Você sente a uma falta de "magia"?

Autor Mensagem
Stalingrado
Veterano
# set/08 · Editado por: Stalingrado


Você sente uma falta de "magia"?
Errei o título, mas acho que deu pra entender!
Bom, galera, acho que vou encontrar alguem que compartilhe, talvez não, mas eu quero ouvir opiniões sobre o assunto.
Há alguns anos atrás, antes de saber tocar alguma coisa, eu achava incrível alguem tocando um simples Dó no violão. Ficava bestificado, achava o som lindo e tudo. O tempo foi passando e fui aprendendo a tocar, a pegar as músicas de ouvido, a perceber os timbres, os instrumentos nas músicas. E o que acontece? Hoje eu não consigo sentir mais aquela mágia de antigamente. Vejo alguem tocando e já percebo uma desafinação, um timbre ruim, ou simplesmente acho "normal". Minha mente não permite a música fluir como antes e achar aquilo incrível. Será que tudo o que aprendi só me tornou mais idiota? Se vocês já passaram por isso, ou estão passando, por favor, compartilhem!
Abraços!

Stalingrado
Veterano
# set/08
· votar


Alguem?

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Isso faz parte do processo. Só significa que você evoluiu: seu ouvido agora capta as nuances, os pequenos detalhes, coisa que não acontecia antes. Busque essa perfeição, acho que vale a pena!

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Eu, particularmente, comecei a me cansar de certas bandas, compositores, músicas em geral, que são previsíveis demasiadamente, repetitivas, comuns, pouco ousadas. E vivo procurando coisas novas, apesar de gostar das "velharias". E a internet permite que a gente vá atrás dessas coisas...

Stalingrado
Veterano
# set/08
· votar


Pseudonimum
Eu busco sempre coisas novas também. Acho isso muito importante.
O que quero dizer é que eu gostaria de ouvir e sentir aquela emoção que eu sentia antes, você entende?
Outra coisa que acontece, por exemplo, é que eu escuto uma música. Quando eu aprendo a tocá-la, perde um pouco a mágica também, o que será isso? Eu amo tocar, muito mesmo! Eu só gostaria de deixar a música fluir. Considero os detalhes extremamente importantes, mas tem horas que eles se fazem desnecessários.

fernando tecladista
Veterano
# set/08 · Editado por: fernando tecladista
· votar


eu já tive uma fase dessa, ainda tenho quanto muita coisa produzida ultimamente, está tudo pasteurizado

outra coisa que vi é que quando você começa a ouvir muita coisa por indicação dos outros e acha que você tem que ouvir aquilo porque todo músico escuta aquilo me dá essa falta de magia
"músico que toca pra músico" ultimamente é tão broxante quanto assistir palestra sobre teorias de administração de empresas no mercado globalizado

Vejo alguem tocando e já percebo uma desafinação, um timbre ruim,

ultimamente isso está me dando tesão
baixei umas gravações da jovem guarda, outras coisas antigas como raul, secos e molhados e mais uns trecos
onde você escuta algo saturado, o baixo levemente fora de afinação, a bateria encobrindo tudo naquelas viradas que duram 2 compassos, piano estralado....

e eu adoro isso

Pseudonimum
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado
eu escuto uma música. Quando eu aprendo a tocá-la, perde um pouco a mágica também

Tenho disso. Já me senti até triste por esse tipo de coisa. A música parece tão mágica, mesmo que seja simples, e quando toco ela, torna-se banal... Já ouviu falar que perdemos a magia por algo quando entendemos aquilo? A idealização, ou qualquer tipo de pensamento prévio ao conhecimento profundo de algo, é quebrada quando se entende.

Ainda não sei o que fazer nessa situação. Acho que temos que tentar resgatar aquele sentimento, mas pondo afeto na música quando a tocamos, de forma que não seja uma produção meramente racional... Porque quando se estuda uma música, exige-se racionalidade. Eu sei, eu estudo música erudita, é assim mesmo. O negócio é (acho): 1º) sentir a música (ao ouví-la); 2º) racionalizá-la (pra aprender a tocar); 3º) e então sentir de novo (entrando na música ao tocá-la, pondo seus sentimentos, sua cara nela).

Isso me fez lembrar de um DVD do Pink Floyd, com eles já velhos e tudo mais, onde o Gilmour diz que queria ter a experiência de sentar-se, pôr seu headphone e ouvir, pela primeira vez, de forma inédita, o Dark Side of the Moon. "Essa é uma coisa que eu nunca pude fazer".

