Tom Jobim, o eterno mestre da Bossa Nova

Autor Mensagem
A. Cordeiro
Veterano
# jan/07


Aê galera, vamos deixar de falar um pouco dos que "são de fora" e valorizar o que temos de maior: a Bossa Nova. Hoje é dia dos 80 anos do Jobim, o mestre desse gênero que nos leva a sermos valorizados pelo mundo afora. Deixem aí suas conclusões, opiniões, músias dele, ou...o que vcs acham que poderia ser feito pra dedicar todo trabalho de Jobim?

Kobberminer
Veterano
# jan/07
· votar


A Garota de Ipanema já está idosa...

A. Cordeiro
Veterano
# jan/07
· votar


Kobberminer

Se idosa, eu não sei mas que é uma música e tanto é...

pagode nem morto
Veterano
# jan/07 · Editado por: pagode nem morto
· votar


Hoje, ou melhor, ontem de noite a Jazz Sinfônica se apresentou no Memorial da América Latina tocando umas músicas do Tom Jobim e eu tava lá. Foi muito foda, esse cara é o mestre!

Guilherme.
Veterano
# jan/07
· votar


esse cara é o mestre!

Kobberminer
Veterano
# jan/07
· votar


esse cara é o... cara

Sir Cam
Veterano
# jan/07
· votar


Acho bom que a globo esteja fazendo documentários sobre caras como elis e tom jobim, e ao mesmo tempo acho decepcionante uma empresa televisiva ter de fazer documentários sobre a nossa própria cultura que todos já deviam conhecer profundamente.

A. Cordeiro
Veterano
# jan/07
· votar


Sir Cam
O Brasil carece de um incentivo e apoio a boa música feita aqui. Vc pode perceber que já é do brasileiro compor, cantar, frasear, e acaba muitas vezes esvaindo em musicais medíocres, que muitas vezes nos dói o ouvido. Acho ótimo que as emissoras de tv estejam dando esse espaço (que já deveria ser sagrado!!) e em se tratando logo de Tom, simplismente é sensacional...

busterchair
Veterano
# jan/07
· votar


ehhe música deveria ser ensinado nas escolas, isso é cultura!!
mas naõ vamos nos envolver com politica blabla, lets talk about tom

cara uma das versoes mais lindas q ja ouvi foi da sinfônica de sp tocando wave

A. Cordeiro
Veterano
# fev/07
· votar


Alguém aí pode me ajudar e dizer onde eu encontro uma gama de acervos quase completos de Tom?? Qualquer ajuda é valida, desde já, agradeço..

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


A. Cordeiro
Aê galera, vamos deixar de falar um pouco dos que "são de fora" e valorizar o que temos de maior: a Bossa

Que tal Cartola, Gonzagão etc. etc.??

O que temos de maior?? Sem Jazz haveria bossa nova (nesse formato)??

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


não curto muito as composições do Tom Jobim
questão de gosto mesmo. Prefiro Chico Buarque

A. Cordeiro
Veterano
# fev/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999

A influência nossa maior "lá fora" com certeza é a Bossa Nova. Lembre-se que desde os anos 60/70, a Bossa tem chamado a atenção de todo o mundo com seu jeito todo brasileiro.

Que tal Cartola, Gonzagão etc. etc.??

Sem dúvida são grandes músicos de destaque, mas o tópico criado foi justamente pra celebrar os 80 anos de Jobim, por isso que o enfatizei..

Dogs2

E quem disse que Chico Buarque fica por trás!?? Seguem com a forma de apresentação de música bem semelhantes (pelo menos em anos 60/70). Mesmo pq o Chico fez várias participações com o Tom aqui no Brasil e fora tb (se não me engano). Mas mesmo assim, o que mais me facina ainda é o Tom.

E mais uma vez peço:Alguém aí pode me ajudar e dizer onde eu encontro uma gama de acervos quase completos de Tom?? Qualquer ajuda é valida, desde já, agradeço..

A. Cordeiro
Veterano
# fev/07
· votar


Alguém???

Dogs2
Veterano
# fev/07
· votar


A. Cordeiro
Mesmo pq o Chico fez várias participações com o Tom aqui no Brasil e fora tb (se não me engano).

É, isso eu sei
Mas shows juntos em outros países acho que não, o Chico teve uma época que ficou exilado no exterior

Seguem com a forma de apresentação de música bem semelhantes (pelo menos em anos 60/70).

