O Comodismo Musical

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# mai/07 · Editado por: brunohardrocker


Bom, tava aqui pensando no tipo de música que as pessoas escutam atualmente, e resolvi fazer um tópico sobre o assunto pra saber o que outras pessoas pensam.

Na minha opinião, atualmente existe um tipo de comodismo musical, parece que as pessoas têm alergia a músicas com mais de 5 acordes, ou que tenham poucos acordes mas bem produzidas, com uma musicalidade boa, arranjos bem elaborados, etc. E ao mesmo tempo, parece que têm um vício por músicas sem acorde nenhum, e quase sem nenhuma melodia, aquele tipo de música que qualquer um, com um pc e um programinha de mixagem faz. E sem contar que uma "musica" desse tipo, aliada à um programa de TV dominicano e um jabá, vende como água.

Não estou de modo algum achando que todo mundo deve ser fã de metal, até porque tem muita porcaria dentro do metal/rock também, até muito mais porcaria do que coisa boa. Muitos outros estilos musicais tem coisas excelentes, Jazz, Funk, Blues, Classico, Fusion, etc.

Temos músicos que se dedicam, batalham pra fazer um trabalho bem feito, e os patrocinadores, a imprensa, o público, não dão a mínima. Ao passo que uma simples musiquinha que qualquer cão sem dono faz, que tocou no Faustão, tá na boca do povo.

Então eu acho que as pessoas deveriam ter um pouco de senso crítico e mente aberta pra música. Não digo isso por querer que todo mundo compre musica de qualidade, muito mais importante que isso: a valorização do músico como profissional.

Digo isso por todas as vezes que chegaram pra mim e disseram: "Como você consegue escutar isso?" "Esse tipo de música é passado" (como se música dependesse do tempo!)

Então é isso, queria saber qual é a opinião de vocês sobre o assunto. Já passaram por isso? Imagino que muitos aqui já tentaram explicar para modistas e seguidores de tendências o motivo de gostar desses tipo de música.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07
· votar


quanto a jabá, domingão e etc nem comento, que já dei opinião em outros tópicos em si

mas quanto somente a criatividade em sí

parece que as pessoas têm alergia a músicas com mais de 5 acordes,

também andam com alergia a solos de guitarra
tem musica que o momento mais esperado é o tal do solo da guitarra, aquele que fica depois da segunda parte e antes de chegar a parte final
ex: musicas como "Sweet Child O' Mine"

ou mesmo que tenha 3 acordes como as "La Bamba" da vida mas pelo menos tem um solo lá que mesmo quem não sabe nada de música sabe como ele começa

outras musicas também chegavam em certa hora tinha om riff que só aparecia ali, não estava no começo, não estava no refrão

ou coisas mais elaboradas, a primeira vez do refrão é normal com resposta da guitarra, na segunda vez a guitarra "canta" e o cantor responde

hoje estão limando tudo, tá uma mesmice, o que tem de solo é solo porco, as que passam de 4 minutos são chamadas de "longas"

LuizJu88
Veterano
# mai/07
· votar


Na verdade o que acontece é que essas músicas (segundo vocês, pobres) são mais facilmente digeridas pelo publico leigo em geral...são mais fáceis de serem ouvidas e entendidas, a mensagem vem direta.
Isso é comum em todos os ramos voltados a arte...literatura, pintura, fotografia, cinema.
Ja vi gente defendendo o ensino musical nas escolas, seria interessante, mas não acho que isso seja viavel por uma série de motivos
E divulgação e contatos são a alma do negócio, em qualquer ramo.
Agora a questão da valorização do musico como profissional é outra coisa, aí o buraco é BEM mais embaixo

PS: Eu gosto de várias musicas consideradas fracas, pobres e acredito q há lugar para todos, alguns caminhos são mais faceis, outros mais dificeis =D

ZeeG
Veterano
# mai/07
· votar


Eh a falta d produtores q sejam ótimos tecladistas =P

Edu Hendrix
Veterano
# mai/07
· votar


A massa sempre foi assim e sempre será.Eu nem tento mudar nada!
Mas o músico sim,aquele de verdade,não deve ter preconceito com qualquer estilo!



