Treinar ouvido

Autor Mensagem
stratopeido
Veterano
# ago/05


Alguem aqui tem o tal "ouvido absoluto"? e pra quem n tem oq vcs acham da tecnica d treinar o ouvido, é realmente util? funciona? valew

___Asda___
Veterano
# ago/05
· votar


Existe isso?

stratopeido
Veterano
# ago/05
· votar


___Asda___

pod cre.. http://www.cyberfret.com/ear-training/index.php

BlacK Dog
Veterano
# ago/05
· votar


Eu tava lendo num tópico hj msmo sobre isso.

Parece que o Urubu tem um "Semi-ouvido absoluto" hehe.

Não é muito antigo,dá uma procurada,deve estar lá pelas páginas 10~12.

Carolzinha Guitar
Veterano
# ago/05
· votar


Eu nem sabia disso, legal.

Johnson Nascimento
Veterano
# ago/05
· votar


Ouvido absoluto é quando a pessoa consegue identificar qualquer nota musical em qualquer som!!! Né???

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


Ouvido absoluto é quando a pessoa consegue ver a "cor" da nota. Não dá pra explicar isso. É como explicar a um cego como é o verde. É desenvolvido com predisposição genética e muito estudo.
Mas com treinamento dá pra desenvolver um ouvido relativo tão eficiente e até mais funcional que o absoluto.

Johnson Nascimento
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16
Valeu!
Vc é professor de música... algo assim?

KuRt asfKN
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16
Ouvido absoluto é quando a pessoa consegue ver a "cor" da nota. Não dá pra explicar isso. É como explicar a um cego como é o verde. É desenvolvido com predisposição genética e muito estudo.
Mas com treinamento dá pra desenvolver um ouvido relativo tão eficiente e até mais funcional que o absoluto.


Quanta merda.
É igual a roupa invisível do Chapolin: "só os iteligentes podem ver".

Gabriel_Bp
Veterano
# ago/05
· votar


Ouvido absoluto é quando a pessoa consegue ver a "cor" da nota. Não dá pra explicar isso. É como explicar a um cego como é o verde. É desenvolvido com predisposição genética e muito estudo.
Mas com treinamento dá pra desenvolver um ouvido relativo tão eficiente e até mais funcional que o absoluto.


perfeitamente explicado. dizem que se tu treinar as crianças desde pequenas elas ficam com ouvido absoluto. agente nasce com ele mas perde depois de aprender a falar.

stratopeido
Veterano
# ago/05
· votar


mas alguem aqui ja treinou o ouvido ou tem ouvido absoluto? eu por exemplo, sei reconhecer as harmonias basicas d qualquer musica, primcipalmente nas tocadas com o violao ou guitarra (n sei pq), alem d basico d saber se uma melodia ou acorde é maior menor ou diminuto (acredito q todo mundo tb sabe disso).. mas a unica nota q eu memorizei é o do

stratopeido
Veterano
# ago/05
· votar


É igual a roupa invisível do Chapolin: "só os iteligentes podem ver".

p/ quem ouve nirvana tanto faz se é do, fa, menor, mixolodio

keep rocking

KuRt asfKN
Veterano
# ago/05
· votar


stratopeido
Como tem gente idiota nesse fórum. A única coisa q sabe fazer é ver meu nick e falar merda q eu curto Nirvana.
Pq se ofendeu, vc dá p/ o Soldier of Fear?

Gabriel_Bp
Veterano
# ago/05
· votar


KuRt asfKN: fica frio e não avacalha...
stratopeido: eu treino meu ouvido. acho que tu reconhece as harmonias por que são sempre as mesmas vozes de acorde. uma coisa que tu poderia fazer é tentar cantar cada nota do acorde enquanto eles estão soando. se tu conseguir fazer isso afinado tu sabe os acordes. tenta com outras vozes de acorde (caged na guitarra, né?)

BlacK Dog
Veterano
# ago/05
· votar


Qualquer música provavelmente soa diferente aos ouvidos de cada um. Se você sentar ao piano e tocar para dez mil pessoas uma canção comum como Parabéns pra você, umas oito mil devem ser capazes de detectar notas desafinadas na melodia. Se você anunciar qual foi a primeira nota da melodia, boa parte das pessoas que tiverem estudado música deverá ser capaz de dizer os nomes das notas seguintes. Mas provavelmente apenas uma pessoa daquelas dez mil será capaz de identificar todas as notas no piano sem que você dê a dica de qual foi a primeira.

Retirado do orkut.

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


Eu não sabia que eles associavam a cores...
Tem algo haver com sinestesia?

Vejo cor nas músicas mas não é por causa da tonalidade ou algo do tipo, eu consegui associar a nada.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k

Tem algo haver com sinestesia?

Há muitos indícios que apontam pra isso. Vários sinestésicos (que estudaram música, óbvio) têm ouvido absoluto.


Vejo cor nas músicas mas não é por causa da tonalidade ou algo do tipo, eu consegui associar a nada.


Vai ver é porque tu nunca desenvolveu.
Tem vários graus de ouvido absoluto. Tem gente que, numa escala rápida, só consegue ver as principais "cores", etc.

