Entrevista de Caetano Veloso ao Fantástico de 10/09/06

Autor Mensagem
Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


Nêgo Véi
Caaaalma véi
você tá se guiando muito pela emoção
hahaha

exemplos:
querer estar acima de uma banda que é considerada a mais completa e a "melhor" de todos os tempos, desbancando até os Beatles
patético e extremamente egocêntrico

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/06 · Editado por: Moderador
· votar


editado

Nêgo Véi
Veterano
# set/06
· votar


Blue Jazz,
realmente foi o que aconteceu. Um outrora ídolo, agora cambaleia como mendigo pedindo atenção, indigesto de uma refeição que a vida reserva a todos os que se acomodam e se deixam burlar por encomenda. Ele realmente se vendeu a uma entrevista sem vergonha, mal educada e de má intensão. O "furo" estava planejado. Vez em quando vemos isto acontecer. Caetano pode e "deve" ser ressucitado das cinzas e, sendo o artista que é, acredito que tenha alma e sangue para isto, agora coragem...
Só não concordo com o fato de que poeta é poeta e músico é músico. Temos muita literatua musicada em parceria e vice-versa. Toquinho e Vinícius é um exemplo disto. Vinícius era poeta. Outro exemplo é Chico Buarque, Paulinho da Viola outro, Cartola, Pixinguinha, Nelson Cavaquinho e muitos mais. Ressalvando porém, que nem toda poesia que um poeta maior produz é sobremaneira grande, o mesmo acontecendo com os músicos - poetas ou com os poetas - músicos.
O Led era popular sim, mas em contextos totalmente diferentes do nosso "popular". Eram populares num ambiente muito mais educado e culto do que o nosso. Haja vista que não era qualquer pagodeiro ou "Calipsiano" que fazia sucesso naquela época. Você sabe muito bem que, para se fazer sucesso era preciso, antes de tudo ter conteúdo e tocar e cantar muito, não era? Não bastava ter uma bunda grande e empinada e se dizer "artista" ou ser filho de num sei quem. Led tem sim uma qualidade até hoje superior, sendo popular ou não. Quer mais popular que os Beatles? Elvis? Só que tinha-se de ter "qualidade" naqueles tempos. Infelizmente hoje não é assim e um médio artista como Caetano tem de recorrer a estes estragos demasiadamente pesados e cheios de máculas para se sustentar. Um verdadeiro espetáculo, não acha?
Parabéns, cara, pelo comentário, é sempre bom ter com quem dialogar com educação. Aliás, parabéns para a rapaziada aê de cima. Sou novato e apreciei a parada, valeu.

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


Nêgo Véi
O que é qualidade?
Você acha que a arte tem níveis?
O bom é absoluto, o ruim é absoluto?

Arte é uma parada tão subjetiva que por mais que vc queira taxar as coisas por qualidade, vc cai em contradição, ou então em debates sem fim

Por isso eu digo: não existe qualidade musical

E quem discordar de mim, porque Chico Buarque é mais complexo que Tati Quebra Barraco, que discorde. Isso só prova que é tão subjetivo que não tem certo nem errado.
Falar em qualidade musical soa como um meio de segregar o povo que não tem muita instrução na música, como se entender partitura, ou fazer solos de meia hora cheios de tapping, fosse essencial pra acontecer o ato artístico.

Pois eu prefiro CRIAR uma coisa sem "qualidade" do que COPIAR essa "qualidade", porque pelo menos eu sei que estou sendo autêntico, e me respeito como artista.

E tenho dito.

Dogs2
Veterano
# set/06 · Editado por: Dogs2
· votar


falar o que pensa aqui nesse fórum é foda
mas que se dane

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


Nêgo Véi
Mas vc é um cara compreensível, espero uma boa resposta :)

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/06
· votar


Posso falar o que penso ? hehe

LeandroCZ
Veterano
# set/06
· votar


Dogs2
Arte é uma parada tão subjetiva que por mais que vc queira taxar as coisas por qualidade, vc cai em contradição, ou então em debates sem fim

Por isso eu digo: não existe qualidade musical



Existe qualidade musical sim, isso dentro dos parâmetros que cada um estabelece. Por exemplo, se eu estabeleço que musica boa é aquela que tem uma letra poética e um instrumental bem arranjado e técnico, com melodias de rara beleza, eu jamais vou poder dizer que Tati Quebra Barraco é boa musica.

maggie
Veterana
# set/06
· votar


Dogs2
E quem discordar de mim, porque Chico Buarque é mais complexo que Tati Quebra Barraco, que discorde. Isso só prova que é tão subjetivo que não tem certo nem errado.
Eu discordo. Tati Quebra Barraco nem é música.
=)

Luisfree
Veterano
# set/06
· votar


Caetano é um cara muito inteligente, admirado e idolatrado. Sabe chamar a atenção quando quer, tem muita estrada nas costas.Não agrada a todo mundo, mas faz tempo que não cria nada novo no mundo da musica. Ele sempre foi politico, e não vai mudar, diz besteira como todo mundo, mas tambem diz verdades. Quanto ao seu gosto musical éra de se esperar não agradar a todos. Eu sou um grande fã do "Led", discordo dele, mas e dai?não muda nada. Quanto a critica de suas proprias musicas achei normal, ele tambem amadureceu e com certeza seu gosto musical mudou com o passar dos anos.

