Vcs usam direct box?

Autor Mensagem
osanto
Veterano
# jul/05


Ae galera, uma dúvida...Há mesmo a necessidade plugar o teclado num direct box antes de passar direto pra mesa? Há perda de qualidade se naum fizer isso, ou é só o ganho que diminui?

valeu ae...

FASK
Veterano
# jul/05
· votar


Caro osanto, nao consigo me imaginar subindo no palco sem usar direct box, a perca de sinal sem ele é significativa, dependendo do equipamento do som, pode se tornar uma tragedia hehehe

Abraços e t+!!

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


Realmente, é sempre bom ter o auxílio de um direct-box, ainda mais quando são muitos instrumentos, vários equipamentos, etc... Realmente, como o amigo FASK disse, a perda de sinal pode ser muito grande.

Tive a oportunidade de usar ao vivo e em studio um direct-box stereo valvulado. Além de direct, ele servia também como um pré-amp. Utilizei para os organs... pelo fato de ser à válvulas, o som teve um outro brilho, mais encorpado. Gostei muito.

Abraços,
Juninho Sarpa.
www.bandaapice.com.br
www.bandaapice.com.br/juninhosarpa/fotolog

osanto
Veterano
# jul/05
· votar


Então, pq geralmente quando toco eu não uso direct-box, mas eu não suo cabo p10-p10 pois o sinal chega mto fraco na mesa que uso, eu acabo usando um cabo que é uma ponta p10 e a outra é akela ponta de microfone, eskeci o nome agora, eheh...pois então, com essa cabo o sinal chega bom pacas, chega com ganho bem maior, mas então, quando toco sempre uso essa mesa, ou se tocar em outro lugar é sempe lugar que possui direct-box e tal...vcs acham que há a necessidade de eu ter um direct-box, pois na minha mesa com essa cabo que uso o sinal chega legal, agora quando toco em outras locais eles semprem fornecem o direct-box, acham que seria interessante eu comprar um, se sim oque me recomendam, compensa comprar usado, quanto devo gastar? Obrigado!

osanto
Veterano
# jul/05
· votar


Alguém pode responder a segunda pergunta? Obrigado...

Andre XP
Veterano
# jul/05
· votar


Use direct sim. Na verdade o direct pro teclado não é um amplificador de sinal, na verdade, ele trata o audio evitando ruidos, causados por cabos muito longos (no caso de palcos grandes) e outros fatores...

Eu utilizo um Direct da Behringer modelo D120. Ele é ativo e tem uma vantagem, tem 2 entradas e da pra ligar 2 teclados. Custa uns 150 no máximo. Mais barato que o clássico e robusto Behriger DI-100.

Eu recomendo o D120.

André

abararil
Veterano
# jul/05
· votar


eu acabo usando um cabo que é uma ponta p10 e a outra é akela ponta de microfone, eskeci o nome agora, eheh...

o nome é: "Canon"

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


abararil, tá sumidão hein rapaz?

Abraços.

PS.: Desculpem-me desviar o assunto.

mclkey
Veterano
# jul/05
· votar


Andre XP

Olá André...esses dias vi na net esse Di20 e achei bem interessante pois dá pra ligar dois keys e ainda tem saída balanceada com plug canon.

Queria saber se já viu o Ad1 21, que tem mixagem e efeito valvulado? Sérá que vira legal pra teclado?

Aguardo sua resposta. Um abraço!

abararil
Veterano
# jul/05
· votar


abararil, tá sumidão hein rapaz?


Questão de tempo, ando fazendo muitas gravações e tocando bastante. Obrigado pela consideração Sarpa!

Abraços.

PS.: Desculpem-me desviar o assunto. (2)

João Júnior
Veterano
# jul/05
· votar


sarpa

Tive a oportunidade de usar ao vivo e em studio um direct-box stereo valvulado.

Vc lembra qual a marca e o modelo?

sarpa
Veterano
# jul/05
· votar


João Júnior, não me lembro. Mas se eu não me engano era da Behringer.

Abraços.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa
FASK
Andre XP

Olá,

comprei o DI 20 da behringer para usar no teclado (pois tem duas entradas e duas saidas), mas gostaria de saber se ele tem a mesma qualidade do DI 100, pois uso um DI 100 no violão.

Os dois tem a mesma resposta?

Valeu

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


up

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


Aproveitando o topico:

Toco um Yamaha PSR E-303 e atualmente estou usando uma caixa multiuso. O som nao esta bom, esta distorcendo os graves.

