Para os músicos profissionais (que tocam na noite) - dúvida sobre divulgação de material

    Autor Mensagem
    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07


    Estou com uma banda cover formada, repertório pronto, tudo bonitinho... Mas como sou "peixe novo" nesse aquário, tenho dúvida sobre a melhor forma de divulgação para tocar em bares e casas noturnas (não divulgação para o público, e sim o "currículo" para conseguir contrato ou o que for nos bares e casas noturnas).

    Seria melhor fazê-la através de CD* ou fazendo um site disponibilizando a demo e tal e enviar o endereço junto com o release da banda, para as músicas serem ouvidas pela internet? O que é mais efetivo?

    Lembro que há também o fator "custo", obviamente. Gastarei tanto com o CD (a mídia, caixinha, prensagem, encarte, etc.), quanto com o site (pois não sei mexer com isso, então deveria pagar alguém para fazê-lo, o que deve ser um custo considerável**).

    *No caso do CD, se for realmente mais vantajoso, gostaria de indicações de estabelecimentos que fazem prensagem e encarte na Grande SP com um bom custo/benefício.

    **É claro que é possível divulgar tudo isso através de sites gratuitos de divulgação (como o "Palco MP3", por exemplo), mas penso que isso seria menos efetivo como forma de divulgação, pois creio que passaria uma imagem de banda "amadora", algo que (suponho) não aconteceria com um site próprio.

    Ficarei muito grato com opiniões de quem entende do assunto.

    d1g00
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Amigo não cunheco o esquema de SP e nem o que é a sua banda...mas vou te recomendar o metodo do CD pois normalmente esses promoters de boite num tem mto tempo nem disbonibilidade e ja estão acustumados a ouvir os cds pra convidar as bandas...o cd leva consigo um ar mais profissional mas é claro que junto com ele você deve colocar o release da banda e o site tbm...um bom metodo é fechar acordos com promoters de boites ou com produtoras de eventos que vendem shows de bandas...eles vão encaixar o seu show em eventos e boites e divulgarão o nome da banda facilitando ainda mais a vendagem dos shows...nesse ramo duas coisas são fundamentais...contato e apresentação...boa sorte!!!

    pacman jp
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    cara, de boa... algo mais simples e mais direto, e ainda demonstra mais confiança no próprio taco:

    faça uma lista completa do seu repertório, dividindo as músicas pelos covers (dividir por banda), por estilo...

    e acorde com o dono da casa algo como: a gente toca a primeira noite! se vc não gostar, não precisa pagar nada. se vc gostar, paga... e a gente fecha um contrato pra um mes, dois, seis, um ano...


    eu to fazendo assim... e da certo!

    LuizJu88
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Todas as opções sao validas...
    Mas ou eu faria como o pacman jp disse ou entao iria com o CD...
    No mais sempre eh bom ter um poquinho de QI(Quem te Indique)...hehe..

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    d1g00
    pacman jp
    LuizJu88

    Opa, valeu pelas recomendações. (In)felizmente indicações são importantes nesse meio, mas nada é fácil, não é? Com relação a promotores, produtoras ou mesmo empresários, será que é difícil arrumar um bom, que saiba "vender o peixe"? Porque a impressão que tenho é que o número de músicos e bandas cresceu muito e desproporcionalmente ao desses profissionais, não? Por isso, muitos músicos (creio) são os seus próprios empresários, promotores e "vendedores de shows". O que é um certo problema nesse caso, pois, como responsável da banda, não tenho "tino comercial".

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3
    Se informe tb sobre a tal carteirinha da OMB.
    Se não me engano, tocar por aí sem ela pode te trazer problemas.

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Putz, essa carteirinha (assim como a Ordem) gera muita polêmica. Não pretendo (agora) nem registrar nome de banda, nem nada. Se tenho incertezas sobre ganhar grana com banda cover, o que dirá com as mesmas incertezas, mas tendo mais despesas? Mas valeu pela comentário.

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3
    É q se não me engano, rola multa se tiver alguma fiscalização e tal...
    E sabe como é né?!
    As vezes vc pode ser contratado no lugar de algum outro músico invejoso q acabe denunciando e tudo mais.
    Infelizmente essas coisas acontecem...

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    É, infelizmente é um risco. Mas, sinceramente, estou focado agora na questão comercial e financeira da coisa. O que me importa é conseguir shows e ganhar dinheiro. $.$
    "Money, que é curto e 'nóis' 'num' have
    Se 'nóis' 'tivesse', 'nóis' 'num' 'tava' aqui playando
    O nosso work é playá!"

    Julia Hardy
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    No mais sempre eh bom ter um poquinho de QI(Quem te Indique)...hehe..(2)

    Soulface
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3
    Bom... só posso te desejar boa sorte.
    Qnto à divulgação, faça cartazes, cole em alguns locais movimentados da cidade. Depois junte alguns amigos e pare na frente de um cartaz gritando coisas do tipo:
    "PUTA MERDA!!! A BANDA XXXX VAI TOCAR SÁBADO NO BARZINHO YYYY?! ESSA EU NÃO PERCO POR NADA!!!"
    Chama atenção pra caralho e as vezes funciona! hauehuhaeuhaeuhahuea

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Soulface
    Bom... só posso te desejar boa sorte.

    Poxa, obrigado.

    Qnto à divulgação, faça cartazes, cole em alguns locais movimentados da cidade. Depois junte alguns amigos e pare na frente de um cartaz gritando coisas do tipo:
    "PUTA MERDA!!! A BANDA XXXX VAI TOCAR SÁBADO NO BARZINHO YYYY?! ESSA EU NÃO PERCO POR NADA!!!"
    Chama atenção pra caralho e as vezes funciona! hauehuhaeuhaeuhahuea


    Hehehe, isso farei com certeza (só não toco pelado :). Mas a 1ª coisa é "dobrar" os donos de bares e casas noturnas.

