Os sons de Piano pioraram ou nossa percepção muda?

Autor Mensagem
Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09


Eu me lembro de quando iniciei no teclado, eu achava o máximo o som de piano do XP-80, não odiava o meu psr (achava o som sem peso, mas até bonitinho).

O detalhe, até hoje gosto do piano do XP-80, acho a mesma coisa do psr-520, e não gostei do piano do mm-6, achei mais ou menos do mo, do tr(tá,nem preciso comentar). Acho que o sp-76 tem um piano razoável.

Será que os sons que eu ouvi na minha infância até hoje influenciam no meu gosto? E as suas impressões? Será que também anda mais difícil equalizar um teclado?

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/09
· votar


Acho que tudo evolui inclusive nossos ouvidos... o Piano do XP para hoje já é Vintage praticamente também gosto mas não da pra ser chamado de som de um Piano Acústico.

E sobre o PSR-520 , prefiro nem comentar.

Artref
Veterano
# abr/09
· votar


O piano do XP-80 é um som bonito, entra bem no mix e etc, mas na minha opinião nunca foi um som fiel de piano acústico. Foi um erro que deu certo, hahahaha.

O do SP-76 pra mim é até legal se o cara estiver tocando sozinho. Com banda pauleira, na minha opinião é meia-boca. Acho que o som e o SP76 no geral são overrated.

Mas não existe essa de os sons pioraram. Estamos cada vez mais próximos do acústico, e dependendo dos casos, os digitais são melhores. Pegue um S90Es e compare com um pianinho meia-boca de armário todo desregulado, desbalanceado e velho....só um maluco (ou um purista) pra preferir o acústico.

Hoje temos um puta som de piano com teclas que chegam bem próximas a um mecanismo top por um pouco mais de 3000 reais. Isso só começou a existir de uns tempos para cá. Na época do XP80 acho que não havia nenhum som realmente bom saindo de um instrumento digital.

Na minha opinião, ao pensar em piano, sua referência deve ser um piano acústico de verdade, o melhor possível. Entendo que nem todo mundo tem oportunidade de ouvir um Steinway ou um Yamaha de cauda ao vivo, mas um Fritz Dobbert de pelo menos meia cauda já é um ótimo referencial. Também entra o gosto e o uso: eu, se fosse milionário, iria comprar um Steinway pra tocar erudito. Se fosse pra tocar popular, seria um Yamaha.

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09
· votar


ThyagoAmaral
E sobre o PSR-520 , prefiro nem comentar.

:-)

Artref
ThyagoAmaral

Eu tenho a impressão de que os teclados que não são top, estão muito longe do que eu considerava na minha tenra idade com um bom som de piano e até certas vezes ouvi em teclados da época.

Toquei poucas vezes em piano bons, a última vez foi no final do ano passado, um Yamaha de cauda, um som excelente, tinha um sol, acho que era o sol 3, desafinado, mas mesmo assim dava um caldo.

O que me incomoda é que tirando os casos dos tops (motif xs, fantom), não consigo gostar do som de pianos de mid-level, não falo nem em questão de fidelidade, mas de gosto mesmo, o que até ocorria antes com o xp-60 por exemplo. Talvez seja simples questão de gosto.

levyscarv
Veterano
# abr/09
· votar


E sobre o PSR-520 , prefiro nem comentar.

to com um aqui em casa, parado a anos, coberto com um lençol, deve ter quase uma decada, e ele foi meu quarto teclado!

um tempo desses liguei ele e fui testar os sons, pra ver o que eu sentia com os timbre!

conclusão em menos de 5 minutos desliguei ele novamente!!
o sonzinho de plastico desgraçado, teclas brochantes!

Acho que a cada ano q passa fico mais exigente.

um dia desses me ofereçeram um xp80 por 4000, testei os timbres, e sei lá, comparado aos sons atuais, o xp80 realmente naum é muita coisa, mais ainda tem bons timbres!!

mais é a lei da tecnologia, que foi bem caracterizada pelo bill gates ao mensionar o ruindows: "trabalhamos para tornar nossos produtos obsoletos antes que os outros os façam!!"

ou seja

a cada ano que passa, o que hj é bom, se torna a cada dia mais obsoleto.

é só vc prestar atenção!

hj o v-piano é o piano digital mais perfeito q existe, daqui a algum tempo vão fazer um piano digital melhor, muito mais leve(vide os 35kilos do v-piano) - afinal, a tecnologia evolui para que seus componentes a cada dia diminuam, fazendo com que seu volume e massa fiquem cada vez mais imperceptiveis - e com isso o v-piano vai se tornar, mais acessivel, mais ao mesmo tempo mais obsoleto!


