5.000 pra montar um estudio de ensaio! onde destribuir o dinheiro?

Autor Mensagem
leotecasi
Veterano
# out/06
· votar


Ahh e tambem tem o outro fator ...eu vou comprar tudo novo e tudo em praticamente uma loja....deve rolar um desconto bommmmmm ...se naum rolar vou ateh uma loja q dê uns 10% pelo menos :P

aih eu posso passar um poco de 5.000 com os cabos e tudo ! aih com o desconto fika 5.000 certinho :P

The Melon
Veterano
# out/06
· votar


up

leotecasi
Veterano
# out/06
· votar


Po eu fikei locao hj quando toquei num amp da behringer com simulacoes analogicas....alguem sabe o preco deles no brasil ? era GM212 de 120 watts eu axo ! mas o foda eh q os amps naum vaum ser pra mim entaum dependendo do preço vou pegar o Jaguar mesmo !
mas alguem sabe o preço desse da behrigner ?
e alguem sabe algum de outra marca tb ..ateh uns 1.300 pra eu comparar e talz???

leotecasi
Veterano
# out/06
· votar


AHHHH finalmente arrumei as medidas!
as medidas do lugar são :

3,20m X 7,60 sendo q o lugar eh mais ou menos embaixo da minha casa...e eh cercado por pedras nas 3 paredes , ou seja , o isolamento tah garantido em grande parte....vou me preocupar mais em tratamento acustico que pretendo fazer com gesso acartonado + lã de vidro + eucatex acústico ...

e vendo as medidas pretendo fazer o estudio 3x5 (tirando uma certa grossura para o forramento apensas) e uma salinha grudade de 2x3 para gravar ,onde ficará o computador e talz...e outra salinha de 1x2 para fazer gravacao apenas de voz e violao !

e aih ?
será q vai dar ? pelo visto naum vai fikar apertado naum ..soh naum vai fikr astronômico o lugar!

leotecasi
Veterano
# out/06
· votar


??

NunoMorelli
Veterano
# mar/10 · Editado por: NunoMorelli
· votar


Brother, na boa... não dá pra montar um estúdio bom só com 5 mil pilas, mas já dá pra começar a pensar no assunto!

Imagino que você ainda não entrou em um estúdio comercial, certo? Aqui seguem algumas referências ou analogias de custo, podendo variar bastante. Os valores de equipamentos novos são um tabefe ardido na orelha, já quando se compra usado a coisa muda de figura.

O segredo pra pagar menos é um só: Seja cliente caroço, chato mesmo, peça desconto e se puder pegar quase tudo de 2ª mão, vc só terá vantagens.

O PC é uma ferramenta maravilhosa, mas usar só ele não fica lá essas coisas, serve para gravação apenas:

Até com um simples notebook vc pode fazer miséria e gastar cerca de 6 a 8 mil, e ter condições de gravar tudo, talvez sem precisar de mesa, de potência, de caixas.. só 1 par de mics decentes, 1 DirectBox multiuso, os instrumentos, softwares simuladores de bateria, de ritmos, de câmara de efeitos no PC, simuladores de amplis, jacs e conexões midi pra voz, teclado, guitarra, violão e bateria..

..só não dá pra ensaiar ainda! Mas relaxa, se ficar salgado vc pode garimpar por usados, irá gastar de 20 a 50 por cento MENOS. Seguem os exemplos abaixo!
___________________________________________

Pagando o preço normal, segue a dream list.

- Lembrando que, se vc quizer um mega estúdio, tudo que for referente a qualidade sonora e som limpo, DEVE e PRECISA ser de 1ª linha, tipo:

Item opcional, recomendo algo melhor, mas se não der pra ser, este é o mínimo, dependendo do que for necessário: 1 PC basicão, core 2 duo, memória RAM de 4Gb, HD apartir de 250Gb de espaço, ao menos 2 softwares de edição e muitos pra efeitos, só pra gerenciar a bomba a seguir:

Item obrigatório mesmo em estúdio caseiro: mesa estandarte para mixer, estante para racks de equipamentos, armários para suprimentos, cabo medusa curto encomendado com distribuição dos canais da mesa contendo cabos extras, carpete grosso (cinza escuro) no chão e fino (cor clara) colado no této, espuma acústica em tudo.. incuindo portas.. por exemplo.. a Sonex.. a mais em conta custa cerca de 85 pilas o m² colocado e só fornecem com a aplicação, paredes com portas e passação de fios a fim de isolar acusticamente o ambiente com ganchos de prender placas (para adequação de ambiência), janela com vidro duplo seccionado com vácuo entre eles, 1 par de monitores de P.A.s decentes entre 30 a 50 Watts o par, com som plano, ou seja, o mais limpo possível (sugestão mais barata: Selenium), 1 mesa (Mackie com fonte externa) com no mínimo 18 canais (top com phanton-power, luz, microfone pra comunicação com o ambiente isolado pelos 4 ou 6 fones de ouvido de retorno auricular na sala), uma potência suficiente para os monitores, cabos e tomadas seguras com fusível, ar-condicionado 1 p/ cada ambiente (p/ não sair ruído na gravação), 1 no-brake para o PC, 1 no-brake para a mesa e 1 para os efeitos.

Só nessa configuração "pack básico" já tem bem mais que R$5.000,00 e ainda nem começamos montar a sério. Porém, tudo pode ser mais barato e, se pesquisado, consegue usado equivalente pela metade.
___________________________________________

Além dos equipamentos descritos acima, ainda faltam mais itens obrigatórios, tais como os equalizadores, pelo menos 2 excelentes, um pra voz e um pra instrumento, porque SIM, eles terão configurações ou ajustes distintos, ferramentas para reparos eletrônicos.. ferro de solda, estanho, chaves e conectores diversos, fita isolante e teste elétrico.

Pra resolver parte disso com economia a gente troca os 2 eq.s por 1 analisador de espectro (o famoso ultra-curve da Beringher), que pode simular até 4 equalizadores e um custo de 2, e mesa da mesma marca (a Eurodesk20, de 20 canais, bem mais barata mas sem microfone próprio de comunicação.. arranjar um barato da mesma marca pra fazer a vez do faltante ainda fica mais em conta, use o XM80 da Beringher). A economia aqui seria de 37%.

Também necessitará de alguns geradores de efeitos, caso vc queira só ensaiar sem ter que ligar o PC e, de boa, mal chegou nos 8.000 e ainda não terminei.

1 bateria básica boa (sugestão: Yamaha), barata, resistente, muito configurável.. e talvez até mais uma eletrônica decente, essa pode esperar um ou dois anos.

Finda a lista obrigatória.
______________________________________________

Salientando questões não obrigatórias e dependendo da situação, é bom pensar sobre o texto a seguir:

Sabe a questão de alugar, então, vc vai precisar de pelo menos 4 microfones meia-boca pra voz (pode ser o mesmo XM80 da Beringher sugerido para a comunicação de mixer), os bons para gravação e ensaio particular são a linha 58 da shure (350,00).. mas os acho particularmente caros pelo que oferecem, sugiro os comuns da Senheisser (não lembro se a escrita té certa, mas estes custam bem menos, acho que uns 210,00 cada, e tem mais riqueza de detalhes sonoros em seu timbre), adquira 4 para uso, e talvez 2 reservas.. se a grana der!

Caso fique caro, utilize os mics XM80 da Beringher. Cada um sai por 100 pilas e bem equalizados não estragam nada.

Pedestais para todos os mics, suporte de teia elástica pra evitar ruído de toque e tela frontal anti-ruído de vento e sopro (e saliva tbm.. éca!)... itens dispensáveis para ensaios.

Câmera de segurança e sistema próprios são um opcional caro, portanto, será conveniente dependendo do custo.

Tenha em mente 2 ou 3 mics especiais p/ pratos e 1 para acústicos apenas para gravação.. prefira emprestar de quem tem. Cada um na faixa de 500,00 novo.

Já chegamos aos 20.000,00 sem descontos.

Pelo menos 20 cabos revestidos, selados, de malha interna resistente e mais 20 comuns para os intrumentos. Cada um de malha da SantoAngelo custa quase 60 merréis a preço médio, os comuns lá pelos 40,00, estes devem ser novos, o que dá aprox. mais 2.400,00 sem desconto.

