devo fazer aulas teclado ajuda na percepção musical?

    Autor Mensagem
    Punk x
    Veterano
    # fev/14


    Bom dia,

    Gostaria de saber se fazendo aulas de teclado eu aprenderia mais sobre a estrutura da música já que é um instrumento mais completo. Curto muito teclado !!

    Eu não tenho quase nenhum conhecimento minimo em teoria músical apenas formação de acordes, intervalos maiores e menores, campo hârmonico natural maior e menor. Tocava baixo em uma banda e com esses conhecimentos até já fiz algumas músicas simples.
    A questão é que nunca fiz aula só aprendi na internet e algumas apostilas que emprestava de amigos. Gostaria de saber se fazendo aulas de teclado eu aprenderia mais sobre a estrutura da música já que é um instrumento mais completo.
    Gostaria de cursar música e um dia vou fazê-la, (sei que devo estudar para a prova especifica). Podem me dar dicas, pontos de vistas?
    Ouço muito Mutantes, Arnaldo Bapstita solo, Patrulha do espaço, Som imaginário, Novos Baianos, Lô Borges, Caetano tropicalista, Chico Buarque, O terço, Jupter Maça, Raul, Jorge Ben, Beatles, Rush.
    A banda que eu tocava fazia cover de Rage Against the Machine.

    Edson Caetano
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Procura uma boa escola de música, normalmente apresentam a grade curricular completa, independente do instrumento escolhido

    fernando tecladista
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Punk x
    independente do instrumento escolhido
    isso que eu estava pra comentar
    boa partes das escolas de música oferecem curso de teoria, em vários níveis, o começo pode parecer meio entediante porque pega desde o conceito de clave o que semibreve, minima colcheia.....
    então de cara dificilmente na primeira aula você vai pegar um professor falando "bom dia hoje vamos aprender estrutura da música" mas você só consegue aprender isso se tiver toda a base teórica que precisa pra isso

    compensa fazer aula de teclado se você resolver ser tecladista, se gosta de ser baixista faça aula de baixo
    uma vez quando comecei me falaram que era bom fazer aula de canto pra tirar música de ouvido porque cantando ficava mais facil de achar as notas, fiz dois meses de aula e quase parei com tudo, até com o teclado porque um nunca gostei de cantar

    Maestron
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Punk x

    Se a sua intenção é aprender algum instrumento, como o piano ou o teclado, invista nele e o aprendizado da teoria musical para esse instrumento virá junto do programa...

    Se a sua intenção é aprender teoria independente do instrumento, como já disseram acima, isso pode ser maçante, isso pode lhe fazer desinteressar da música. É sempre bom aprender teoria aplicada a um instrumento para ficar mais fácil e estimulante. Se você não tiver preferência especial por nenhum instrumento, o mais recomendável é o piano que por ser harmônico (várias notas soam ao mesmo tempo) facilitando imensamente a compreensão dos acordes e da estruturação dos mesmos.

    O violão também é harmônico, mas o piano tem as notas dispostas de forma visualmente muito mais didática. Mas se o seu instrumento é o baixo, se gosta mais de tocar baixo, compensa mais aprender teoria através dele.

    Punk x
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    @Maestron

    Mas o teclado é muito distante do piano?

    Obrigado a todos pelas respostas!

    Maestron
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    Punk x

    O piano é um instrumento musical puro e simples, fatores importantíssimos como a dinâmica e a força dos dedos serão melhores aprendidos no piano acústico do que qualquer instrumento eletrônico. Já o teclado é mais do que um instrumento musical, é uma máquina que envolve outros aprendizados relacionados aos recursos que ele possui e que nada têm a ver com teoria musical, isso pode dispersar o aprendizado musical.

    Indico muito mais o piano para o início do aprendizado, mesmo que você queria mudar para o teclado depois. Mas se não for possível, pode aprender teoria perfeitamente pelo teclado. O maior diferencial no aprendizado é que se for utilizar acompanhamento automático, o treinamento da mão esquerda será um pouco mais fácil do que no piano, mas não vai desenvolver sua mão esquerda, a opção é sua.

    Punk x
    Veterano
    # fev/14
    · votar


    @Maestron

    Valeu mesmo!

    Vou atrás de aulas de piano, se não encontrar na minha cidade pois é pequena eu vou fazer aula de teclado mesmo. Gosto de todos os instrumentos!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a devo fazer aulas teclado ajuda na percepção musical?