Quem sente falta do fanatismo dos anos60/70/80

Autor Mensagem
IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07


Quem aqui sente falta daquele fanatismo- em que ao tu ouvir uma banda que realmente gostasse, tu jurava amor eterno a ela e esperava fiel durante 5 anos pelo lançamento de um CD, ouvindo e re-ouvindo os cds antigos sem parar para saciar a sua fome, seguia a turne dessa banda numa combi com 4 amigos tão fanaticos quanto tu pra camparem um dia antes do show e pegar a primeira fila, tu sabia tudo sobre todos integrantes da banda e estava sempre atento no jornal pra ver se não achava nada dela (naquela época não existia internet)...

... quando não tinha preconceito quanto a outros estilos de musicas, se não aos modismos e as musicas umas iguais as outras, e de quando os fãs sentiam na veia a morte ou acidente que sofriam os seus ídolos (comum naquela época de drogas)... ´

...da época das groupies (será essa uma espécie em extinção?) e da harmonia em que viviam as pessoas que tinham um idolo em comum..

Bom, essa época acabo e a gente vive o que pra mim é essa merda de hoje, o que há um ano atras o The darknes (exemplo ficcional, não me veio outro na cabeça) era uma banda com diversos seguidores, hoje ela ja esta esquecida pois demoro um ano pra lançar um CD.

E com essa história de MP3, tu ouve uma musica que boa nas radios, baixa ela na internet ouve até a exaustão e depois esquece ela, ao invés de conhecer melhor a banda...

Talvez ainda exista um monte de homens de 40 anos barbudos e barrigudos ainda fiéis ao Guns n roses, depois de muitos anos de espera do "novo" cd.

Mas sinto falta desse fanatismo, apesar de ainda existir hoje, as pessoas (boa parte da população mundial) não valoriza as bandas como antigamente, quanto a isso nada pode-se fazer(ou quem sabe aparece um novo Zeppelin/ Beattles/Elvis Presley...).

Òbvio, ninguem é obrigado a gostar de uma banda tão intensamente, como vão aparecer pessoas que dirão :

" ta meu, só porque eu gosto de uma banda eu não preciso dar o ** pra ela e dar gritinhos cada vez que vou ao show delas"

E outros se limitaram a copia-la:

"ta meu, só porque eu gosto de uma banda eu não preciso dar o ** pra ela e dar gritinhos cada vez que vou ao show delas(2)"

Em parte voces estariam certos, só não iniciem uma briga nesse forum, essa não é a questão, a questão seria quem sente falta da "louvação" de sua banda...

IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07
· votar


" fale o que tu queres, pois é o seu direito- só não inicie brigas por diferença de ponto de vista"

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


IguanaLesPauls

Acho que 'fanatismo' não seria o termo do que vc argumenta.
Talvez Fidelidade e/ou a dose certa de uma Ingenuidade um tanto esquecida e mal julgada nos dias de hj...

Clave
Veterano
# mar/07
· votar


Tópico interessante Iguana.

Olha, de minha parte posso dizer o seguinte: continuo fanático por alguns artistas, como por exemplo, Chico Buarque, para citar apenas um exemplo. Acho que fui a todos ou quase todos os shows que o cara deu aqui no Rio e a todos assisti como se estivesse num culto. Por isso não sinto falta, pois continuo fanático.

Faço o mesmo quando assisto aos shows do Alceu Valença, de quem sou fã de carteirinha e de primeira hora, assim como da Zélia Duncan, que gosto pra caramba, assim como fiz nas duas vezes que assisti ao Eric Clapton no Sambódromo.

Acho que o que está faltando mesmo é o surgimento de artistas que nos façam ficar fanáticos, pelo menos a mim. No entanto a gente não pode esquecer que tem muita gente que segue a Pitty, o CPM22, o Evanescence e até mesmo o Simple Plan como se eles fossem deuses. Dizer que nenhum deles presta é outra história, afinal não estamos falando de gostos, mas de...como dizer...idolatria, certo ? O que dizer dos fãs do DT ? Eles também são bastante fiéis.

Será que o que não está faltando é o surgimento de uma banda, de um artista excepcional que te agrade ? (Estou pergutando numa boa please.)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/07
· votar


Existe sim, existem inumeras bandas que tem um sequito fieis de fãs, bandas que apareceram nos idos dos anos noventa... veja, eu pelo menos sou um dos seguidores de gente que nem Neutral Milk Hotel e por ai vai...

IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
Pois é amigo, não achei um termo adequado...

Clave
E ae cara, acho que banda boa assim existe em todas esquinas (isso foi uma hipérbole), mas ewles não tem espaço na midia pra todos conhecerem...essa banda de que estamos falando pode estar nesse forum nesse exato momento, discordando do que estou dizendo, mas o problema é a falta de espaço e em parte a preguiça dos ouvintes em procurar gostar de uma banda(isso não é critica a ninguem, se estiver errado apenas corrijam-me). Isso ae, abraço a todos.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


IguanaLesPauls
Pois é amigo, não achei um termo adequado

Mas, legal sua preocupação.

chadmoon
Veterano
# mar/07
· votar


eu como sou ainda uma criança (16 anos) ñ tenho mt nossao do q era o fanatismo nas decadas anteriores, mas realmente com a mídia internet e tudo mais esta mto facil pras c conhecer as bandas e ter informações, axo
q isso ao mesmo tempo q faz a gent saber tudo sobre nossas bandas preferidas tb nos afasta um pouco delas. por exemplo: alguns d nos podemos baixar cds e shows inteiros das bandas q gostamos mas antigamente pra ver uma banda tinha q ir ao show, nao sei c na epoca os shows eram caros ou não, e as vezes qndo alguem q eu gosto vem c apresenta ond eu moro e eh mto caro eu me contento vendo videos da banda sem conhece a energia q elas passam no palco.
Nao sei c isso é bom ou ruim mas acaba sendo mais dificil pra mim "idolatrar" uma banda.

luis alexandre
Veterano
# mar/07
· votar


quem sabe aparece um novo Zeppelin/ Beattles/Elvis Presley...).

Qm dera se hoje em dia houvesse espaço para uma banda dessas ressurgir...espero que ocorra com a de todos e com a minha ( todas que tocam rock n roll 60/70)...

Rock n roll forever

IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07
· votar


chadmoon
Pois é- eu tambem so criança hehe, mas eu escrvi isso com base de fundamento no meu padastro (esse sim viveu uma época boa, e era um loco por musica- tinha toneladas de LP, inclusive umas viagens,que tu ouvia um CD do Zeppelin com sonzinhos de chuva e goteira no fundo) e no filme Quase Famosos( dizem que a banda que protagoniza esse filme foi inspirada no Zeppelin).

luis alexandre

Rock n roll forever[i][/i] (2)

brunohardrocker
Veterano
# mar/07
· votar


Esses valores(?!) se perderam junto ao rock'n'roll.

Hoje em dia, nem a MÚSICA em sí, é prestigiada. As únicas bandas que possuam aqueles fãs fiéis são aquelas que se originaram nos anos 60/70/80 e que estão na ativa até nos dias de hoje.

Midgard
Veterano
# mar/07 · Editado por: Midgard
· votar


fanatismo soh presta se for pelo Maiden \m/

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Talvez ainda exista um monte de homens de 40 anos barbudos e barrigudos ainda fiéis ao Guns n roses, depois de muitos anos de espera do "novo" cd.
Estes são os de 30 anos, os de 40 é Zeppelin, Purple, e aquelas bandinhas que quase ninguém gosta, e tem mais nós de 40 cagamos para o Chinese Democracy, queremos mais é que o cú do Axl Rose pegue fogo no dia da greve dos bombeiros.

IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
AUHAHAHAUHAUHAUAHUAHUAHAUHAHU- não parei pra fazer calculos- mas tu pego led na epoca em que ele ja tava acabando né? na tua adolescencia, digo...

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


IguanaLesPauls

lançamento de um CD, ouvindo e re-ouvindo os cds antigos

Pequena correção: nos anos 60/70/80, ninguém ouvia CD. Heheh...

Eu acho que você andou assistindo Quase Famosos, né? Filmão, mas...

