O que vocês acham de montar um show com mistura de teatro e música?

Autor Mensagem
Renan Gonçalves Flores
Veterano
# out/06


Eu, como grande fã de rock progressivo, depois de ver show do Genesis e Rick Wakeman, botei idéia na cabeça de, quando for lançar minhas próprias músicas não quero vender CDs com singles ou músicas que nada têm a ver com a próxima faixa do disco. Quero montar uma história, escrever um pequeno livro, e montar as músicas em cima. A música irá contar a história. Entre uma faixa e outra um narrador contaria o que aconteceria e que cena a faixa seguinte representaria.

Mas eu andei pensando: "Poxa, mas e a banda, o que faria além de ajudar a compor e tocar?". Eu prezo muito o trabalho de banda (detesto carreiras solo) e odiaria ter de fazer todo o trabalho sozinho ou deixar que alguém faça. Então pensei assim: a banda se vestiria de acordo com a história e em certas passagens, uns dois ou três membros dão o fundo musical enquanto os outros fazem uma pequena encenação.
Assim:
Digamos que o tema seja medieval. Então viremos trajados de mago, bárbaro, rei, bôbo e cavaleiro. Pode parecer algo bôbo, mas quando o KISS se lançou no mercado os adultos da época achavam horrível.
Voltando... daí digamos que em certa passagem seja uma conversa entre duas pessoas, que é muito importante para a compreensão da história. Então o tecladista dá um fundo bem "viajante", acompanhado do baixista e do guitarrista. O segundo guitarrista e o baterista colocariam roupas ou máscaras que representassem seus personagens e fariam a conversa enquanto a banda toca, despertando tanto a atenção visual quanto auditiva do público: um show completo!
Mas se fosse uma cena de batalha, seria uma guitarra mais pesada... e por aí vai.

O que vocês acham?
Gostaria sobretudo da posição dos mais "tios", que tiveram algumas experiências parecidas da década de '70 (Pink Floyd, Eloy, Yes, Genesis, Rick Wakeman...). Será que essa idéia seria aceita no mundo atual (sobretudo no Brasil), que se encontra estagnado e falido musicalmente (salvo algumas bandas e compositores)?
Daqui alguns dias trarei um de meus projetos pra vocês avaliarem.

OBS.: O nome Dark Star já é usado ou está vago?

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Meu, acho que você teria algum problema para "vender" o teu produto. Afinal de contas, é um projeto teria um custo considerável. Além da preparação ser mais complicada - sob a pena das encenações serem patéticas - você precisaria de um espaço melhor, indumentária adequada, tempo para arrumar tudo, iluminação...

Ou seja, passa muito longe daquela coisa básica, de começar tocando em barzinho e festival. Por isso, o investimento teria que vir de algum lugar. Bandas grandes podem se dar o luxo de fazer isso porque conseguem financiamento fácil. Outras já nascem como um projeto apoiado por algum financiador / produdor / executivo (o Kiss é um exemplo).

Pessoalmente, a proposta não me agrada, mas isso não vem ao caso. Sou partidário da diversidade. Mas se você quiser tocar esse projeto para a frente, esteja preparado para correr atrás de dinheiro, e para ouvir muitos "nãos". E para ser chamado de "poser comercial", hahahaha...

koalinha
Veterano
# out/06
· votar


nightwish fazia shows um tanto qto performáticos

e mais atualmente a banda flaming lips...
mas tudo tem q ter limites...teatro eh uma coisa..musica eh outra...achu qi misturar as duas coisas sem limitar uma ou outra traria como resultado um bando de caras q naum sabem o q qerem da vida...e se forem péssimos atores e péssimos musicos entaum fudeu...fico imaginando...na musica without you im nothing du placebo tem um trecho..."You grow me like an evergreen..."tradução=Você me cultiva como uma sempre-viva..aew u guitarrista ia se vestir de samambaia e o otro ia cultiva ele, regar e buh...mto ruim mesmo...no show de rock progressivo, yes peça de teatro musical tipo cats

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


acho q tem umas bandas jah q fazem um teatro :) e deve ser muito dificil

Very Ape
Veterano
# out/06
· votar


acho q seria bem legal, soh q acarretaria um custo altíssimo, e arranjar pessoas bons músicos e atores ao msm tempo deve ser dificil

DIEGOGUITAR
Veterano
# out/06
· votar


tenta assistir o show "Be" do Pain Of Salvation, não digo que seja um teaaaatro, mas o cara é bem maneiro e faz umas cenas locas que interagem com a musica ...