é a lei da evolução tecnológica, fazer o que?

arilevita
Veterano
# abr/09 · Editado por: arilevita
· votar


ThyagoAmaral
Gosto não se discute, mas na minha opinião , até hoje considero o piano do XP-80 altamente "usável" nas gigs de noite, igreja ,etc. Eu já há muito tempo perdi aquela comichão que dava quando saia um teclado novo : ficava louco até comprá-lo ou tocá-lo. Mas a questão de o som mudar , aconselho você ir no Dr Otto Rinno tirar um pouco de cera do ouvido e fazer uma audiometria. Quando usamos fones de ouvido , a produção do cerume aumenta, como uma reação à agressão dos altos decibéis. Na audiometria já apresento uma perda considerável na região de 6-8 Khz( se não me falha a memória). Abração.

ThyagoAmaral
Veterano
# abr/09
· votar


arilevita
Cara eu sei disso até pq tenho um JV1010 que já tem a session on board e curto sim os pianos dele e da placa porém comparando com alguns timbres atuais ou samples, ele ta longe de um Piano Acústico, o XP virou clássico feito DX7, CP80 entre outros... Foi isso que eu quis dizer e pra mim os Pianos do XP tão longe de serem ruins apenas eles possuem características próprias como os já citados.

E comprar piano de um XP com um PSR... enfim... coisa de Dr. Otto Rinno mesmo...

Artref
Veterano
# abr/09
· votar


arilevita, tô a fim de me consultar com esse Dr. Otto Rinno, me falaram que ele é bom. Eu queria fazer um desses testes de audiometria.

Li uma vez que a tendência é irmos perdendo audição na região aguda conforme envelhecemos. Mas a barulheira deve afetar outras frequências também, shit...

E poutz, o som de piano dessa linha Roland é clássico? Aí acho que foram bonzinhos demais com o timbre, não? Uma coisa clássica é você ouvir o orguinho do M1, mas o piano manjado da Roland? ahh..sei não...rs

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos_Souza_Jr


Posso estar equivocado, mas parece que você está falando de som que tenha "peso", "consistência". Os TOPs antigos tinham um som muito potente, que sai muito bem nos PAs, mas não tinham a riqueza de detalhes que atualmente é possível obter.

Comparar os TOPs antigos com entry e mid levels atuais é complicado. Hoje em dia os teclados que não são caríssimos tem pianos até bonitinhos, mas sem peso.

Por exemplo, meu QS6.1 é um teclado antigo e que tem as waves básicas para se fazer o som gravadas de um jeito que já é obsoleto. O piano tem 8 megas de waves, e se compararmos com teclados que hoje tem 200, 300 megas de rom dá para se ter uma idéia da diferença.

Só que na época era o que era possível de se fazer, e era empregada toda tecnologia possível para se obter o melhor resultado, e isso inclui dar potência ao som, dar vida.

Eu testei vários teclados ultimamente (juno d, MM6, etc...) e nenhum deles se compara no quesito "potência". Acho que hoje em dia tem um esquema que funciona mais ou menos assim: se você tem muita grana, pode ter um teclado top com sons animais. Se não tem tanta grana assim, se contente com imitações, cópias capadas, rascunhos de teclados Tops. Todas as marcas tem os Tops e os meia bocas. E esses meia bocas não falam nada no palco, você fica puto e tenta juntar grana para pegar um teclado que vale a pena (basta ver o quanto hoje em dia os tecladistas trocam de teclado, antigamente você comprava um teclado e casava com ele).

Por todas essas comparações eu prefiro um top antigo, como o QS6.1 e o D-50 (que é meu setup atual) do que ter um teclado mais moderno mas que não seja top. Os "não-tops" de hoje em dia são tipo amostra grátis do que você poderá ter se ficar rico e tiver grana para comprar um teclado de 10.000 reais. Os tops antigos não tem a riqueza de detalhes, os efeitos atuais, e esses milhões de funções que qualquer tecladinho de hoje em dia tem, mas o principal que é o som é mais "cuidado", mais trabalhado para se usar profissionalmente.

No final das contas é simples: pega um teclado da linha XP e um Juno D e ligue eles na mesma caixa. O som do Juno tem mais detalhes e tal, mas o XP tem som de gente grande, é outro departamento.