Estou prestes a comprar um cubo Meteoro Keyboard 30 para resolver a distorção...

Porém o ideal seria que o som do teclado passasse pela mesa de som.

Gostaria de saber se a ligação "Teclado> KB 30> Mesa" dá conta ou seria necessario um "teclado >direct box> kb 30 / Mesa"

Assim eu usaria a kb30 como retorno (estou mesmo precisando de retorno)

Obrigada.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


Ah! e qual direct box tem o melhor custo beneficio?

fábio_soul
Veterano
# dez/07
· votar


liliane.coimbra

Estou prestes a comprar um cubo Meteoro Keyboard 30 para resolver a distorção...

Não jogue dinheiro fora. Eu tenho um Meteoro Wector 50 e ele distorce mais do que todos os outros equipamentos que já usei (até mesmo uma caixa amplificada WattSom). Esquece direct também, você não precisa disso. É só regular direitinho. Existem duas coisas que podem fazer o som distorcer:

1- Falante "estourado" (menos provável... eu acho);
2- Volumes desregulados. Para evitar distorção, deixe o volume do teclado o mais baixo possível e erga o volume na caixa de som. Se mesmo assim distorcer, então o problema é da caixa.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


O problema é que a entrada que "me sobrou" é para guitarra. entao os graves distorcem muito.
Alem disso eu realmente preciso de um retorno, se o som do teclado for passar pela mesa.
No caso da caixa que eu estou usando... acho que é ciclotron mesmo, eu ja tentei de tudo... regulei ao maximo e nada.

Como tem outro teclado ligado nela, nao sei se está atrapalhando, mas eu nao consigo um bom som nela de jeito nenhum.
E, da maneira que está, nao passa pela mesa...

uma kb30 é mesmo dimdim jogado fora??

fábio_soul
Veterano
# dez/07
· votar


liliane.coimbra

uma kb30 é mesmo dimdim jogado fora??

Olha, para você ter uma idéia, logo que eu comprei meu Meteoro Wector 50, na época que eu ainda tinha um PSR-740, eu precisava regular o ganho da saída do teclado em -20dB para não rachar, caso contrário, era "inaudível". Tenho quase certeza que o seu teclado não tem ajuste de ganho para saída, então, provavelmente, ele vai rachar no Meteoro, 99% de chance de acontecer. O melhor mesmo é você levar o seu teclado para testar esse amp, pois eu posso estar enganado.

Além disso, os cubo Meteoro de pequeno porte para teclado (50 e 30) não oferecem uma equalização boa, falta grave e sobra médio. Como também acho que o seu teclado não tem equalizador master na saída (o PSR-740 tem um eq master de 5 bandas... e mesmo assim não ficava bom), creio que o som não vá ficar muito bom.

De qualquer forma, é bom você testar o cubo com o seu teclado para ter certeza.

fernando tecladista
Veterano
# dez/07
· votar


Gostaria de saber se a ligação "Teclado> KB 30> Mesa"

a ligação tem que ser teclado > mesa > ampli....

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


hummm. estava quase encomendando o cubo. ja estou cotando ele há quase um mês e agora, na hora de fechar negocio... fiquei na duvida...

Meu teclado é um arranjador simples... nao tem muitos recursos, mas me faz muita falta um retorno.
Seja como for, acho que nao vou comprar mais.

Se alguem tiver outra sugestão.
Tb pensei na Antera kv Fox 30 para teclado... mas acho que essa nao tem saida de linha.

Realmente estou na dúvida..rrs

fábio_soul
Veterano
# dez/07
· votar


A ligação correta a se fazer é aquela que o Fernando falou ali em cima. Caso a mesa não tenha saída individual para cada canal, então o recomendado é fazer igual se faz na maioria dos sons que existem por aí: ligar o teclado em um direct, e, do direct, vai uma via para a mesa de som e outra para o amp. Aí sim fica legal. Essa coisa de ligar key -> amp -> mesa não dá muito certo não, por causa, principalmente, da perda de qualidade do som quando se passa pelo amp, entre outros (experiência própria).

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


eu precisava regular o ganho da saída do teclado em -20dB para não rachar, caso contrário, era "inaudível". Tenho quase certeza que o seu teclado não tem ajuste de ganho para saída, então, provavelmente, ele vai rachar no Meteoro, 99% de chance de acontecer. O melhor mesmo é você levar o seu teclado para testar esse amp, pois eu posso estar enganado.

Fabio, o problema é que eu nem sei que regulagem é essa.
Quanto a rachar... o que quer dizer? é distorcer?

