Técnicas de Piano

    Autor Mensagem
    Tiago Pirola
    Veterano
    # jun/05


    Alguém pode me passar alguns exercíos para piano?

    mclkey
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    Recomendo o Hanom...que é pra agilidade, mas requer leitura na clave de Fá e Sol, e como uns amigos do forum recomendaram...é bomt er um professor junto..

    fernando tecladista
    Veterano
    # jun/05 · Editado por: fernando tecladista
    · votar


    piano vc tem que fazer aula com um bom professor e de preferencia aqueles professores tradicionais (com cara de tia veia) para te dar todas as dicas de movimento e posição de mão, articulação dos dedos, postura, dedilhado, aceite tudo o que seu professor passar, tem alguns exercicios que vc fai fazera cara feia
    se vc nunca tocou piano vai ter que começar com umas peças toscas mas depois seu repertorio fica melhor
    pra piano não existe metodo magico
    se vc toca teclado e acha que é tudo igual, vai ver que não é, no teclado a gente toca com a mão de qualquer jeito (não deviamos), no piano vc vai ver que não é, se chegar de qualquer jeito, o timbre que tirar do piano será muito ardido, estridente, que te ouvir ficara de nariz torto
    mesmo se sua ideia for de usar piano eletronico é igual
    depois que vc passar essa fase ai vc pode procurar um professor de piano popular, que te ensine o seu estilo preferido

    MacCa
    Veterano
    # jun/05
    · votar


    fernando tecladista

    Olha cara, você descreveu a minha situação... hehe.... eu sabia um pouco de piano, só uns acordes, umas músicas dos beatles, que eu aprendi sozinho, só que eu queria tocar piano mesmo, e comecei a fazer aula, pra pegar técnica, pra pegar leitura em clave de fá e sol ao mesmo tempo, e comecei com peças bem simples, agora a dificuldade está auentando, com uma maior exploração de tessitura (eu ainda me perco no vasto campo harmônico do piano)...

    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    RESSUSCITANDO UM TÓPICO IMPORTANTE

    Senhores pianistas do FCC, gostaria que me ajudassem e dissessem aqui quais as principais técnicas, dicas e artifícios para se tocar bem piano. Quais as principais diferenças entre este instrumento e os demais de teclado e qual o caminho que vocês percorreram até chegar a um bom nível no aprendizado do instrumento.

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JEFF_SAN
    "tocar bem piano" é muito vago, não sei o que te responder.

    Na música erudita, cada período e às vezes até mesmo cada compositor têm uma técnica diferente. Por exemplo, um f de Mozart não soa como um f de Beethoven. Na música barroca não se usa o dedo 1 em teclas pretas, pra ser mais fiel ao dedilhado da época.

    Eu acho que estudar com professor é muito importante.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    CheshireCat

    Legal, o debate é por aí mesmo. Interessante o F de Mozat não soar como o F de Beethoven. Esse tipo de informação que eu quero.

    TG Aoshi
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JEFF_SAN
    Complicado... Complicadíssimo. Não dá pra resumir nem um livro esse assunto. Até mesmo porque se fosse tão simples assim, qualquer um viraria um concertista top de uma hora pra outra.

    Fora que tem um mundo de diferença entre tocar piano erudito e popular. (Não que não existam semelhanças e equivalências)

    Só pra constar como exemplo,

    "tocar bem piano" é muito vago

    Na música erudita, cada período e às vezes até mesmo cada compositor têm uma técnica diferente.
    Isso se não contar que há enormes diferenças entre o "pianismo" do sec XIX/início do XX, pro atual. Fora as diferentes escolas, coisa que não entendo nada... xp

    Mas enfim, chatismo a parte, entendi a sua idéia. =p

    Acho que o primeiro passo é entender que tocar piano, principalmente no caso acústico, vai muito além de acertar as notas certas no tempo certo. É muito mais complexo que isso. Da parte mais técnica até a pura questão artística, tem inúmeras coisas pra se prestar atenção.

