Quem sente falta do fanatismo dos anos60/70/80

Autor Mensagem
Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Bom dia!!!

gsprs
Assim como excelentes trabalhos com apelo bem comercial.
No fundo tudo é comercial, afinal, todos querem sobreviver daquilo que fazem. Me referi aos casos em que o comercial se torna o principal objetivo...
Valeu!!!

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Cara, na minha opinião, os fãs e não as bandas é que mudaram. A necessidade e a velocidade com que a informação chega criou uma insaciável fome por novidades e o mercado responde com bandas e hits que possuem exatamente o tempo de vida que dura uma novidade. Infelizmente isso é um reflexo da sociedade de consumo, onde tudo é bom até o minuto seguinte, pois é o tempo que se demora para surgir algo mais novo e que desperte o interesse daqueles que já consideram a "novidade" que ouviam até então ultrapassada.

É como a fabricação de carros. A era fordista não existe mais. Não se compra mais um carro que dure mais de "dois segundos" de vida. Não se conserta, se troca. Essa mudança de paradigmas na concepção capitalista de mercado fez com que a novidade deixe de ser novidade em pouco tempo, como você bem lembrou. A década de 80 exemplifica muito isso. A mudança ocorre naquele período.
Porcaria sempre existiu. Letras ruins sempre existiram. Mas vale lembrar que o Rock'n'Rol nasceu sem pretensão intelectual e musical.
Existem coisas boas hj em dia sim. No entanto, difícil é aparecer quando a mídia medíocre é que dita as regras do jogo. Claro que isso não é coisa nova, mas hoje torna-se até 'cool' ser medíocre.

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


IguanaLesPauls
Valeu, eu tambem acho que não tem aquela "magia", na não ser que eu não tenha percebido... Mas nbaquela época as pessoas eram muito mais abertas que hoje- elas não iam a shows esperando ver solos velozes de guitarra- e sim o famoso feeling que as bandas antigamente priorizavam muito mais.

Hoje as pessoas parecem achar que feeling é sinonimo de limitação, o que na verdade não é- pra se passar feeling não é necessario uma pentatonica e um bocado de bends, mas sim a maestria em que se executa a musica, os arranjos e a improvisação( acho eu). Muitas pessoas deixam de gostar de bandas por que os solos são simples demais... ai é foda...


Concordo em gênero, número e grau.

Penta_Blues
Acredite. Mesmo com toda a disposição e facilidade em se conseguir cópias piratas ainda existem fãs que não abrem mão de possuir a obra original de seu ídolo, de ter um encarte bacana que só os CD originais possuem e de ter a discografia completa na estante de seu quarto. Prova disso é que as lojas de CD originais continuam a existir...

Eu sou desse jeito com pelo menos minhas cinco bandas prediletas. O resto, pode ser um cd aqui, um vinil ali, e o resto em mp3, heheheheh!!!

gsprs
A verdade é que em todos os tempos, seja em que época for, existirão sempre os trabalhos e os músicos sérios e de qualidade assim como as porcarias sem conteúdo e com apelo comercial...
Assim como excelentes trabalhos com apelo bem comercial.
(2)

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
mas hoje torna-se até 'cool' ser medíocre.

Poxa, que frase profunda...

Space Ace
Veterano
# mar/07
· votar


eu me considero m fa alucinado de uma banda, comprei todos os albuns originais, eu disse originais, nada de mp3, teve um ate q tive q pegar importado pois nao itnha no brasil, do CARCASS, q na minha humilde opniao é a melhor banda de metal q ja pisou na terra!! e tb fiz uma tatuagem com o logo da banda no meu braço

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa tarde!!!

PAGEWATERSRAUL999
Porcaria sempre existiu. Letras ruins sempre existiram. Mas vale lembrar que o Rock'n'Rol nasceu sem pretensão intelectual e musical.
Existem coisas boas hj em dia sim. No entanto, difícil é aparecer quando a mídia medíocre é que dita as regras do jogo. Claro que isso não é coisa nova, mas hoje torna-se até 'cool' ser medíocre.

