Tópico chave para esclarecer de vez o que é teclado arranjador, prioridade!

Autor Mensagem
Theo22
Veterano
# jun/05


Devido a enormes postagens sobe isso, e ler bilhões de pensamentos vagos, vamos a realidade.

O tipo de teclado que mais encaixa em sua real função são os kurzweils, se preocupa com Pianos acusticos, E.pianos, Hammonds, Strings... o teclado ideal pra quem curte teclado.

Arranjadores
Muito levado a sério, é tanto que a Roland lançou o G-70 sampler, a Korg o PAX1, A Yamahá Tyros, Ketron SD1, entre outros, e vc não ver qualquer um, usando esses teclados.

Perceba que tocar com ritimo não é levado a sério por culta dos tecladistas que tocam em arranjadores muitas vezes com midi (seguencer), ou toca mal.

Tocar com ritimo é uma maneira de tocar, assim como tocar teclado em banda, e isso deve ser respeitado acima de tudo.

Eu toco como se tivesse tocando em banda, só que eu sou o maestro, controlo tudo, e se não bastasse toco e muito mais que um tecladista de banda.

Simplesmente pq eu toco em banda e sei o que estou falando, e levo o jeito de tocar em banda pro ritimo, e aí que tá a diferença.

Eu mantenho a maneira de tocar, a diferença é que estou controlando um acompanhamento, minha mão esquerda da notas, mas a mão direita está igual como estava na banda.

Talvez o pior defeito para quem toca em arranjadores é aquele cara desligado, que mal controla execução do arranjo, a mão direita está sempre abaixada.

Vocês querem diminuir meu trabalho por pessoas desse tipo? Olha, não vão conseguir, pois eu sou diferente e já me disseram isso, e acima de tudo sou humilde.

Tocar com ritimo é coisa séria, e eu levo a sério isso!

Theodoro Sousa Atibaia - SP.

emanuel macedo
Veterano
# jun/05
· votar


THEO22

EXELENTE COLOCAÇÃO

eu toco com ritimos tambem . mais não toco com midis, e levo a coisa a serio tambem. agora sempre vai ter aqueles engraçadinhos chamando grandes músicos , só porque opitaram pelo modo tecladista arranjador. de dj de teclados. sim eu toco teclados mais já vi muitos guitarristas, baixistas e baterista fazendo atropelos e nem por isto fui criticar tais músicos . lembrete aqueles que só sabem criticar ...

abdo_
Veterano
# jul/05
· votar


E eu ainda acho absurdo quem leva teclado por ai pra usar MIDI enganando touxas como se estivesse tocando (ainda mexe as maos como se fosse!!). Midi qquer aparelho o toca. Nao se precisa carregar um teclado de R$ 5mil pra os tocar. Tem q ser honesto c/ o publico pois achara q aquelaa maravilha é vc q toca.. Se um teclado tem 76 teclas contra 1 disquete, tem q se usar as teclas. Midi se pode ouvir ate num Palm velho de R$ 400 c/player dentro. Nao precisa levar um teclado q é 500X maior ou 10X mais caro. Ou é querer perder dinheiro ou "enganar" trouxas, sem falar ainda nos q usam CDs Wave "escondidos" embaixo com midis gravados nele, ai ja é o fim. Vamos fazer um levante aos verdadeiros tecladistas, q tocam na raça na frente do publico, errando nota ou nao, (pode ser ritmo, q prefiro, ou solos em banda) mas q seja coisa real.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
Parabéns cara!!!!
Depois daquele tópico q coloquei timbres de guitarra feitas em teclado por mim (PSR3000), e nenhuma era MVT, aonde metade achou ser guitarra e metade achou ser teclado... Não tem discussão q teclados arranjadores tbm tem seu valor!!!!! Eu quero ver um desses q criticam o nosso trabalho, fazer algum daqueles solos com a qualidade q eu montei os meus!!!!

Abraços!!!!!

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Midis

Pô, se querem tocar com MIDI, façam que nem eu, saia de perto do teclado.

Certo dia fui "tocar" uma MIDI pra uma criança, se não me engano músicas da Sandy.