Blue Jazz
Veterano
# set/06
· votar


Ele acomodou, Luis... sua (contra) cultura foi engolida pelo sistema, como todas as outras, hippies e punks, darks ou metaleiros; o problema é que ele aceitou isso. Hoje, ele fica ali na Máfia do Dendê, tentando vender a baianidade ruim (porque existe a boa) como forma de "horrorizar" e chamar a atenção. No final das contas, sua vaidade venceu seu ideal, ele se acomodou - e o fez com soberba.

Blackus
Veterano
# set/06
· votar


MacCa
Led tem muito Folk cara, ve os discos Presence e Houses of the HOly

Blackus
Veterano
# set/06 · Editado por: Blackus
· votar


http://www.youtube.com/watch?v=Trh5p9rNz6U&NR

A entrevista citada (do Los Hermanos)

Nêgo Véi
Veterano
# set/06
· votar


Dogs2 (não sei como deixar em negrito os nomes, tenho um Mac, talvez seja isto),

compreendo. Não quis atingir ninguém com os comentários, apenas desabafei um pouco sobre a falta de senso crítico do brasileiro especificamente. Acredito que existem vários níveis de arte. Estes níveis são identificados conforme nosso conhecimento. Veja bem, historicamente, quanto mais "conhecimento e cultura absorvemos, mais senso sobre o mundo temos. Se você estudar pra caramba e, realmente, começar a "entender" um assunto, mais "exigente" e crítico você será e terá bagagem para críticas construtivas. Não devemos considerar para isto, o meio em que vivemos e a aproximação cultural, a nossa herança propriamente dita, culturalmente. Esta herança nos faz ter tendências desiguais favorecendo certas culturas ou estilos. Um exemplo disto é um cara defender o pagode com unhas e dentes somente por ser pagodeiro e, também, desconhecer e não ter tido a chance de ser criado em outros ambientes. Porém, é um erro ele dizer que só existe o pagode como "verdadeira" arte, que tudo é arte. Conforme essa pessoa for estudando ou se aperfeiçoando iria compreender que não existe somente o pagode como arte, e iria "descobrir" um mundo fantástico e um nível crítico que nunca alcançaria se continuasse a viver num mundo restrito e sem evolução. Descobrirá os níveis diferentes de arte. Verá que a arte é muito maior do que somente "manifestações" artísticas, como, por exemplo, mostra o programa "Periferia" da Regina Casé. Se você juntar quatro Esquimós e os deixar viver tempo suficiente para tal, começarão a fazer sua própria arte. Não por que estão na "periferia" ou por algo assim, mas porque é uma manifestação cultural de todo ser humano. Normal, mas isto é outro papo, saca? Estar satisfeito ou não com determinada arte é questão de estar em sintonia com seu tempo, espaço e conhecimento. Mal comparando, existem pessoas que são muito felizes com pouco e outras que serão sempre inquietas a procura de algo melhor para elas. Questão pessoal, agora, quanto maior a cultura que adquirimos, maior em proporção o nosso prazer crítico, artístico, nosso dicernimento. Como deve ser bom saber reconhecer arte e valor em coisas que poderiam passar despercebidas de muitos.
Mesmo assim, valeu o esforço pensante missifio...
Só para constar, eu viajo horrores escrevendo... deu pra perceber.

Bog
Veterano
# set/06
· votar


Blackus

Hhahahahahah, achei essa entrevista muito boa. Nem importa se o cara gosta dos Los Hermanos ou se também acha que eles sempre são lembrados pela Anna Julia. É boa para todos. Muito engraçada a reação dele. Sö faltou chamar o reporter de otário, hahahah

Nêgo Véi
Veterano
# set/06
· votar


Mas, ói... nada contra, muito pelo contrário..
Zuncê tendeu zifio...

Nêgo Véi
Veterano
# set/06
· votar


Huaaaaahuahuahuahua que repórter é esse, meu?
Mas, não entendi, porque Los Hermanos são sempre lembrados por Ana Júlia?
hehehehaaaaa Los Sermanos

MacCa
Veterano
# set/06
· votar


pacman jp

Não foi exatamente isso. Parece que o repórter disse que leu isso em algum lugar, aí o Amarante mandou ele ir ler mais.

LeandroCZ
Veterano
# set/06
· votar


Nêgo Véi
Huaaaaahuahuahuahua que repórter é esse, meu?
Mas, não entendi, porque Los Hermanos são sempre lembrados por Ana Júlia?
hehehehaaaaa Los Sermanos


Eu não sei nem pq Los Hermanos são lembrados, oh bandinha sem graça!

MacCa
Veterano
# set/06
· votar


LeandroCZ

Vai ver você sofre de amnésia.

