Metallica e Iron Maiden: opostos padecem da mesma forma

Autor Mensagem
Julia Hardy
Veterano
# set/05


"Imagine que você toca numa banda de rock há duas décadas. Já lançou uns dez discos, cuja fórmula não dá sinais de esgotamento. Quer dizer, talvez já esteja meio por baixo para os modistas ou para a crítica. Mas nunca para seus fãs. Estes sempre adorarão toda e qualquer música que você grave, desde que ela não fuja dos padrões a que você os acostumou.

Só que, já com o peso dos anos nas costas, você decide jogar tudo para o alto e diz: “Cara, já estou cansado de fazer sempre o mesmo disco! Tô a fim de tocar alguma coisa diferente!”. Certamente, há quem pense assim. É o caso do Metallica. Sinônimo de piada nos últimos tempos, aquele que era um dos grupos de metal mais irados dos anos 80 se tornou o alvo preferido de dez entre dez headbangers.

E não é para menos. Do thrash vigoroso que eles faziam nos anos 80, não sobrou quase nada. Começaram a se everedar por novos sons em 91, com o “disco preto”, onde o peso ainda predominava. Depois de um bom tempo no limbo, ressurgiram com Load e Reload, considerados ridículos pela mídia especializada. Em ambos, o que se ouvia era bem mais suave do que qualquer canção do Master of puppets. Mesmo assim, não dá para negar que os caras fizeram o que desejaram realmente. Senão, teriam ficado muito mais leves – pois se esses discos não são extremamente pesados, de forma alguma podem ser considerados pop.

Após o lançamento de um álbum de covers e um ao vivo com orquestra, também muito malhados pela mídia roqueira, os caras cometeram o surpreendente St. Anger. Surpreendente no pior sentido, infelizmente. O disco é pesado pra caramba. Mas isso não o torna agradável aos ouvidos de nenhum “metaleiro”. Faltam os solos de guitarra, boa produção e velocidade, entre outras coisas. Mas não dá para dizer que o new metal ganhou um novo adepto. Por mais modernoso que seja, St. Anger é infinitamente mais pesado que qualquer coisa do Linkin Park.

Tudo isso para dizer que os caras do Metallica devem ser admirados por sua ousadia, já que, a cada disco, se propõem a trazer alguma inovação e, principalmente, fazem o que têm vontade, independente do que os fãs vão achar. Lamentavelmente, não conseguiram fazer bons discos, desperdiçando por anos o talento de composição que sem dúvida possuem.
Isso significa que o negócio é não mudar nunca e manter-se fiel ao som que o consagrou? Errado. E não há melhor exemplo disso que o Iron Maiden.

O grupo britânico possui todos os elementos que agradam aos “metaleiros”: guitarras dobradas, letras épicas, vocais agudos e capas com desenhos de monstros (no caso, o clássico Eddie). Nos anos 80, o Iron Maiden lançou diversos clássicos do heavy metal. Nos 90, porém, passou por uma espécie de crise criativa. Após Fear of the Dark (92), o grupo perdeu Bruce Dickinson e lançou dois discos com Blaze Bayley nos vocais. Sem possuir um gogó tão agudo quanto seu antecessor, o cara foi quase linchado, tornando-se o culpado pelos dois discos medíocres que a banda lançou na seqüência. Dickinson retornou em 2000, para tentar repetir o sucesso de outrora. E conseguiu, pois Brave new world e Dance of death têm os ingredientes já citados acima, e que inevitavelmente agradam às hordes metálicas. Mas o que se percebe nos dois discos, por mais fanático que o sujeito possa ser, é que a ausência de criatividade e a falta de empolgação tomaram conta.

O Iron Maiden se gaba de satisfazer seus fãs, de fazer aquilo que eles desejam ouvir. Mas e os músicos, será que desejam o mesmo? Se fosse assim, a prolífera carreira solo de Bruce Dickinson não seria repleta de boas músicas. Mesmo os dois últimos álbuns, voltados para o metal, soam muito mais pesados e inovadores que qualquer coisa feita por sua banda principal nos últimos dez anos...

Mudar sempre é perigoso, e no caso do Metallica, acabou em catástrofe. Mas ficar na mesma sempre, como o Iron Maiden, pode representar a decadência da mesma maneira. Qual o jeito ideal de levar uma carreira é algo muito particular, e cada banda tem o seu. Se dinossauros como Alice Cooper e David Bowie conseguiram manter suas carreiras dos anos 60 até agora sempre em constante mutação (o segundo até levou o apelido de “camaleão”) e, principalmente, com integridade, está mais do que provado que inovar é possível. Por outro lado, grupos como Motörhead e AC/DC parecem pouquíssimo interessados em mudar, lançando discos muito parecidos entre si – mas sempre com muita paixão, o que rejuvenesce suas velhas fórmulas a cada lançamento.

Metallica e Iron Maiden são opostos que sofrem do mesmo mal. Um vive tentando se reciclar, enquanto o outro, passa o tempo se repetindo. A diferença é que, ao contrário dos grupos citados anteriormente, nenhum dos dois consegue acertar a mão em seus discos."