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3

    Nem é permitido colocar cover no palco mp3...

    Se for música própria não tem problema nenhum postar no palco mp3... e mesmo assim não significa que a banda não é profissional. Não é babação de ovo, mas o "palcomp3.com.br" soa bem legal e é fácil memorizar.

    Quanto a gravar cd's eu acho bem melhor do que cair naquele papo de tocar uma vez de graça. Banda profissional é um negócio, e todo negócio é necessário um investimento.

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    LeandroPanucci
    Nem é permitido colocar cover no palco mp3...

    Pois é, tem isso também.

    Quanto a gravar cd's eu acho bem melhor do que cair naquele papo de tocar uma vez de graça. Banda profissional é um negócio, e todo negócio é necessário um investimento.

    Pois é (de novo). Sempre pensei que banda é no fundo uma empresa (apesar de muitas vezes não ser efetivamente registrada, pelo menos no começo, quando os lucros são menores).
    Mas o problema é falar isso para um dono de bar...

    Atum Bluesman
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3
    Gravar cd é quando é musica propria, a ideia do pacman jp é boa. Cara o negócio é fazer contatos, tente sempre fazer amizade, eu lembro que em festivais de bandas eu sempre falava com caras de outras bandas, hoje se tivesse banda iria ter vários lugares para fazer show, direto me pergunta se eu não tenho banda para tocar em tal lugar...

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    **É claro que é possível divulgar tudo isso através de sites gratuitos de divulgação (como o "Palco MP3", por exemplo), mas penso que isso seria menos efetivo como forma de divulgação, pois creio que passaria uma imagem de banda "amadora", algo que (suponho) não aconteceria com um site próprio.

    o tipo de site (proprio ou palco mp3...) não é muito o problema, você só não pode ter um texto, fotos e gravações toscas porque vira comparativo com as outras bandas do site
    o problema maior é que muito dono de bar ainda é daqueles que nem gostam de internet ai você tem que chegar com um CD

    ---------------------------------------
    quanto ao que tem dentro do CD
    na minha banda a gente optou por colocar um trecho da música com 1 min de duração cada
    com: "fade in" "refrão ou solo marcante" "fade out"
    colocamos 10 músicas variadas pra cara ter ideia do que a gente toca, e pra ouvir tudo ele não gasta 10 min
    com o CD com as músicas completas vi que tinha alguns comentarios " ainda não tive tempo de ouvir já que o cd teria no minimo uns 45 min ou teria que ter só umas 4 músicas inteiras
    ---------------------------------------

    No caso do CD, se for realmente mais vantajoso, gostaria de indicações de estabelecimentos que fazem prensagem e encarte na Grande SP com um bom custo/benefício.

    no caso da minha a gente faz no "varejo" é CD-R com um encarte simples pela impressora (mas com aparencia)
    prensagem e encarte profissionais são mais apresentaveis, mas geralmente vai ter que ser no "atacado" não sei se vai ter alguem que te faça poucas copias já que a ideia tua do cd é só pra mostrar o trabalho da banda para os contratantes

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    KingOfTerrors
    Lhe autorizei a escrever spam no meu tópico? Morra, infeliz.

    fã de mp3
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    fernando tecladista
    Obrigado pelas dicas, me foram bem úteis. A gente gravou apenas 4 músicas, dá um total de +- 12 minutos, 15 no máximo. Se pudéssemos, gravaríamos mais, mas e a verba? :(
    Pretendo fazer no mínimo uns 30 pra começar, pois como é em Sampa, tem várias casas com música ao vivo.

    Com relação a contratantes, produtoras e "vendedores de shows" em geral, será que vale a pena? Ou compensa mais ser meu próprio vendedor?

    fernando tecladista
    Veterano
    # jan/07
    · votar


    Com relação a contratantes, produtoras e "vendedores de shows" em geral, será que vale a pena? Ou compensa mais ser meu próprio vendedor?

    acho que isso é no "tudo depende"

    os empresarios ou "vendedores de shows" tem que estar tudo as claras, se é só um cara meio que amigo da banda que vai indicar "de boca" e o cara pega +/- 20%
    ou se vai ser algo com contrato, já vi pessoal que dançou porque o contrato tinha exclusividade então mesmo se a banda marcasse um show por conta o empresario tinha o percentual ou o cara não marcava nada pra banda mas não deixava marcar por conta porque senão seria quebra de contrato e teria multa, contrato não faz mal a ninguem, mas tem que ler, reler... tirar duvidas... se não tem furada...

    ---------------------

    o ideal seria achar alguem pra correr atras de show enquanto a banda só se preocupa em tocar que é a função de músico,
    mas enquanto não encontra alguem, a propria banda vai ter que ralar (e muito)

    quanto a OMB é o que o pessoal comentou lá em cima, tira a de músico pratico vai pagar 90,00 de anuidade + 60,00 de sindical (2 ou 3 caches pagam a despesa)
    tem toda "aquela coisa": é revoltante, não serve pra nada, ter que pagar uma autorização pra poder tocar por ai, o fulano e o ciclano não pagam e tocam, e etc, etc...

    um tempo atras tinha um empresario arrumando alguns lugares pra gente tocar mas no estilo "de boca"
    a primeira pergunta dele foi " qual é o estilo da banda?" a segunda foi " tem OMB?"

    LeandroP
    Moderador
    # jan/07
    · votar


    fã de mp3

    Mas o problema é falar isso para um dono de bar...

    É uma relação comercial. Se ele não pagar, você toca se quiser.

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Para os músicos profissionais (que tocam na noite) - dúvida sobre divulgação de material