Quanto aos Guns'n'Roses, você precisa refazer as contas mesmo. Os fãs fanáticos normalmente estão abaixo dos 30 anos, é aquele pessoal que era adolescente ou criança no começo dos anos 90. Eu conheci vários na época da escola, hehehe

Ok, mas quanto ao tal "fanatismo", acho que o que aconteceu recentemente é BOM. Foi simplesmente a disseminação da informação. Tudo ficou muito mais acessível. Se antigamente você ia comprando discos aos poucos, ouvindo cada um deles até furar, escolhendo com todo o cuidado, hoje em dia você pode ir baixando discos na Internet em quantidades ridículas. Eu mesmo tenho muito mais discos no computador do que poderia ter comprado em toda a minha vida. Aí é que tá - e é algo que mesmo as gravadoras parecem não compreender - se eu não tivesse a Internet, eu NÃO compraria todos esses discos. Escolheria apenas os melhores. Mesmo as velhas fitinhas K7 que a gente gravava, jamais seriam o suficiente para tudo o que eu tenho hoje. E eu considero isso uma coisa boa.

Agora, se você acha que não existe mais o fanatismo, é porque está olhando para o lugar errado. Que tal parar de olhar para as bandas de hard rock, metal, progressivo e afins? Afinal, a vida é difícil para qualquer banda nova que vai se ver comparada a Led Zeppelins, Pink Floyds e Iron Maidens, que já engolem praticamente todo o fanatismo possível e imaginável. Mesmo no pop rock brasileiro, a gente encontra fãs de Legião Urbana que nem sabiam quem era Renato Russo quando o cara morreu. Agora, se mudarmos um pouco o olhar, vamos encontrar... Los Hermanos! Acredite, vá num show deles e você vai ver com os próprios olhos todo o fanatismo que você pensa não existir mais. Incluindo as groupies alucinadas cantando aos prantos e fazendo de tudo para ficar com aqueles caras - e olha que são caras desgraçados de feios.

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


IguanaLesPauls
Peguei Led em 1977 no lançamento do filme e o último disco In Trough the out door (1979), com a formação completa. Tempos maravilhosos, afinal tudo era muito recente, qualquer outro álbum de qualquer banda raramente tinha mais do que 5 anos.
O mais foda era acompanhar tanta sonzeira, era muita coisa acontecendo ao mesmo tempo.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# mar/07
· votar


jimmt vandrake
Talvez ainda exista um monte de homens de 40 anos barbudos e barrigudos ainda fiéis ao Guns n roses, depois de muitos anos de espera do "novo" cd.
Estes são os de 30 anos, os de 40 é Zeppelin, Purple, e aquelas bandinhas que quase ninguém gosta, e tem mais nós de 40 cagamos para o Chinese Democracy, queremos mais é que o cú do Axl Rose pegue fogo no dia da greve dos bombeiros.


Opa!!! Os de 30 e poucos são da época do Maiden, Judas etc. Embora, no meu caso, foi Zeppelin, Sabbath, Raul etc. que comecei a escutar primeiro em 1978...

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


IguanaLesPauls

Tópico interessante, parabéns!


Acredito que nos anos 60/70/80, as bandas tinham mais qualidade nas letras, acreditavam mais na música e não se vendiam tanto comercialmente. Para mim, isso acaba interferindo na imagem e no interesse dos fãs.
Antes, haviam verdadeiros concertos musicais, e hj oq achamos? Td está diferente na música, inclusive essa facilidade que vc citou no 1º post, de conseguir td pela internet.
Antes, era uma diversão sair catando raridades, gravar em k7 e sair distribuindo para os amigos. Passar o dia na frente do rádio para esperar a música, e depois que conseguisse gravar, tirar a letra só de ouvido, e ainda com algumas palavrinhas mal entendidas...hehe
Era bom, tinha magia. Isso acabou e conseqüentemente não possibilitou contato dos artistas com as novas gerações. Mas existem os fidelíssimos.

:)

Penta_Blues
Moderador
# mar/07
· votar


Boa tarde!!!

Carla Andréa
Acredito que nos anos 60/70/80, as bandas tinham mais qualidade nas letras, acreditavam mais na música e não se vendiam tanto comercialmente.
Vc tem certeza que conhece as letras e as bandas dessa época?!...rs

IguanaLesPauls
Cara, na minha opinião, os fãs e não as bandas é que mudaram. A necessidade e a velocidade com que a informação chega criou uma insaciável fome por novidades e o mercado responde com bandas e hits que possuem exatamente o tempo de vida que dura uma novidade. Infelizmente isso é um reflexo da sociedade de consumo, onde tudo é bom até o minuto seguinte, pois é o tempo que se demora para surgir algo mais novo e que desperte o interesse daqueles que já consideram a "novidade" que ouviam até então ultrapassada.