Então eu tinha o midi daquela música, simplesmente eu dei play e sai de perto do teclado, pois pra que fingir que está tocando?

Um outro caso interesante, ele é membro aqui no fórum, o Hammond_B3, me falou que foi tocar em um lugar e usou seguencer, só que ele estava tocando piano da mesma forma que um tecladista de banda toca, mas daí chegou um cara e falou, vc não está tocando.

Resultado, ele teve que explicar todo o lance que ele tava fazendo.

Ele pode explicar melhor o que houve!

obrigado pelas mensagens!

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
Ei...
Eu toco com midis e ritmos!!!!!
Agora com um detalhe, os midis q eu toco eu monto todos no estúdio e pelo sonar, juntamente com o teclado... Tipo, pra deixar as músicas mais encorpadas e originais... E geralmente eu deixo tão cheios e q qd uso os midis q eu faço (e que alguns aqui já conhecem a qualidade dos meus midis, q são bem superiores a esses midis q se encontram na net), raramente toco mais alguma coisa ao vivo em cima dele, as vezes peço a meu irmão (q é meu aluno de tecaldo e meu tecladista em palco), para acrescentar umas harmonias básicas ou uns duetos nos solos e só!!!!
E nunca fui desvalorizado aqui em minha região ou nas cidades q toquei por trabalhar assim, o q importa é a qualidade final do produto. Só descrimino a músicos-tecladistas q tocam com midis da internet. Agora aqueles q criam ritmos, produzem seus ritmos com arranjos pessoais, etc... Esses eu valorizo tanto qt aqueles q tocam com ritmos de forma profissional!!!!

Abraços!!!!
Vinícius Augusto

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto

É complicado agora eu falar que você está errado, mas seu irmão fica só controlando o teclado em palco? Vc devia deixar ele tocar mesmo o teclado, ficaria muito melhor pra ele, não achas?

Entendo o lance que falou sobre construir suas própria midis, realmente é bem diferente de vc baixa-las da internet. Mas contudo tocar ao vivo sem ter nada gravado se torna mais desafiante.

Mario Umetsu
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
Faço minhas suas palavras.

SaintFerio
Veterano
# jul/05
· votar


Ainda sou adepto dos sintetizadores... Pois só toco em banda e quando toco sozinho uso só piano... Enfim... Cada um a seu estilo...

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


SaintFerio
Ainda sou adepto dos sintetizadores... Pois só toco em banda e quando toco sozinho uso só piano... Enfim... Cada um a seu estilo...

A diferença é q o repertorio de piano é pra um publico muito restrito... Vc nunca vai poder tocar forró, só com o piano, nunca vai poder tocar pop pra um publico dancante só com piano, nunca vai poder tocar samba partido alto so com piano, e queira não queira, esses ritmos são a cultura d maioria da população brasileira, e todos eles possuem suas qualidade, pincipalmente por não serem ritmos americanizados, como o rock, soul, etc... O publico em geral, gosta de dançar, voz e piano é muito bonito e eu toco em alguns hoteis com piano e até em shoppings, mas o publico é sempre pequeno, porém qd o publico é pra mais de 1000 pessoas, não adianta vc dizer q o publico é de voz e piano q a galera lhe aplaude apenas por educação, e se for publico dançante, ainda vai lhe vaiar. Não tem como eu tocar em um trio eletetrico, como é de costume eu fazer, com voz e teclado, apenas com timbre de piano sem orquestração. Esses são os unicos detalhes a serem citados... É facil falar q prefere tocar voz e piano do que com ritmo ou midi, mas o dificil é conseguir um publico q curta esse trabalho na pratica e q vc lucre bem com isso.

Abraços!!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Mario Umetsu
_Vinícius Augusto
Faço minhas suas palavras.


Então agora, as palavras são nossas!!!!!! hehehehe
Abraços
Vinícius Augusto

V. Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
E minhas também!

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
É complicado agora eu falar que você está errado, mas seu irmão fica só controlando o teclado em palco? Vc devia deixar ele tocar mesmo o teclado, ficaria muito melhor pra ele, não achas?

