Estratégia para Treino do Ouvido Relativo[software incluído]

    Autor Mensagem
    cartola683
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: cartola683


    Aqui abordarei uma espécie de estratégia para que você possa praticamente enganar seu cérebro "mortal" ou "não-absoluto" à ter maior chance de acertos, antes de mais nada, isto aqui não é um Truque de mestre e você terá de reservar pelo menos duas horas por dia para treinar isto, com um software que eu disponibilizarei criado pelo ermac.rodrigues93.

    http://www.mediafire.com/?pyatnzttbhf35m2

    1. faça o download
    2. extraia a pasta
    3. instale o setup
    4. extrai a outra pasta translation tones(que esta junto com o setup) para o local que o setup foi instalado ex: C:\arquivos de programas\ translationtones

    OBS: Se você não extrair a pasta que está junto com o Setup para o local que o Translation Tones foi instalado(C:\arquivos de programas\ translationtones), não sairá som algum.

    O link do programa está acima, e após baixar o programa, abra-o e clique em Treinar ouvido. Você passará por oito níveis básicos, que além de mostrar como funciona o programa, exercitará sua parte esquerda do cérebro, que é a parte que usamos para identificação de notas e a parte que trabalharemos juntos. Você só poderá continuar no nosso treino(e estratégia) se terminar os oito níveis básicos, pois no nível nove que eu entrarei junto contigo, agora vá, e termine os oito níveis básicos, pequeno gafanhoto, e quando terminares o oitavo nível, poderá continuar à ler o que escrevo.

    ...


    Se você está lendo isto aqui você chegou no nível nove, e o Software te pediu para escolher cinco notas certo ? Ficou animadinho que no nível nove teve algo diferente né ? Pois é, você colocará as seguintes notas: dó-ré-mi-fá-sole aperte OK. E agora começaremos nossa estratégia, e quero logo deixar claro que levará muito tempo até seu cérebro se acostumar à ela, e sim, você vai errar muito, mas após se adaptar à ela, os erros serão baixíssimos.

    Vamos começar. Primeiro que o dó-ré-mi-fá-sol será deixado de lado agora, segundo que preciso de no mínimo meia hora de seu tempo para o nosso Primeiro passo.

    Lá no começo, eu disse para que você abrisse o Treinar ouvido, mas você deve ter percebido que do lado deste, havia uma caixinha com o nome Escalas volte ao começo do Translation Tones e clique agora em Escalas.

    Em Escalas, tem um mini-piano, e neste que iremos trabalhar agora. Peço primeiramente que você clique em sequência, mas deixando soar cada nota, as seguintes notas CDEFG(DÓRÉMIFÁSOL) você percebe o que seu cérebro captou ? Sim, ele capta exatamente DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL, ué, e você não tem Ouvido Absoluto, como isso é possível ? É porquê ele captou a sequência, as diferenças entre graves e agudos e a textura de cada nota forma o perfeito reconhecimento de cada nota em sequência, então vai ser a partir de UMA NOTA, que é a nota-base-de-tudo, a partir de uma nota iremos reconhecer todas as outras(isso depois de muito treino tá, não pense que será fácil).

    A nota-base-de-tudo, é o DÓ(C), e você, assim como eu fiz no começo, precisa ter total noção dela, calma, calma, não estou falando que você deve ouvir todo e qualquer DÓ deste mundo e reconhecer, mas sim e apenas(por enquanto) no timbre do mini-piano do qual te falei, diferencie o DÓ naquele mini-piano com notas como RÉ, MI, FÁ, enfim, e sinta-se a vontade agora para experimentar o Software, use o Nível nove, você pode errar todas as notas, menos o DÓ, coloque isso na cabeça e vá em frente. Quando você pensar que já tem total percepção do DÓ, não pense, e sim faça o TESTE do Nível nove que te falei, com o mini-piano sempre do lado, você comparará todas as notas que sair no Nível 9 com o Dó no mini-piano, você não pode errar de maneira alguma o Dó, treine no mínimo 20 minutos para esse reconhecimento, foca no treino do DÓ e quando você se considerar o mestre do DÓ, prossiga lendo.

