::João Gilberto:: O mestre supremo da Bossa Nova

Autor Mensagem
eeevee
Veterano
# set/06
· votar


não consigo gostar de joão gilberto... =\

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


quem somos eu e vc pra fazer diferente???
eu sou eu, eu cago e ando bolotas para o que o tom jobim, o caetano e o chico acham, eu admiro eles como músicos, não como pessoas, porque eles já deram muitas pisadas na bola nos dois quesitos, tanto no quesito musicos como no quesito pessoal, e nunca fui totalmente a favor das opiniões de ninguem

o problema MEU, é que eu sempre admiro a música pelo músico, não pela pessoa que está por trás do músico.

Se fosse assim eu deixaria de ouvir Michael Jackson por ele ter virado o que virou, mas não...

E eu realmente acho que o João Gilberto nunca passou de um cara mediocre, que deu 'luz" à uma coisa mais mediocre que é a Bossa Nova, tem muitos que chamam ela de Brazillian Jazz lá fora, mas acho que nem isso merece...

Existem sim umas musicas bem bonitas e bem trabalhadas, mas isso existe em todo quanto é estilo musical, só que eu tambem acredito que existam discipulos que tenham superado já muitos mestres consagrados.

Eu poderia comparar compositores atuais com ele, mas não daria, simplesmente porque são decadas de diferença, com situações totalmente diferente... então não acho justo dizer que ele é o Hendrix da Bossa Nova, não dá para comparar a importancia desses dois caras.

O que o João Gilberto fazia no violão, qualquer músico de apoio do Wes Montgomery fazia antes de ele pensar em aprender a tocar uma viola, não vejo credito nenhum em dar titulo de mestre para ele então, só por ele ter apresentado algo ao brasil, que brasileiro não sabia...

dou muito mais credito ao Jorge Ben Jor, apesar de provavelmente ser crucificado por dizer isso

Luisfree
Veterano
# set/06
· votar


dou muito mais credito ao Jorge Ben Jor, apesar de provavelmente ser crucificado por dizer isso.
ServeTheServants

que crucificado que nada, Jorge Ben é o cara no estilo dele, incomparavel, reconhecido internacionalmente tambem.

Digao
Veterano
# set/06
· votar


ServeTheServants

Mas o Joao Gilberto nao revolucionou nada em termos tecnicos... o q diferencia ele é a estetica...

Ele é um garrincha ao contrario... por isso q eu falo q ele implode... aí é q tá o lance legal nele... é muita energia presa... aquelas frases longas com uma respirada só... vai num sofrimento :D nao é a expansao q importa pra ele... é a fusao...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06 · Editado por: ServeTheServants
· votar


Luisfree
Pois é, mas ai que eu já acho que se for para definir um mestre supremo de qualquer pataquada brasileira, pode ser o gilberto na bossa, o Hermeto no jazz, o jorge no samba/rock (nos dois quesitos, não no que ele inventou que é a fusão dos dois) e até o Beto Jamaica no Axé ahaha

O Gilberto fez o que fez no violão dele e olhe lá, o que ele fez, até mesm o o Jobim fazia antes dele, alias, até o Debussy fazia antes dele, as dissonancias, etc e tal... ele só colocou tudo num contexto "pop"

Luisfree
Veterano
# set/06
· votar


É temos que reconhecer a "criatividade" e a "malicia" do músico brasileiro.
Quando se discute MPB a coisa fica acirrada, porque temos muita criatividade musical, muita fusão de estilos. Como o Digão falou é sofrivel ver ele cantar. Mas é único o cara. O interessante que o cara vai no palco só voz e violão. Não tem coral, jogo de luzes, jogo de cameras, efeitos de som nada disso. É simples, funcional, e durante a participação dele nos festivais de musica ele levava a galera a loucura.Não tem explicação, então é um "fenomeno".

pacman jp
Veterano
# set/06
· votar


Digao
o Joao Gilberto é perfeccionista, exige isso dele, da estrutura e da plateia...

chato é quem faz as coisas mal feito e acha q ta bom...


é...
ele é tão perfeccionista, q passa parafina nas cordas do violão pra q elas não dêem aquele chiado quando muda de acorde...

pacman jp
Veterano
# set/06
· votar


ServeTheServants
João Gilberto nunca passou de um cara mediocre, que deu 'luz" à uma coisa mais mediocre que é a Bossa Nova

tá, cara... blz...










cada uma q me aparece, viu... ¬¬

CaimDark
Veterano
# set/06
· votar


Mas para esse ninguém pode dizer que tem "harmonia pobre".