Entendo o lance que falou sobre construir suas própria midis, realmente é bem diferente de vc baixa-las da internet. Mas contudo tocar ao vivo sem ter nada gravado se torna mais desafiante.


O problema, é a qualidade final do som... Por mais q tocar com ritmo ao vivo seja bom ou tenha qualidade, nunca poderá ser melhor do que um bom midi programado com samplers, timbres mvts, solos em duetos, solos em contratempos, mistura de um ou mais ritmos ao mesmo tempo, e ainda por cima tentar manter a originalidade da música sem perder a sua identidade... O q vale é q o Midi bem programdo possui mais qualidade, e no caso do meu trabalho, meu irmão não controla o teclado, ele tbm acrescenta algumas harmonias, as vezes alguns solos, duetos, ao vivo, porém tudo em cima do midi, pelo simples fato de a qualidade ser mais parecida com a qualidade de uma banda, pois o ritmo, por mais q seja feito em 4 bancos, mais 5 quebradas, varias intros, etc... Depois q se passa um tempo, ele fica repetitivo em um show, já com o midi, vc pode fazer dois ritmos diferentes, gravar o midi a partir de um ritmo, encorpa-lo com solos, harmonicas, algumas percussões em tempo real, e depois imendar todas as músicas pelo sonar... Isso sim é ter uma puta qualidade em show e preservar uma identidade musical dificil de ser encontrada em palco, pelo simples fato de poucos arriscarem aprendrer trabalhar com tal tecnologia, devido a dificuldade relativa a qualidade q se consegue com tal trabalho!!!!!

Grande abraço e sucesso!!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Vinícius Augusto Castello
E minhas também!
Então são nossas... Pra vc ver... vc toca e estuda piano, mas sabe valorizar o trabalho de quem trabalha com ritmos e/ou midis prórpios... Isso sim é saber reconhecer e valorizar cada tipo de músico, não desqualificando nenhum deles!!!! Ao contrário do comentário do amigo SaintFerio, q diz q só valoriza o trabalho feito em piano... Porém, aonde ele vai achar um publico alvo para isso, q seja pagante, principalmente se vc não tiver nome como canto pianista???? Pq o mercado só paga e valoriza trabalhos desse tipo de artista com reconhecimento nacional, aonde o publico q é menor, geralmente classe alta, paga para adimirar o talento desses artistas, mas para quem ainda não é conhecido, não existe publico pagante alvo para quem toca com piano e voz, por isso q eu valorizo quem toca com ritmo ou midis, pois com ritmos vc pode animar qualquer festa com qualquer estilo dançante, seja ele rock, pop, soul, forró, axé, o q for... Está é a unica diferença, e senti q vc concordou com isso!!!!! Parabéns!!!!!

Grande abraço!!!!
Vinícius Augusto

abdo_
Veterano
# jul/05 · Editado por: abdo_
· votar


_Vinícius Augusto
"Por mais q tocar com ritmo ao vivo seja bom ou tenha qualidade, nunca poderá ser melhor do que um bom midi"

Isso ai ja é o fim do mundo pros tecladistas. Nao vou nem comentar aqui: vou fazer um novo topico disso.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


abdo_
Isso ai ja é o fim do mundo pros tecladistas. Nao vou nem comentar aqui: vou fazer um novo topico disso.

Não é o fim do mundo, por tanto q o midi seja feito pelo proprio tecladista!!!! Isto é uma realidade, não importa se discorde ou não, isso não tem nada haver... Vai me dizer q uma música tocada com ritmo sai melhor do que um feita em Midi????? De jeito nenhum!!!!!
Fim do mundo é não ser capaz de criar bons midis e criticar quem cria pra executar seu trabalho... Fim do mundo é pegar midis da internet e tocar em shows como fossem seus... Isso é fim do mundo!!!!!

Abraços
Vinícius Augusto

abdo_
Veterano
# jul/05 · Editado por: abdo_
· votar


_Vinícius Augusto
Concordo q é inferior mas e a criatividade?. Mas pra q vc sabe cifras? Pra q estudou musica como disse?
Cade a raça? Cade a arte? cade "o saber"? Eu erro mas TOCO e com muito orgulho, ainda nao sou musico "como vc". Dizem por ai q quem "toca" com midi na noite nao sabe tocar com ritmos. Fica mal pra vc nao?