Tá falando das músicas? Acho bem nada a ver
Se tiver falando das apresentações, eu num sei.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


Como sou meio leigo em Tom Jobim, gostaria de saber o seguinte: há algum registro em disco de versões orquestrais de suas composições inteiramente instrumentais com ou sem a participação do Tom?

A. Cordeiro
Veterano
# fev/07
· votar


Dogs2

Tá falando das músicas? Acho bem nada a ver
Se tiver falando das apresentações, eu num sei.


Me referi ao fato de ter dito que fizeram participações juntos na época, ou seja, mesmo meio artístico, MPB.

o Chico teve uma época que ficou exilado no exterior

Foi na época da Ditadura Militar, e não foi só Chico, mas muitos outros artistas da época, em plena revolta do Regime formado.

A. Cordeiro
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

Sim, mas não acho. Só vi. Estava procurando.Tenho a impresão que a Orquestra Sinfônica de São Paulo na época já tocou..

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


A. Cordeiro
Mas isso registrado em disco?

A. Cordeiro
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

Creio que sim, mesmo pq no auge do Tom na época era tudo registrado ...pesquisando direitinho, acho que consegue achar (apesar de ser meio difícil). Eu queria ver se conseguia uma gama de acervos quase completos de Tom, aqueles clássicos que parecem que nunca estão desatualizados pelo estilo e forma de composição. São surpreendentes...

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


A influência nossa maior "lá fora" com certeza é a Bossa Nova. Lembre-se que desde os anos 60/70, a Bossa tem chamado a atenção de todo o mundo com seu jeito todo brasileiro.
A. Cordeiro

Todo mundo quem?? Só vejo artista e público pseudointelectual que cita a Bossa...
O Caçula do Lennon é fã incondicional dos Mutantes...

fã de mp3
Veterano
# fev/07 · Editado por: fã de mp3
· votar


Todo mundo quem?? Só vejo artista e público pseudointelectual que cita a Bossa...

"Garota de Ipanema" (ou "The Girl from Ipanema") foi um sucesso estrondoso nos States e em vários lugares do mundo. Foi até escolhida para fazer parte do "National Recording Registry" da Livraria do Congresso Americano. Tá certo, a maioria dos estrangeiros associa "Bossa Nova" à essa música, mas saiba que música e política andam de mãos dadas. Ou seria coincidência o fato de vários estilos musicais oriundos dos EUA terem sido amplamente divulgados no mundo quando os ianques estavam se tornando potência mundial? Ou (voltando nos séculos) o fato da música Clássica européia ter sido influente? Se o Brasil (utopia ao quadrado) fosse uma potência mundial, provavelmente nossa música sertaneja, forró, samba, axé, etc., etc. (não diria Bossa Nova, pois foi influenciada pelo jazz americano) seria a "bola da vez".

Quanto aos Mutantes, não só a cria bastarda do Lennon, mas gente como David Byrne, Beck, Kurt Cobain, Chrissie Hynde, entre outros.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


"Garota de Ipanema" (ou "The Girl from Ipanema") foi um sucesso estrondoso nos States e em vários lugares do mundo. Foi até escolhida para fazer parte do "National Recording Registry" da Livraria do Congresso Americano. Tá certo, a maioria dos estrangeiros associa "Bossa Nova" à essa música, mas saiba que música e política andam de mãos dadas. Ou seria coincidência o fato de vários estilos musicais oriundos dos EUA terem sido amplamente divulgados no mundo quando os ianques estavam se tornando potência mundial? Ou (voltando nos séculos) o fato da música Clássica européia ter sido influente? Se o Brasil (utopia ao quadrado) fosse uma potência mundial, provavelmente nossa música sertaneja, forró, samba, axé, etc., etc. (não diria Bossa Nova, pois foi influenciada pelo jazz americano) seria a "bola da vez".

Quanto aos Mutantes, não só a cria bastarda do Lennon, mas gente como David Byrne, Beck, Kurt Cobain, Chrissie Hynde, entre outros.

fã de mp3

Cara, concordo em partes e inclusive já disse aqui muitas dessas coisas supracitadas por você. Mas, a Bossa Nova foi feita dentro de apartamentos em Ipanema - 'Garota de Ipanema' descreve a beleza da mulher zona sul, patricinha nos dias de hoje. O samba já existia e também já era reconhecido internacionalmente. Já observei antes que a BN teve influência do JAZZ (dê uma olhadinha aí em cima...), mas o seu público tem um perfil intelectual e acadêmico.
Agora, não me sinto representado por essa gente que vai lá fora 'cantar' axé (argh!) ou mesmo o que se chama de Bossa Nova (aliás creio que o João Gilberto é mais mestre que o Tom...). Por isso falei sobre Gonzagão e Cartola (claro, já se foram).
Evidente que o Rock surge num momento de crescente domínio cultural norteamericano, o pós guerra. No entanto, um grande tiro no pé. Pois, em sua essência, o Rock veio a ser a grande antítese do sistema.