Eu pelo menos tento escutar música clássica,rock,pop,blues,funk até,pagode...

Edu Hendrix
Veterano
# mai/07
· votar


Ontem,por exemplo,estava numa lan house assistindo a um concerto!
Quando viro pra trás,vejo uns 3 ou 4 carinhas imitando o maestro e rindo!
Putz,fiquei muito puto,mas infelismente o povo é preconceituoso e ignorante!!

Percival
Veterano
# mai/07
· votar


Talvez um verdadeiro musico tenha que ser mente aberta, sem preconceitos musicais... mas pelo menos que não falte senso de ridiculo.

Musica com segundas intenções é o há nos dias de hoje....

jimmy vandrake
Veterano
# mai/07
· votar


Tudo em excesso enche o saco, Gritos demais, solos longos, distorção excessiva, bumbo duplo, refrão 3 xs, músicas longas e repetitivas...
Ainda estava comentando este final de semana que YES, que é uma assumidade em progressivo é uma banda que não me agrada extamente por estas razões. Isto não é só no rock, é para qualquer tipo de música.

old steel
Veterano
# mai/07
· votar


Musica boa não envelhece nunca.O problema é que existe muito radicalismo,mesmo no Rock,tipo comparações de que fulano é o melhor guitarrista,tal banda é a melhor do mundo.Esse é um tipo de rotulagem ridícula que não leva a lugar nenhum.Existem várias vertentes musicais com seus ídolos em seu estilo.Quanto a música enlatada de grandes massas,é um fenômeno que ocorre no mundo inteiro,porque a grande massa,gosta mesmo é de merda,infelizmente.

fernando tecladista
Veterano
# mai/07 · Editado por: fernando tecladista
· votar


o tópico pelo que entendi, (pelo menos dentro do titulo) não é sobre estilo bom ou ruim, nem muito sobre um modismo pop ou musica pra massa

se entendi a questão é "preguiça" mesmo
as músicas antigas, mesmos de estilos "pobres" tinham sempre um "plus" um "brinde"
ou em linguagem musical:
uma cadencia, uma subida de tom, um trecho com inversão de baixo, uma modulação pra um modo relativo, um instrumento que para e depois volta

hoje tá muito linear:
intro de violão,
primeira parte xarope,
refrão quase gritado,
volta pra parte parte xarope porem com mais guitarra e bateria do que a primeira vez
refrão gritado
refrão gritado com mais guitarras ao fundo
fade out

e não tem muito a ver com nivel cultural, pobre em cultura sempre existiu, mas o cara ouvia e comentava " esse negocio esquisito ai de fundo até que é legal"

Child of Fury
Veterano
# mai/07
· votar


Não sei como alguém aguenta ouvir funk. A musica só tem o mesmo ritmo e a letra só fala de bunda. Parece que o pesssoal ouve musica com o pinto ¬¬

Esses pagodes atuais são a coisa mais clichê do mundo. É só um bando de pessoas num palco, dando dois passinhos pra cá e dois pra lá, cantando as mesmas coisas.

Eu acho que tem a ver com cultura sim, num modo geral, coisa que falta nesse país.

jimmy vandrake
Veterano
# mai/07
· votar


Child of Fury
Talvez esta seja a cultura do nosso país, e nós roqueiros ficamos na contra mão da história, já pensou nesta possibilidade?

brunohardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


fernando tecladista
o tópico pelo que entendi, (pelo menos dentro do titulo) não é sobre estilo bom ou ruim, nem muito sobre um modismo pop ou musica pra massa

se entendi a questão é "preguiça" mesmo
as músicas antigas, mesmos de estilos "pobres" tinham sempre um "plus" um "brinde"
ou em linguagem musical:
uma cadencia, uma subida de tom, um trecho com inversão de baixo, uma modulação pra um modo relativo, um instrumento que para e depois volta


Exatamente isso que eu quero passar!

Por exemplo, uma pessoa que vive frequentando raves, só curte musica eletrônica por estar na moda, aí você mostra a essa pessoa um Jazz, ela mau começa a ouvir a musica e já fala que é uma bosta!

