Percepção musical

    Autor Mensagem
    Leonardo de Farias
    Veterano
    # jun/05


    Percepção musical

    mano_a_mano
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O melhor exercício para percepção musical que eu conheço é ouvir um determinado trecho musical e depois tentar reproduzir o mais próximo possível do original, seja oralmente ou por escrito. É o que chamamos de "ouvido absoluto".

    tecradu
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Quem tem "ouvido absoluto", por exemplo, apertando qualquer nota no teclado (sem dar a ele dica nenhuma, nem mesmo tocar o Dó pra ele ter uma base e pensar), ele(a) saberá tranquilo qual a nota? ou precisar pelo menos o tocar o dó pra se basear?

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    ele(a) saberá tranquilo qual a nota? ou precisar pelo menos o tocar o dó pra se basear?
    Ele saberá tranqüilo.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Ñ precisa dar nenhum tom de referência.

    Juliano de Oliveira
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É o que chamamos de "ouvido absoluto".
    Ñ é preciso ter ouvido absoluto pra conseguir reproduzir um trecho musical perfeitamente.Só é difícil, no caso de qm ñ tem ouvido absoluto, identificar o tom original, mas dando qlquer tom de referência, qlquer pessoa q tiver um bom ouvido relativo pode transcrever determinado trecho.

    Leandro S Canavezi
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    O que eu costumo fazer para desenvolver a minha percepção musical é ouvir uma música e tirar a melodia e a harmonia, depois toco bastante essa música e depois deixo passar um tempo. Daí eu volto a ouvir a mesma música como se fosse para tirar a melodia e a harmonia novamente, e é aí então que percebo detalhes que antes não tinha percebido. Parece que cada vez que escuto a mesma música ouço detalhes diferentes. Assim eu corrijo alguns enganos na melodia e na harmonia que eu possa ter cometido. E notei que fazendo isso constantemente, a cada música eu percebo mais detalhes de uma só vez, e é preciso ouvir menos vezes a mesma música para tentar reproduzí-la com o maior número de detalhes que a versão original possui.

    Outra dica é tirar a harmonia de uma música através dos "graus" na harmonia. Assim eu acho mais fácil gravar a harmonia e mais fácil de transpor o tom.

    (Espero não ter falado coisa muito óbvia!)

    Durval Dellê
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É mais fácil tirar música de ouvido do que tocar partitura :D

    Leandro Sant Duarte
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Os termos percepção e ouvido absoluto, embora estejam relacionados entre si, não são a mesma coisa.
    O ouvido absoluto implica na distinção das notas quanto a sua freqüência, enquanto a percepção basea-se nos intervalos existentes entre uma nota e outra (sistema tonal).

    Ken Himura
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    É mais fácil tirar música de ouvido do que tocar partitura :D
    Pelo contrário...

    Durval Dellê
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Vem de cada um né........... para mim é ;)

    GuitarTrainer
    Veterano
    # nov/12
    · votar


    Um individuo que possui o ouvido absoluto tem a capacidade de identificar qualquer nota sem nenhuma referência exemplo: o som da buzina de um carro, ele consegue identificar a nota. Um individuo que possui ouvido relativo bem treinado consegue identificar os intervalos, mas precisa de uma referência como um Dó por exemplo. Venho tentando me dedicar a esse estudo que não sei porque acaba por ser esquecido pelos professores de música porem, é uma das coisas mais importantes para um músico e mais difíceis também. Pra resumir quem quer ser um bom improvisador por exemplo tem que ter um bom ouvido, só que ninguém nos diz e nós vamos logo para as técnicas o que não é mal mas não é tudo.

    cartola683
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    http://forum.cifraclub.com.br/forum/9/318870/#9003639 Minha técnica pra melhora da Percepção, ainda irei terminar, por enquanto tem do C D E F G

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Percepção musical