desenvolver o ouvido é questão de tempo

    Autor Mensagem
    Gan
    Veterano
    # set/06


    jah estou na música há uns 3 anos e nunca me preocupei em desenvolver o ouvido. Porém , ontem durante uma aula a professora saiu um poco da sala e um rapaz fez um programa q tocava as notas musicais, ai ele tocava e me perguntava q nota era, e eu respondi corretamente TODAS. Fiz isso sem nunca ter praticado especificamente isso.
    A minha dica então é não se preocupe com isso, pq sua percepção melhora com o tempo e naturalmente : >

    toni viguncio
    Veterano
    # set/06
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    Gan
    =)

    Midgard
    Veterano
    # set/06
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    =)(2)

    Bog
    Veterano
    # set/06
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    Meu, eu estou na música há 7 e ainda não faço isso. Em compensação eu tenho uma amiga cuja mãe era professora de piano. A menina consegiua fazer coisas estranhas, do tipo tirar um riff de primeira (tipo: acho que começa aqui, ó) e identificar alterações em acordes em uma ouvida (toca esse mesmo acorde sem a 7a).

    Eu ainda funciono na base da tentativa e erro...

    pacman jp
    Veterano
    # set/06
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    Bog
    Eu ainda funciono na base da tentativa e erro...

    é... eu tenho certa facilidade pra começar, ou pra ver se está certo ou errado, mas tirar de prima é foda...

    Gan
    sua percepção melhora com o tempo e naturalmente

    isso é o minimo q se espera de qlguám q trabalha com musica ou estuda algum instrumento, porém, num é tocando 40 anos um violão normalmente q se vai ter ouvido absoluto.
    é claro q quando se vai estudando, tem-se maisor percepção do que antes, mas a aprimoração desse sentido, voltado pra música, vem através de treino... e num é pouco não.

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
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    Todo mundo nasce com ouvido absoluto e 95% o perdem rapidinho - e isso nunca mais se recupera. Mas o importante mesmo é o OUVIDO RELATIVO: aquele que reconhece a distância entre as notas. Tem gente que mesmo tendo ouvido absoluto tem problemas com isso. Esse ouvido relativo se desenvolve, e não adianta tocar há 7 anos se estiver treinando de maneira errada sua audição. Alguns tem mais facilidade, mas o certo é que quem "tira" mais músicas de ouvido o desenvolve mais do que quem não "tira". Ditado musical ajuda muito também. Bom alertar que o fato de alguém possuir ouvido absoluto não o torna necessáriamente melhor músico, há muitas variantes envolvidas - conceito, bom gosto, etc - assim como quem tem um bom ouvido relativo e não estuda nada por causa dele certamente virá a ter muitas deficiências e perderá até mesmo muitos serviços para quem não tem tanto "ouvido" assim, mas que é alfabetizado musicalmente. Às vezes chegar na hora e ser educado podem contar mais do que muito estudo e excelente ouvido juntos, na hora de ser contratado como profissional - se a pessoa desenvolver o ouvido, estudar, tiver bom senso, dedicação e responsabilidade então...

    asda
    Veterano
    # set/06
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    Os meus levaram 21 anos e 9 meses...
    Dizem que depois dos 21, para o desenvolvimento.

    Blue Jazz
    Veterano
    # set/06
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    Não para não.

    maggie
    Veterana
    # set/06
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    Tem o Ear Training pra treinar ozovido.

    albertoellobo
    Veterano
    # set/06
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    Gan

    Melhora sim com o tempo, mas um pouco de prática e exercicios não faz mal a ninguém. Eu mesmo me surpreendi tb quando tirei "Travessia", do milton Nascimento, de ouvido e depois conferindo com a cifragem original numa dessas revistinhas, eu tinha errado apenas UM ACORDE, e mesmo assim a sua dissonância.

    Com o tempo o ouvido se condiciona aos tons, timbres e intervalos das notas, porém ele ficará mais bem treinado ainda se forem feitos exercicios para tal, periodicamente.

    Abraços!

    Clapton_Page
    Veterano
    # set/06
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    eu toco faz 1 ano e meio, por aí... e faço uma média de 50% em percepção de notas... isso eh bom ou ruim?

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
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    Conforta-me esse tópico, mais do que nunca preciso de ouvido para tocar em minha igreja... onde o lance é detectar o tom da pessoa na hora em que ela canta, em tempo real... tenho 1 ano e pouco de violão e erro muito, mas tenho melhorado, graças a Deus!!!!!!!!

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
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    Clapton_Page

    Bom Poxa

    Oboe
    Veterano
    # set/06
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    Eu diria que mais importante que o tempo, é como vc estuda percepção.

    Na faculdade, tinha uma professora que forçava ao máximo o ouvido dos alunos.

    De cara já começava com ditado melódico a duas vozes.
    No mês seguinte o mínimo era uma Fuga de Bach a 4 vozes. E ainda valia nota.

