Modos Gregos, Intervalos e Formação de Acordes - APRENDA AQUI!

Autor Mensagem
amico
Veterano
# nov/05
· votar


existe 7 shapes pra cada modo?
o shape não é um por modo?

eu não entendi muito bem o desenho dos shapes é um pra cada nota?

amico
Veterano
# nov/05
· votar


me confundi mais ainda.
o segundo shape do jonio que vc fez é igual ao primeiro do dorico.

eu entendi que o 2º shape é o dório de uma outra nota, por exemplo se vc pega o Cjonio o 2º shape que começaria com 2M na verdade é o Ddório, é isso?
pq eu notei que mesmo mudando de 3M para 3m e 7M para 7m os intervalos quantinuam os mesmos do 2ºshape do jonio e do 1º do dorio.

é isso?

ki_suco
Veterano
# nov/05
· votar


amico
cara eu acho q mudaram os intervalos sim... agora fiquei na dúvida tb hehehehe

teuabreu
Veterano
# nov/05
· votar


Tava mesmo procurando a tabela de intervalos, valeu man!

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


cal66
Procura na Busca, que tem diversos tópicos sobre isso.

amico
Sim cada modo tem sete shapes. Um começando por cada uma das notas (já que cada modo possui sete notas).

Os shapes de todos os modos vão ser iguais, por exemplo: 1º do jônio = 2º do dórico = 3º do frígio, etc.

O que muda é a relaçao dos intervalos. Lê novamente o texto que acho que tu entende.

teuabreu
Qualquer dúvida posta aqui!

Murilo Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco

hihihi, fraguei, jah tinha sacado mas fiquei com dúvida quando os brow's começaram a perguntar

valeuxx!!!

guilherme_loonix
Veterano
# nov/05
· votar


dae galera...

quando for usar uma triade e quiser adicionar uma 9 ou segunda ,devesse colocar add9.
porem quando vcs forem usar uma triade e forem substituir a terce por uma 2 vc devem utilizar sus2...

add- adicionar
sus-suspender

porem existem formas convencionais e nao tao convencionais de se cifrar um acorde...

Drinho
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco
boa !

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Opa!!!
Valeuzão, cara! Tava precisando mesmo de pegar umas teorias! :D

Deixa eu te perguntar... vc tá envolvido em algum projeto, alguma banda? Se tiver, quero ouvir hehe :)

E outra coisa... eu toco violão/guitarra há 7 anos, mas sempre fui autodidata e, nesse tempo todo (sim, acredite), nunca peguei mta teoria. Em quesito de técnica, acho que já sou bastante evoluido. Mas quando se trata de teoria... tsc tsc tsc =/ nada!
Vc acha que dá pro cara evoluir, tocar massa, sem pegar em mta teoria? Ou então, sem um estudo, digamos, "mais acadêmico"?

Valeu! =D

Murilo Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli

tem uns autodidatas que se deram bem com o feeling, que eh o principal na música, mas a guitarra evoluiu muito naum soh com um guitarrista, desde a fase *A.H. ateh os dias de hoje, ela vem evoluindo com a ajuda dos guitarristas influênciados pelos passados, intaum se vc for quebra a cabeça pra querer desenvolver uma escala (jah descoberta) sozinho, eu acho perca de tempo quando tudo pode ser mais fácil

*A.H. > > > Antes de Hendrix

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


Tuarelli
Possível é, vide Hendrix, Wes Montgomery, George Benson, Marty Friedman, etc...
Eu só acho que é mais difícil. Pra que reinventar a roda, não é mesmo?

Deixa eu te perguntar... vc tá envolvido em algum projeto, alguma banda? Se tiver, quero ouvir hehe :)
Ultimamente estou só juntando umas idéias e fazendo umas composições instrumentais (a última delas esta aqui: http://forum.cifraclub.com.br/forum/14/110797/ ).
Mas semana que vem vou começar a tocar com uma galera pra fazer um Prog. Metal!

guilherme_loonix
Veterano
# nov/05
· votar


Cara ...

Sempre fui adpti do som pesado...mas atualmente so toco pop-rock...por fins lucrativos....rsrs
estava tocando com uma banda "makinaria" a banda era muito boa p o que se propunha, tov=camos com, jota quest, d2, ls jack, natirrots, charlie brown jr, rappa....

a banda acabou e acabei de montar outra "loonix"...

ja fiz steve vai cover...dream theater cover, angra cover....um poco de tudo...
musica propria so gravacoes caseiras ou ao vivo em shows

cara evoluir sem teoria?
acho que vc vai ter que em certos momentos ter muita paciencia, as vezes ajuda muito....
eu acredito que a teoria deva ser usado somente p explicar o que tocamos...acredito que um poco de teoria nao faca mal a ninguem, e bom saber como usar acordes inverte-los, saber colocar uma escala diferente, misttura tudo....

nao acredito que e necessario ler partitura, mas sim estudar divisao ritmica...
abrasos....

Max The Iceman
Veterano
# nov/05
· votar


pq não colocam a aplicação de modos e escalas nas músicas?

Murilo Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco

e o plug and play???

MEtiene
Veterano
# nov/05 · Editado por: MEtiene
· votar


Olá amigos, eu andei estudando muito através de tudo que é postado aqui no fórum, e gostaria de uma ajuda, não sei se este é o melhor lugar pra postar essa dúvida, se não for por favor, peço aos moderadores que movam o post para o tópico correto.
Ai vai minha dúvida.
Eu tenho a seguinte progressão:

C7M - Am7/9 - Dm7 - G

E eu cheguei a seguinte conclusão, com todos os estudos que peguei aqui neste fórum:

C7M - Jônio (I)
Am7/9 - Eólio (VI)
Dm7 - Dórico (II)
G - Mixolídio (V)

Todos no campo harmônico de Dó. Isto está correto? Se não, por favor me expliquem o por que?