Ou seja, ela pode não gostar do estilo logo de cara, mas talvez se conhecesse-o a fundo, procurasse conhecer a história, os artistas, suas músicas, quem sabe passaria a ter uma outra opinião sobre o estilo? Passar a gostar, ou simplesmente respeitar?

Simplesmente se não CONHECE, não deve falar nada.

pacman jp
Veterano
# mai/07 · Editado por: pacman jp
· votar


brunohardrocker
cara, eu ia acabar falando coisas do tipo "pessoas deveriam ter um pouco de senso crítico e mente aberta pra música... e daí?", mas vc tocou num ponto importante. Se o cara é dentista e faz merda, ele perde os clientes... se é cabelereiro, idem. se o cara é um professor e ensina mal, a galera esculhamba.

mas se o cara é um "músico" e faz algo que a última coisa que pode acontecer é aquilo ser chamado de música, e ele vende milhões.
acaba que a música é tratada como uma espécie de sub-classe,com padrões inversos de todo o resto das atividaes, sendo que é uma atividade profissional tbm,mesmo havendo muito "hobbistas".

mais uma vez, a unica solução que vejo é ficar sentado pelos cantos com outros amigos músicos (ou não), se lamentando da cena infestada com povo que só faz barulhinho sampleado e fala (não canta!) uma letra porca que vai ser o hit dos proximos 4 meses...

e a revolta num é pelo fatpo de ser pop não, pois tem muita coisa desse meio muito boa de se ouvir (se vez em, quando, né? hehhe).

enfim, chega de lamento... hehe


ZeeG
Eh a falta d produtores q sejam ótimos tecladistas =P

isso num é uma agulhada na legião não, né? hehehe

castanho
Veterano
# mai/07
· votar


é... uma coisa que conta muito é a preguiça do povo de ouvir uma coisa nova, ou procurar conhecer um determinado tipo de música, preferem ou vir o que está na rádio, esses dias eu tava escutando aqui no trampo cazuza, e elvis, aí os cara fala: nossa, como se é atrasado, essas coisa aí é do passado, escuta umas coisa mais nova, se curte rave?

só um comentário... KISSASSA É FODA!

magina se eu por música erudita aqui, vão falar que eu pirei...

brunohardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


pacman jp
mas vc tocou num ponto importante. Se o cara é dentista e faz merda, ele perde os clientes... se é cabelereiro, idem. se o cara é um professor e ensina mal, a galera esculhamba.

mas se o cara é um "músico" e faz algo que a última coisa que pode acontecer é aquilo ser chamado de música, e ele vende milhões.
acaba que a música é tratada como uma espécie de sub-classe,com padrões inversos de todo o resto das atividaes, sendo que é uma atividade profissional tbm,mesmo havendo muito "hobbistas".


Exato.

Digmatus Ferreira
Veterano
# mai/07
· votar


brunohardrocker

Concordo contigo no que tange a valorização do músico.

Maspra mim, a critividade da música, as músicas ditas como boas, não está só na teoria, nos arranjos bem elaborados, etc... e muito mais na energia que ela passa, nas mensagens...

Os brasileiros em maioria sao analfabetos em teoria musical, e creio que pra maioria, musica é pra diversão, pra se dançar, não para se fazer analises...

Digmatus Ferreira
Veterano
# mai/07
· votar


fernando tecladista
também andam com alergia a solos de guitarra
tem musica que o momento mais esperado é o tal do solo da guitarra, aquele que fica depois da segunda parte e antes de chegar a parte final


essas são as suas expectativas..
tb grado de solos bem elaborados, mas pra maioria nao eh assim q funciona..

brunohardrocker
Veterano
# mai/07
· votar


Digmatus Ferreira
Maspra mim, a critividade da música, as músicas ditas como boas, não está só na teoria, nos arranjos bem elaborados, etc... e muito mais na energia que ela passa, nas mensagens...

Mas eu não quis dizer que música boa é música complexa, nada disso, só acho que o músico que leva seu trabalho a sério, faz música como arte mesmo, devia ser mais valorizado, independente do quanto que vende ou deixa de vender, as grandes gravadoras deviam ceder um espaço pra eles também, saber que música não é só um produto de venda.

castanho
Veterano
# mai/07
· votar


produto de venda.

num mundo onde tudo anda pra trás, imposível reverter essa situação o.0

Luciene Fer
Veterano
# mai/07
· votar


Às vezes não é nem preguiça. A palavra certa é DESINTERESSE mesmo.