Stalingrado
Veterano
# set/08 · Editado por: Stalingrado
· votar


Lembro-me bem do meu primeiro ensaio com um baterista (toco guitarra e violão). A música era "Amor Maior" do J. Quest (pode sacanear), mas digo mesmo, quando entraram os pratos, o bumbo, o baixo na música, eu quase chorei de tão emocionante que foi aquilo. Hoje, eu ensaio e não sinto mais isso, saca?
Eu pesquiso muito e busco entender tudo o que envolve música. Desde assuntos voltados à teoria, improvisação, harmonia, à produção musical, mixagem, masterização. E o que parece é que tudo isso me deixou muito crítico e muito perfeccionista. É bom? Às vezes, nos momentos certos.

Richard Guitar
Veterano
# set/08
· votar


Tenho disso. Já me senti até triste por esse tipo de coisa. A música parece tão mágica, mesmo que seja simples, e quando toco ela, torna-se banal

As vezes acontece comigo isso também.

Mas o contrário também acontece, uma música que eu não acho tão boa, mas quando eu vou tocá-la eu passo a gostar.

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


vai ouvir jazz que passa

toty
Veterano
# set/08
· votar


a vida da gente e feita de fases...essa é só mais uma.

CheshireCat
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado
. Vejo alguem tocando e já percebo uma desafinação, um timbre ruim, ou simplesmente acho "normal".
Bom, eu ainda(?) não tenho isso porque não faz muito tempo que eu estudo e meu ouvido é uma droga.
(a não ser, claro, que a pessoa esteja tocando MUITO ruim, aí eu percebo)

eu escuto uma música. Quando eu aprendo a tocá-la, perde um pouco a mágica também
No meu caso é o contrário. Quando eu aprendo a tocar uma música, fico ainda mais encantada por ela. Tipo "nossa, não acredito que eu finalmente tô tocando isso!! *-*"

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado
Isso vai acontecer até você encontar o próximo indivíduo que te deixe bestificado.

Eu estava achando tudo muito sem graça em termos de violão, até que vi esta porra aqui:


Burp após Duff
Veterano
# set/08
· votar


Quando eu ouvia Hell's Kitchen, Finally Free (e não sabia tocar) do Dream Theater chegava a coloca-las umas 10 vezes seguidas.
Depois que aprendi, deixou de ser aquela maravilha.

Agora, só quando eu ouço Led ou algumas outras músicas aleatórias eu consigo sentir a música.
Normalmente eu sou mais crítico.
Tem vezes que vou em show, e em vez de curtir, eu fico encontrando erros, até eu me acho chato.

DarkMakerX
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
bem loko esse cara!
ja tinha visto

Stalingrado
acho isso normal...ainda nao senti isso pq nao tenho um estudo aprofundado mas ja estou caminhando, acho algumas coisas que antes eram maravilhas meio monotonas....

vc tem que se ligar no momento
videos das bandas tocando ao vivo, pq mesmo que desafinem, elas estao fazendo um show. aquele solo que o cara levanta a guitarra, a energia do local, enfim, busque alguma coisa que te motive!

eh otimo ter um lado perfeccionista, mas tente deixar ele de lado as vezes pra voce perceber que nem tudo vai ser perfeito, entao busque o prazer nas imperfeicoes!

Johnny Favorite
Veterano
# set/08
· votar


erico.ascencao
cara, mas que fdmãe esse cara, muito foda o som que ele tira!

Claudio Natureza
Veterano
# set/08
· votar


o gordinho é bom pra caralho

procura Badu Assad também, ela é foda

tem muita coisa boa, mas tem que fuçar.

se for esperar pelo Faustão....rs

e quem aprende passa a ser mais exigente, é natural.

abçs

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado

hehehe....
normal cara... e eu que to estudando ainda fico impressionado com muita coisa que no futuro provavelmente não irei ficar!!

abraço

Rmiguez
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado

Outra... pessoal que começa a entender muito começa a prestar muito mais atenção na harmonia do que na melodia... afinal, uma melodia qq um pode fazer sem saber tocar nd...

mas acho isso um equivoco tb... acho a melodia mais importante e me prendo mais a ela qndo vou analisar.. a harmonia sendo complexa ou simples, com uma boa melodia da pra sentir a música!