Se souber usar a cabeça, entre sempre em contato com estúdios e veja quando irão trocar equipamento, fios e cabos.. em geral é problema de solda.. aí vc compra quase de graça e manda soldar de novo. Cerca de 500,00 tudo.

Conjunto de mics pra bateria, com 5 p/ peles e 1 p/ bumbo, algo em torno de 650,00 (ou menos) dos razoáveis. Com essas peças a negociação é mais difícil.. prefira comprar só o do bumbo (100,00) e usar os de voz pra batera.

1 caixa para teclado com 15" e 4 bandas de equalização.. não deixe mexer, faça vc os ajustes! Se ficar caro, ligue em linha e equalize pelo som de piano! 1.400,00 a menos.

4 caixas para guitarra, sendo 2 para uso: 1 Meteoro Jaguar Stereo Chorus de 200Watts, uma JC 120 da ROLAND (120W); e 2 reservas: 1 Vulcano da Meteoro (200W) e uma de 100W da Staner. Enrole seus cliente e sugira que ele leve o próprio equipamento.. quase 8.000,00 a menos.. ufa!

Já na casa dos 30.000,00 sem desconto.

Baixistas decentes também buscam timbres decentes, tenha 2 sistemas, 1 bom e 1 "nem tanto": o bom é 1 Hartke System de 400W; e o menos bom 1 Meteoro de 300W, as duas de ligar cabeçote na caixa, blz? Faça o mesmo esquema dos guitarristas, ou ligue no DirectBox e use software de amplis de contra baixo.. menos 3.600,00 no orçamento.

Além das caixas, tenha na manga 4 DirectBox.. isso eliminará boa parte da necessidade de caixa amplificada em situações de emergência ou de gravação limpa em linha (direto na mesa ou PC) para posterização, equalização, aplicação de efeitos e mixagens, não há necessidade de serem ativos.

Se puder, mantenha uma lojinha de produtos e/ou serviços na entrada, isso ajuda a tirar uns trocos em dias mais fracos! Pode ser cantina.. qquer coisa!

Acaba por empenhar cerca de 35.000,00 só com equipamento.

Já pensou se não tivesse outra opção? Aí FFFFFFFFFFUUUUUUUUU


Dá pra montar um estúdio só com 5.000,00, só p/ ensaio?

Até dá, mas.. aí tudo que vc comprar, se for novo, tem que ser bem parangolé: embalagens tipo bandejas de ovos como isolante acústico.. haja ovo, tinta preta e muita cola quente de silicone heim, 4 banquetas de plástico branco e uma mesa de praia, 1 mesinha Wattsom de 6 canais (brinquedo), cabos feitos com plugs baratos caseiros (de fio elétrico), 1 potência da Wattsom que chia igual chuveiro velho no frio (e parece que vai estourar, já viu?), 1 equalizador duplo bem baratatinho da ALESIS (quebra em 3 meses, não tem conserto e não equaliza direito), 2 caixas de micro-system de trocentos mil watt PMPO que dá rAIWA na gente.. ou senão as porqueiras da C.S.R. (mais potência e sujeira sonora que o necessário), 2 caixinhas de guitarra muito das vagabundas de 15W, 1 caixinha furréca de 20W de contra baixo, 3 mics da LeSon (daqueles que vem preso no doce de maria-mole na casquinha, manja?) e mais 2 de karaoquê da Raf.. ><, teclado espeta na linha.. se sobrar canal, 1 bateria da chinesa Turbo (com som de brinquedo de plástico e pratos de lata reciclada), 1 extensão Daneva sem fusível pra ligar tudo e pipocar a tomada..

..claro que to de brincadeira, pra enfrentar este equipamento, so de cara cheia!

NunoMorelli
Veterano
# mar/10
· votar


Véi.. agora q eu vi a data.. isso aqui tem até teia de aranha!!!

subgrave
Veterano
# mar/10
· votar


tópico ressusitated...

será que o cara fez o estúdio? já deve ter até quebrado...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 5.000 pra montar um estudio de ensaio! onde destribuir o dinheiro?