Autor |
Mensagem |
El_Cabong Veterano |
# set/11
· votar
Tum dum pá ti cum dum dum du rum dum !!
|
carol3d Veterano |
# set/11
· votar
Samba é raíz, temos grandes exemplos como alcione, noel rosa, benito di paula, etc. O pagode é uma adaptação do samba, como o sertanejo e o sertanejo universitário, com letras não tão interessantes como as do samba, e mesmo com o samba sendo em parte romântico, o pagode é bem mais exagerado neste sentido do romantismo ex:. sorriso maroto, fundo de quintal, exaltasamba, belo. Samba é samba, mas respeito o pagode, cada um que faça o som que goste e que escute o que achar melhor.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# set/11 · Editado por: rhoadsvsvai
· votar
samba é derivado de musica europeia , jazz e um pouco por ritimos africanos . tudo quanto é musica nacional deriva dele(ou quase tudo) é basicamente o nosso blues. (se quer ouvir oque realmente é samba , pegue algo do pinxinguinha )
|
El_Cabong Veterano |
# set/11
· votar
Eu não gosto nem de samba nem de pagode.
A única vertente do samba que eu gosto é Bossa Nova. Bossa Nova é 10 !!!!!!
|
Zenicola Veterano |
# set/11
· votar
El_Cabong Bum Bum pa ti cum bum prugurundum ...
|
Crazy Slash Veterano |
# set/11
· votar
tiraram esse topico do baú
|
ogner Veterano
|
# set/11
· votar
Um anda bonito e o outro elegante??
Ahhhh, nao esse sao outros caras....
hehehe
|
M S Garcia Veterano |
# set/11
· votar
prq o zeca pagodinho nao se chama zeca sambinha se ele toca é samba e nao pagode?
|
Gaiteiro15 Veterano |
# set/11
· votar
Olha, eu posso estar falando totô, mas a versão que eu fiquei sabendo é a seguinte: Pagode se refere a uma reunião de músicos para tocarem samba, tomarem uma ceva e darem uma abispada na mulherada. O Zeca tornou-se famoso tocando nestas reuniões (pagodes), dando a alcunha a ele. O Exaltasamba, pelo que eu sei, começou como um grupo de resgate do samba tradicional (exaltando o samba), mas logo depois mudou o estilo para o que chama-se hoje de pagode.
Corrijam-me caso eu esteja errado.
Aquele quebra-costela!
|
Lucast Veterano |
# set/11
· votar
Eu estive num workshop de Choro há pouco tempo com o Maurício Carrilho, e o que ele falou é que o Samba é tocado por músicos que tem o conhecimento do Choro, já no pagode os músicos não tem esse conhecimento, e por isso é tão pobre.
|
rhoadsvsvai Veterano |
# set/11
· votar
só pra completar o topico e provar q a principal influencia do samba é o jazz como muitos gostam de esconder ( chamando a segunda geração do samba de primeira e negando a existencia da primeira)
um grande classico do samba e da musica nacional :
(mó vontade de fazer uma versão heavymetal-pedalduplo-fromhell-pizzicato de 5 dedos-mesabogie-fromhell dus capetas metal dessa musica)
|
Its Fucking Boring To Death Veterano |
# set/12
· votar
Molejão é o que há!
|
MauricioBahia Moderador |
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Eu acho o pagode atual chato, mas esse som eu gostei! Letra/melodia muito boa. Não me parece uma composição qualquer. Me lembrou "aquele" pagode de raiz de Almir Guineto, Jovelina Pérola Negra, etc.
Em todo estilo tem música boa e ruim. Esse pagode me despertou a atenção:
:)
|
# set/12 · Editado por: MauricioBahia
· votar
Ahhh! Isso é originalmente um samba, mas esse tal de Chico fez algo muuuito sombrio, samabístico/jazzistico. :) As duas versões:
Original:
Eu acho isso ducaráleo! :)
|
Lelo Mig Membro
|
# set/12 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Eu confesso, sou muito chato prá Samba.... quase não consigo fugir do tradicional, de Noel, Cartola, Pixinguinha, Paulinho da Viola e etc.
E das experimentações, como faziam os Novos Baianos, vide 1:22 min, deste vídeo:
Toquei muita MPB e óbvio, samba dos grandes compositores da MPB, ou seja, toquei muito samba na guitarra...influenciado por Pepeu.
|
# set/12
· votar
Lelo Mig
Aqui no FCC o pessoal pega no pé do Samba e Pagode, com razão. Eu também não curto muito, até pq virou algo tão comercial que me desponta. Assim como o POP/Rock brasileiro...