Essa história de cores não é chute meu. Já ouvi de várias pessoas que tem o tal do ouvido. Uma vez um cara num fórum que tinha colocou de uma forma interessante: "A gente escuta música em cores, enquanto vocês escutam em preto e branco"

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16

não me lembro se foi você mas alguém me explicou oq era a sinestesia e eu fui atrás pra pesquisar. realmente eu a tenho e nem me contava.

de vez em quando, mas muito de vez em quando eu consigo associar as cores aos acordes, ou estudar um barulho e saber o tom q é.

quando isto acontece, é de certeza e eu não tenho dúvida, a cor brilha, uma certeza aparece.

pena que não é sempre. eu até estava treinando um pouco no www.prolobe.com mas o site está fora do ar...

hatebreeder
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k

q sorte a tua.

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k
Pois é. Se não treinar muito desde criança fica difícil. O Urubu e o Marisco utilizaram um método de treino de ouvido. fala com eles pra tu desenvolver mais esse negócio aí. Els disseram que dá resultados.

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16

eu não tenho nenhum contato com eles, mas gostaria muito de trocar uma idéia.
bom...

meu e-mail é este: necoremains@hotmail.com

conte
Veterano
# ago/05
· votar


eu naum tenho ouvido absoluto, mas ateh tenho um ouvido relativo mto bom

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k

eu não tenho nenhum contato com eles, mas gostaria muito de trocar uma idéia.


infelizmente tudo o que eu sei sobre o assunto eu acabei de falar. =/
Fala com o Marisco, que é ele quem manja mesmo. Esse métod que eu falei tem o link pra download me algum lugar do fórum. usa a busca aí.

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


SoldierOfFear16

blz.. vou procurar...

obrigado pela ajuda.

:)

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


eu tenho ouvido absoluto
escuto as notas como se elas me falassem o seu nome
em acordes o que eu escuto é cada uma das notas, da pra saber se o acorde é M, m, 7... identificando cada uma delas

mas como não sou perfeito, tenho uma pequena dificuldade pra identificar notas em uma musica cantada em portugues
devido a pronuncia das palavras atrapalharem naquilo que eu disse que é como se as notas falassem o nome delas, uma frase terminada com a vogal "A" por exemplo me deixa meio zonzo se a notá cantada for um MI pq esse "A" me vem como se fosse FÁ ou LÀ, então tenho que não prestar atenção na letra

mas para musica instrumental ou cantadas com vocalize ou em outra lingua (pq eu não entendo nada) e ouvir e dizer que nota é sem precisar de referencia de diapasão, posso acordar de manhã e alguem tocar uma nota e eu respondo na hora: foi um MIb

as desvantagens que eu tenho com ouvido absoluto

- não consigo aprender nenhum instrumento transpositor ex: sax em Mib, trombone em SIb, trompa em FÁ .....
- acabo decorando a musica pelo nomes das notas, se tiver que mudar o tom, eu tenho que dar uma estudada antes se a musica for meio dificil
- não consigo usar recursos como o transpose do teclado ou afinar o teclado meio tom abaixo (pra tocar um som mais pesado como guitarrista faz) pq vou ficar brigando com o que eu teclo e com o que eu escuto, aperto dó e escuto fá.

quanto a ouvir esse negocio de cores eu nunca ouvi cor nenhuma

spy2k
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

vc preferiria não tê-lo?

fernando tecladista
Veterano
# ago/05
· votar


spy2k

entre os pros e contras eu sai ganhando

as vantagens
- da pra tirar musica de ouvido diretamente no papel (rascunho) sem ter que ficar no instrumento, procurado nota
- se é uma musica não muito elaborada, da pra escrever a harmonia no papel ao mesmo tempo que escuto o cd, (se é mais complexa tem que dar uns pause pq a escrita não acompanha)
- da pra ir tocar em free lance e não ter que ficar perguntando o tom de cada musica, para os outros musicos
posso por um cd o carro e ficar ouvindo a introdução que tenho que fazer e chegar no ensaio com ela pronta
-se tem um acorde peçonhento da pra ouvir cada nota separada e descobrir o acorde que é

e ouvido absoluto não tem modo on/off ele é ligado o dia todo, toda musica que eu escuto acaba sendo analisada em real time, não da pra simplesmente para apreciar apos um tempo que conheço a musica ai já da pra curtir melhor

Aussie bloke
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista
A quanto tempo voce toca musica velho?? Voce treinou seu ouvido, tipo pra diferenciar intervalos e tal, ou so sabe pq sabe??
Pq na minha aula de musica aqui rola esse negocio de chutar se os acordes sao maiores ou menores ou com 7ma e talz.. e meu amigo sempre acerta, mas acho que e' pq ele estuda musica desde pequeno...

heathcliff
Veterano
# ago/05
· votar


Aussie bloke

Mas saber se o acorde é maior ou menor e a sétima se é maior ou menor não é nada do outro mundo cara

SoldierOfFear16
Veterano
# ago/05
· votar


fernando tecladista

quanto a ouvir esse negocio de cores eu nunca ouvi cor nenhuma

Cada um interpreta de uma forma diferente. Eu pus cores entre aspas, pois é como se fosse a personalidade da nota. Mas alguns me já disseram que escutam é cor mesmo (lá azul, dó amarelo, etc). Eu realmente não sei dizer , pois eu não tenho.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Treinar ouvido