A história do Rock contada em épocas!

Autor Mensagem
Rapha_krust...
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rapha_krust...


A história do Rock contada em épocas!!

Vou começar esse post dizendo que meu objetivo é trazer uma leitura interessante para essas pessoas daqui do fórum cifra Club...Meu objetivo é contar sob uma visão própria uma história que muitos se interessam fazendo apanhados em vários sites , poucos procuram se aprofundar e quase ninguém dá a devida importância histórica a esse gênero musico-cultural que, com muito orgulho de dizer isso, assola todo nosso planeta. Vamos discutir a cada post influências, pontos que vocês acham que deveriam ser acrescentados ou melhores estudados...

Vamos ao que interessa:

Década de Cinqüenta...

O terror da Primeira Grande guerra já havia passado, o mundo estava se acalmando assim um mundo que vivia no medo, certo que este período ainda era marcado por conflitos como na coréia do sul , os EUA anunciando a fabricação de uma estranha bomba de hidrogênio, esse com certeza foi um período de transição.
Do sul dos Estados Unidos ,que já foi o berço de guerras civis e de alguns presidentes, chega aos ouvidos da população por volta de 1952 um tipo de música que percebia-se claramente as influências do blues acompanhado da guitarra black; o blues e o ritmo black, produzidos com solos de saxofone; a música gospel branca e negra; a música country e western; o som dos cantores de rádio popular e os grupos de harmonia que eram coisas até certo ponto conhecidas da população, pela voz de um cara chamado Bill Haley , que depois de gravar alguns discos de country(com sua banda Down Homers) nos anos 40 resolveu inovar junto com sua banda The Saddlemen, gravando versões das músicas "Rocket 88" e "Rock this Joint" de Jackie Brenston. Há muitas controvérsias sobre qual seria o primeiro rock gravado no mundo. Mas, para muitos, a era do Rock'n'Roll começou no dia 5 de julho de 1955, quando a música Rock Around The Clock, composta por Max Freedman e James Myers e gravada em 12 de abril de 1954 por Bill Haley and the Comets - chegou ao topo das paradas americanas. Daí para o sempre... Então nascia das entranhas de guitarras, baixos, pianos , baterias e saxofones, nascia um ritmo que já começou como um protesto as gravadoras chamadas “race records” que davam extrema prioridade aos "rhythm and blues" negros. Ou seja, o rock veio para derrubar todo tipo de preconceito. Depois do pioneirismo de Bill Haley surgiram grandes nomes conhecidos até hoje como Chuck Berry ("Johnny B.Goode"), Little Richard ("Good Golly Miss Molly"), Sam Cooke ("You Send Me"), Buddy Holly ("Peggy Sue"), Jerry Lee Lewis ("Great Balls of Fire") e Carl Perkins ("Blues Suede Shoes"). E como não falar do rei Elvis que veio para definitivamente romper as barreiras racistas que vindo diretamente da “boléia” de um caminhão ganhou o mundo com seu carisma e rebolado (tema de brigas dentre os mais tradicionalistas). Como o rock'n'roll havia se tornado um sucesso financeiro, as gravadoras que o consideravam uma coqueluche, começaram a garimpar novos cantores. No final dos anos 50, por exemplo, estavam na moda as canções sentimentalmente mórbidas, assim como "Laura" e "Teen Angel". Assim dá inicio a uma longa caminhada que está longe do seu fim...
Rock....

Bem primeiro post completo... depois vamos continuar essa Odisséia, desculpas se o texto foi fraco lembrem-se que sou apenas um estudante de eletrônica apaixonado por história e rock n roll.(fontes: wikipédia, e uma porrada de site que num lembro o nome!)


Espero coments e sugestões pra os próximos tópicos.

Julinha---pink floyd
Veterano
# jan/07
· votar


Legal.

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


Julinha---pink floyd
opa valeu e aew devo continuar a série?

Julinha---pink floyd
Veterano
# jan/07
· votar


Rapha_krust...

sim,ficou bem legal,quero ler os anos de 60 e 70
são os mais fodas...

