Da garagem para os palcos: Dúvidas de uma banda iniciante (Parte II)

    Autor Mensagem
    Revo
    Veterano
    # out/05


    Olá novamente para todos do fórum.

    Retomando o assunto do meu antigo tópico (http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/112665/), resolvi especificar mais as minhas dúvidas.

    É o seguinte:

    Tenho uma banda, mas não temos nenhum equipamento de som ainda. Queremos tocar em pequenos shows. Temos um capital inicial para comprar algum equipamento. Mas a dúvida fica em que comprar.

    O dinheiro em caixa fica em torno de R$3.500* para uma banda com 4 integrantes:

    -Baterista;
    -Baixista;
    -Guitarra solo / Back vocal;
    -Vocal / Guitarra base.

    O Claudio Natureza me indicou o seguinte equipamento.

    2 caixas de 300 watts (R$500);
    1 mesa de som Ciclotrom de 6 canais (R$350);
    1 amplificador de 400 watts (R$500,00);
    2 microfones Behringer XM 8500 (R$220,00)*;
    2 pedestais para os microfones (R$60,00);
    2 cabos para microfone (R$60,00);
    2 amplificadores de guitarra Rage158 da Peavey (R$900,00);
    1 amplificador de baixo Meteoro (R$450,00);
    Cabos para mesa de som, amplificadores, P.A's e caixas (R$100,00).

    Total = R$3.140

    *novo orçamento

    Portanto sobraria algum dinheiro. Onde podemos usá-lo? Alguma melhoria nesses equipamentos?

    Como não conheço muito sobre equipamentos de áudio, eu precisaria de algumas fontes de referência.
    Alguém poderia me listar esses equipamentos de algum site da internet? Assim ficaria mais fácil para eu poder ter uma breve noção do que minha banda precisa.

    Aguardo respostas.

    Grato pela atenção, Revo

    Dorff
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revo
    uma coisa importante é cada integrante ter o seu equipo... ampli e efeitos pelo menos... se cada um financiar seu ampli e sua pedaleira, esses 3000 q vcs tem dá e sobra pra montar um eskema de som pra banda inteira, q seriam microfones, caixas acústicas, retornos, mesa de som , potência e cabos... tem vários sites... www.playtech.com.br www.foxtrot.com.br www.gangmusic.com.br e até o www.submarino.com.br
    com relação às guitarras em si, creio q pelo tipo de som q vcs tocam, um bom ampli híbrido (Meteoro, Warm Music, Laney) e essa sua Zoom505 dão conta sossegado e no caso do guitarrista base, se ele for fazer apenas base mesmo, só o ampli já dá conta... com relação à potência dos amplis, daí depende do eskema de som q vc for montar, tipo, se for microfonar os amplis, pode ser de 15w mesmo... senão, amplis de 50w pra cima...

    gege_correa
    Veterano
    # out/05
    · votar


    compra uns amplis melhores pra guitarra... falante de 12"...

    naumfreud
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Compra um meteoro pro baixo,um pras guitarras e deixa a batera de boa....pra começar eu fui mais ou menos assim...alias,nossos amplis de guitarra eram tipo estes wat som...totalmente chulos

    Revo
    Veterano
    # out/05
    · votar


    gege_correa
    naumfreud

    Obrtigado pelas dicas.

    Dorff

    O negócio é o seguinte:

    Como nós nunca tocamos mais do que na "brincadeira", a gente não faz idéia do equipamento de som que precisamos ter. Marcas, modelos, tamanhos, potências... nada. O que eu gostaria de saber é qual o tipo de caixa de 300W, que amplificadores são recomendados, por isso pedi uma listagem de algum site da internet, para podermos dar uma olhada e ter uma noção do que estamos falando.
    A gente sempre tocou, praticamente, com as caixas de aparelhos de som, mas agora a coisa pode melhorar.
    Mais uma coisa: acho que nesse princípio, não vamos microfonar os instrumentos. Cada um com seu amplificador, e todos contra a bateria.

    É isso.