    ...

    Se você está lendo isso, é porquê depois de muito esforço, conseguiu o reconhecimento do Dó no timbre do nosso software, certo ? Ok, agora vamos fazer uma Exploração de nossos erros no Nível nove, ou seja, vamos enganar nosso cérebro que insiste sempre em errar no reconhecimento de notas, e quando ele pensar estar errando, estará acertando.

    C D E F G

    Tanto o C quanto o D soará no seu cérebro errôneo como "DÓ"
    e da mesma forma o E e F soarão como "RÉ" e o G que no caso
    é o mais agudo, soará como um MI muito agudo.

    Calma aí, não estou dizendo que tomaremos isto como pressuposto e teremos o Ouvido Absoluto, aliás, isto é o básico dos básicos.

    Agora eu te peço que vá para o Nível nove e coloque o seu mini-piano do lado, você o usará ele para identificar quais notas são as verdadeiras, já que errará a maioria no Nível 9, você usará esta tabela, no próximo parágrafo te explico como:

    DÓ = dó
    RÉ = dó x
    MI = ré x
    FÁ = ré y
    SOL = mi agudo

    As duas primeiras notas soarão como um Dó, e a terceira e quarta soará como um Ré, porém, o seu trabalho será encontrar a maneira da qual elas soam ex: mi = ré grave +- agudo, ou pode associar também à outra nota ex: mi = ré grave+-agudo/sol, isso vai depender muito do seu ouvido e cabeça, você tem que memorizar a sua associação de como cada nota soa(grave, aguda, +-grave, +-aguda), sem esquecer de pra cada nota colocar da mesma forma que mostrei na tabela, apenas acrescente no lugar do x ou y a maneira que soa, e essa é apenas a parte teórica de tudo, isso irá facilitar muito, mas não fará com que seu cérebro se acostume só pelos nomes na tabela, treine muito identificando cada nota com a tabela e também com sua memória, será todo um conjunto, é isso, esse é o básico que pude dar à vocês, no próximo comentário explicarei ainda como saiu minha tabela depois de muito estudo o reconhecimento da textura de cada nota, até lá !

    Ismah
    Veterano
    # nov/14
    · votar


    Marcando...

    cartola683
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: cartola683
    · votar


    Beleza, agora irei mostrar minha tabela e técnicas para reconhecimento de nota.

    OBS:. Essa "tabela" da qual eu estou falando, vai ser só uma maneira de esboçar tudo, irei explicar cada nota, mas mesmo assim recomendo que faça como tu ouvir ela soar, mudando apenas o x ou y, como já disse acima.

    P.S: Se tu não compreender ou não tiver lido o texto acima, não poderá continuar, estará lendo grego.

    Tabela de exploração de nossos erros


    Dó = Dó

    Essa é a nota-base-de-tudo da qual eu falei, a única nota que, com esforço, você não precisará de nenhuma exploração de erro para reconhecê-la, ou seja, se você treinar o reconhecimento do Dó como falei acima, quando ouvir a nota(no timbre do mini-piano) automaticamente já piscará no seu pensamento um "é o Dó" sacou ? Diferente das outras notas, que já vou explicar, venha comigo >>>

    = dó +- grave

    O Ré é quase que uma cópia do Dó, quando você ouve em sequência eles parecem ser tão diferentes, mas quando você para pra ouvir no Nível 9 ou até mesmo nas Escalas que eu falei acima, percebe que são muito idênticos, o Ré é quase um "falso Dó" ou algo assim, ou seja, você vai confundir muito o Dó com o Ré e aí que entra também a importância do reconhecimento do Dó, se você estudar arduamente a nota-base-de-tudo(Dó) você logo verá que o Ré é só um falso Dó. E é importante lembrar que o Ré é uma nota grave, a maioria das pessoas pensa que o Ré é uma nota aguda e acaba confundindo com Fá por exemplo, mas não, o Ré é quase uma cópia do Dó e é uma nota grave, e o desafio aqui é encontrar a diferença entre Dó e Ré, o que você conseguirá APENAS usando o Nível 9 do Software, desta vez as Escalas não funcionarão, infelizmente, após encontrar a diferença, você estará um passo a frente dos mortais, mas calma, espera ler o texto inteiro para testar tudo na prática.