Citei o Sean Lennon como um primeiro exemplo que veio à cabeça. Agora, "cria bastarda", fica por sua conta. Em minha opinião, um grande preconceito...


"...Bosta Nova pra universitário, gente fina e intelectual..." (Rock and Roll / Raul Seixas e Marcelo Nova / A Panela do Diabo / 1989)

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


Foi na época da Ditadura Militar, e não foi só Chico, mas muitos outros artistas da época, em plena revolta do Regime formado.
A. Cordeiro

Chegou a usar o "Julinho da Adelaide" para gravar aqui...

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
'Garota de Ipanema' descreve a beleza da mulher zona sul, patricinha nos dias de hoje

Genericamente falando, sim. Mas veja a foto da "meliante" que inspirou a música:

http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/e/ea/Helo_Pinheiro.jpg

Muitas pessoas desprezam a Bossa Nova justamente por não ser um estilo "puramente brasileiro". Quanta bobagem. Na verdade o que enriquece a música é justamente esse intercâmbio cultural. Na história, as civilizações que mais prosperaram foram aquelas que mantiveram contato com outras, tanto através de comércio quanto de cultura. Bom, não desvirtuando e "viajando na maionese", o fato é que são os elementos conflitantes que fazem as grandes obras. Bossa Nova é um grande exemplo disso.

Agora, não me sinto representado por essa gente que vai lá fora 'cantar' axé (argh!) ou mesmo o que se chama de Bossa Nova

Veja, os ianques "exportaram" sua música para o mundo, mas junto com o pacote veio o lixo de brinde (não vou citar exemplos porque cada um tem sua noção do que é ruim). Com o Brasil não seria diferente, aqui tem MUITA coisa boa, mas muito lixo embutido (também nem vou me dar ao trabalho de dizer o que). Mas dizem que brasileiro tem "complexo de vira-latas", né?

No entanto, um grande tiro no pé. Pois, em sua essência, o Rock veio a ser a grande antítese do sistema.

Veio a se tornar. Mas o Rock já foi chamado de alienante, simplório, fadado ao fracasso, revolucionário, libertador, tanta coisa. Nem me importo com isso de "antítese do sistema".

creio que o João Gilberto é mais mestre que o Tom

Aí é gosto. João Gilberto é o cara, apesar dele ter sido mais um intérprete do que qualquer outra coisa.

Agora, "cria bastarda", fica por sua conta. Em minha opinião, um grande preconceito...

Disse isso porque ele não me é interessante musicalmente. Questão de gosto.


Well, post imenso.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


Genericamente falando, sim. Mas veja a foto da "meliante" que inspirou a música:

Não é isso que é mostrado enquanto inspiração para a dupla de poetas. Ao que parece, nunca se importaram com a "meliante".

Muitas pessoas desprezam a Bossa Nova justamente por não ser um estilo "puramente brasileiro". Quanta bobagem. Na verdade o que enriquece a música é justamente esse intercâmbio cultural. Na história, as civilizações que mais prosperaram foram aquelas que mantiveram contato com outras, tanto através de comércio quanto de cultura. Bom, não desvirtuando e "viajando na maionese", o fato é que são os elementos conflitantes que fazem as grandes obras. Bossa Nova é um grande exemplo disso.

Isto é relativo. Depende do ponto de vista dessa prosperidade. A civilização asteca manteve contato a espanhola..., e nós?? América Latina!!??? Ou você está se expressando mal ou caindo em contradição...

"Alguns dizem que ele é chato, outros dizem que é banal, já o colocam em propaganda, fundo de comercial, mas o bicho ainda entorta a minha coluna cervical, coluna cervical..." Dá-lhe Raulzito nessas frescuras!!!!

Veja, os ianques "exportaram" sua música para o mundo, mas junto com o pacote veio o lixo de brinde (não vou citar exemplos porque cada um tem sua noção do que é ruim). Com o Brasil não seria diferente, aqui tem MUITA coisa boa, mas muito lixo embutido (também nem vou me dar ao trabalho de dizer o que). Mas dizem que brasileiro tem "complexo de vira-latas", né?