Valeu!!!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Vc tem razão no aspecto do consumo rápido esta é a característica da década passada e atual, mesmo em meio a um maremoto de lançamentos de tudo quanto é tipo. Porém a qualidade do som dos anos 60 70 e 80 era muito superior tanto é que é um gênero intitulado de clássico, prova disto que o consumo das gerações atuais consome tanto as bandas clássicas quanto as atuais.

Fupoi Priest
Veterano
# mar/07
· votar


Eu sou fanático por Beatles!!

E um pouco por Judas Priest, também.

Carla Andréa
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Vc tem certeza que conhece as letras e as bandas dessa época?!...rs

Absoluta.
São incomparáveis a atual.

Abraços.

IguanaLesPauls
Veterano
# mar/07
· votar


Bog
Tu tem um ponto interessante... Legal tu não ter chegado chingando e tal...
Carla Andréa
Valeu, eu tambem acho que não tem aquela "magia", na não ser que eu não tenha percebido... Mas nbaquela época as pessoas eram muito mais abertas que hoje- elas não iam a shows esperando ver solos velozes de guitarra- e sim o famoso feeling que as bandas antigamente priorizavam muito mais.

Hoje as pessoas parecem achar que feeling é sinonimo de limitação, o que na verdade não é- pra se passar feeling não é necessario uma pentatonica e um bocado de bends, mas sim a maestria em que se executa a musica, os arranjos e a improvisação( acho eu). Muitas pessoas deixam de gostar de bandas por que os solos são simples demais... ai é foda...

jimmt vandrake
Queria ter nascido nessa época... Podia não ter a facilidade de hoje em dia- mas as bandas valiam o esforço...

Penta_Blues
"...pois é o tempo que se demora para surgir algo mais novo e que desperte o interesse daqueles que já consideram a "novidade" que ouviam até então ultrapassada. "
Pois é, falou a verdade... Mas tipo- o meu padastro comprava tudo que era LP alem dos do zeppelin- mas apesar de gostar de gostar de outras bandas como deep purple, pink floyd, muddy waters, black sabbat...
Ele continuava fiel acima de tudo ao zeppelin, e ele não era o unico- muitos amigos dele e conhecidos dele eram assim. Hoje muitas pessoas descartam a banda por não conseguir esperar um proximo cd ou trabalho, mas fazer o que, dar um tiro no meio da testa deles? não, cada um faz o que quer, a unica coisa que se perdeu um poco foi aquelas morais dos tempos antigos...

abraços a todos.

Penta_Blues
Moderador
# mar/07 · Editado por: Penta_Blues
· votar


Boa noite!!!

jimmt vandrake
prova disto que o consumo das gerações atuais consome tanto as bandas clássicas quanto as atuais.
Cara, acho que podemos falar de igual pra igual tendo em vista que somos tiozões (rs) e vivemos as mesmas fases mais ou menos juntos.
O que acontece com a música dos anos 80 hoje em dia, foi o mesmo que aconteceu com a Disco (anos 70) na nossa época de balada (80 e tantos...rs). Ou seja, é um fenômeno cíclico e que com certeza se repetirá mais tarde com o Grunge dos anos 90. Na minha opinião, tem mais a ver com os jovens descobrindo sons que eles não curtiram à época e menos a ver com a qualidade em si. Estou certo que vc se lembra da enxurrada de bandas e contores medíocres de "um só sucesso" que desapareceram tão rápido quanto apareceram...
Alguma semelhança com os dias atuais?...rsrs
Não que não hajam os clássicos, pois estes sempre existirão e certamente surgirão. Basta dar tempo para que as novas músicas (que tenham qualidade) se tornem um clássico de sua época.

IguanaLesPauls
Mas tipo- o meu padastro comprava tudo que era LP alem dos do zeppelin- mas apesar de gostar de gostar de outras bandas como deep purple, pink floyd, muddy waters, black sabbat...
Cara, estou certo que vc também faz isso com seus ídolos, só que hoje, ao invés de ter uma cópia original, vc tem tudo à disposição nos EMule da vida.
Acredite. Mesmo com toda a disposição e facilidade em se conseguir cópias piratas ainda existem fãs que não abrem mão de possuir a obra original de seu ídolo, de ter um encarte bacana que só os CD originais possuem e de ter a discografia completa na estante de seu quarto. Prova disso é que as lojas de CD originais continuam a existir...