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


Julinha---pink floyd
ok to esperando os posts da galera pra ver a aceitação eu to curtindo bastante fazer isso...

pacman jp
Veterano
# jan/07
· votar


Rapha_krust...

vai fundo...
sobre a origem, Bill Haley pra mim é uma novidade...

ja vi dois documentários diferentes na Discovery, um afirmando que o primeiro Rock and Roll gravado foi Maybelline, do Chuck Berry, uma regravação se uma musica dele (que até tinha outro nome), mas com uma msitura de cowtry e blues, com um ritmo mais forte...

depois, algo falando de uma gravação que Elvis havia feito para o aniversário de sua mãe (acho que era isso emsmo), a música That's all right, mama (me parece que foi depois da gravação de Chuck...)

mas muuuuitas outras músicas já traziam a expressão "rock and roll" em suas letras, já que era uma espécie de gíria usada no blues para se referir à sexo (era como um "rala e rola")...

mas é muito confuso, porém, não muda o que o Rock é hj!

junior grunge
Veterano
# jan/07
· votar


Rapha_krust...

Continua cara tá bem legal, até pq sempre vão haver divergências quando o assunto for rock n´roll.

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


pacman jp
isso aew pesquisei um pouquinho e achei isso...levantamentos históricos camarada valew por apoiar essa idéia valew mesmo

vamu lah galera deem opiniões oq vcs acham que poderia ser melhorado pra os próximos post/tópics?

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rapha_krust...
· votar


junior grunge
valew a força cara dá um puta trabalho mas o bom é q faço isso com prazer...

e meu principal objetivo é fazer a galera voltar no tempo sabe...

brunohardrocker
Veterano
# jan/07
· votar


VoXê ExQueXxeU dI cOunTAH a HiXtÓrIA Do EmUu!!!!
NÓix KoMaNdAmuS A dÉcAdA Di 00 =~~~~~~

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


brunohardrocker
¬¬

heheuuheauhuhuh

opina sério aew pode tirar onda mas depois dexa tua opinião de verdade

abraxus Emos pra vochezinho!!=* Uííííí

brunohardrocker
Veterano
# jan/07
· votar


Bom, na minha opinião acho que a banda que mais revolucionou no rock foi o Van Halen, e a que mais influenciou outras bandas foi o Led Zeppelin. Hendrix também foi excepcional nessa história toda. Tambem acho que não teve "O inventor" do rock. Foi uma tendência musical que estava surgindo na época e que caras como Elvis Presley, Bill Haley, Chuck Berry, etc, foram os precursores do estilo. Ninguém compôs uma música, gravou e falou: "pronto, isso vai se chamar rock'n'roll. Minha opinião, é claro.

kosmo
Veterano
# jan/07
· votar


então continua que ta bom. :D

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


brunohardrocker
e tb não falei isso só apresentei alguns fatos históricos, mas sua opinião foi bastante interessante.
kosmo
opa valew pela força cara!!!

pacman jp
Veterano
# jan/07
· votar


Tambem acho que não teve "O inventor" do rock. Foi uma tendência musical que estava surgindo na época e que caras como Elvis Presley, Bill Haley, Chuck Berry, etc, foram os precursores do estilo. Ninguém compôs uma música, gravou e falou: "pronto, isso vai se chamar rock'n'roll. Minha opinião, é claro.

tá certo... é quase um lance de mistura de ritmos...
é como dizer que João Gilberto foi o Pai da Bossa Nova... ele misturou sanba com jazz (?), e iniciou um nova tendência, uma "bossa nova"...
tipo, qunto ao Rock, colocam que foram essas músicas citadas lá em cima como as obras que levaram aos proprios autores a seguirem no estilo...

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07 · Editado por: Rapha_krust...
· votar


pacman jp
ok mas acho q tudo deve ter um marco inicial e o bom da hitória é isso as controvérsias...um idz isso outro diz aquilo...isso é o legal

e anos 60 vou dar um tempo tipo um ou dois dias...to escutando beatles pra me inspirar...seria d+pedir um stick pros moderas pelo menos um temporário?

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


????

ROTTA
Veterano
# jan/07 · Editado por: ROTTA
· votar


No final dos anos 50, por exemplo, estavam na moda as canções sentimentalmente mórbidas, assim como "Laura" e "Teen Angel".

