John Elf Veterano |
# jan/07
· votar
Amok
Antes de Elvis, o Rock era comportadinho e era tocado ou por negros (Chuck Berry) ou caipiras (Bill Haley)
Chuck Berry era comportado? Você pirou?
Bem, vou escrever um pouco do que conheço sobre a história do Rock:
O Rock veio do Blues. Apesar da grande variedade de influências, o Blues foi a pedra fundamental para o Rock'n'Roll. Vamos voltar um pouco às origens do Blues:
O Blues surgiu nos campos de algodão do sul dos EUA, derivado da Música Gospel. Deve se deixar claro, mesmo para se perceber a origem da rebeldia do Rock, que essa Música Gospel a que me refiro não era um simples estilo de canto em louvor a Deus. O que acontecia era que os brancos não permitiam que os escravos negros, que trabalhavam em suas fazendas, formassem uma cultura e se rebelassem. Para impedir a rebeldia, os brancos forçavam os negros a buscar a felicidade na religião, no louvor a Deus, pois assim se fortaleceriam.
Com essa idéia, surgiram os primeiros cantos Gospel, que basicamente falavam sobre a religião e sobre o trabalho nas fazendas de algodão. Porém, algumas dessas músicas possuíam mensagens de rebeldia, que apenas os negros entendiam. Ou seja, enquanto os capatazes achavam que os negros cantavam sobre Deus e sobre o trabalho, eles estavam, na verdade, começando uma rebelião. Um exemplo famoso é a música "Walking In The Water", que orientava os escravos fugidos a seguir pelo rio, onde encontrariam refúgio. O trecho "Andem na água / Deus abrirá a água para vocês", remete a uma passagem bíblica, que servia como disfarce para a verdadeira mensagem: sigam pela água e encontrarão refúgio. Chegamos, portanto, ao espírito rebelde que influenciou o Rock.
Bem, seguindo nossa história, até chegar ao Blues. Essa música Gospel era apenas cantada, não havia instrumentos acompanhando. Porém, com o passar do tempo, alguns negros começaram a usar instrumentos dos brancos, como o violão, para acompanhar o canto do Gospel. Mas esses negros não tinham conhecimento teórico. A falta de conhecimento teórico os limitava a acompanhar o canto, criando um estilo de música no violão que acompanhava o canto. Era como se o violão (e outros instrumentos, como a gaita) também executasse linhas vocais. Assim nasceu o Blues e o Soul.
De início, o Blues era uma música de lamentação dos negros que tabalhavam nas fazendas. Mas com o tempo novos elementos musicais foram sendo incorporados, como alguma influência Country em alguns acordes e rítmos, que começaram a mudar a característica melancólica própria do Blues. Foi por volta dessa época que a escravidão foi banida dos EUA. Assim, muitos negros que trabalhavam em fazendas foram buscar uma vida melhor nas grandes cidades. Assim o Blues rumou para os grandes centros urbanos.
A vida na cidade, no entanto, era diferente da vida nas plantações de algodão. A cidade era agitada, havia festas, bailes, bares com bandas ao vivo. Esses ambientes estavam lotados de pessoas que trabalharam o dia inteiro e buscavam agitação, diversão. Portanto, o triste Blues das fazendas não tinha um grande espaço. Era necessária uma música mais alegre, agitada, dançante. Então os músicos começaram a acelerar o Blues, a fundi-lo com o ritmo da música branca, e assim surgiu o R&B.
O R&B era um estilo contagiante, possuía uma grande energia. E isso começou a quebrar as fronteiras raciais. O R&B começou a atingir os jovens brancos, e principalmente as jovens garotas brancas. Isso desagradou aos pais conservadores dos EUA, que não queriam ver suas filhas dançando música de negro, se envolvendo com os negros. Mas já era tarde de mais. A semente estava plantada.
Alguns executivos do meio musical, a maioria que trabalhava com o Country, percebeu o potencial do novo estilo negro, e resolveu lucrar em cima dele. Porém, havia esse empecilho: nenhum pai de família queria que seus filhos e filhas ouvissem música negra. Até que um deles teve uma idéia: fazer um branco tocar esse ritmo, mudando seu nome, para que a aceitação entre os brancos fosse maior. Assim, Bill Halley, que até aquele momento tocava Country Music, foi incubido de gravar "o primeiro Rock'n'Roll" da história: Rock Around The Clock.
A música foi um sucesso, e logo uma legião de músicos entrou na nova onda do Rock'n'Roll. Assim surgiu Elvis, que também tinha suas raízes no Country, que foi considerado pela mídia como o Rei do novo estilo que nascia: o Rei do Rock'n'Roll. Elvis, e outros músicos de sua gravadora (se não me engano a Sum Records) começaram a fazer sucesso mundial, algo novo até então.
Esse sucesso chegou à Inglaterra e mexeu com os jovens do país, principalmente com 4 garotos de Liverpool...
Mas aí eu conto outro dia...
|