Quantas vezes eu já quis mostrar alguma música/banda diferente (dessas que não passam em rádio/tv - e provavelmente nunca vai passar =´|) e quando tava falando sobre o que eu ia passar pro cidadão "Ah, essa banda aqui é do Japão, dos anos 80 eles fazem um som assim assim assado, acho que vc vai gostar, escuta ae" e o cara já fala "o q? Isso é uma bosta." - antes mesmo de eu passar a música pro cidadão.

E quando me perguntam o que eu tô ouvindo e falo: "Ah, é uma cantora do Camboja, ela manda bem, tem uma banda legal, quer ouvir?" aí a pessoa já faz biquinho e torce o nariz "Fazem música no Camboja?????????????????????????????? Que bosta, ridículo. Tchau, vou lá ouvir uns funk do morro."

Ou alguém que escuta alguma versão pagode/pop/rock de algum clássico da MPB e acham fodona, e quando falo de algum artista clássico da MPB e ficam falando que é brega, coisa de véio...

Os exemplos são muitos =)

Santa ignorância.

Bog
Veterano
# mai/07 · Editado por: Bog
· votar


Luciene Fer

Pois é, eu também vejo isso. Não tem a ver com preguiça, e sim com imagem. As pessoas procuram coisas diferentes na música. Tem gente que procura "emoção", outros procuram "letras engajadas", outros querem "virtuosismo e técnica". Mas eu conheço também que procura apenas músicas da moda para conhecer a coreografiazinha para dançar na festa, gente que quer música para dançar se esfregando, ou gente que quer música com letras simples e que falem do seu dia-a-dia. Na prática, isso quer dizer que algumas pessoas não têm interesse por aquilo que não se encaixa na categoria das coisas que ela procura.

E isso vale para TODOS. Até para mim. Eu não procuro "virtuosismo e técnica", por isso não tenho interesse, por exemplo, em muitas bandas de rockão pesado que o pessoal considera fodonas. Também não procuro "músicas com letras com linguagem simples voltadas para pré-adolescentes". Pronto, CPM22 não entra na minha lista de favoritos.

Agora, obviamente, os frequentadores do FCC são músicos ou ao menos entusiastas. E procuram coisas diferentes do tal mal-falado "povão". Fica fácil apontar o dedo e dizer indignado: "isso não é arte!". Talvez não seja mesmo. Mas e quem disse que o povo que ouve aquilo tem intenções artísticas?

Eu também gosto de cinema. Conheço gente que adora filme de explosão, ou comédia de peido. Será que eu posso apontar para essas pessoas e dizer: "preguiçosos!". Ou "seus ignorantes, vão assistir 2001 e O Golem". Olhem a lista de filmes que mais arrecadaram no boxofficemojo e me digam quais filmes nas posições top são "artísticos". E nem vou falar mais nada, porque sei que tem gente aqui que realmente gosta de Star Wars ou Spider Man.

Também sou fã de filosofia. Conheço gente que tem horror a isso. Quando lê, é livro de auto-ajuda. E o povão lendo revista de fofoca sobre o namorado novo da fulaninha do BBB. Fácil apontar para eles e dizer: "larguem essas porcarias, vão ler Kant". E qual é o livro mais vendido no Brasil hoje em dia? Até um tempo atrás era o da Bruna Surfistinha. Talvez seja agora algum do Paulo Coelho, ou alguma nova aventura do Harry Potter.

Por outro lado, pintura não é a minha praia. Não frequento galerias de arte. No máximo, gosto de quadros com paisagens. Para mim, arte moderna parece um monte de riscos sem sentido. Será que isso dá aos apreciadores dos tais riscos o direito de apontar para mim e me chamarem de preguiçoso, ou ignorante?

Também não sou um grande entusiasta do teatro. Assistia alguma peça ou outra quando morava em Curitiba. Não suporto peça sem uma historinha para eu seguir. Dormi quando me levaram para ver teatro Nô aqui no Japão. Talvez isso dê aos adoradores das cênicas o direito de apontar para mim e dizer: "preguiçoso!"