Obrigado a todos.

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


Murilo Oliveira
Pulei fora cara. Muito stress.

Max The Iceman
A aplicação está sendo feita nas Bands dos Modos Gregos!

MEtiene
Na teoria a análise está correta. Na prática dificilmente tu conseguirá dar a característica modal a cada acorde, pois eles estão muito encadeados (todos são do C.H. de Dó Maior, e o G resolve no C7M). Então teu improviso irá soar tonal.

MEtiene
Veterano
# nov/05 · Editado por: MEtiene
· votar


Marisco
Obrigado pela resposta, peço mais uma ajuda: Por que G resolve em C7M? Não entendi essa afirmação. Será que você ou alguém pode me explicar isso?

[]`s

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


MEtiene
O G resolve no C7M, pois é o V grau de Dó. Esse acorde (G7) possui um trítono em sua formação (intervalo dissonante, que gera tensão). Essa tensão é resolvida pelo movimento das notas B (3M do G7) e F (7m do G7) para as notas C (tônica do C7M) e E (3M do C7M), respectivamente. Note que as notas B e F constituem um intervalo de 4# (trítono) e o movimento de um semitom acima para (BC) e um semi-tom abaixo (FE) resolve a tensão do trítono.

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


MEtiene
O G resolve no C7M, pois é o V grau de Dó. Esse acorde (G7) possui um trítono em sua formação (intervalo dissonante, que gera tensão). Essa tensão é resolvida pelo movimento das notas B (3M do G7) e F (7m do G7) para as notas C (tônica do C7M) e E (3M do C7M), respectivamente. Note que as notas B e F constituem um intervalo de 4# (trítono) e o movimento de um semitom acima para (BC) e um semi-tom abaixo (FE) resolve a tensão do trítono.

MEtiene
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco
Obrigado, consegui entender, porém eu posso usar essa regra para os outros modos, ou seja, a V sempre irá resolver a I?

MEtiene
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco
Já vou explorar um pouco sua boa vontade em responder as perguntas :) .

Uma base.
G - D - Am - G/B - C9

Pode ser:
G - Lídio (IV D)
D - Jônio (I D)
Am - Eólio (VI C)
G/B - (aqui eu uso a tríade que dá um Bm(b6)) - Eólio (VI D)
C9 - Jônio (I C)

PS. o G/B é usado como uma passagem para o C9
Essa análise tá certa?

[]'s

raphaelb
Veterano
# nov/05 · Editado por: raphaelb
· votar


Marisco, casa comigo? hahuhshuas
Muito bom mesmo o negócio, eu comecei a tocar a poco tempo e sempre tive a deturpada imagem de que era um desenho soh pra modos gregos, mas sempre tive minhas duvidas por causa do lance dos intervalos. Vlw mesmo :D

Tuarelli
Veterano
# nov/05
· votar


Murilo Oliveira
Marisco
Valeu ae pela resposta!

Marisco, vc, como um cara entendido de guitarra, queria que vc deixasse sua opinião aqui ó http://forum.cifraclub.com.br/forum/3/115166/ .
Valeu =]

Marisco
Veterano
# nov/05
· votar


MEtiene
Obrigado, consegui entender, porém eu posso usar essa regra para os outros modos, ou seja, a V sempre irá resolver a I?
Então cara, o importante na harmonia modal é justamente não usar o V --> I, pois tira a característica modal da harmonia, e torna ela tonal. Mas isso vale sempre um V7 sempre resolve num I7M.

Pode ser:
G - Lídio (IV D)
D - Jônio (I D)
Am - Eólio (VI C)
G/B - (aqui eu uso a tríade que dá um Bm(b6)) - Eólio (VI D)
C9 - Jônio (I C)

PS. o G/B é usado como uma passagem para o C9


Poderia fazer deste jeito sim. Entretanto pro meu ouvido essa base soa bem tonal (todos os acordes estão no C.H. de G maior). Mas usando as idéias que tu colocou tu pode transformá-la em um esquema bem modal.

Juninho_tombos_
Veterano
# nov/05
· votar


queria saber como tirar as musicas de ouvido
e tabem regras para aprender a solar

Murilo Oliveira
Veterano
# nov/05
· votar


Juninho_tombos_

intaum vc está no lugar certo, comece pela busca

MEtiene
Veterano
# nov/05
· votar


Marisco

Mais uma vez obrigado pela resposta.

[]'s

BadPooh
Veterano
# nov/05
· votar


Como eu identifico o tom da música em uma progressão E, G, D, A onde todos acordes são Maiores ?

chadox
Veterano
# nov/05
· votar


Desculpem a ingenuidade.. jah baixei o arquivo.. mas está em formato .xls
eu abro isso com qual programa?
Abraços

Rei Arthur Pendragon
Veterano
# nov/05 · Editado por: Rei Arthur Pendragon
· votar


MEtiene
Se vc quiser manter com som de Ré girando no G.. (lídio) aeh usa
G - Lídio
D - Jônio
Am - aqui vai sair um pouco se vc usar o eólio.... usaria A Dórico(mesmo que G jônio pra n meter o F no meio).
G/B - arpeggio de G, arpeggio de G7M dá um som loco, penta de Bm7, arpeggio de Em7 começando e terminando no sol ou si (fica viagem q vc usa as notas do acorde de sol e com a sexta que vc queria, que é E no caso)
C9 - Lídio(o C jônio vai meter um fá no meio que nem no A eólio) e arpeggios de C9

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Modos Gregos, Intervalos e Formação de Acordes - APRENDA AQUI!