Agora, PSR é triste hehehe

Carlos_Souza_Jr
Veterano
# abr/09
· votar


Mauro Lacerda

Quanto ao PSR pode ser questão de saudosismo. :-)

Mauro Lacerda
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos_Souza_Jr


Ainda tenho meu Casio CA 110, meu primeiro teclado :)

Mas não colocaria ele no palco hehehe

Artref
Veterano
# abr/09
· votar


Do 5º parágrafo em diante o Mauro Lacerda manjou muito. =)

levyscarv
Veterano
# abr/09
· votar


Artref
Membro


pode crer!
assassino em baixo!!!

;p

tecladoprofusao
Veterano
# abr/09
· votar


Artref
E poutz, o som de piano dessa linha Roland é clássico? Aí acho que foram bonzinhos demais com o timbre, não?
Vc acha que não? Eu só não acho que seja tão usável quanto antes, mas acho que ele marcou uma época na música. Não tem como escutar esse timbre e não lembrar hehe...

ThyagoAmaral
E comprar piano de um XP com um PSR... enfim... coisa de Dr. Otto Rinno mesmo...
É como o Carlos_Souza_Jr falou: saudosismo. Ou seja: pelo mesmo motivo que eu ainda amo aquele som de borracha ridículo da Sound Blaster 16 e o grunhido amorfo e distorcido de 8 bits do Nintendo! :D

tecladista_belinha
Veterano
# abr/09
· votar


hum.. os sons de piano do kurzweil sp2 também não são lá os melhores.

tecladoprofusao
Veterano
# abr/09
· votar


tecladista_belinha
hum.. os sons de piano do kurzweil sp2 também não são lá os melhores.
Mas não some no PA! Isso ajuda muito! :)

Ah! E bem vinda ao FCC/Teclado!

liliane.coimbra
Veterano
# abr/09
· votar


Minha mãe tem ainda um PSR-19. Ele fica em cima do guarda-roupas e... É melhor que fique por lá mesmo!
Mas eu passei a não gostar dele pela falta de sensibilidade nas teclas.
Hoje em dia, a linha psr melhorou muito e seus timbres tb.
Meu primeiro teclado realmente meu foi o psr e-303 e posso dizer que os sons de piano dele são bonzinhos...

Mas confesso, que assim que comprei o DGX-620, foi um divisor de águas. O peso das teclas e tudo mais... Ainda acho que o som do 303 é bonzinho, mas realmente o gosto vai mudando ou o ouvido vai se aprimorando.
Depois que comprei o MM6, com tantos elogios aos seus timbres, fiquei maravilhada e, comecei a achar os timbres do dgx-620 obsoletos... Aí parei de tocar na igreja com o MM6 e liguei ele em casa na meteoro kb30. Bastou para que o DGX-620 retomasse minha preferência. MM6 agora, só com fone, ou ligado a outro amplificador... rsrs

(Essa coisa do ouvido é cruel, pq cada vez mais voce busca um equipamento melhor e... eles estão cada vez mais caros!
Por que não isentar impostos de instrumentos musicais?
A gente fica com a impressão de que estamos consumindo o lixo do exterior, pq é o que a gente consegue pagar. Não pelos fabricantes, mas pelas taxas de importação e impostos inerentes.)

new-dawn
Veterano
# abr/09
· votar


Carlos_Souza_Jr
o que até ocorria antes com o xp-60 por exemplo.

vale lembrar q o Xp-60 é um xp-80 de 61 teclas ...


Sobre o piano do xp-80/60/30:

O piano do XP-80 é um som bonito, entra bem no mix e etc, mas na minha opinião nunca foi um som fiel de piano acústico. Foi um erro que deu certo, hahahaha.(2)

Artref
kara falou poko disse td!!!

new-dawn
Veterano
# abr/09
· votar


e é por ser um som bonito com um pesso bom até q eu uso com muito orgulho o nice- piano do meu Jv-1080

tiago scott
Veterano
# abr/09 · Editado por: tiago scott
· votar


[b][/b] Acho que a tecnologia está ai para mudar as tendências sempre.

Eu acho que hoje você ganha fidelidade aos timbres acústicos coisas que antes não acontecia. Porém na minha época dos tritons e XP serem Tops de linha não eram tão relevantes a questão dessa fidelidade e mesmo assim éramos felizes rsrsrsrsrs. Eu sou aquele cara meio clássico que tipo não pagaria R$ 5000,00 num M50, e preferiria muito mais um Triton Classic expandido, ou um Fantom X com placas e etc.