Carla Andréa
Absoluta.
Vamos lá então para as letras de qualidade:
Anos 60: Beatles - Ob-La-Di Ob-La-Da
Desmond tem um carrinho-de-mão no supermercado
Molly é cantora em uma banda
Desmont diz a Molly, garota gosto de você
E Molly diz isto, pegando-lhe na mão
Ob-la-di, ob-la-da, a vida continua
La la como continua a vida
Ob-la-di, Ob-la-da, a vida continua
La la como continua a vida
Desmond pega um bonde-elétrico e vai à joalharia
E compra um anel de ouro de 20 quilates
E leva-o a Molly que espera à porta
E assim que ele dá-lhe o anel, ela inicia a cantar

Anos 70: Anita Ward - Ring My Bell
Estou feliz você esta em casa
Bem, você realmente esqueceu de mim?
Eu adivinhei pelo olhar no seu olho (olhar no seu
olho, olhar no seu olho)
Bem se deite e relaxe enquanto eu guado os pratos
Depois você e eu podemos balançar um sino
Você pode tocar meu sino, tocar meu sino

Anos 80: Divinyls - I Touch Myself
Eu me amo eu quero que você me ame
Quando eu me sinto mal eu quero você por cima de mim
Eu me procuro eu quero que você me encontre
Eu me esqueço eu quero que você me lembre
Eu não quero mais ninguém
Quando eu penso em você eu me masturbo
Ooh eu não quero outra pessoa, oh não, oh não

Anos 90: Right Said Fred - I'm Too Sexy
Sou muito sexy para meu amor...
Muito sexy para meu amor
O amor vai me abandonar
Estou muito sexy pra minha camisa...
Muito sexy pra minha camisa
Tão sexy que machuca
E sou muito sexy para milão,
Muito sexy para milão,
Nova iorque e japão

Agora as bandas "não comerciais":
Tony Basil, Miami Sound Machine, The The, Sigue Sigue Sputnik, Information Society, Wham, Sister Sledge, Milli Vanili, 985 Boys Band que não me lembro nem os nomes, etc, etc, etc...rs

A verdade é que em todos os tempos, seja em que época for, existirão sempre os trabalhos e os músicos sérios e de qualidade assim como as porcarias sem conteúdo e com apelo comercial...

Valeu!!!

jimmy vandrake
Veterano
# mar/07
· votar


Penta_Blues
Oi cara, criei um tópico chamado Rock Generation no musica geral, se quiser dar um pulinho lá, abçs.

Dogs2
Veterano
# mar/07
· votar


Não gosto de fanatismo por bandas, acho que a música em si é o que importa, o resto tem uma parcela de idolatria e menos caráter puramente artístico.
Essa minha opinião vai contra quase todo mundo do fórum, mas que se ****

Bog
Veterano
# mar/07
· votar


Acho também que existe um pouco dessa glorificação do passado, uma ilusão meio nostálgica de algo que a gente sequer viveu. Quando eu era mais novo, pensava que queria ter vivido os anos 60, lutado contra a ditadura (hahah, piá assistindo Anos Rebeldes), ido aos festivais de MPB, coisas do tipo. Como eu era bobo! E hoje em dia, já vejo a piazada pensando que os anos 80 é que foram fodas, imagina, os anos 80, a década perdida, com superinflação e a estética exagerada em todos os sentidos.

ROTTA
Veterano
# mar/07
· votar


O fanatismo de nenhum tipo deveria gerar saudade.
Abraços.

gsprs
Veterano
# mar/07
· votar


Marco Alan Rotta
O fanatismo de nenhum tipo deveria gerar saudade.
Abraços.

Porque não? Qual o problema em sentir saudade?

gsprs
Veterano
# mar/07
· votar


A verdade é que em todos os tempos, seja em que época for, existirão sempre os trabalhos e os músicos sérios e de qualidade assim como as porcarias sem conteúdo e com apelo comercial...
Assim como excelentes trabalhos com apelo bem comercial.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Quem sente falta do fanatismo dos anos60/70/80