Jaum_Paulo
Veterano
# jul/05
· votar


Por mais q tocar com ritmo ao vivo seja bom ou tenha qualidade, nunca poderá ser melhor do que um bom midi

por isso que eu abandonei o teclado... eu ia lá e tocava de verdade, depois de mim chegava um zé roela que não manjava nada de música colocando um midi pra tocar e o povo adorava, e ainda falava que esse doido tocava muito mais que eu, por várias vezes isso acontecia... abandonei o teclado... depois que peguei mais idade pra não me manter longe da música, comecei a tocar guitarra.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Jaum_Paulo
Mas isto não é a mais pura verdade?????
Por mais q o ritmo seja bem programado e tocado... Um midi muito bem feito, será sempre superior... O q eu disse de errado com este meu comentário???? Disse alguma mentira???? Eu trabalho algumas musicas com midis e outras com ritmos, tudo vai depender do estilo e dos arranjos q quero trabalhar e não engano ninguém qd vendo meus shows... Só q tem apenas um detalhe... Todos os midis e ritmos q eu trabalho são feitos por mim, não se acha em lugar nenhum, por isso eu consigo impor o meu valor em palco.

Agora vim um babaca e criar um topico criticando meus dizeres pra tentar aparecer... Isso sim é coisa de moleque... Parabéns abdo_ por ter feito isso!!!!!!

Jaum_Paulo
Veterano
# jul/05
· votar


midi da mais possibilidade de variações de ritmo na música, mas eu não usaria ao vivo

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


abdo_
Concordo q é inferior mas e a criatividade?.
Vc é maluco é????? Peraí cara!!!!! Eu crio os midis, geralmente todos com ideias de arranjos meus, nunca pego totalmente original, o midi q eu faço só pq é midi deixa de ser criativo???? Vc nasceu em q planeta rapaz???? Então um banda q usa playback na tv, fez os arranjos nos estudios, os arranjos delas são sem criatividade pq são playbacks???? Vc é maluco ou o q rapaz?????

Mas pra q vc sabe cifras?
Cara... Eu leio partitura!!!!! Vc sabe o q é isso????
E outra... Eu não pego cifras de internet!!!!! Vc conhece uma coisa chamada ouvido????? Qd quero tirar musica eu escuto ela e depois cifro elas da minha forma, com minha identidade... Vai ser muito raro vc escutar uma musica minha apenas com as notas originais, eu sempre acrescento uma nonas, uns destaques de baixos, setimas, contra-tempo de notas, etc... Isso sim é ser criativo... será q vc sabe fazer isso, ou apenas usa as cifras de internet pra tocar???? Isso sim é ser amador e FALSO MUSICO!!!!

Pra q estudou musica como disse?
Estudei musica para meu prazer pessoal, o trabalho foi consequencia... Só q estudei tão bem, q ao contrario de vc, eu leio partituras, programo e crio ritmos de teclados, programo e crio midis-playbacks, além disso tudo, tbm componho e o segredo da qualidade dos meus ritmos e midis é só um só: Além de teclado eu tbm toco bateria, violão, guitarra, gaita, percussão, base de acordeon, base de cavaco, estudei coral e fora isso tudo, sou tecnico de estudio e possuo algumas dezeninhas de musicas q foram arragimentadas por e depois regravadas por algumas celebridades da musica baiana... Pouca coisa né??? Rapaz... Mantenha o respeito q eu nunca critiquei aqui, até agora o q vc sabe tocar ou não!!!!! deixa de ser moleque!!!!!

Cade a raça? Cade a arte? cade "o saber"?
Tenho muito mais do que vc e ja provei isso... Em todos os tópicos q vc criou em discussão de teclado, enquanto vc pegava demos de outras pessoas pq vc não tem nada seu... Eu apenas mostrava as minhas demos e sempre ganhei de todas demos ridiculas q vc colocava dos famosos aí né???? Essa é sua revolta... A arte está para mim, assim como sol ilumina a lua... E para vc, assim como terra está para um morto!!!!!! Se liga cara!!!! Q sua critica é apenas pessoal!!!!!