Perfeito cara! Também acho que o fanatismo dos "anos dourados" não vem do fato de que as Bandas eram melhores, mas sim de uma época em que o jovem se manifestava através do fanatismo por seus ídolos. Hoje em dia este fanatismo pode não ser tão visível porque a forma com que os jovens se manifestam hoje mudou de "cara", mas ainda existe em menor proporção.


Fupoi Priest
Space Ace
Muito legal caras. Fã é isso mesmo!
Aliás, fanatismo não viria de fã? Ou viria de fanático? Mas e fanático não viria de fã?...rs. Bom tudo vem do mesmo princípio "fã" e desde que não seja "doentio", acho válida toda a manifestação de simpatia por quem lhe faz se sentir melhor.

Valeu!!!

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07 · Editado por: PAGEWATERSRAUL999
· votar


Penta_Blues
Perfeito cara! Também acho que o fanatismo dos "anos dourados" não vem do fato de que as Bandas eram melhores, mas sim de uma época em que o jovem se manifestava através do fanatismo por seus ídolos. Hoje em dia este fanatismo pode não ser tão visível porque a forma com que os jovens se manifestam hoje mudou de "cara", mas ainda existe em menor proporção.

Em minha opinião, a décade de 70 contém o melhor estilo de Rock que gosto. Também é uma época rica em criatividade. No entanto, hoje, o mercado quer SÓ vender. E o que acontece?? Não há espaço para essa criatividade. Que banda teria peito para gravar um disco sem título ou sem citação da banda na capa??
Há coisas ruins antes? claro! Esse negócio de festa Ploc... isso é uma bobagem. O Rock foi moda. Alguém duvida que boa parte dessas bandas de axé, pagode e forró não estaria gravando rock??
Já prefiro não usar a palavra fanatismo. Existe fanatismo hj tbm.

Cara lembro, qdo era moleque, do Roupa Nova com aquele rockzinho: "Foi numa festa..." Eu odiava aquilo. Eu odiava mais ainda quem curtia aquela coisa em festas. PQP!!!! Pior se vc aparecesse com um violão no meio dessa galera: "Toca Wiskey a GO-GO" aí!!!! Aí eu mandava "Silvia"... Sempre tinha uma idiota com esse nome no meio...

Pô aí tinha o Camisa cantando Gothan City (do Jards Macalé): "Cuidado há um morcego na porta principal!" Aí sim!
Velho, isso é assunto para toda uma existência.
O Lulu Santos sempre teve bons músicos. Mas sempre achei uma merda tudo que ele fez, faz, fazia sei lá...

izzystradlin
Veterano
# mar/07
· votar


Talvez ainda exista um monte de homens de 40 anos barbudos e barrigudos ainda fiéis ao Guns n roses, depois de muitos anos de espera do "novo" cd.

ainda nem tenho 40 anos e a barriga ainda é tanquinho...mas fiel sempre e na espera.....

esse fanatismo ou fidelidade só me faz ter mais certeza que hoje em dia os jovens se ligam no que é moda...2 meses depois já trocam de gosto e banda....e saber disso eu lembro de quando tinha 11 anos de idade e ouvi a primeira musica deles...de lá pra cá meu conhecimento musical se expandiu totalmente mas nem por isso ser fã dos fiéis ao Guns deixou de ser prioridade....continuo cada dia mais admirador das atitudes e melodias das bandas dos anos 80/70...

OBS.: Cada um tem seu gosto, logo.....

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Frase que representa bem tal condição atual do consumismo:

"Consumo, logo existo"

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Aliás, fanatismo não viria de fã? Ou viria de fanático? Mas e fanático não viria de fã?...