    MI = ré +- agudo

    Este é o que eu chamo de "primeiro Ré". Diferente do Dó e do Ré, este não soa como um Dó no nosso ouvido errôneo e sim como um Ré. Calma aí, mas por que nomeei o Mi de ré +- agudo ? Por que este +- ? Além de soar como Ré, o Mi começa agudo, apenas no comecinho, e depois vai soando grave, você pode até mesmo usar as Escalas do Software para perceber isto. O Mi é o primeiro Ré e você irá confundir ele muito com o Fá, mas as diferenças são claras se você entendê-las, abaixo explicarei.

    = ré agudo

    O Segundo Ré na nossa Exploração de Erros ele soa como um Ré agudo(no nosso ouvido errôneo) e se você perceber esta diferença entre Ré +- Agudo(Mi) para Ré Agudo (Fá) será o cheque-mate, ambos se tornarão inconfundíveis, mais uma vez explicarei a diferença: O Mi soa como um Ré(no nosso ouvido errôneo) e no comecinho ele é agudo, porém, ele vai ficando grave, você só entenderá o que estou dizendo se parar pra ouvi-lo, então pare de enrolar e vá em Escalas no Software e ouça-o. Já o Fá, soa como um Ré(no nosso ouvido errôneo)porém, ele é agudo desde o começo, até o final, ouça-o pra entender o que digo em Escalas no Software que enviei pra vocês.

    SOL = mi agudo

    O Sol, apenas no Nível 9 não é preciso muito tratar, pois ele vai se tratar da outra parte dos nossos estudos que é FGABC8(FASOLLASIDO8) e depois de estudo de todas as notas acima, ele se torna inconfundível por dois motivos:
    1. é o único do CDEFG que soa como MI
    2. é o mais agudo do CDEFG

    Por hoje é isso galera, amanhã postarei meus estudos sobre FGABC8 e como cada um soa, até mais. Não esqueçam de treinar no mínimo 300 acertos por dia no Nível 9 cada nota que você acertar, será contada, se você for autodidata como falei e levar em consideração minhas dicas, lá pros 250 acertos você já estará acertando ao menos 75% das notas vindas, se quiser pode treinar até 1000, quanto mais melhor, e varia também do seu tempo e paciência, falou galera.

    daimon blackfire
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    POR QUE EU NUNCA CONFUNDI DÓ COM RÉ?

    cartola683
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    daimon blackfire Talvez porquê você não tenha virado o "Mestre em Dó" como falei no texto acima.

    cartola683
    Membro Novato
    # nov/14 · Editado por: cartola683
    · votar


    O Dó vai ser a única nota que vai soar como ela própria na sua cabeça, mas você precisa treinar muito ela como já tinha falado no treino acima, se conseguir isso, você vai ver como o Ré realmente se parece com o Dó e é quase um "falso Dó", mas antes você precisa treinar muito e ouvir o Dó. Abraços.

    Aandreep
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Gostei muito do software, to treinando hehe.

    cartola683
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    k, acho que essa "estratégia" saiu grande demais, pouca gente vai ler, mas mesmo assim ainda vou continuar fazendo...

    caozin
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    Não ta saindo som

    caozin
    Membro Novato
    # nov/14
    · votar


    A pasta ta corrompida
    (eu lia a parte do som)

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Estratégia para Treino do Ouvido Relativo[software incluído]