Ah, detalhe, tem esse vídeo no Emule

abraço

angus junior 2
Veterano
# out/06
· votar


Renan Gonçalves Flores
conhece frank zappa? hheheheh

Certeza
Veterano
# out/06
· votar


Renan Gonçalves Flores

já ouviu falar em cordel do fogo encantado?? qdo puder vá num show deles mesmo que o som não te agrade...é meio maracatu, musica regionalista, teatro, circo, pirotecnia, psicodelia e poesia...é bem o tipo de banda que não tem graça comprar um cd e ficar escutando em casa...só no show mesmo...se tu quiser fazer uma coisa assim vc pode lotar shows...mas vender cds vai ser dificil...ninguem compra trilha sonora de teatro...

soh q acarretaria um custo altíssimo, e arranjar pessoas bons músicos e atores ao msm tempo deve ser dificil
e ainda tem isso...

Fastturtle
Veterano
# out/06
· votar


seila acho q issu num da certo, musica e musica, teatro teatro...

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Certeza

Pois é, eu acho muito bacana esse Cordel de Fogo Encantado. Mas eles conseguem trabalhar com poucos recursos, já que a música é regional e o teatro é mambeme, no melhor estilo "teatro de rua". Os planos do Renan me pareceram um tanto mais... er... ambicio$o$ (ou pretensiosos, dependendo do ponto de vista).

Certeza
Veterano
# out/06
· votar


Bog

Os planos do Renan me pareceram um tanto mais... er... ambicio$o$
tbm achei isso...mas soh quis da um exemplo...principalmente pq ele perguntou:
Será que essa idéia seria aceita no mundo atual (sobretudo no Brasil), que se encontra estagnado e falido musicalmente (salvo algumas bandas e compositores)?

eu fui em um show do cordel e achei mto loko e qdo eu tiver a oportunidade de í de novo eu vou...mas comprar um cd deles eu nao compro nao pq parece q a musica fica mto sem graça sem o teatro...
se o cara quiser fazer algo maior q isso ainda eh capaz da musica ficar pra segundo plano...o unica saída seria nao lançar nd em cd, apenas em dvd!!!

mas eu acho q se um dia eu tiver uma banda eu tento algo desse tipo nos shows!!!

fã de mp3
Veterano
# out/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Gostaria sobretudo da posição dos mais "tios", que tiveram algumas experiências parecidas da década de '70 (Pink Floyd, Eloy, Yes, Genesis, Rick Wakeman...)
Tenho 22 anos e gosto de rock progressivo: sou portanto um "tio"? : )

Sendo otimista: é uma idéia grandiosa, e temos que pensar grande.
Sendo pessimista (ou realista): não é uma idéia muito original, pois música com atuações teatrais já existe desde o século XVII, e no rock desde a década de 70, e fora os custos finaceiros disso como o pessoal falou, é algo que não vai dar muito retorno financeiro no início, o que não possibilitará a continuidade do projeto (a menos que você seja rico).

Dark Star, se não me engano, é uma música do Grateful Dead.

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar


tipo o Teatro Magico? eles ja fazem isso faz alguns anos...

Felipe Oliverr
Veterano
# out/06
· votar


Bom, acho a idéia interessante, mas depende muito do que pretende fazer de fato. Fazer um "musical" em ambientação medieval, por exemplo, acho algo "batido", ao menos pra mim, desgastado. Afinal, várias bandas lançam álbuns que contêm um enredo, normalmente épico. A proposta do Dream Theater, no Scenes From a Memory, apesar de não ser o tipo de espetáculo que pretende criar, mas se tratando de um álbum conceitual, tem um quê de original e achei bem legal.

A questão do capital para tirar esse show do papel é um empecilho grave mesmo. E como disseram também se não for algo bem feito tanto para a parte musical quanto para a teatral, poderão ficar meio patéticas algumas cenas.

Mas se você sonha com isso, vá em frente! Quem somos nós para dizermos que não deve fazê-lo?
Acho que todo mundo já sonhou (ou ainda sonha) em fazer um espetáculo ou somente lançar um projeto ao seu modo (conceitual ou não)...ohohohoh! ;)

Vick Vaporub
Veterano
# out/06
· votar


Algo como uma Ópera?

