Hendrix melhor? haha

    Autor Mensagem
    LeandroCZ
    Veterano
    # out/06


    Penta_Blues

    Cara, caso vc não saiba, a Escala Pentatônica é a escala mais utilizada na música moderna e não só em Rock, mas em Blues, Jazz, Heavy Metal e Country só pra exemplificar. Então, não é privilégio só de Hendrix a "overdose" de Pentas.
    Mas vamos aos exemplos de parte do que ele fez:
    HEY JOE - seu solo é feito sobre uma Pentatônica de Em. Repare na execução de Bends e Double Stops.
    ANGEL - nesta música ele toca uma Escala de D em oitavas.
    STAR SPANGLED BANNER - lembra algo? Nesta Escala de E ele usa o Modo Lídio.
    LITTLE WING - nesta música ele usa o Campo Harmônico de G e faz um empréstimo modal (naquela época) quando utiliza um acorde de F. A Escala utilizada é uma Diatônica de G.
    CHANGES - Repare que nesta música ele usa uma Penta-blues em Em.
    FOXY LADY - outra que usa Penta-blues, mas repare na técnica de se tocar notas percussivas.
    THE WIND CRIES MARY - nesta ele usa o polegar para tocar a nota grave do acorde enquanto libera os outros dedos para improvisar. A guitarra soa como piano...
    MANIAC DEPRESSION - o atrativo desta música é sua fórmula baseada num compasso 3/4. Já tentou tocar assim? Se hoje não é comum usar esta fórmula pra se tocar Rock, imagina na época...
    PURPLE HASE - conhece? Então deve saber que no solo desta música não existe apenas a Pentatônica de Em. Perceba que também é usada a Escala de E Mixolídio e E Dórico.
    Pelo jeito não é só Pentatônica que Hendrix usa...
    Quanto à técnica, recomendo os exemplos a seguir:
    ALAVANCA - Fire, Message to Love.
    BENDS - Hear my Train a Coming, Purple Hase, Spanish Castle Magic.
    LIGADOS - Hey Joe, Red House.
    DOUBLE STOPS - Lover Man
    FEEDBACK - Star Spangled Banner, Foxy Lady.
    WAH WAH - Voodoo Child.
    Suficiente?
    Valeu!!!



    não sei onde essa tua analise mostra q Hendrix era o melhor, eu posso citar pequenos trechos de musicas por exemplo do Petrucci q são muito mais bem construidas do q todas essas musicas do Hendrix citadas por vc


    Por exemplo o solo de Erotomania que possui um fraseado muito interessante onde foi utilizada a tecnica de salto de corda.Analisando sua construção, percebemos que os cinco compassos iniciais, a escala utilizada foi a de F, gerando sonoridades modais em relação aos acordes de harmonia. Nos dois proximos compassos onde temos os respectivos acordes de G e Am, a escala empregada foi a de C maior. O ultimo compasso apresenta as notas C e G, gerando os intervalos de 6ª menor e 9ª aumentada em relação a acorde de E, criando uma sonoridade outside.


    Vamos pegar agora o solo de As I am q nos cinco primeiros compassos Petrucci mescla as pentatonicas maior e menor de A. Do compasso cinco em diante Petrucci mostra uma inacreditável técnica de mão direita, fazendo uso da escala diatonica de G com muitas notas de aproximação cromática.

    No riff de Ytsejam podemos perceber varias mudanças na formula do compasso (4/4, 3/4, 2/4, 7/8). Para a construção do riff, a escala utilizada doi Dm harmonico (T, 2, 3m, 4j, 5j, 6m e 7m)


    No solo de This Dying Soul, em primeiro lugar, quem quiser tentar tocar esse solo vai ter que usar todas as horas de estudo que teve na vida. Para colorir esse verdadeiro "massacre sonoro" Petrucci usou a progressão V/ VIm, utilizando a escala de F# harmonico

    Já no riff de Peruvian Slies que é o riff que vem após o solo, é constituido com a escala de D, que, contra o acorde de Em gera a sonoridade do modo Dórico (T,2, 3m, 4j, 5j, 6 e 7). O acorde de Bb que não pertence ao modo, exerce a função de um acorde de passagem. Já para o acorde de F, o uso das notas c# e F#, funcionam como notas de aproximação cromática para os chords tones(notas de acorde). este é um artificio muito utilizado no jazz.


    Bem, meu amigo Penta_Blues, como vc já percebeu qualquer pequena passagem feita por John Petrucci é muito mais interessante, mais bem construida, mais criativa do q tudo q vc citou do Hendrix. Hendrix é coisa de criança comparado com mestres como Petrucci, Paul Gilbert, Shawn lane, Guthrie Govan, Ron Thal, Steve Morse, Steve vai, satriani, Van Halen, Buckethead, Kiko Loureiro, Eduardo Ardanuy, Faiska, etc....

    dani_low
    Veterano
    # out/06
    · votar


    e?