"Last Kiss" (aquela que o Pearl Jam fez cover) também é desta época e se encaixa no perfil; 1959, eu acho. Seriam os primeiros emos da história? =)

Abraços.

emiliomiguel
Veterano
# jan/07
· votar


Marco Alan Rotta
last kiss é de quem?

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


Marco Alan Rotta
valew por comentar...
emiliomiguel
valew por comentar...

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


UP comenta aew galera!

PAGEWATERSRAUL999
Veterano
# jan/07
· votar


Rapha_krust...

Tu é jornalista brother?? rsss brincando, legal essa leitura do Rock. Por aí.

O Rock'n'Roll morreu qdo Elvis foi para o exército. Depois virou Rock.

Fastturtle
Veterano
# jan/07
· votar


\o\o\

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


PAGEWATERSRAUL999
opa nem sou reporter heheheh só sou um otário que pensa que sabe de alguma coisa !!!!!!!!!!

uhahuauhauhuhauha

valew pelo coment espero que goste das próximas edições!!
heheh
Fastturtle
\o/

será que peço pra os moderas colocar em stick??

ROTTA
Veterano
# jan/07
· votar


emiliomiguel
last kiss é de quem?

J Frank Wilson & The Cavaliers. Veja o artigo da Wikipedia sobre a banda, se interessou.

Abraços.

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


Marco Alan Rotta
UP
valew por comentar e enriquer meu pobre topicozinho!


uhahuauh




galera já estou providênciando anos 60 vai ficar mais dificil pq começou as aulas e eu trabalho mas nada de desculpas em breve vai sair anos 60!!! to ancioso e acho q o post vai ser maior to com muitas ideias!!!

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


e se alguem quiser ajudar pode fazer contado que agente troca msn!!

Amok
Veterano
# jan/07
· votar


Quem é o inventor do Rock ?

Pra isso é preciso definir o que é rock, e qual foi a primeira canção gravada dentro desta definição.

Musicalmente, o Rock´n´roll pode ser definido como uma fusão do Blues com o Country. O Blues entrou com a pegada, com a guitarra como instrumento principal e a simplicidade harmônica. O Country entrou com a divisão rítmica 4/4 e um andamento mais rápido. Dentro desta definição, creio que "Maybelline" possa ter sido a primeira canção de Rock´n´Roll, embora "Rock Around the Clock" se pareça muito mais como um Rock´n´Roll legítimo.

Dentro de um contexto cultural, o Rock foi um estilo musical que trouxe a música de origem negra para a cultura WASP (White, Anglo-Saxon Protestant) que dominava (e voltou a dominar, graças a "Lord" W. Bush) os EUA. Era a época em que a Ku-Klux-Klan atuava ostensivamente nos Estados do Sul, e preconceito racial era dominante. Antes do Rock era inadmissível que a "preciosa juventude branca" ouvisse e dançasse música dos negros (principalmente o blues e suas vertentes). Foi quando surgiu aquele bonito garoto branco de olhos azuis, que se movia provocantemente sobre o palco e que criou o paradigma da "atitude" do rock: rebeldia e contestação. Antes de Elvis, o Rock era comportadinho e era tocado ou por negros (Chuck Berry) ou caipiras (Bill Haley), e não tinha tanto alcance popular. Foi depois de Elvis que o Rock foi aceito pela classe dominante dos EUA e se tornou fenômeno de massas.

[ ]´s

Rapha_krust...
Veterano
# jan/07
· votar


Amok
thanks man, por enriquecer o tópico...

pacman jp
Veterano
# jan/07
· votar


Amok
Antes de Elvis, o Rock era comportadinho e era tocado ou por negros (Chuck Berry) ou caipiras (Bill Haley), e não tinha tanto alcance popular. Foi depois de Elvis que o Rock foi aceito pela classe dominante dos EUA e se tornou fenômeno de massas.

pow... então foi como acontece sempre...

tem quem cria, um que se mata... mas quem se torna rei é um oportunista que vai na onda...

é... o mundo é uma merda...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A história do Rock contada em épocas!