    Outra coisa é entender que o piano acústico tem um timbre (duh!) e uma boa parte dele é altamente controlável. Há quem diga que os órgãos, com partituras com três pautas, são os instrumentos de teclas mais complexos de se tocar. Eu acho que essa grande variedade timbrística do piano o coloca, no mínimo, na mesma complexidade de um órgão.

    Darlan Felix
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    "Quem toca teclado, não toca piano. Quem toca piano, não toca teclado."

    fernando tecladista
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    "Quem toca teclado, não toca piano. Quem toca piano, não toca teclado."


    na verdade eu entendo que:

    quem estuda toca os dois, quem não estuda mata um dos dois

    Edson Caetano
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    quem não estuda mata um dos dois
    Ou os dois de uma vez

    Eu toco piano, teclado e 'orgao, se me perguntam que instrumento eu toco, respondo Piano, sou pianista, se tiver for'ca nas pesadas a agilidade nas leves vem facil, o contr'ario 'e mais dificil

    Duds_Lemak
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Cara... Técnicas para que tipo de música lhe interessam realmente?

    Cursei oito anos no Conservatório do Rio estudando piano, dos períodos renascentista, barroco, clássico e um pouco do romântico, além do choro e da música popular brasileira.

    Tem pouco tempo que resolvi me tornar tecladista para outros projetos e confesso que ainda estou levando uma surra do instrumento. Ao se pensar em teclado as técnicas do piano perdem boa parte da utilidade. Primeiro pelo fato do teclado ser um sintetizador de vários instrumentos com melodias, dinâmicas e técnicas distintas, segundo pelo próprio piano dos teclados não ter o peso e a rebustez de um piano de verdade (mesmo configurando mil vezes não consegui fazer meu Yamaha ficar igual ao meu Essenfelder).

    Qual dos dois te interessa aprender primeiro?

    Tentar aprender coisas demais ao mesmo tempo via fundir a tua cabeça.

    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    Duds_Lemak

    Quero tocar órgão, no estilo de caras como Jon Lord, do Deep Purple, e Ray Manzarek, do The Doors. Notei que esses caras tiveram formação pianística, estudando durante muitos anos. Por isso que estou pensando em começar piano, justamente para ter a técnica.

    CheshireCat
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    JEFF_SAN

    Se você quer tocar órgão, comece direto no órgão.

    Mas não entendi. Esses caras que você citou são tecladistas; eles tocam órgão também? Você quer tocar rock em órgão?

    JEFF_SAN
    Veterano
    # abr/11
    · votar


    CheshireCat

    Os que eu citei são essencialmente organistas. Jon Lord tocava um Hammond B3 e o Ray Manzarek um Vox Continental. Eles tiveram formação em piano clássico, mas depois passaram a tocar órgão, que era, durante os anos 60 e 70, o instrumento de teclas mais utilizado no Rock (depois perdeu espaço para os sintetizadores).

    Quando me referi a órgão, quis dizer órgão eletrônico, não aquele da Igreja, que é o de tubos.

    CheshireCat
    Veterano
    # mai/11
    · votar


    JEFF_SAN
    Curioso, não sabia que eles tocavam órgão nas bandas. Obrigada pela explicação!

    Então, complementando o que eu disse antes, eu penso que ter formação em outros instrumentos sempre ajuda na hora de aprender um novo. Mas não vejo por que atrasar o aprendizado do instrumento que você quer mesmo. Vai levar anos pra você conseguir uma boa técnica pianística. Sugiro que você comece direto com aulas de órgão mesmo.

    fellipetavaresft
    Membro Novato
    # out/16 · Editado por: fellipetavaresft
    · votar


    Galera, tudo bem? Sobre tecnica de piano, tem alguns blogs com dicas relevantes. Como já disseram, a tecnica é com paciencia e estudo. Mas, fica a dica, existe muita informação espalhada por ai. Devemos filtrar e pegar o importante.

    Segue um blog com umas dicas legais.

    pianodiario.com.br

    Abraços!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Técnicas de Piano