, mas vc não entendeu: a pergunta da menina foi de um compasso 2/4 para o 4/4. Então pergunte pra ela porque ela não usou outros compassos.

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar

Dogs2

Tudo bem, cara. Mas o ponto é que partindo do que você disse aqui:

Repito: na prática não dá em nada mudar.
A acentuação muda, mas se encaixa perfeitamente um 4/4 um 8/8. É matemático.

... dá para estender isso à qualquer o coisa e encaixar qualquer ritmo em qualquer métrica, etc... Até porque tudo parte do pulso ( que não tem acento ), e aí você pode considerar aquele pulso como colcheia, quiáltera de 5, tercina, etc...

O que eu quero dizer, é que, pela sua lógica, eu posso tanto transformar um 2/4 em 4/4, como um 6/8 em 3/4, ou 6/8 em 2/4...

james_the_bronson
Veterano
# jul/07 · Editado por: james_the_bronson
· votar

Ignorando a pulsação, que é o que você fez na sua resposta, a gente pode fazer isto aqui:

Exemplo de transformação de 2/4 para 4/4: Basta apagar o travessão no meio a cada bloco de 2 compassos...

Exemplo de transformação de 15/16 para 4/4: Basta voltar o travessão uma semicolcheia no compasso anterior, duas colcheias no compasso seguinte, etc...

Dogs2
Veterano
# jul/07 · Editado por: Dogs2
· votar

james_the_bronson
ué, é isso mesmo
Acho que sua cabeça empacou na minha ironia da frase "ahiuahauhua ah, mudando as figuras de tempo até meu pau de óculos se encaixa num pentagrama ahaha"
Eu fiquei esperando uma risada de volta mas vc levou mais a sério do que eu pensei

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar

Dogs2

hsushuahsuhasuhaush

Não cara, nada a ver isso...

É o lance da acentuação mesmo que é fundamental. De um 2/4 para um 4/4 nem deve ser tão difícil executar, mas fazendo o exemplo do 15/16 para 4/4 deve ser muito complicado...

Dogs2
Veterano
# jul/07
· votar

james_the_bronson
é, realmente :)

james_the_bronson
Veterano
# jul/07
· votar

Dogs2

:P !!!

Ken Himura
Veterano
# jul/07
· votar

A acentuação muda, mas se encaixa perfeitamente um 4/4 um 8/8
Não existe compasso de 8 tempos. 8 é um compasso misto de (3+3+2) ou qualquer variação dessa aí.

Não é comum de achar, é muito encontrado em música étnica. E não é nem um pouco simples de ler isso. Tenta ler "Seis danças em ritmo búlgaro", do último volume do Mikrokosmos, de Bartok. É tudo em compasso misto.

E depois vem falar que é a mesma métrica de 4/4, 2/4 etc.

Ken Himura
Veterano
# jul/07 · Editado por: Ken Himura
· votar

15/16 é compasso misto.

Tendo a semínima como UT (4), seria um compasso com 3 tempos e 75% de outro tempo. Música indiana tem bastante disso desses tempos incompletos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a Os compassos: qual o efeito na música?