    Atenciosamente, Revo

    Dorff
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revo
    como vcs não vão microfonar, devem dar especial atenção à qualidade dos amplis, quanto à potência, devem ser acima de 50w... quanto às marcas, a Meteoro e a Warm Music são nacionais e têm um preço mais acessível, a Laney tem melhor qualidade e um bom preço também, os Marshall na minha opinião são muito caros, baixo custo/benefício, assim como os Fenders, isso falando de híbridos... q eu acho q vcs deveriam usar como limite agora no começo... se forem pensar em valvulados a coisa muda de figura e a carga financeira é muito grande... quanto ao resto dos equipamentos não há grande necessidade de serem de marca e caros, vá a qq loja e explique a sua necessidade assim como explicou aqui, o vendedor vai saber te indicar o equipamento necessário... na minha opinião, 2 caixas acústicas, 2 retornos (monitores), 1 mesa de 4 canais (já q não vão microfonar) e uma potência (amplificador), junto com os microfones das vozes darão conta do recado... não se preocupe com as respectivas potências das caixas, amplificador, etc, peça a atenção do vendedor a esse quesito e ele saberá combinar bem os equipamentos dentro da necessidade q vc colocar pra ele...

    Baixista Galado
    Veterano
    # out/05
    · votar


    kra... acho meio inutil utilizar 300watts soh pra voz... interessante seria microfonar ou ligar em linha...

    e esse preços não sei se estão bem certos... as caixas de 300 watts acredito que não consiga por menos de 500 reais USADAS.

    para faze um pequeno show eh necessario microfonar, seu ampli de 15 watts num vai dar conta do reacado... aconselharia microfoná-lo (obs: naum se compara um peavey 15 watts a uma marca nacional ruim, ele fala bem mais.).

    O mesmo serve para o baixo e indico no minimo um thor 30 watts (250~300) e o ideal seria algo em torno de 150 watts.

    JB God
    Veterano
    # out/05
    · votar


    2 amplificadores de guitarra Rage158 da Peavey (R$900,00);
    nem rola, procura dois Studio Pro usado ou Meteoro Sapce

    fernando tecladista
    Veterano
    # out/05
    · votar


    Revo


    tá faltando na lista do natureza um efeito pra voz, talvez no ensaio não faz muita falta, mas em lugar maior ou aberto ajuda muito pra voz não ficar apagada e secona
    quanto a preço não tenho ideia,
    na minha banda a gente usa um tempão um microverb da alesis, tem muitos efeitos mas a gente acaba usando alguns só, mas tem qualidade, não compre um muito xulé que vai dar muita chiadeira

    tambem faltou na lista, a parte eletrica, tem que ter extensão (varias), as vezes vc vai tocar e a tomada esta lá no PQP e tem que ter extensão pra ligar todo mundo que está no palco (baixo de um lado guitarra do outro...)
    regua de tomadas pra ligar a mesa, efeito, amplis...

    não sei como é sua região, mas aqui a cidade é 220V e a cidade vizinha é 110V então tem que ter tambem transformador (um meio poderoso), pq alguns equipamentos não tem chave de voltagem

    tem banda que quando já esta com o kit legal tb compra um rack 19" (daqueles com rodinha ou daqueles em case) pra colocar a mesa, efeito, potencia e já deixar tudo ligado

    Dafnhe
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Revo

    Pow, já q sobra uns 300 pau compra de cachaça hoihuoihuohiuho

    zueira
    bom vc tem sorte, com esse dinheiro seria uma boua vc comprar esse equipamento q o Claudio te passou, com as caixas de 300 watts jah da pra fezer pequenos shows em locais fechados, como bares e etc, e com a aparelhagem de som vc vaum economizar uma boua grana com o estudio e aluguel de som.

    Mas pra pequenos shows vc teria q ligar a saida dos amp na mesa, pq eles não aguentam mto não oks, seriam boms retorno para os guitarristas e pro baixista, mas aew tah faltando as caixas de retorno do vocal.... pod usar o dinheiro pra isso pra ensaio não precisa, mas pra shows vc vai sentir falta.

    Outra coisa... o pedal da 505 II quebra um bom galho pra fazer base.... fica bem legal... agora pro solo eu aconselharia um rp6 da digiteck q é baum e barato ou um boss me-8!

    aew vcs terão um bom estudio pra ensaio... e se o lugar ficar num local bom vc tlvz podem até alugar pra ensaio

    pena q minha banda não tem dinheiro pra comprar equips hehehe
    flows

    snd
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    cubo pra guitarra pega meteoro space ou warm music com 2x8 tbm... é o basico pra guitarra no palco, NAO USE 1x8 com 15W em palco, mesmo lugar pequeno, é horivel.