O que você chama de "lixo de brinde"? Sem citar exemplo fica difícil. Repito: é relativo tudo isso então. Se é apenas sua opinião, sorry, não vou questionar. Uma perda de tempo.
Fica difícil comentar sobre termos e afirmações tão superficiais.
Brasileiro tem "complexo de vira-latas...???" Eu não tenho. Quem "dizem"???Veio a se tornar. Mas o Rock já foi chamado de alienante, simplório, fadado ao fracasso, revolucionário, libertador, tanta coisa. Nem me importo com isso de "antítese do sistema".

Agora, "cria bastarda", fica por sua conta. Em minha opinião, um grande preconceito...

Disse isso porque ele não me é interessante musicalmente. Questão de gosto.


'Saída pela direita...' rsrsrsrrss

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


A civilização asteca manteve contato a espanhola

Se você chamar o que os espanhóis tiveram com os astecas de "contato". Você usou o pior exemplo possível. Posso citar os gregos, que tiveram colônias em várias partes do Mediterrâneo e tinham contato constante com outros povos, por causa do comércio, é verdade, mas isso fez eles incorporarem novas idéias. Tem também os árabes, assim como outros povos. E porque "a gente somos" Terceiro Mundo estamos à parte de tudo? Somos "bombardeados" pelo que vem dos EUA (antes pelo que vinha da Europa), até os imigrantes daqui contribuíram para uma diversificação cultural. E isso se reflete na música.

O que você chama de "lixo de brinde"? Sem citar exemplo fica difícil.

Quer nome aos bois, não é? Música pop pré-fabricada, Rap americano, Techno e outras cositas. Claro, daqui a pouco vem alguém defender algum desses estilos, mas aí culpo você por ter me incitado a dizê-los. :-D

'Saída pela direita...' rsrsrsrrss

OK, ele (o filho) é um merda musicalmente. Mais direto impossível.

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


Se você chamar o que os espanhóis tiveram com os astecas de "contato". Você usou o pior exemplo possível. Posso citar os gregos, que tiveram colônias em várias partes do Mediterrâneo e tinham contato constante com outros povos, por causa do comércio, é verdade, mas isso fez eles incorporarem novas idéias. Tem também os árabes, assim como outros povos. E porque "a gente somos" Terceiro Mundo estamos à parte de tudo? Somos "bombardeados" pelo que vem dos EUA (antes pelo que vinha da Europa), até os imigrantes daqui contribuíram para uma diversificação cultural. E isso se reflete na música.

E como vc afirma que "as civilizações que mais prosperaram foram aquelas que mantiveram contato com outras, tanto através de comércio quanto de cultura" ??? Penso, diferente dessa sua linha globalizante...
Quanto à música, é óbvio que a 'mistura' produz e cria.

Quer nome aos bois, não é? Música pop pré-fabricada, Rap americano, Techno e outras cositas. Claro, daqui a pouco vem alguém defender algum desses estilos, mas aí culpo você por ter me incitado a dizê-los. :-D

Ah! Estamos em sintonia nisso... O mais escroto (tem de ser esta a palavra!) de tudo são esses daqui que copiam. E é até engraçado, o cara falar do sistema e usar marca de tênis cara - tipo um tênis com o valor de quase R$ 1 000,00.

OK, ele (o filho) é um merda musicalmente. Mais direto impossível.

Eu entendi meu véio...Mas a "cria bastarda" ganha outras conotações se não for bem explicada...Deixa tudo isso p/ lá...

Este tópico é uma homenagem a um ídolo da BN - ao seu aniversário de 80 anos etc. Não gosto de BN. Mas gosto de conversar sobre música com qq um.
Então, no momento, sugiro que pegue seu Led ll, coloque na vitrola ou no seu cd-player, aumente e....."Let's Rock!!!!!"

Abçs,

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# fev/07
· votar


fã de mp3

A propósito, o Neil Young tem uma belíssima canção que fala da barbárie cometida durante a invasão espanhola por Hernan Cortez.

No Rock'n'Rio lll, ele emocionou a todos que ficaram para seu show. Simples e direto, NY fez um show perfeito.

fã de mp3
Veterano
# fev/07
· votar


"Ao vencedor, as batatas", assim é a história.
Mas... não desvirtuando o tópico...


A. Cordeiro
Acho que o CD que mencionei é "Jobim Sinfônico":

http://www.amazon.com/Jobim-Sinf%C3%B4nico-Antonio-Carlos/dp/B0002IVS7 4/sr=8-1/qid=1171118643/ref=sr_1_1/104-2062761-5859128?ie=UTF8&s=music

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tom Jobim, o eterno mestre da Bossa Nova