Abs

PFOA
Veterano
# set/08
· votar


Sofro disso também, mas não na música, e sim no xadrez, me recordo da época em que eu estava começando a aprender os movimentos de cada peça, era tão incrível, tão novo.

james_the_bronson
Veterano
# set/08 · Editado por: james_the_bronson
· votar


falta de "magia"

Hadouken!!!

O
|/_ <0
|
/ >


Pardal
Veterano
# set/08
· votar


Agora, a única coisa que eu consigo repetir, nunca perder tesão, tocar e ouvir incansavelmente, é Bach. E que seja bem-tocado!!! Acaba assim, você exige que a música seja muito comunicativa, e que você já esteja ouvindo a um bom tempo.

Tonico Presley
Veterano
# set/08
· votar


Acredito que todo nós guitarristas passamos por isso e é comum. E se você não encontra algo que te satisfaça na música no mundo, crie algo que o faça. Acho importante também se reconhecer como músico não apenas como instrumentista, curtir a música num todo não só a linha de guitarra. E sobre o que você falou da primeira vez que ensaiou e que agora não sente mais também estava sentindo isso. Até que fiz uma jam com gente que nunca tinha tocado antes e concluí que é sempre bom buscar tocar com novas pessoas.

Stalingrado
Veterano
# set/08
· votar


Putz, valeu pelos coments ae, galera. É mais fácil entender uma situação quando você não se encontra sozinho nela.

Johnny Favorite
Eu ouço jazz sim! Mas eu falo é sentir emoção em músicas mais simples. :D

toty
Espero que passe!

erico.ascencao
Muito bom esse vídeo, adorei! Além da técnica exuberante, a música é fantástica, emocionante mesmo! Valeu!

Burp após Duff
Taí uma banda que não perde a magia pra mim, nesse sentido. Mesmo eu aprendendo, ainda é muito emocionante ouvir essas músicas!

Rmiguez
Então será que vai chegar uma hora em que tudo vai ser chato? Não posso crer nisso...

DarkMakerX
Buscar o prazer nas imperfeições, é isso que vou buscar. O foda é que a emoção na música não é só o ouvinte quem faz, é o intérprete também. Portanto, como ouvinte, vou fazer a minha parte de buscar tirar o melhor do que eu to ouvindo!

PFOA
ASHUshusah, que engraçado!
:P

james_the_bronson
Vou relevar! Tak-tak-taru- guen!

Tonico Presley
Pow, eu acho que isso é mal de guitarrista mesmo. É meio que uma cultura de querer criticar tudo... Em vez de buscar ouvir o melhor possível. Certa vez, numa comuna ae do Orkut, o cara postou o track original do solo de Bohemian Rhapsody e criou um tópico com o título "Bohemian Rhapsody - Execução e timbres perfeitos". Em nenhum momento o autor do post disse que tinha sido ele quem tinha tocado, e a galera meteu o pau foi certo! Disse que aquilo parecia Guitar Rigs, timbre virtual demais, quando na verdade, era o próprio May, a gravação original...E aí que o pessoal lá ficou na merda mesmo! É complexa a atitude dos guitarristas...

GDias
Veterano
# set/08
· votar


Pior que não. Quando eu acho que escutei tudo, aparece alguma música com uma outra proposta, com um bom refrão, com uma BAITA linha de baixo. E mesmo que eu encontre um errinho, uma desafinação, de algum jeito o troço me encantou, ora.

erico.ascencao
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado
Outr sugestão: escute How Can I Go On, do Queen. Aquela harmonia do final da música é um troço emocionante.

Ikaruz
Veterano
# set/08
· votar


Stalingrado

Quando acontece isso eh bom parar um poco com musica, ou talvez mudar de estilo de musica... escuta algo diferente ou um som + complexo

eu achava incrível alguem tocando um simples Dó no violão.

escute o Marcel Powell tocando...

LevyAthan_LuKs
Veterano
# set/08
· votar


É, eu sei bem como é...desde que peguei num violão pra aprender já começo a perceber erros nas minhas músicas favoritas...mas é isso aí, significa que você já evoluiu bastante, e pra mim, isso é algo positivo!

Afferson
Veterano
# set/08
· votar


Avenged Sevenfold - Strenght Of The World
ta ai a magia

CabeçaChataRocker
Veterano
# set/08 · Editado por: CabeçaChataRocker
· votar


Nao msm, toco violao ha 1 ano e 3 meses, guitarra ha 10 meses e ainda viajo nas musicas, so q agora sou mais exigente, nao a titulo de tecnica e complexidade, mas de emoçao, musicalidade e criatividade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Você sente a uma falta de "magia"?