    Solfejo rítmico era uma redução de alguma peça do Stravinsky, que não me lembro agora.

    .:Anonimato:.
    Veterano
    # set/06
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    Oboe

    E funcionou?! Você é afinado de ouvido?!

    Oboe
    Veterano
    # set/06
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    Blue Jazz
    Concordo com vc. Muitas pessoas que tem ouvido absoluto não conseguem saber qdo uma nota está desafinada. Alguns sequer conseguem cantar. Só sabem dizer o nome da nota e somente isso não faz de ninguém um bom músico.

    .:Anonimato:.
    Sim. Todos os exercícios ajudaram muito.
    Afinação é relativo. Uma nota estará afinada ou desafinada de acordo com outra nota ou acorde. Mas depois de tanto estudo consigo diferenciar a nota Lá 440 de um Lá 441 e 442hz.
    Hj eu achei uma música na net que fiquei fissurado por ela. Não achei nenhuma partitura, nenhum mid, nada, nada. Então resolvi tirar de ouvido. Essa música dura 3 minutos e foi escrita para piano, oboé e violino.
    Já tenho toda a melodia dos dois instrumentos e parte do acompanhamento escritas. Isso em meia hora.
    Imagine se eu fosse somente pelo método da tentativa e erro? Ainda estaria tentando descobrir que tonalidade é a música. Com um ouvido bem treinado vc ganha muito tempo.

    Dogs2
    Veterano
    # set/06
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    Oboe
    Muitas pessoas que tem ouvido absoluto não conseguem saber qdo uma nota está desafinada.

    O.o

    Sir Cam
    Veterano
    # set/06
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    importante mesmo é o OUVIDO RELATIVO: aquele que reconhece a distância entre as notas
    Eu tenho um pouco, não todos os intervalos, mas a maioria.

    TROPESSO
    Veterano
    # set/06
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    eu so meio surdo pq toco batera!!!!!!!!XDXDXDXDXD

    fernando tecladista
    Veterano
    # set/06 · Editado por: fernando tecladista
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    eu tenho ouvido absoluto

    e por ai tem muita lenda sobre isso, só quem tem sabe como isso é na sua propria cabeça

    Mas o importante mesmo é o OUVIDO RELATIVO: aquele que reconhece a distância entre as notas
    Tem gente que mesmo tendo ouvido absoluto tem problemas com isso

    mas pra quem tem ouvido absoluto isso é batata
    se você sabe na lata qual foi a primeira nota e qual foi a segunda ai você já matou o intervalo das duas

    Muitas pessoas que tem ouvido absoluto não conseguem saber qdo uma nota está desafinada

    Afinação é relativo. Uma nota estará afinada ou desafinada de acordo com outra nota ou acorde. Mas depois de tanto estudo consigo diferenciar a nota Lá 440 de um Lá 441 e 442hz.

    em um nivel desse ainda não cheguei ex: ouvir uma campainha e dizer esse é um lá em 443 hz,
    mas as vezes consigo por ex ouvir um LÁ e dizer que esta um pouco fora até no em um ponto +/- de 1/4 de tom porque a partir dai eu passo a ouvir um Sib mais baixo do que o normal dele

    quanto a tirar música de ouvido, se tem uma melodia sem notas rapidas dá pra ir colocando as notas na partitura ouvindo a música e marcando as cabeças de notas em real time, depois é só colocar os tempos, se tem trechos rapidos, só um pause resolve só pra dar tempo com a escrita

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    uma das desvantagens que eu tenho com absoluto é que não consigo aprender instrumento tranpositor
    se vou aprender sax por ex: o professor vai mostrar "assim é a nota Dó" e eu vou brigar com ele falando que é Mib, e meu ouvido não aceita que aquilo pode ser um Dó

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    teve esse topico um tempão atras que troquei algumas ideias
    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/102839/

    Oboe
    Veterano
    # set/06
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    Tenho vários amigos com ouvido absoluto, mas um se destaca...

    Ele é hiper-ativo, tem um talento desgraçado e toca bem pra caramba.
    Se alguém toca um acorde "fran" com #, b, nona, 13, invertido, tararã, ele consegue dizer TODAS as notas do acorde.

    Só tem um problema. Ele não consegue transpor uma partitura tocando. Ele tem que escrever as notas, pq na cabeça dele, o que está escrito soa na cabeça.
    Por exemplo, eu toco um instrumento em Dó, mas vou ler uma partitura de clarinete em Si b, eu consigo transpor na hora e na boa. Ele já não consegue.

    Enfim, sempre haverá vantagens e desvantagens.

    naka.88
    Veterano
    # set/06
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    Tive uma professora de percepção que me falou de casos de pessoas com ouvido absoluto mas de alguma maneira um ouvido relativo ruim. vai saber...

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