Entrevista de Caetano Veloso ao Fantástico de 10/09/06

Autor Mensagem
Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Gente, sinceramente...

Qualidade musical se discute, sim - gosto, que é fruto da relação histórico-cultural de um povo, também... mas tudo isso num nível de sanidade mental que não pode admitir pré-conceitos e DEVE admitir os variados estilos nascidos dos variados dados histórico-culturais dos povos em questão. Dito isso, Tati Quebra Barraco é RUIM e John Cage é BOM - porquê? Porque fora a péssima letra da músicas, e mesmo retirando-as fora dessa questão, tudo mais é feito de maneira SIMPLÓRIA, o que é bem, muuuuito diferente de SIMPLES. Não é necessário ser um percussionista de orquestra pra afirmar que em matéria de ritmo aquilo é de uma pobreza incomensurável - defender o funk carioca é uma atitude que tipica de Caetano Veloso "vamos defender o popular" - que nada, isso é o popularesco. Popular era Cartola, que morava na favela mas compunha o que compunha com uma riqueza harmônica e melódica fantásticas! Não é porque se é pobre que tem de se fazer coisas pobres! O funk carioca não trabalha a favor da defesa dos menos favorecidos, como se pensa à primeira vista, trabalha a favor do emburrecimento e da manutenção do pobre enquanto pobre. Aparece na Globo à torto e a direito falando da garrafa na bundinha e quando toca em assuntos realmente relevantes o faz com um teor de revolta que não leva à nada, a não ser encher os bolsos dos MVproveitadores da vida, que agem acima de tudo em proveito próprio. O "funk" carioca é uma contra-cultura que o sistema não precisou engolir, porque é um tiro que sai pela culatra e apenas reforça a merda vigente. Quanto ao Led Zeppelin sou um de seus maiores fãs, mas quem disse que o que eles fazem é apenas rock e blues está correto, se esquecendo apenas do folk: primeiro porque Stairway to Heaven é uma balada... ROCK. E o Houses Of The Holy está cheio de estilos diferentes tocados de uma maneira ROCK e segundo porque ao se defender a banda dizendo que eles não faziam "só isso" acaba-se desmerecendo-se exatamente esse "só isso": rock muitíssimo bem feito, bem tocado, bem cantado - as letras, bem, nem tudo é perfeito, mas perante as da Tati são um primor de romantismo. Se o Caetano gosta ou naõ gosta deles eu estou cagando, mas se me chama de idiota aparecendo na TV e na Istoé dando uma de roqueiro sexagenário moderninho, com cara de bosta e com aquela soberba toda, aparentemente querendo ensinar menino a chupar pirulito direito, isso já ofende minha inteligência. Ele não precisava ter passado por aquilo, mas depois de ler a Istoé cheguei à conclusão de que o Caetano não sabe que "morreu" e muito menos que o rock, aquele bem verdadeiro, que fica longe do pseudo-intelectualismo tatuado e revoltadinho das bandas de hoje, principalmente algumas nacionais - que beiram o ridículo e parecem competir com o baixo nível do funk cariquês, esse rock - o verdadeiro - MORREU no final dos anos setenta, o pastiche dos anos 80 solapou o que restava e o que sobrou foi o POP - coisa BEM diferente - e o metal, que por si só não é rock'n'roll, é "metal" e que sofre com as boquinhas cheias de batom e os travestimentos ridículos dos músicos cheios de vaidade que tocam a mil por hora, porque nem todos nasceram pra Dimebag Darrel, que também já morreu.

Sub_Zero
Veterano
# set/06
· votar


Entrevista de Caetano Veloso ao Fantástico
Caetano Veloso me dá sono, tanto sono que dormi no sofá na hora dessa entrevista... Não sou fã do cara, ouvi poucas músicas dele e achei muito chatas por sinal (minha opinião) , os covers do Nirvana foram deprimentes; pra mim não faz a mínima diferença a opinião desse "inseto que pensa que é Deus".

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


Blue Jazz
Não é necessário ser um percussionista de orquestra pra afirmar que em matéria de ritmo aquilo é de uma pobreza incomensurável

Aquilo eu considero clichê
A pobreza não vem do ritmo, e sim da idéia repetitiva e clichêzenta (hehe) do "compositor".

De resto vc falou muito bem

anderson luiz
Veterano
# set/06
· votar


depois que eu vi esse cara num banquinho e violão tocando "doi um tapinha não doi" vi que ele tava louco, esclerosado no mínimo, ou implorando pra vender discos.....

como diria o "poeta" romário pele calado é um poeta, o mesmo se aplica ao caetano veloso

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# set/06
· votar


onde "London London" se parece ou ao memos se assemelha ao LED?

lembra sim. o clima, com uma ou outra lenta do Led

AlexKidMiracleWorld
Veterano
# set/06
· votar


mas concordo, Caetano tá falindo.

Porem, até hoje curto "Você é linda" =}

MacCa
Veterano
# set/06
· votar


Só sei que tropicália tem uma puta orquestração.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista de Caetano Veloso ao Fantástico de 10/09/06