    LeandroCZ
    Veterano
    # out/06
    · votar


    dani_low

    E está concluido que Hendrix deve ser o mais influente, mas não é o melhor. Pq ser influente e ser o melhor são coisas totalmente distintas

    edmilson bueno ribeiro
    Veterano
    # out/06
    · votar


    uahuahhau q mané esse leandro, levou 24 hrs pra responder p penta_blues...


    LeandroCZ
    De qual numero da guitar player vc copiou esse seu post?

    LeandroCZ
    Veterano
    # out/06
    · votar


    edmilson bueno ribeiro

    Eu não tenho o tempo todo pra ficar discutindo aqui com o meu amigo Penta_Blues. E por favor, não disvirtue o tópico, se vc tem algo pra falar do mediocre Hendrix ou de outros guitarristas por favor fale,agora se for pra vir aqui falar de mim é melhor nem falar nada

    Atum Bluesman
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeandroCZ
    mediocre Hendrix
    Mediocre é você que quer falar do cara que além de compor algumas das + belas músicas de todos os tempo foi um dos mais influesntes e revolucionarios da história da música.

    Facchini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeandroCZ
    se vc tem algo pra falar do mediocre Hendrix

    Como asim medíocre Hendrix? Como ousas? Sem ele MUITO do que você chama de termos guitarrísticos não existiria. Cara olha o que vc ta falando, abre o olho, dúvido que algum dia VOCÊ xegue se quer aos pés dele...

    E está concluido que Hendrix deve ser o mais influente, mas não é o melhor. Pq ser influente e ser o melhor são coisas totalmente distintas

    Claro Hendrix pode ser o mais influente, e pode ser o melhor também por que não? Por que temos que optar pela sua opnião de não melhor? Se é melhor ou não quem decide é cada um, não venha julgar isso, pra mim Hendrix é o melhor e sempre será, sua opnião é sua opnião e fim de papo, e pelo tom que eu percebi, pode se expressar do jeito que for que você não vai me converser do contrário...

    Humpf!

    Facchini
    Veterano
    # out/06
    · votar


    LeandroCZ

    ACORDA RAPÁ...

    LeandroCZ
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Atum Bluesman

    Não, ele definitivamente não compos as mais belas musicas da história.



    Facchini

    É claro q ele até poderia ser o mais influente e ser o melhor, mas o caso é q ele não é o melhor, isso não é uma opinião, é um fato!

    Facchini
    Veterano
    # out/06 · Editado por: Facchini
    · votar


    LeandroCZ

    Não, ele definitivamente não compos as mais belas musicas da história.
    É claro q ele até poderia ser o mais influente e ser o melhor, mas o caso é q ele não é o melhor, isso não é uma opinião, é um fato!

    Cara para de fala merda mano... Quem é você pra definir quais são as mais belas músicas da história e quais os melhores guitarristas da história... Se liga... Se você acha isso, guarde pra você, pois ninguém é obrigado a achar o mesmo que você. E se é um fato que ele não é o melhor, simplismente PROVE, prove q o mundo todo acha isso, por que se todo mundo achar aí sim ele não vai ser o melhor do mundo, mas inquanto eu achar ele o melhor, eu faço parte do mundo barah...

    Mutumutum
    Veterano
    # out/06
    · votar


    Mais uma vez, o mano LeandroCZ demonstra seu incrível conhecimento de música, e agora, nos ensina q Hendrix naum era o melhor...

    Bem, cara! Eu me curvo diante de sua sabedoria... claro q vc naum considerou q, nos tempos de Petrucci, jah existiam milhares de técnicas e apatrechos para guitarra q tornam o som mais moderno, e mais fácil de ser executado... coisa q, na época do Hendrix, nem se sonhava...

    Claro, tbm, q vc naum considerou q Petrucci teve mto material baum pra estudar, e músicos para se inspirar: Steve Morse, Steve Vai, Satriani... coisa q o Henrix nem poderia se apoiar, nos tempos "modernos" da década de 60...

    Claro, tbm, q vc naum considerou q o Petrucci NÃO CRIOU TÉCNICA ALGUMA, enquanto q o Hendrix aprimorou e reinventou várias técnicas...

    E claro, por fim, q vc naum considerou q o HENDRIX eh influência de qse tdos os guitarristas q se prezem, desde os bluesman a roqueiros... jah o Petrucci faz um tipo de som mais reservado a caras q curtem Prog Metal...

    Sim, parabéns pela constatação, cara! Hendrix naum toca nada, e Petrucci eh o deus da guitarra...

    "clap, clap, clap, clap, clap" (aplausos)

    /o\

    ServeTheServants
    Melhor arranjo
    Prêmio FCC violão 2008
    # out/06
    · votar


    Tópico Fechado.
    Usuário banido por ofensas repetitivas à usuários do fórum, e por desrespeitar as regras ao acabar de fazer um tópico depreciativo a um artista e pior, dando continuidado a um tópico que foi fechado por um moderador.

    adios muchacho

    KABOING!!!

      Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
       

      Tópicos relacionados a Hendrix melhor? haha