Sinceramente estou comendo o pão que o Diabo amassou para pagar meu XS7, fazendo facul e pagando 15 parcelas salgadas é embaçado. Mas quando você toca num TOP percebe que todo esse investimento é válido, seja pelos timbres perfeitos e detalhistas, seja pela milhões de funcionalidades, ou seja pela presença de palco. Agora na boa, não entendo como pessoas gastem R$ 4000,00 ou R$ 5000,00 em Midi levels, sendo que temos grandes tops passados, porém consagrados Triton Classic, extreme, Fantom X, Motif Classic etc.

Até hoje os grandes tecladistas que conheço principalmente nos states usam os Tritons, Fantom X e outros sem nenhum medo. As pessoas que tem os midi level que me perdoem, mas é raro ver tecladistas famosos usando eles, eu vejo os caras com uma certa preferência ou pelos tops atuais ou pelos tops passado. Você pega os timbres de um Juno G ou Juno Stage ou M50, e compara a um Triton Classic expandido, na boa pra mim é sem comparação, basta pegar os hammonds do triton ou os EPS, ou Strings, Brass e colocar lado a lado com esses teclados na boa, tenho certeza que os midi level ficam caladinhos.

Por isso eu penso que se você não consegue pegar um TOP, pense bem antes de sair pegando qualquer teclado de tela screem, ou os multi coloridos ou os com acabamentos bem feitos, pois tem uma penca de grandes teclados que estão aí e muitas vezes tem uma fácil comercialização para quando você quiser passar para frente.

Nada contra os donos dos midis, é só uma opnião muito pessoal.

new-dawn
Veterano
# abr/09
· votar


tiago scott
kara amigo tbm tenho este seu pensamento:

"Antes TOP usado do q M-Level novo.

certamente um Xp-60/80 é melhor em timbres q um Juno G ou S

fulaneto
Veterano
# abr/09
· votar


Concordo que os tops antigos tem mais pesso que os entri-leveis atuais, mas pode-se expandir um Juno Stage com uma placa SRX de XP que custa 99 reais e ter os pianos do XP-80 coam as tecnologias atualizadas.

cesio137
Veterano
# abr/09
· votar


Estou atualmente com um XP-50 e som dele tem esse tão falado "peso" quando toco nas bandas que os outros teclados modernos não tem.
Este peso não consegui nem com o módulo 1010 que teoricamente é o mesmo. Modulos e teclados também tem diferença! Pelo menos essa é a minha conclusão.

NillMaker
Veterano
# abr/09
· votar


Artref.... falou tudo!

arilevita
Veterano
# abr/09 · Editado por: arilevita
· votar


cesio137
O processador DAC( Digital to Analog Converter )- do JV1010 é o AK4324 de 24-bit e o do XP-50 é de 18-bit. Portanto são teoricamente diferentes. Abs. Estes dados eu peguei neste tópico . Alías , o que tem de preciosidade nos tópicos antigos é brincadeira. Toneladas de coisas muito boas. Parabéns para os veteranos que participaram .

tecladista_belinha
Veterano
# abr/09
· votar


tecladoprofusao
sabe,... que o problema do sp2 era o meu cabo de saída de audio? rsrsrsrs.. por isso estava achando que os sons não eram bons.. mas já mudei o meu conceito.
Obrigada pelas boas vindas!

NillMaker
Veterano
# abr/09
· votar


Po, uma vez fui testar o SP2 na loja e achei o som delemeio estranho.. por isso achei muito interessante seu topico..... mas o que falaramé verdade,a tecnologia hoje esta o bicho!

tecladoprofusao
Veterano
# abr/09
· votar


tecladista_belinha
o problema do sp2 era o meu cabo de saída de audio
Como ficava o som?

tecladista_belinha
Veterano
# abr/09
· votar


tecladoprofusao
Parecido com... ficava um som muito artificial... e como o problema era no cabo de saída de audio.. o som estava muito sem ganho.... não sei explicar direito, só sei que estava muito feio.. rsrrsrs

tecladista_belinha
Veterano
# abr/09
· votar


NillMaker
Nossa... achei que era só eu que não tinha gostado do som do sp2...(o meu problema foi que eu estava usando um cabo muito ruim que estava prejudicando o som). Hoje gosto muito dos sons dele.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Os sons de Piano pioraram ou nossa percepção muda?