Eu erro mas TOCO e com muito orgulho, ainda nao sou musico "como vc".
Então!!!!! Pelo menos assumiu isso... De vez de ficar tentando me criticar, vai estudar, pq vc desde de a minha idade q estuda musica, e agora, depois dos 30, ainda não aprendeu a tocar????? É isso aí!!!!! Acho q é melhor vc desistir em??????

Dizem por ai q quem "toca" com midi na noite nao sabe tocar com ritmos. Fica mal pra vc nao?
Não fica mal, pq quem az os midis sou eu... Geralmente a maioria deles eu faço a partir de um ritmo, porém salvo em midi, pelo simples fato de q ao vivo vc não pode tocar ao mesmo tempo um conjunto de 5 brass e mais uns contra tempos de guitarra distorcida... Nem pode tocar piano a musica inteira, pq depois tem q parar o preenchimento pra tocar o solo... Cara... Meus shows não me discriminam em nada se toco algumas musicas com midi ou com ritmo... O q importa para o contratante e para o publico é a qualidade final!!!! Não se preocupe comigo, preocupe-se apenas com vc e tente estudar musica, ao inves de querer aparecer criando topicos criticando comentários de outras pessoas... Pelo simples fato de vc ter q aprender uma coisa: EU SOU MUSICO PROFISSIONAL DE SHOW E ESTUDIO, PROGRAMO MEUS RITMOS E MEU MIDIS, TOCO VARIOS OUTROS INSTRUENTOS ALÉM DO TECLADO, TBM CANTO, ESTUDEI CORAL E AINDA SOU TECNICO DE ESTUDIO...E vc????? Apenas um aprendiz!!!!!!

Na boa!!!! Vc poderia ter ficado sem essa, mas foi mexer com quem tava quieto!!!!! Grande moleque vc é!!!!! Vc tem mais de 300 anos mesmo ou é 10????? Poxa fala serio!!!!!

Abraçs aos demais amigos!!!!
Vinícius Augusto

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Jaum_Paulo
midi da mais possibilidade de variações de ritmo na música, mas eu não usaria ao vivo

Mas o q eu disse então é verdade, correto?????
Eu uso ao vivo os midis q faço e não acho nada ruim nisso, principalmente pelo fato de q no teclado, eu posso colocar um midi por cima de um ritmo e trabalhar com os dois instataneamente, coisa q o ABDO não deve saber q exista no PSR3000, pq só conhece os korgs da vida!!!!!

Q vacilo do cara em????

abraços

abdo_
Veterano
# jul/05
· votar


_Vinícius Augusto
Obrigado pelos comentario.

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


Nossa, vou ter que participar!

Midi x Ritimos em termos de qualidade ganha o midi é claro!

Quando faço um PLAYBACK para alguém eu os faço em midi, justamente para aumentar a qualidade, mas tocando ao vivo, eu faço questão de tocar mesmo, fica muito mais legal e não fica devendo em nada para quem usa midis.

O importante é o público está a parte dessas coisas.

Conheço um grande músico tecladista que toca em Teresina - PI, chama-se Esaú, o cara toca e muito, tem muitos contratos, difícil achar gente com tamanha criatividade pra tocar ao vivo.

Acho que não devemos tentar levar a impressão que o teclado é uma banda, pois aí sim seria enganar o público, mas sim tirar do teclado um bom som de teclado, e dizer, isso é um teclado e não banda.

_Vinícius Augusto
Mesmo amigo, que vc construa seus ritimos, tenha noção de programação, com certeza vai ter gente falando que seu irmão não toca nada, pelo fato dele está somente controlando o teclado e tocados raraz vezes.

Mas se vc trabalha assim, tudo bem, é um direito seu, mas eu trabalho com ritimos e gosto de trabalhar com eles.

Depois escrevo mais!

Abraço a todos

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


Theo22
_Vinícius Augusto
Mesmo amigo, que vc construa seus ritimos, tenha noção de programação, com certeza vai ter gente falando que seu irmão não toca nada, pelo fato dele está somente controlando o teclado e tocados raraz vezes.