Ow, eu acho que, lingüisticamente falando, isso que vc falou tá certo. "Fanático" vem de "fã".
Bom, isso é apenas um supositório... heheheh!!

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


Putz cara é complicado viver de saudosimo,mais eu infelizmente sou assim.Não que não tente ouvir coisas novas,acho que quem gosta de música não deve ser preconceituoso.O troço tá difícil,e das coisas novas que ouvi nos últimos tempos, e consegui admirar o trabalho foram os Black Crowes,que por uma certa ironia tem uma veia saudosista.Muito bom os anos 70,com a merda de um mercado fechado que tínhamos,com uma ditadura onde a polícia te dava porrada apenas por vc ter cabelo comprido,ouvir um disco de vinil era um acontecimento onde vc reunia seus melhores amigos para degustar o disco como um bom vinho.Tenho muita saudade deste tempo,embora ache que a internet esta aí para ser usada a aprimorar a cultura musical de todos.

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues

Acho que é o contrário, hein? A palavra "fã" é uma corruptela de fanático - que é aquele que tem fanatismo por algo.

PAGEWATERSRAUL999
No entanto, hoje, o mercado quer SÓ vender. E o que acontece?? Não há espaço para essa criatividade.

Discordo em parte disso. Acho que as "bandas de gravadora" sofrem bastante por serem transformadas em produtos, mas não é assim com todos. Algumas bandas conseguem tomar novos rumos artísticos saindo completamente das fórumulas comericiais das gravadoras.

Obviamente, o estilo pode não ser o que você gosta. Não conheço (fora do underground) bandas de rockão que façam isso, até porque se inventam demais, sempre tem quem reclame. Mas o que dizer de uma banda como os Los Hermanos, que apareceram com um 2o. disco totalmente diferente do 1o? A gravadora chiou, reclamou que o disco não tinha nada parecido com uma nova Anna Julia, mas no final prevaleceu a decisão artística da banda. Outra banda que pegou pesado nas viagens esquisitas foi o Pato Fu, que começou a produzir independentemente da gravadora, usando ela só para a distribuição.

Novamente, me parece que o problema está no fato de que todos estão se voltando apenas para o hard rock, o bom e velho "rockão", que é a preferência geral da galera aqui. Se for assim, concordo que a situação era muito melhor nos anos 70. Mas se forem olhar outros estilos, vão notar que tem sim fanatismo, criatividade e interesse artístico.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07 · Editado por: PAGEWATERSRAUL999
· votar


Bog

Sim... existem bandas que conseguem ter um pouco de autonomia. Mas são poucas. A imposição de gravadoras é muito forte. É o conhecido "dá ou desce".
Sempre deixei claro aqui que há gente boa no underground.
A minha colocação foi para a música em geral.
Já ouvi a Marina tocar em três rádios ao mesmo tempo com duas músicas diferentes. E aí?? foi o público que pediu???

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999

Cara, estou com pena da Marina...Sei que ela nunca teve uma voz forte, mas...caramba, coitada, ela tá muito mal.

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


Mas, vem cá, estamos falando do jabá, certo ?

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Clave

Mas é claro! O mercado hoje, é isso!

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


Ah bom, pensei que houvesse alguma dúvida quanto a isso.

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


Minha banda, por exemplo, é a segunda melhor do mundo (perdemos apenas pros Beatles), só que só nós da banda mesmo sabemos disso.

old steel
Veterano
# mar/07
· votar


Porra fupoi ,menos.

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


old steel

Tá bom, tá bom!! Eu confesso: somos melhores que os Beatles também, mas só a gente sabe...

Hehehehehheheheheheheheh!!!!!!!! :}

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


Clave
Cara, estou com pena da Marina...Sei que ela nunca teve uma voz forte, mas...caramba, coitada, ela tá muito mal.

Muito mal como?? de saúde? musicalmente? acabou o $ p/ jabá??

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem sente falta do fanatismo dos anos60/70/80