As pessoas têm interesses distintos. Procuram coisas diferentes. E costumam tratar o restante com indiferença ou desinteresse, como bem disse a colega acima. E se vocês olharem para si mesmos, verão esse mesmo desinteresse que "o povão" tem pela música, mas com relação a outros assuntos.

Agora, muitas pessoas não tem interesse algum por arte alguma. Consomem uma coisa que eu chamo de "cultura ignorante". Não é FALTA de cultura, nem é uma cultura "ruim", só é uma cultura de massa sem grandes firulas intelectuais. Aponta para o médio, o apelativo, o que vende. Mas que tipo de cultura um povo ignorante produz e consome?

Mari Azeitona ;D
Veterano
# mai/07
· votar


É mais fácil dançar dois acordes.

Clave
Veterano
# mai/07
· votar


jimmt vandrake

Saí na metade do show que o Yes deu no Metropolitan, há uns seis anos atrás justamente por causa disso. Cheguei no carro e coloquei "I don't wanna grow up", dos Ramones, nas alturas.

Guitarrist
Veterano
# mai/07
· votar


Bog
Sensacional. Uma crítica absolutamente imparcial e bem feita.

Mas acho que o nível cultural, de maneira geral, educação mesmo, se fosse mais forte neste país, as opções seriam um pouquinho mais interessantes. Cultura alternativa, como música erudita, teatro e livros de Kant teriam mais público.

Gan
Veterano
# mai/07
· votar


Bog
assino em baixo. Eu sempro uso o exemplo das pinturas tb

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


Cada um faça o que quiser na música, não vou ficar me lamentando por outros.

Dogs2
Veterano
# mai/07 · Editado por: Dogs2
· votar


Bog
Concordo com quase tudo que você falou, mas não acredito que o 'povo' curta o mais simples porque a coisa é pouco elaborada.
Os não-músicos sequer tem discernimento para isso. Mamonas fez um baita sucesso e suas músicas eram criativas, bem elaboradas.
O que falta é os músicos do estilo do pessoal desse fórum se dedicarem também ao público não-músico... e a letra nesse caso é extremamente poderosa e importante.
Pode ter a melodia e harmonia que tiver, se você mostrar carisma e conquistar o povo pelas palavras você mostra que é possível fazer sucesso com algo bem feito.
Chico Buarque já tocou em rádios, lembrem-se.

pacman jp
Veterano
# mai/07
· votar


Mamonas fez um baita sucesso e suas músicas eram criativas, bem elaboradas.

Isso viemos a reparar a "pouco" tempo...
quem, na infância, reparou que os "urros" de elefantes em Mundo Animal eram harmônicos artificiais?
quem reparou a quebra de tempo em Bois Don't Cry?
quem reparou que o Hinoto destruia na gruitarra, ou nos slaps do Reoly?

era bom pq era baboseira e a gente curtia...
o "pobrema" é que o povão em geral procura nas músicas apenas o mesmo que a gente procurava na nossa infância... hehehe

mas, em suma, o Bog ta certíssimo.
dizermos que tal tipó de música écerto de se ouvir e outro é errado, é ter a mesma pretensão dos críticos de arte que ditam qual obra é melhor, mais bonita e mais cara.






mas que eu odeio funk e que vou continuar a amaldioar quem ouve isso perto de mim, isso eu vou!!!

Dogs2
Veterano
# mai/07
· votar


pacman jp
Isso viemos a reparar a "pouco" tempo...
quem, na infância, reparou que os "urros" de elefantes em Mundo Animal eram harmônicos artificiais?
quem reparou a quebra de tempo em Bois Don't Cry?
quem reparou que o Hinoto destruia na gruitarra, ou nos slaps do Reoly?

era bom pq era baboseira e a gente curtia...


Pois é, uma baboserira bem feita... cada um tem um motivo para curtir. Você quer o quê, que uma criança de 4 anos goste de Mamonas por causa do sweep picking e caralho a 4?
Eles fizeram músicas para músicos e não-músicos ao mesmo tempo, e isso é algo admirável.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O Comodismo Musical