Acordes de modos gregos

    Autor Mensagem
    inthelight
    Veterano
    # set/04


    Uma duvida: qdo eu tiver usando um modo grego, por exemplo, E dorico, que acordes eu uso pra acompanhar esse modo? Os acordes do tom da musica (no caso D), os da tonalidade de E?

    E se eu harmonizar a escala dorica?Os acordes que sairem poderão ser usados qdo?

    Alexandre Souza
    Veterano
    # set/04
    · votar


    inthelight
    Cara pelo pouco que eu manjo disso eu acho que vc uso os acordes do tom da musica. No seu ex. E dorico seriam os acordes do tom D...
    Eu acho que é isso, quem souber direito posta ae pra nóis...

    LeandroP
    Moderador
    # set/04
    · votar


    inthelight

    São os mesmos acordes do tom de Ré maior, só que neste caso a atenção é mais voltada pro Em.

    Um exemplo de uma música em Am Dórico é a "2 Minutes To Midnight" do Maiden.

    Progressões do tipo II, V, I também são bem características.

    LeandroP
    Moderador
    # set/04
    · votar


    Outra progressão bem comum em Mi dórico é esta:
    .

    | Em7 | A7(9) | Em7 | A7(9) |

    .
    Teoricamente esta é uma meia-cadência ou cadência interrompida. Depois do acorde A7(9) o mais esperado é o D7M. Como ele não foi para o acorde de Ré, então toda a atenção fica em torno do Em7, dando até a impressão de que a música está no tom de Mi menor natural.

    Neste caso, você não precisa usar uma progressão dórico durante a música toda. Você pode mudar pra outro modo ou até mesmo modular. Este é um truque muito utilizado na música.

    Pra ilustrar bem como a coisa funciona, a música "Thanck You" do Led Zeppelin (banda que eu sei que você não gosta nada he he he) é tocada o tempo todo dando atenção para o acorde D. É claro, a tonalidade é de Ré, mas o tom é de Sol (veja que tom e tonalidade são duas coisas diferentes). A música trabalha sobre o modo mixolídio, onde o D é o V de G.

    Sacou???

    Reinken_o Organista
    Veterano
    # set/04
    · votar


    LeandroPanucci

    blz, acho q entendi. se eu harmonizasse a escala dorica de E, teria os mesmo acordes da escala de D jonio, certo?

    mas não tem certos acordes que caracterizam os modos? ou naum?

    LeandroP
    Moderador
    # set/04
    · votar


    Reinken_o Organista

    Tem as progressões que indicam o modo. Usando o exemplo da música "Thanck You":

    .

    | D | D/C | G/B | D |

    .

    Apesar do acorde D estar mais evidente que os demais, o tom usado pra escrever é o de Sol (tudo em função da nota D/C que surge na progressão).

    Como você perguntou se algum acorde pode caracterizar o modo, eu posso te dar um exemplo de um "dominante secundário".

    .

    IIIm7 V7(#9)/II IIm7
    | F#m7 | B7(#9) | Em7 |

    .

    O tom é Ré, mas o B7(#9) aparece como "dominante secundário" do II, que é o Em7.

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Acordes de modos gregos