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# out/06
· votar


Avantasia ja faz isso

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# out/06
· votar


http://www.guitarx.com.br/index.asp?url=library_html/destaque/3%AAsema na_setembro/cd_teca_avantasia.htm
;)

Midgard
Veterano
# out/06
· votar


EduSlash_o_Retorno

acho q nunca teve show do avantasi oO

EduSlash_o_Retorno
Veterano
# out/06
· votar


Midgard
acho que não teve mesmo, pq são varios artistas e tal...
é um projeto do tobias sammet

janick
Veterano
# out/06
· votar


Renan Gonçalves Flores
Não é progressivo mas...


Conhece Malice Mizer?
Senão procure conhecer. E pegue algum show deles, pode ser o Merveilles ou o Live at Budokan, ou o Voyage. E assista-os.

Dogs2
Veterano
# out/06
· votar


A Marisa Monte mistura um bando de coisa no show dela

Fastturtle
Veterano
# out/06
· votar


Avantasia ja faz isso

Tem o ayreon tbm, +num sei se fizeram show =O

pacman jp
Veterano
# out/06
· votar


Renan Gonçalves Flores
O que vocês acham de montar um show com mistura de teatro e música?

sinto, mas ja inventaram isso antes de vc... eles chamam de musical (com jazz, na maioria das vezes) ou de Opera rock...

hehehe


to zuando... to querendo fazer mesmo um trabalho conceitual na minha banda, algo em torno de 7 musicas, ou 8... mas com co-relação de uma letra e outra...
é foda, ams sai massa depois!

Luigi LeBeau
Veterano
# out/06
· votar


veja m Show do Teatro Magico qq dia...

koalinha
Veterano
# out/06
· votar


co-relação de letras..
procure a tradução das letras das musicas du Queensryche...umas 15 musicas saum parte d uma história dum cara chamado nikki

\o/

Fastturtle
Veterano
# out/06
· votar


\o/

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# out/06
· votar


Acho que vocês não entederam muito bem...

O negócio não é muito teatral, mas apenas um toque de atuação pra fazer o espectador prestar atenção. Não vamos gastar muito. As roupas a gente mesmo faz (e coisas bem precárias), num projeto que pretendo que gostaria de colocar um grande mapa no fundo do palco eu mesmo faria com quatro cartolinas coladas, os intrumentos não precisam ser muito bons... o teclado por exemplo podia ser um MIDI básico por exemplo.

Não quero fazer uma coisa tão grandiosa como Yes, Rick Wakeman ou Genesis, mas seguir o ditado "Eu fiz o que pude com o que tenho.".
Não vou contratar atores ou bons músicos, mas seremos apenas cinco amigos com o mesmo objetivo e visão do mundo. Não precisa ser super convincente, mas algo que dê pra entender.

Quanto à venda de CDs, os projetos para álbuns propriamente ditos não seriam os mesmos do palco. Mas seria um CD contínuo, do tipo acabou uma faixa vem outra. E claro, teríamos uma ampla visão de ser realmente música, e não trilha sonora, como disseram aí em cima.

Inovador? Eu não quero ser isso. Quero apenas fazer com que não se esqueçam do bom rock progressivo e outros estilos lindos.

Portanto, não é "metade teatro-metade música", mas sim uma apresentação. OK? Agora que consegui esclarecer melhor, o que acham? Não quero ser estouro nas paradas e lançar singles e refrões inesquecíveis, mas apenas quebrar a monotonia e falta de originalidade do atual mercado de música global.

OBS.: 22 anos não é tio ainda, mas a partir dos 28 é.

Fastturtle
Veterano
# out/06
· votar


boa sorte entaum no projeto \o/

Renan Gonçalves Flores
Veterano
# out/06
· votar


ObrigadoFastturtle

Mas uma coisa que esqueci de dizer: estou ciente de onde estou entrando e sei que o rock progressivo ou esse tipo de apresentação não é uma coisa muito aceita (ou entendida) pelo público em geral, então sei que nunca serei uma lenda, mas não é realmente isso o que quero. Quero apenas me divertir, nem que seja somente nos bares de noite.

Bog
Veterano
# out/06
· votar


Renan Gonçalves Flores

Bom, então boa sorte. Só tome cuidado, porque coisas toscas demais podem ficar ridículas. Hhahaha, agora de repente me lembrei de Monty Phyton e o cálice sagrado. Ni!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O que vocês acham de montar um show com mistura de teatro e música?