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Olha o finao desse tópico que respondi a mesma pergunta e vale
    pra sua...

    http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/116556/

    Não use esse tipo de caixa de divisores passivos, você vai
    se incomodar legal com a vóz...

    com R$3.500, se você pegar essa grana pra comprar equipamento
    de som ( tirando os amplis individuais que eu acho que deve ser
    responsabilidade de cada um ) você consegue montar um sistema
    de 3 vias bi-amplificado com potência pra médios-shows e boa
    qualidade...

    []'s
    Diego

    Revo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Dorff
    Baixista Galado
    JB God
    fernando tecladista
    Dafnhe
    snd
    diegocipriani

    Mais uma vez, obrigado pelas informações. A cada dia venho estudando mais e mais sobre instrumentos musicais e equipamentos de áudio, aprendi bastante nesses últimos tempos, muito mais do que eu imaginaria saber, mas ainda acho que sei muito pouco sobre o assunto.
    Mas o que vale é a intenção e pessoas como vocês que ajudam os iniciantes e a aprimorar a qualidade desse ótimo fórum.

    Bom, pessoal, ainda estou um pouco perdido sobre o que comprar. Ainda não conheço o suficiente sobre marcas e modelos. E outra coisa, o final do ano está chegando, e junto com ela aquelas detestáveis contas à pagar, infelizmente encurtando o orçamento. Ainda assim, quem puder me mostrar esquemas e tipos de equipamentos para ensaios e pequenos shows, eu agradeceria desde já.

    Novamente, obrigado pela atenção,
    Revo

    diegocipriani
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Revo

    Bem você sabe em média qual o orçamento ainda tem pra investir?

    []´s
    Diego

    Revo
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Revo
    · votar


    diegocipriani

    Bom, a princípio fica em aproximadamente R$ 2.000 ou um pouco mais, a médio-prazo, tirando da lista um microfone (mais pedestal e cabo) e a caixa amplificada pro contra-baixo.

    Resumindo: Preciso de equipamentos pras guitarras e o vocal.

    Aproveitando a deixa, num orçamento paralelo, qual equipamento pode-se comprar para a finalidade de ensaio até R$ 1.000 ou próximo disso? (guitarra solo, guitarra base/vocal e contra-baixo)

    Revo

    Midgard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Nao esqueça do NO-Break e de um estabilizador

    Revo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Midgard

    Obrigado por me lembrar. Eu cuido da parte elétrica/eletrônica da banda.
    Já andei fazendo alguns pedais de efeito.
    Funcionam ? Sim. Ficaram bonitos ? É... nisso eu ainda tenho que melhorar bastante. Mas eu fiquei feliz em ver que fazem pedais com hardware em latas de sardinha e tupperwares.

    Abraço,
    Revo

    Revo
    Veterano
    # nov/05 · Editado por: Revo
    · votar


    Midgard

    E esse é um detalhe que muita gente esquece. Não só para equipamentos de som, mas para todos os aparelhos eletro/eletônicos, principalmente nas cidades onde a tensão nominal é de 127V, pois os picos de tensão não são muito constantes.

    Revo

    Midgard
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Revo

    pois eh cara tem q cuida desse negocio pq senao um apagao jah vai tudo pro pau

    Revo
    Veterano
    # nov/05
    · votar


    Midgard

    Com certeza, um investimento jogado fora num "piscar" de olhos, literalmente. Pelo menos são coisas que eu aprendo na prática no meu curso de Engenharia.

    Obrigado novamente,
    Revo

    GuiBassMit
    Membro Novato
    # mar/17
    · votar


    Cara na fé, sou baixista e sei que se você não tiver um amp de no min 100w pro baixo com toda certeza o baixista não vai se ouvir pois a batera vai cobrir o som, tanto em palco quanto em ensaio.
    Também é importante para show ao vivo um mixer e um equalizer, afinal voce vai querer que todos os instrumentos fiquem ouvíveis e que a voz fique entendível(no minimo).

    Ismah
    Veterano
    # mar/17
    · votar


    São 12 anos... Acho que ele aprendeu bastante coisa já...

    Matec
    Membro
    # mar/17
    · votar


    GuiBassMit

    Cara, o que vc escreveu faz sentido. Mas da próxima vez leia a data da última postagem. Acho que após 12 anos, o interessado já deva ter descoberto isso.
    Continue postando, existem sempre novos membros precisando de informação.
    Abs

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Da garagem para os palcos: Dúvidas de uma banda iniciante (Parte II)