Whiplash.net

squee
Veterano
# set/05
· votar


Pra que mudar o que é perfeito?????

Me diz ae uma band que inova a cada cd,m e que nao fique ridicula como o Metallica

squee
Veterano
# set/05
· votar


Julia Hardy
TU tem algo contrra o Iron Maiden???

EduArdanuy II
Veterano
# set/05
· votar


Metallica é muito melhor que Iron Maiden

EduArdanuy II
Veterano
# set/05
· votar


haha , eu sou chato hein

EduArdanuy II
Veterano
# set/05
· votar


Julia Hardy
Antes de sumir como no outro tópico , clique aqui
e Metallica rlz

RobertSmith
Veterano
# set/05
· votar


É akele negócio, pra que a gente vai mudar no q tá dando?

Senhor Marine
Veterano
# set/05
· votar


O pessoal bem que podia parar de ficar divulgando as matérias do Whiplesh aqui.

John Elf
Veterano
# set/05
· votar


Essa é velha... E discordo... Fuck ->

Zakk Wylde_
Veterano
# set/05
· votar


Metallica é muito melhor que Iron Maiden(2)

heathcliff
Veterano
# set/05
· votar


Que nada, O Dance of Death e o Brave New World são bem legais.

Wolwerine
Veterano
# set/05
· votar


Nesse forum adoram falar mal dessas bandas... vá chupa um prego

Prog Metal
Veterano
# set/05
· votar


heathcliff

concordo, o dance of death na minha opniao eh um dos melhores discos do iron, ps.: não sou fã de iron maiden, minha banda preferida eh o DREAM THEATER, mas curto metal progressivo e heavy metal!!!!!

Sukrillius
Veterano
# set/05
· votar


Me diz ae uma band que inova a cada cd,m e que nao fique ridicula como o Metallica

vc não deve conhecer muitas bandas, né?

Prog Metal
Veterano
# set/05
· votar


Sukrillius

o kra q falou isso não conhece mtas bandas mesmo, sera q ele ja ouviu falar de DREAM THEATER?

The_Fourth_Horseman
Veterano
# set/05
· votar


Metallica é muito melhor que Iron Maiden(3)

Hurin IV
Veterano
# set/05
· votar


Prog Metal
Train of Tought foi horrível. E o Six Degrees of Inner Turbulence é chatão.

Prog Metal
Veterano
# set/05
· votar


Hurin IV

eu gosto de todos, isso eh a minha opniao, respeito quem nao gosta, mas falar q eh uma banda tosca, q nao renova acada cd, ou dizer q eles tocam mal ja eh ignorancia!!!!!

Metal_X
Veterano
# set/05
· votar


Metallica é muito melhor que Iron Maiden (4)

Senhor Marine
Veterano
# set/05
· votar


Iron Maiden = Exelente banda.
Metallica = Exelente banda também.
Mas prefiro Iron.

Xifópagos_Brothers
Veterano
# set/05
· votar


aff

eu ate tava concordando, mas ai o cara vem falar do acdc e do motorhead

peloamordedeus qual a diferença dessas banads pro iron. pq elas naum inovarem eh legal e no caso do iron não é?

isso ta parecendo opinião de fã besta que quer dizer q banda tal eh melhor q outras classicas

Sparkle
Veterano
# set/05
· votar


São estilos diferentes, Metallica é Trash dos primórdios que virou merda e Maiden é Metal dos primórdios que se mantem atual sempre, essa é a unica diferença...não tem como comparar as duas bandas pois são estilos um tanto que diferentes...

METALdendê
Veterano
# out/05
· votar


Up the irons
Não dá pra comparar pois o Iron é melódico e o metallixo é trash.
Como é que posso ouvir essa merda de metállica com os ouvidos apurados nas melodias do Iron???

pacman jp
Veterano
# out/05
· votar


Prog Metal
Sukrillius

o cara q falow isso concordou com um topico satírico, q dizia q RUSH e punk...

ele foi de fé mesmo...
dá pr'ocês???

TucanoTuca
Veterano
# out/05
· votar


IRON É FODAAAAAAAAA

Birth of the Wicked
Veterano
# out/05
· votar


TucanoTuca
IRON É FODAAAAAAAAA
Foda sou eu.

SétimoFilho
Veterano
# out/05
· votar


Iron Maiden esta anos-luz a frente do Mettalica, Iron Maiden é muito melhor do que Mettalica.

Mas eu curto um Mettalica (o antigo)

pacman jp
Veterano
# out/05
· votar


http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/109715/
esse...

timeisonmyside
Veterano
# out/05
· votar


pra mim a unica banda que salva é o metallica, alías é um crime essa critica..beleza que eles fizeram um album ridiculo (st.anger) mas ainda sim os caras tem obras que fazem as outras bandas citadas parecerem banda de fanfarra

ac/dc é um pé no saco bem dado, e se fez alguma coisa boa, ja tá completado uns 25 anos...
motorhead é perda de tempo comentar..
iron maiden é a repetencia em seu mais alto grau..

SétimoFilho
Veterano
# out/05 · Editado por: Moderador
· votar


*** O próximo, leva ban ***

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Metallica e Iron Maiden: opostos padecem da mesma forma