Deixe-me explicar o meu uso:

Toco na igreja. Atualmente numa caixa multi uso na entrada de guitarra. Faço isso pq se eu colocar na mesa, nao terei o retorno adequado.
A igreja nao é muito grande. Para vc ter uma ideia, a guitarra da banda esta numa caixa staner kut 16 e faz um som gigante.
Proximamente iremos mudar para o andar de cima onde é maior e tem formato de concha.
No ultimo sabado tocamos lá, e a caixa kut 16 parece nao ter aguentado e precisou ser microfonada.

Eu nao posso comprar uma caixa muito grande para o teclado pq nao vai caber no meu carro.

Entao pensei em comprar uma caixa/cubo para ficar logo atras de mim e mandar via line out para a mesa.

Foi aí que ouvi falar e li por aqui sobre o direct box, que seria a ligação melhor.

Se eu fizer esta ligação com direct box, ainda assim o som vai "rachar"?

Se o problema for resolvido assim, qual direct box (melhor custo/beneficio) comprar?

obrigada pelas dicas

fábio_soul
Veterano
# dez/07
· votar


liliane.coimbra

Fabio, o problema é que eu nem sei que regulagem é essa.
Quanto a rachar... o que quer dizer? é distorcer?


Essa é a regulagem de ganho que tem na saída do PSR-740, mas tenho quase certeza que não tem no seu teclado. Rachar é distorcer, sim.

Se eu fizer esta ligação com direct box, ainda assim o som vai "rachar"?

Tem um direct da Bheringer que tem uma regulagem de ganho de até -40dB. Com o ganho em -40dB, é praticamente impossível rachar o som.

Mas se você quer tanto um retorno individual, por que não compra um fone de ouvido + Power click e pluga na saída de fones do teclado? É mais eficiente, barato e dá menos trabalho para ficar carregando.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


Eu pensei nisso, mas...

http://img.mercadolivre.com.br/jm/img?s=MLB&f=60370263_8241.jpg&v=O

Meu teclado só tem uma saida para fone, e é esta que eu uso para por na caixa/mesa...

Acho que terei que desistir mesmo.. ja coloquei adaptador, mas o som nao sai...

buááá :(

Ricardo_Adorador
Veterano
# dez/07
· votar


liliane.coimbra

Compra uma caixa da Attack MP-404TI, eu uso no meu teclado e a qualidade de som é ótima, fora a potência de 320Wrms que da e sobra pra retorno. Além disso ela tem uma saída pre out que serve para mandar o sinal das linhas line e mic pra mesa sem distorção. Pronto, seu problema ta resolvido, é uma caixa compacta e de ótima qualidade, o problema é o preço...

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07
· votar


Ricardo_Adorador

Se o problema é o preço... entao eu tenho um big problema...
rsrsrs

É melhor largar de mão. Meu teclado custou 650 reais... nao comprarei uma caixa mais cara do que ele...

Quando eu tiver um sintetizador de mais de 2000 reais, aí sim invisto em algo melhor... se eu nao posso com isso, tenho uma saida menos aterradora:

Que tal: compro um direct box e mando uma saida pra mesa e outra para a atual caixa que utilizo. Aí posso baixar o volume da minha caixa e mandar pra mesa sem distorçao...

Agora, se essa for mesmo a melhor saída, que direct box comprar??

Ricardo_Adorador
Veterano
# dez/07
· votar


liliane.coimbra

Compra o DI-100 da Behringer, eu também uso ele e é ótimo. Você pode mandar o sinal pra mesa e pra uma caixa ao mesmo tempo.

liliane.coimbra
Veterano
# dez/07 · Editado por: liliane.coimbra
· votar


beleza...
Só mais uma dúvida...
O DI 100 da Behringer trabalhará normalmente, na saída de fone do meu teclado (psr e-303 que só tem esta saída)?

Eu poderia mandar o sinal pra mesa e para... (hehehe) um fone de ouvido??

Ricardo_Adorador
Veterano
# dez/07
· votar


liliane.coimbra

Sim... Ele tem duas entradas, uma XLR e uma P10. Possui uma saída XLR e uma saída chamada de Link, que reproduz o sinal igual ao da entrada. Então você pode fazer a seguinte ligação. Ligar a saída do fone do teclado na entrada P10 dele. Ligar o seu fone na Saída Link do DI e ligar o teclado a mesa pela saída XLR do DI. Como você ta usando a saída do fone de ouvido não esqueça de apertar o botão de -20dB para o som não rachar no amplificador.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Vcs usam direct box?