A música brasileira, no meu entender, está perdida em algum lugar do planeta! hehe
Valeu!
|
sr. das caravelas Veterano |
# set/12
· votar
Se Raça Negra era pagode, ai eu dou moral, fora isso a maioria é lixo mesmo. Mas um sambinha as vezes é bom PRA CARALHO, isso é lindo DEMAIS:
http://www.youtube.com/watch?v=GPff3pZZloM
|
GihIsrael Veterano |
# set/12
· votar
Bem pagode é esta coisa mais pop, mais modinha musicas tipo (Pixote,Doce encontro,Jeito moleque, e entre outros).cheios de implementação de, varios outros instrumentos. O samba é feito com versos coerentes , são como poemas cantados, e é feito realmente por quem conhece (Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Clara Nunes, Cartola, João Nogueira, Noel Rosa, Beth Carvalho, entre muitos outros,) o samba nunca sai de moda, já o pagode..... E tenha certeza quem é fã do samba não gosta do pagode, muitos pensam que é a mesma coisa mas não sabem nem 1/3 da diferença
Fonte: http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20060912034248AA5tEY5
|
rodsom Veterano |
# set/12
· votar
sr. das caravelas raça negra é sambanejo.
|
ricardo_ssa Veterano |
# set/12
· votar
GihIsrael o samba nunca sai de moda, já o pagode.....
Rapah...pagode sai de moda só se for aí..pq aqui em salvador todo dia surge uma banda de pagode...nada contra o estilo, mas tipo, nada a favor...hehehe!!!
|
Desconstruindo Opiniões Fúteis Membro Novato |
# abr/18 · Editado por: Desconstruindo Opiniões Fúteis
· votar
É simples meu caro. Samba é o gênero musical!!!! Já o Pagode,é um estilo de Samba. Um estilo de Samba mais moderno e com influências de outros gêneros,principalmente da Black Music.
|
Ismah Veterano |
# abr/18 · Editado por: Ismah
· votar
Vale complementar que o pagode, é mais popular, mais simples... Bem mais ligado ao ritmo, que a harmonia complexa.
Podemos praticamente equivaler que BRA = USA Samba = brazilian folk Bossa = Jazz Pagode = Blues
|
Felipe Avila Veterano |
# abr/18
· votar
Samba
Pagode
|
Julia Hardy Veterano |
# abr/18
· votar
Qual é melhor?
|
renatocaster Moderador
|
# abr/18
· votar
Eu sei qual é a diferença entre o charme e o funk...um anda bonito, e o outro elegante.
|
Beto Guitar Player Veterano |
# abr/18 · Editado por: Beto Guitar Player
· votar
Isso é pagode.
|
singinglife Membro Novato |
# abr/18 · Editado por: singinglife
· votar
Ref. site app Beat: https://beatpercussion.com/pt-br/sets/pagode
Pagode era uma denominação pejorativa para a festa dos escravizados nas senzalas, mas, com a abolição da escravatura e a fixação dos negros libertos, se consolidou como necessidade de construir e compartilhar a identidade do povo negro urbano que se expressava em suas danças e músicas ritmadas.
Nos anos 1970 o pagode foi associado a festas nas casas, quadras e calçadões dos subúrbios cariocas, como um modo de vida das comunidades negras que cantavam suas alegrias e tristezas no samba. Após essa década, o pagode, como evento musical, foi se transformando em sambas organizados e grupos semiprofissionais que introduziram temas românticos, versos de improviso e novos instrumentos (repique de mão, o tanta e o banjo com braço de cavaquinho), como é o caso do grupo pioneiro Fundo de Quintal.
O pagode ganhou uma nova roupagem influenciada pelo pagode romântico dos paulistanos e suas músicas de sucesso, pela convivência com o pagode de raiz e com o pagode baiano que surgiu em Salvador nos anos 1990.
O pagode baiano começou no ritmo do samba duro, tomando, entre outros, o samba de roda como referência. O gênero surgiu nos anos 1970 e 1980 com o movimento dos sambas juninos nos bairros negros e junto aos terreiros de candomblé em Salvador. Os sambas juninos eram ensaios abertos com a participação de tocadores de atabaques, percussionistas de candomblé e samba que formavam um laboratório musical para criação e mistura com novos ritmos. O samba junino plantou semente para o surgimento de grupos com base na percussão afro-brasileira, como a Timbalada, para a primeira geração do pagode baiano (Os Negões, Gerasamba, Terrasamba) e se transformou em expressão musical da juventude negra baiana, que se reflete até os dias atuais em grupos como Psirico, Harmonia do Samba, Saiddy Bamba, Pagod'Art e outros.
|
singinglife Membro Novato |
# abr/18 · Editado por: singinglife
· votar
..
|
ferraz bass Veterano |
# mai/18
· votar
eu sei que vão tirar sarro, mas vamos lá. Existe o sertanejo raiz e o sertanejo universitário, seguindo essa mesma logica, o pagode seria uma especie de Samba Universitário?
|
Julia Hardy Veterano |
# jun/18
· votar
"Qual é a diferença entre samba e pagode?"
Não sei. A década de 90 já acabou mesmo, felizmente.
|