Não só podem como dizem. Ou você acha que nossos colegas do fórum que acham tudo medíocre fazem a menor ídéia do que seja harmonia...?

Tem gente que confunde respeitar com gostar. Eu acho um saco ouvir o Pavarotti cantando. Mas, simplesmente porque acho ele cantando um saco não quer dizer que ele não sabe cantar, dizer isso seria burrice. Mas é assim que uma galera pensa, especialmente a turma do bom gosto apurado: eu gosto=muita técnica; eu não gosto=técnica medíocre.

CaimDark
Veterano
# set/06
· votar


João Gilberto nunca passou de um cara mediocre, que deu 'luz" à uma coisa mais mediocre que é a Bossa Nova

Sim, claro. Se a bossa nova é mediocre, suponho que o Punk Rock e o Heavy Metal tenham sido as maiores e mais importantes criações da música mundial...

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


CaimDark
Bom, eu tambem não gosto muito de punk rock, assim como odeio heavy metal, e não gosto tambem MUITO de Bossa Nova, tem muita coisa da bossa nova genial, mas em grande parte é tudo repetição do mesmo tema...


faz uns 30 anos

teuabreu
Veterano
# set/06
· votar


Pra que discutir com Madame?


O que João faz nessa musica é fenomenal, sem falar que ele ao repetir um verso da mesma musica ele altera a estrutura harmonica completa dela, ao escutar vc nem percebe a sutileza, mas quando vai tirar no violão tu percebe o genio que é!!!

Recomendo escutarem Amoroso gravado com Stan Getz!!

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


ServeTheServants
tem muitos que chamam ela de Brazillian Jazz lá fora

chorinho que é um Brazilian Jazz pra mim
bem mais style

Dogs2
Veterano
# set/06 · Editado por: Dogs2
· votar


ServeTheServants
ele só colocou tudo num contexto "pop"

Isso é BEM mais complicado do que você pensa, ainda mais analisando o contexto da época. Bem antes desse negócio de Tropicália, idéias visionárias de algo novo, mas acessível ao povo, ele já fazia isso que chamam de "brazilian jazz", que eu discordo, mas realmente é algo bem elaborado, mas digerível.
Aliás, eu comparo isso ao que aconteceu nos EUA e na Inglaterra. Antes daquelas paradas psicodélicas, o Frank Zappa já juntava no contexto pop as experimentações eletrônicas, aleatórias e de quebra complexa de tempo que o John Cage, Stockhausen, Varèse, Xenakis e outros faziam no campo da vanguarda, no começo do séc. XX.
Isso fez dele um gênio.
O mesmo caso com o João Gilberto.

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


Se ele deu a luz a uma coisa medíocre, pelo menos ele deu a luz.
Se é medíocre ou não isso são outros 500

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


Se a Bossa Nova saturou, virou pastiche dela mesma, isso não é culpa do João.
Ele não mandou todo mundo copiar ele. E Bossa Nova é bastante flexível, dá pra se misturar com tudo quanto é coisa.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


Dogs2
chorinho que é um Brazilian Jazz pra mim
bem mais style

Tambem acho, tem uns clubes de chorinho aqui perto de casa que são fodas

Dogs2
Isso é BEM mais complicado do que você pensa
Bom, acho que você precisa de um curso de interpretação de texto, eu não citei Debussy a toa, leia meu post das 16:12 de novo

Se ele deu a luz a uma coisa medíocre, pelo menos ele deu a luz.
Se é medíocre ou não isso são outros 500

Ah sim, a mãe do Hitler tambem deu a luz a uma coisa mediocre, mas pelo menos ela deu a luz... se é mediocre ou não são outros 500 (é uma comparação absurda, mas para um argumento desses...)

Se a Bossa Nova saturou, virou pastiche dela mesma, isso não é culpa do João.
Isso é verdade, só que quanto a misturar com tudo, creio que todo estilo rola isso, de ser flexivel, ela não é extraordinariamente única nisso, o problema é que quem resolve se enveredar pelo ramo da Bossa Nova, acaba ficando preso à alguns lugares comuns que todo mundo que ouve bossa nova acha que é legal, bom para eles...