Mas se vc trabalha assim, tudo bem, é um direito seu, mas eu trabalho com ritimos e gosto de trabalhar com eles.


Mas é assim q tem q se pensar... Agora o cara chegar pra mim e falar: Mas pra q vc sabe cifras? Pra q estudou musica como disse?
Cade a raça? Cade a arte? cade "o saber"? Eu erro mas TOCO e com muito orgulho, ainda nao sou musico "como vc". Dizem por ai q quem "toca" com midi na noite nao sabe tocar com ritmos. Fica mal pra vc nao?


Quer dizer, q por eu tocar midi e fazer meus midis e ritmos, eu não sou musico e eu não sei tocar????? Foi este comentário q ficou ofensivo aqui... É bom deixarmos claro isso ok?????

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


abdo_
Obrigado pelos comentario.

Q nada... As resposta foi mais do que merecida pra vc!!!!!! hehehehehe

Abraços

maggie
Veterana
# jul/05
· votar


não sei porque a classe dos tecladistas é tão desunida

Theo22
Veterano
# jul/05
· votar


maggie

Falou super bem, cara, realmente sao muitas brigas

Midi x Ritimos
Sintetizadores x Teclados Arranjadores
entre outras coisas...

Falta o respeito, mesmo que eu não aprove uso de uma música seqüenciada ao vivo, prontinha, prefiro a quem toque ao vivo, deixa pra lá.

Se o teclado tem esse recurso, que a pessoa use, seja ao vivo ou não.

Cabe sim, é ao público reclamar, e se ninguém fala nada, pronto, ele está agradando.

_Vinícius Augusto
Veterano
# jul/05
· votar


maggie
não sei porque a classe dos tecladistas é tão desunida

Pq qd um se destaca demais, o outro q não se destaca em nada, sente apenas um raivinha e invejinha pessoal e cria tópicos como este... Detalhe... Citando ainda por cima comentários de quem se destaca!!!!! rsrsrsrsrs

Abraços maggie!!!!
Vc sabia q ue gosto muito de vc?????
Não sabe o qt te adimiro, mesmo q vc não goste de mim!!!! =(
Mas o q vale, é q mesmo vc não gostando, eu gosto de vc e sempre irei manter esta adimiração q sinto por ti... Pois ela não vem de agora, já existe a tempos, pela semples maneira de vc agir com os outros nesse fórum!!!!!!

Grande abraço e sucesso pra vc!!!!
Vinícius Augusto

MetalKey
Veterano
# jul/05
· votar


E aí galera! Não vamos desmerecer o trabalho do _Vinícius Augusto, pois o cara já mostrou que ele é profissional pois ele monta sua bateria seu contrabaixo e demais instrumentos. Está mais que provado que o cara sabe tocar e tem no mínimo noção de como os outros instrumento são tocados pois ele quem faz tudo criando os seus midis. Se ele quer tocar midi ao vivo é a sua escolha. Ele não tem que provar para o público que ele é o melhor músico, mas cumprir a obrigação dele que é de animar e colocar as pessoas para dançar. Se ele tiver que provar a um músico que ele toca basta ele dizer que os midis foram ele mesmo que fez e este tal músico reconhecerá o seu trabalho. Se alquém pedir uma música de última hora que ele não tem o midi pronto garanto que ele toca com o rítimo.
Existem várias opções para se tocar teclado, particularmente prefiro sintetizadores, porém gosto de sequenciar músicas no meu workstation dentro de casa principalmente minhas composições, você desenvolve sua criatividade e amplia sua visão quanto aos outros instrumentos.
Eu não gosto de tocar com midi nem com rítimos porque eu me amarro em sentir o introsamento da banda.
Não tenho a música como profissão e toco na igreja onde não tenho só que tocar, mas levar as pessoas a participarem então ficar repetindo refrões, convidar as pessoas a cantarem etc. Desta forma é impossível utilizar midis ou até mesmo tocar com ritimos devido a expressividade exigida no acompanhamento para determinados momentos.
Um abraço a todos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tópico chave para esclarecer de vez o que é teclado arranjador, prioridade!