LeandroCZ
Veterano
# set/06
· votar


MacCa
Vai ver você sofre de amnésia

Não não, é q tenho a sorte de possuir uma memória bem seletiva, só lembro de bandas de alto nível

JoeCruzGuitar
Veterano
# set/06
· votar


voltemos a falar do Bichano Velozo, por favor

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


maggie
Eu discordo. Tati Quebra Barraco nem é música.
=)


Pra você né?
Tem gente que acha que música tem que obrigatoriamente ter melodia, ser "música de altura", que nem os eruditos do séc. XX chamavam.
essa visão era bem eurocentrista, na época que a percussão era quase rebaixada, e até hoje olhada com discriminação. Até que no séc. XX alguns músicos como John Cage começaram a fazer concertos para percussão, tocadas por uma orquestra de percussão.

LeandroCZ
Existe qualidade musical sim, isso dentro dos parâmetros que cada um estabelece. Por exemplo, se eu estabeleço que musica boa é aquela que tem uma letra poética e um instrumental bem arranjado e técnico, com melodias de rara beleza, eu jamais vou poder dizer que Tati Quebra Barraco é boa musica

Se eu acho que música de qualidade é falar de sexo ao som de batida de funk, a Tati tem qualidade.

Nêgo Véi
respeito seu ponto de vista. Realmente, o conhecimento faz com que a gente tenha mais senso crítico A MEDIDA EM QUE ele quando utilizado na arte, expresse ou recrie a realidade do artista.
tem muita hipocrisia por aí que é considerada genial
mas agente tem que ficar calado, né?

MacCa
Veterano
# set/06
· votar


LeandroCZ

Todo mundo tem atenção seletiva. Às veses a amnésia é confundida com ela.

MacCa
Veterano
# set/06
· votar


Enfim, o Veloso fez coisas muito boas na Tropicália e achou isso o suficiente.

ROTTA
Veterano
# set/06
· votar


Perdoem-me os fãs, mas não guardo admiração pelo Caetano. Acho que ele é mais um dos "intocáveis" da Rede Globo.

Abraços.

stratopeido
Veterano
# set/06
· votar


O Led atacou só no rock e blue

absurdo oq to lendo.. se bobear nunca ouviu led, stairway to heaven é bem blues heim.. white summer tb

MacCa
Veterano
# set/06
· votar


stratopeido

É, esqueci de citar as baladas (é porque stairway é muito chato)...mas, ainda ssim, os fab passaram por bem mais sonoridades.

Saitu
Veterano
# set/06
· votar


Caetano veloso ta gagazão e de uns tempos pra cá quando aparece na mídia tem dado furo ¬¬

Nêgo Véi
Veterano
# set/06
· votar


Dogs2,
pode crê! por exemplo (nada contra): o intocável Glauber Rocha é um cineasta chatíssimo e tem muita gente que ainda o admira, que mundo doido, nénão? Aquela onda de não entender nada, mas fazer cara de que sacou tudo, saca? Hehehe, muito hilário.

Alan,
é verdade também. (Vai, agora, uma crítica apenas. Por exemplo:) O "Béts Carlo" é um intocável da Globo que chega a ser irritante de tão brega. Maasss... as pessôas estão mais interessadas no significado emocional da relação da música e do artista com a história pessoal delas do que no conteúdo intrínseco da obra (falei bunito). E isto é natural. Na verdade não importa se "Bob Carlo" é bom artista. Para estas pessoas ele "se torna" bom. Realmente é uma total falta de senso artístico apurado, aculturamento em prol do lucro fácil, "FaustoSilvanismo" total, mas é como o caso de uma criança que prefere ver a Xuxa do que assistir a uma notícia importante para a sociedade, saca? É o que interessa a ela de acordo com seus interesses. Continuando: O nosso "Bob" preencheu um lugar de ídolo que o brasil nunca teve direito e está até hoje preenchendo (o saco) neste ignóbil pódio em que a mídia o colocou (sem muito mérito). Um cara medíocre, de idéias medíocres, personalidade medíocre e voz medíocre. Mas está imposto e a população o aceita sem contestar. Pode cara? Um Zé qualquer que preencheu uma lacuna. Conteúdo? Não não, nada de conteúdo, sinceramente. Eu até gosto de Cavalgada um pouco (melodia), mas dispenso (e não fará falta) quase todo o resto. Na época ou um pouco depois, o Antônio Marcos vinha com mais arte, rebeldia contra o sistema e letras próprias mais fortes, boas melodias e tal, mas brigava com a mídia, que era medíocre, diga-se de passagem. Bob encaixou como uma luva. Não sei se fui claro, estou tentando conciliar meus estudos com o Fórum, saca? Sem tempo e fazendo tudo ao mesmo tempo. Os intocáveis funcionam enquanto dão dinheiro. Deixe as pessoas pararem de comprá-lo ou assistirem-no para ver aonde a Globo o colocará... triste fim de uma realidade que pode atingir a todos.

Mais uma vez eu gostaria de deixar claro que o assunto é meramente intelectual, nada contra os "Bobs Carlo's Clubbers", ok? Curtam seus artistas favoritos aê, sem pré-conceitos, falô? No problem.
Wleu

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Entrevista de Caetano Veloso ao Fantástico de 10/09/06