(ehehehe as vezes uma implicação com um tema que não me importa muito é sempre boa haha)

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


Cabeça De Balde
LeandroCZ
ServeTheServants
Dogs2


Apenas uma dica: RESPEITEM JOÃO GILBERTO !!!!!!!!!!

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


albertoellobo
Eu respeito... eu só tava brincando tio :)

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


ServeTheServants
Bom, acho que você precisa de um curso de interpretação de texto, eu não citei Debussy a toa, leia meu post das 16:12 de novo

é, acho que preciso

Ah sim, a mãe do Hitler tambem deu a luz a uma coisa mediocre, mas pelo menos ela deu a luz... se é mediocre ou não são outros 500 (é uma comparação absurda, mas para um argumento desses...)

é uma comparação absurda, como vc mesmo falou
o que eu disse é que NA MINHA OPINIÃO é mais respeitável criar seu estilo do que seguir o de outros. Eu não pensava em explicar uma coisa tão simples assim. Realmente, sou eu quem precisa de um curso de interpretação de texto

o problema é que quem resolve se enveredar pelo ramo da Bossa Nova, acaba ficando preso à alguns lugares comuns que todo mundo que ouve bossa nova acha que é legal, bom para eles...

concordo

creio que todo estilo rola isso, de ser flexivel

uns são mais, outros menos
misturar um ratt de jazz com uma batida de funk é meio complicado, pelo compasso em si
não que seja impossível, mas é quase impossível hauehe

(e assim se vai a discussão infinita)

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


albertoellobo
Apenas uma dica: RESPEITEM JOÃO GILBERTO !!!!!!!!!!

não.
to de mal
pff :(

ka-ka-ka-ka

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


(e assim se vai a discussão infinita)
hahaa vamos continuar que é divertido

Dogs2
Veterano
# set/06 · Editado por: Dogs2
· votar


ServeTheServants
çeu feiö

Dogs2
Veterano
# set/06 · Editado por: Dogs2
· votar


ServeTheServants
discordo de tudo que vc falou
MPB medíocre?!?!? como assim?!?!
seu inguinorante
Ah, vai ouvir Chico Buarque e deixa Nirvana de lado, seu ServeTheServants

(hauhau)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


Dogs2
humf humf

seu

seu

cara de colher

vai vai vai


vai salvar o vale do jequitinhonha vai... que eu vou ouvir Drain You enquanto isso ahhh (ehehehe)

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# set/06
· votar


Mas voltando ao assunto João Gilberto.. eu respeito ele

Dogs2
Veterano
# set/06
· votar


ServeTheServants
heueha
eu respeito ele
mas que ele é chato isso é

FIM

albertoellobo
Veterano
# set/06
· votar


ServeTheServants
Eu respeito... eu só tava brincando tio :)

Tranquilo... tou ligado

;-)


Dogs2
eu respeito ele
mas que ele é chato isso é


Nisso até eu vou concordar, HAHAHAHA


Chato ... e TALENTOSO!

Fernando Faria
Veterano
# ago/08
· votar


MOSAICOS – A ARTE DE JOÃO GILBERTO

No cinqüentenário da bossa nova, programa homenageia mestre do movimento com as participações das cantoras Miúcha, Ana Cañas, Juliana Khel e Daniela Procópio



Munido apenas de banquinho e violão, João Gilberto do Prado Pereira de Oliveira revolucionou a música popular brasileira na década de 1950 com suas divisões rítmicas inesperadas, harmonias inovadoras e sua voz de medida exata. Tornou-se referência para todos que vieram depois dele. No próximo domingo, 03 de agosto, às 20h30, na TV Cultura, o baiano nascido em Juazeiro (BA) é o homenageado do "Mosaicos – A Arte de João Gilberto".



O documentário musical mostra a trajetória artística do cantor, recuperando no acervo da TV Cultura imagens de shows e algumas de suas (raras) entrevistas, a exemplo de três programas intitulados "Especial João Gilberto", gravados nos anos de 1978, 1983 e 1994, nos quais ele apresenta clássicos de seu repertório, como "Brasil Pandeiro" (Assis Valente).

kafka à beira-mar
Membro Novato
# mar/22
· votar


Queria tanto ter tido o êxtase de assistir um show do João. Um gênio que viveu recluso praticamente durante toda a sua vida, e foi esquecido após a morte. E o pior é perceber que hoje em dia, o povo que menos admira o gênio é o brasileiro. Os japoneses praticamente veneram o cara lá.



Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a ::João Gilberto:: O mestre supremo da Bossa Nova